Sumário
XIV Jornada do HISTEDBR
Edição 14º /ISSN: 2177-8892
/ISBN:
Área de conhecimento: Educação Especial
Título: A EDUCAÇÃO DE SURDOS EM CAMPINA GRANDE NO PERÍODO DE 1971 A 1996
Autores:
Eleny Gianini
Niédja Maria Ferreira de Lima
Título: A POLÍTICA DE ATENDIMENTO A PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM TOLEDO (PR): QUAL CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA?
Autores:
Ana Paula Santi
Paulino José Orso
Título: ALUNO COM AUTISMO NO ENSINO COMUM: TRABALHO EDUCATIVO E ATO RESPONSÁVEL
Autores:
Fernanda de Araújo Binatti Chiote
Emilene Coco dos Santos
Título: Análise da concepção de educação de surdos em teses e dissertações que fundamentam-se em Vigotski.
Autores:
Eleny Brandão Cavalcante
Título: AS CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL NA SOCIEDADE DE CLASSES
Autores:
Lucia Terezinha Zanato Tureck
Luzia Alves da Silva
Patricia da Silva Zanetti
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Elaine Cristina Freitas Veiga
Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS AO PROCESSO EDUCATIVO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Autores:
Paulo Miranda da Silva
Luzia Alves da Silva
Título: As Políticas de Educação Inclusiva e a Formação de Professores: Uma análise crítica.
Autores:
Marcos Paulo da Paz Roberto Morais
Título: O CURRÍCULO NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Autores:
Cristina Santos
Robson Aldrin Lima Mattos
Wermerson Meira Silva
Título: O ENSINO DE LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIOESTE DE CASCAVEL: SUA IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Autores:
Jane Peruzo Iacono
Thaila Chiapetti
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autores:
Vanderlize Simone Dalgalo
Rodrigo Zini
Jeani Escher Schmidt
Título: SOCORRO!!! SOU PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR: POSSO SER ALTAMENTE PRODUTIVO E FAZER INCLUSÃO?
Autores:
Neide da Silveira Duarte de Matos
Sônia Mari Shima Barroco
Título: TAXONOMIA BILÍNGUE EM LIBRAS DA MITOLOGIA DA NAÇÃO KETU/NAGÔ NA BAHIA
Autores:
Wermerson Meira Silva
Robson Aldrin Lima Mattos
Cristina Santos
Título: Textos de humor: análise da compreensão de historias em quadrinho por indivíduos com síndrome de Down a partir da teoria histórico-cultural
Autores:
Carla Salati Almeida Ghirello-pires
Sônia Mari Shima Barroco
Título: UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM OLHAR HISTORICISTA
Autores:
Douglas Fernando da Silva
Antonia Aparecida Lopes
Tamara Cardoso André
Título: VIGOTSKI E OS FUNDAMENTOS DA DEFECTOLOGIA
Autores:
Patricia da Silva Zanetti
Lucia Terezinha Zanato Tureck
Luzia Alves da Silva
Área de conhecimento: Formação de Professores
Título: A CONCEPÇÃO DE ESTADO NO MARXISMO BRASILEIRO: ALGUMAS LEITURAS DE DÉCIO SAES
Autores:
Kathelyn Kalyna Belli
Kathelyn Kalyna Belli
Gislaine Buraki
Gislaine Buraki
Ulisses Matheus Felipe Pessoa
Ulisses Matheus Felipe Pessoa
Título: A EDUCAÇÃO NA RÚSSIA PÓS-REVOLUÇÃO: DE 1917 À 1934
Autores:
Jacsiane Pieniak
Vanessa Patrícia de Fátima Gregol
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NOS CENTROS COMUNITÁRIOS DE CURITIBA (1963-1975)
Autores:
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
Título: A formação de professores de Artes Visuais frente à Reforma do Ensino Médio - Questões para pensar sobre o currícul
Autores:
Julia Rocha Pinto
Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPINA GRANDE-PB: PRIMEIRAS ASPIRAÇÕES ACERCA DA CRIAÇÃO DA ESCOLA NORMAL (1958-1960)
Autores:
Pâmella Tamires Avelino de Sousa
Título: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Autores:
Janine Alessandra Perini
Título: A organização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus desdobramentos na formação de alfabetizadores
Autores:
Marineiva Moro Campos de Oliveira
Título: A PEDAGOGIA E O MODO DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Autores:
Miryan Cruz Debiasi
Ademir Damazio
Título: A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ: ENTRE A LÓGICA DO MERCADO E DO MUNDO DO TRABALHO
Autores:
Joelson Juk
Título: A prática docente da educação física e seu papel nas instituições de educação infantil diante da perspectiva histórico cultural.
Autores:
Gilberto Lopes Lerina
Título: A PRECARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ
Autores:
Karina Lane Vianei Ramalho de Sá Furlanete
Silvia Alves dos Santos
Título: A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES BRASILEIROS: UMA REFLEXÃO TEÓRICO-CONCEITUAL
Autores:
Solange Martins Oliveira Magalhães
Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza
Título: A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Autores:
Volmar Duarte
Marcos Wílian da Silva
Rogério Rech
Título: A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO MOVIMENTO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA PERSPECTIVA DA ACADEVI.
Autores:
Gelcir dos Santos
Título: A Sexualidade na Formação de Professoras/es do Curso de Formação de Docentes
Autores:
Andréa Regina de Carvalho Gomes
Título: A TRAJETÓRIA DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
Autores:
Mirian Margarete Pereira da Cruz
Vera Lucia Martiniak
Ronir de Fátima Gonçalves Rodrigues
Título: A unidade sensação e percepção para os processos de desenvolvimento humano
Autores:
Janaina Damasco Umbelino
Margareth Feiten Cisne
Título: AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR (PPC) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPG - 2013-2016.
Autores:
Marli de Fátima Rodrigues
Título: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE CRIANÇAS POBRES: EM DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR
Autores:
Rafaela Ferreira dos Santos Mendes Muratt
Título: BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: SAÍDA CONSERVADORA NA EDUCAÇÃO PARA A CRISE DE ACUMULAÇÃO.
Autores:
Lorene Figueiredo de Oliveira
Título: Contribuições da Pedagogia Social para a formação do profissional Pedagogo.
Autores:
Milena da Silva Gorette Castanha
Marli de Fátima Rodrigues
Título: DIVERSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL, NEOTECNICISMO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SEGUNDA CONJUNTURA DO NEOLIBERALISMO DE TERCEIRA VIA NO BRASIL (2007-2014)
Autores:
Melânia Mendonça Rodrigues
Título: EDUCAÇÃO ESTÉTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES
Autores:
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
Título: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PÓS-MODERNIDADE.
Autores:
Robson André Barata de Medeiros
Janeisi de Lima Meira
Título: EM DEFESA DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE NA ESCOLA: AINDA NÃO NOS DAMOS POR VENCIDOS
Autores:
Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta
Título: Filosofia no ensino médio e o seu papel na formação humana
Autores:
Marcieli Postal
Sebastião Rodrigues Gonçalves
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
Autores:
Nilvan Laurindo Sousa
Vera Lucia Martiniak
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU: FORMAÇÃO E PESQUISA
Autores:
Rosane Wandscheer Bortolini
Berenice Borssoi Juraszek
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA DOS ANOS 2000: ANÁLISE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID).
Autores:
Carliani Portela do Carmo
Margarita Victoria Rodríguez
Paolla Rolon Rocha
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NEOLIBERALISMO NO BRASIL NA DÉCADA DE 1990
Autores:
Joceli de Fatima Arruda Sousa
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO EDUCATIVO SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Fátima Aparecida de Souza Francioli
João Junior Bonfim Joia Pereira
Aline Maestre Polido
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE ‘COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCINAIS’: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Autores:
Adriana Machado Penna
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM DISCUSSÃO A GÊNESE E A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO PERÍODO PRÉ-ESCOLAR
Autores:
Elvenice Tatiana Zóia
Lucyelle Cristina Pasqualotto
Marcia Cossetin
Título: FORMAÇÃO DOCENTE EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS INOVADORES
Autores:
Blasius Silvano Debald
Daniela Andressa Minuceli de Paiva
Lucélia Regina Kurtz Baes
Fátima Regina Bergonsi Debald
Título: FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: ENTRE O ASSEGURADO E O CONCRETIZADO
Autores:
Gilmar Fiorese
Título: FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA OU DA PRÁXIS?
Autores:
Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza
Título: MERCADO ARTÍSTICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS: UMA PERCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Giovana Bianca Darolt Hillesheim
André Ricardo de Souza
Título: MÍDIA E EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEI 13.415/1
Autores:
Anderson de Sousa
Mariane Bertonceli
Título: MODERNIDADE, INDUSTRIALISMO E CONHECIMENTO
Autores:
Leonardo José Pinho Coimbra
Ana Paula Ribeiro de Sousa
Título: NEGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: QUANDO A EDUCAÇÃO ESTÁ A SERVIÇO DO CAPITAL
Autores:
Bruna Ramos Marinho
Título: O ENVOLVIMENTO FAMÍLIA/ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
Autores:
Rosangela Salete Bachini Bornioti
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: O PNAIC E SUAS AÇÕES EM 2016: um estudo a respeito das contribui-ções dos formadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Autores:
Elizabeth Regina Streisky de Farias
Eliza Ribas Gracino
Título: O trabalho e o entendimento de Pedagogia nos discursos de futuros pedagogos: possibilidades para um trabalho com base na Pedagogia Histórico-Crítica?
Autores:
Carmen Eloísa Berlote Brenner
Taise Tadielo Cezar
Liliana Soares Ferreira
Título: OS PERIÓDICOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO NOS ANOS DE 1980: EM FOCO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores:
Luciana Cristina Salvatti Coutinho
Jose Luis Sanfelice
Título: Panorama das Políticas de Formação de Professores no Brasil
Autores:
Jussara Marquezi
Irani Batista de Araujo
Título: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS: INQUIETAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS
Autores:
Clarissa Santos Silva
Maristela Müller
Lucas Prestes da Silva
Elisete Moccelin Machado
Título: Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica: perspectivas acerca do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), no Estado do Paraná: possibilidades e contradições no debate das violências e dos direitos humanos
Autores:
Maria Cristina Elias Esper Stival
Título: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA: 2006-2015
Autores:
Silvia Sofia Scheid da Silva
Maria de Fátima Rodrigues Pereira
Título: Práxis como horizonte para a formação de professores
Autores:
Maria Flávia Silveira Barbosa
Maria Flávia Silveira Barbosa
César Augusto Rodrigues
César Augusto Rodrigues
Anna Maria Lunardi Padilha
Anna Maria Lunardi Padilha
Título: PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOMETODOLÓGICOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Autores:
Nilva de Oliveira Brito dos Santos
Maria José Máximo
Shirley Marques dos Reis de Souza
Título: Um estudo sobre a brincadeira do jogo protagonizado: contribuições à educação infantil
Autores:
Rejane Teixeira Coelho
Francielle Aparecida da Costa
Área de conhecimento: História e Historiografia da Educação
Título: “A OBRA INADIÁVEL”: O PATRONATO SÃO BENTO (1960-1969)
Autores:
Márcia Spadetti Tuão da Costa
Título: A CONSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE IMIGRANTES E A EXPANSÃO DO ENSINO PÚBLICO NO PARANÁ
Autores:
Vera Lucia Martiniak
Título: A REVISTA “A ESCOLA” E O PRIMEIRO CONGRESSO DE PROFESSORES PÚBLICOS DO PARANÁ (1910): LEGITIMAÇÃO DAS IDEIAS LIBERAIS.
Autores:
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi
Maria Isabel Moura Nascimento
Título: A Subversividade em Paulo Freire e as Ditaduras Militares no Brasil e na Argentina
Autores:
Rogério Rech
André Paulo Castanha
Título: A TRAJETÓRIA DE PESQUISA DO GRUPO HISTEDBR CAMPOS GERAIS: SEU PERFIL E PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Autores:
Eliza Ribas Gracino
Maria Isabel Moura Nascimento
Rosiane Machado da Silva
Título: AÇÕES AFIRMATIVAS NA SOCIEDADE DE CLASSES: LIMITES E POSSIBILIDADES
Autores:
Claudio Oliveira Furtado
Título: ANÁLISE COMPARADA DOS MÉTODOS FRANCISCANOS E JESUÍTICOS NO CONTEXTO COLONIAL
Autores:
Tania Conceição Iglesias
Título: AS ORIGENS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM UNIFLOR (PR) NA DÉCADA DE 1950
Autores:
Rodrigo Pinto de Andrade
Cezar de Alencar Arnaut de Toledo
Título: ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE AS ESCOLAS RURAIS MULTISSERIADAS DE FRANCISCO BELTRÃO – PR (1940 – 1960): O PAPEL DA CANGO E DO MUNICIPIO COMO MANTENEDORES
Autores:
Carla Cattelan
Título: BAIXO ÍNDICE DE FREQUÊNCIA ESCOLAR NA PROVÍNCIA DO PARANÁ ENTRE OS ANOS DE 1854 A 1871: FATORES GERADORES.
Autores:
Denize Naiara Santi
André Paulo Castanha
Título: CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE AS IDEIAS DOS LIVROS: PEQUENA INTRODUÇÃO A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E ESCOLA E DEMOCRACIA
Autores:
Raquel Walerius
Rogério Rech
Título: DERMEVAL SAVIANI: O PRECURSOR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Sandra Tonidandel
Título: EDUCAÇÃO E ENSINO MEDIEVAIS – CONTRIBUIÇÃO DE HUGO DE SÃO VITOR (1096-1141): DIDASCÁLICON DA ARTE DE LER
Autores:
Aureci Santos Torres da Silva
Conceição Solange Bution Perin
Título: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: um estudo no município de Itaituba-Pa, durante o período econômico extrativista mineral.
Autores:
Carolina Whitaker Pescaria
Anselmo Alencar Colares
Título: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: NOVAS PERSPECTIVAS FUNDAMENTADAS NA PEDAGOGIA SOCIALISTA DE PISTRAK
Autores:
Kelli Damer Pogorzelski
Suely Aparecida Martins
Título: EXIGÊNCIAS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES NA LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL: O “NOTÓRIO SABER” EM QUESTÃO
Autores:
Maria Cristina Gomes Machado
Andre de Santos
Título: FLORESTAN FERNANDES E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA (1940-1961)
Autores:
Vívia de Melo Silva
Título: FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO NORTE PIONEIRO PARANAENSE: UM INVENTÁRIO DOS CURSOS E ESCOLAS NORMAIS (1938-1971)
Autores:
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
Título: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO NO OESTE PARANAENSE: PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE TOLEDO/PR (1952-1980)
Autores:
Sandra Inês Lindner
João Carlos da Silva
Título: Livros, compêndios e manuais ginásticos: o currículo escrito na história da Educação Física brasileira (1882-1908)
Autores:
Ribamar Nogueira da Silva
Título: Nadezhda Krupskaia: uma estrela vermelha.
Autores:
Samantha Lodi-corrêa
Mara Regina Martins Jacomeli
Título: NO DESENCLAUSURAR DA I REPÚBLICA À ATUAÇÃO DE ERASMO PILOTTO E LOURENÇO FILHO: DIVERGÊNCIA OU SIMETRIA NO PENSAMENTO PEDAGÓGICO FILOSÓFICO PARA A EDUCAÇÃO RURAL
Autores:
Isabel Castilho Palhano
Altair dos Passos
Título: O conceito de infância ao longo da história
Autores:
Adriana Rodrigues
Título: O IDEARIO REPUBLICANO E A PROPAGAÇÃO DA EDUCAÇÃO DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA (1870 A 1930).
Autores:
Jorge Uilson Clark
Título: O LIBERALISMO CLÁSSICO E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: BREVES REFLEXÕES
Autores:
Aline Cristina Schram
Título: O MAGISTÉRIO PRIMÁRIO NA VIRADA DO SÉCULO XIX NO PARANÁ: ESPAÇO PREDOMINANTEMENTE FEMININO
Autores:
Loraine Lopes de Oliveira
Vera Lucia Martiniak
Título: OS GRUPOS ESCOLARES E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ (1910-1971)
Autores:
Flávio Massami Martins Ruckstadter
Título: OS IDEAIS DO MANIFESTO DOS EDUCADORES MAIS UMA VEZ CONVOCADOS (1959) E O ENGAJAMENTO TEÓRICO DE ROQUE SPENCER MACIEL DE BARROS
Autores:
Gizeli Fermino Coelho
Taís Renata Maziero Giraldelli
Maria Cristina Gomes Machado
Raquel dos Santos Quadros
Título: OS ROYALTIES DE ITAIPU NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR NOS MUNICÍPIOS LINDEIROS NO OESTE DO PARANÁ (1985-2010)
Autores:
Juliana Schwaab Thibes
João Carlos da Silva
Título: OS SIGNIFICADOS SOCIAIS CONFERIDOS AO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: A CONSTRUÇÃO DE SUA FUNÇÃO NAS TRAMAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Autores:
Lana Cristina Barbosa de Melo
Clarice Gonçalves Rodrigues Alves
Virginia Marne da Silva Araújo dos Santos
Bruna Ramos Marinho
Título: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, INÍCIO E DESENVOLVIMENTO
Autores:
Jaqueline Rodrigues da Silva
Título: Pensamento católico no Brasil no contexto das décadas de vinte e trinta do século XX
Autores:
Aline Christine de Souza
Jose Luis Derisso
Título: Pensamento Educacional de José Francisco da Rocha Pombo ( 1857-1933), no Estado do Paraná.
Autores:
Solange Aparecida de Oliveira Collares
Título: Pesquisas sobre instituições escolares: um balanço da produção nas universidades paranaenses (2008-2016)
Autores:
Francielle Aparecida Garuti de Andrade
Cezar de Alencar Arnaut de Toledo
Título: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO EM DUQUE DE CAXIAS: PRIMEIRAS NOTAS
Autores:
Cristiane Dias Nunes de Araújo
Renata Spadetti Tuao
Márcia Spadetti Tuão da Costa
Título: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO PARANÁ: LEGISLAÇÃO E REALIDADE ESCOLAR
Autores:
Éverton Josimar de Oliveira
Título: PROJETOS DE NAÇÃO E EDUCAÇÃO EM AZEREDO COUTINHO
Autores:
Felipe Borges Pache
Título: RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA – PR (1900-1950)
Autores:
Ronir de Fátima Gonçalves Rodrigues
Vera Lucia Martiniak
Mirian Margarete Pereira da Cruz
Título: SOCIEDADE, ESTADO E EDUCAÇÃO NO DISCURSO DOS INTELECTUAIS DOS SÉCULOS XVI À XX
Autores:
José Ricardo Skolmovski da Silva
Área de conhecimento: Marxismo, Educação e Revolução
Título: A alienação na educação
Autores:
Edilson Ferreira Bucker
Saulo Rodrigues de Carvalho
Título: A Atualidade da Revolução Cubana
Autores:
João Carlos de Campos
Título: A CULTURA E A ARTE NA REVOLUÇÃO RUSSA
Autores:
Elizandra Garcia da Silva
Título: A formação humana na literatura de Jorge Amado: apontamentos sobre “O mundo da paz”
Autores:
Juliana Gonçalves Gobbe
Leandro Sartori Gonçalves
Título: A MULHER OPERÁRIA E CAMPONESA E SUA EMANCIPAÇÃO COMO OBRA DA REVOLUÇÃO PROLETÁRIA
Autores:
Rosineide Fabricio
Título: A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA DO VALOR EM MARX E A QUESTÃO DOS VALORES
Autores:
Jorge Cleber Teixeira Neves
Título: A união trabalho e ensino na Rússia revolucionária
Autores:
Iziane Silvestre Nobre
Título: A VINCULAÇÃO POSSÍVEL ENTRE POLÍTICA INSTITUCIONAL, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO DO PROLETARIADO
Autores:
Jose Luis Derisso
Rita de Cássia Duarte
Título: ANTÓN MAKARENKO E A CONSTRUÇÃO DE UMA TEORIA PEDAGÓGICA A PARTIR DA PRÁXIS EDUCATIVA: A EDUCAÇÃO DO HOMEM SOCIALISTA
Autores:
Leiliane Aparecida Alcantara Felix
João Luiz Gasparin
Título: APROXIMAÇÕES AO DEBATE SOBRE CONCEPÇÃO DE CULTURA NOS PRIMEIROS ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA (1917 A 1932): LENIN, TROTSKY E O PROLETKULT
Autores:
Cláudio Eduardo Felix dos Santos
Título: ARTE E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA LEITURA MATERIALISTA E DIALÉTICA DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Autores:
Eulálio Ramos Soares Júnior
Marasella Del Cármen Silva Rodrigues Macedo
Título: AS TRÊS EDIÇÕES DAS ASSOCIAÇÕES INTERNACIONAIS DOS TRABALHADORES (AIT)
Autores:
Sandra Regina Severo Kasper
Título: CIRCO E REVOLUÇÃO: ARTE E EDUCAÇÃO PROLETÁRIA NA CENA RUSSA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Autores:
Gláucia Andreza Kronbauer
Maria Isabel Moura Nascimento
Título: CONURBAÇÕES POLÍTICO-ACÚSTICAS NA EDUCAÇÃO: O MODAL, O TONAL E O ATONA
Autores:
Ulisses Matheus Felipe Pessoa
Kathelyn Kalyna Belli
Título: EDUCAÇÃO E MARXISMO NO CONTEXTO DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
Autores:
Moacyr Salles Ramos
Ana Cecília Santoro
Título: EDUCAÇÃO E REVOLUÇÃO: O DEBATE EDUCACIONAL NA RUSSIA REVOLUCIONÁRIA (1917-1930)
Autores:
Cezar Ricardo de Freitas
Título: EDUCAÇÃO SOCIALISTA E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: EM FOCO A DISCUSSÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE EMANCIPAÇÃO HUMANA
Autores:
Aleir Ferraz Tenório
João Luiz Gasparin
Título: EDUCAR PARA O TRABALHO OU EDUCAR PARA A EMANCIPAÇÃO: O dilema da educação socialista na Rússia pós-revolução
Autores:
Marcelo Gomes
Título: LUTA DE CLASSES E RESISTÊNCIA À DITADURA MILITAR: É UM MITO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL?
Autores:
Ivan Akselrud de Seixas
Título: MANACORDA E MÉSZÁROS: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE MANUTENÇÃO OU SUPERAÇÃO DA SOCIEDADE DE CLASSES
Autores:
Sergio Antonio Zimmer
André Paulo Castanha
Título: O conceito de sujeito emancipado no pensamento teórico-prático de Leon Trotsky (1879-1941): cultura, arte e educação.
Autores:
Paulo Edyr Bueno de Camargo
Título: O CONTEXTO HISTÓRICO DA RÚSSIA NAS REVOLUÇÕES DE 1905 E 1917.
Autores:
Beatriz Martins de Oliveira Lizzi
Julia Malanchen
Título: O DEBATE SOBRE A ESCOLA POLITÉCNICA NOS ANOS INICIAIS DA EXPERIÊNCIA SOCIALISTA NA UNIÃO SOVIÉTICA
Autores:
Elaine Cristina Melo Duarte
Leandro Sartori Gonçalves
Marta Loula Dourado Viana
Título: Os saberes sobre a educação revolucionária: aproximações entre a educação do MST e a educação soviética
Autores:
Luciana Vedovato
Fernando José Martins
Título: PCB E A LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E CULTURA ENTRE OS ANOS 1946-1964
Autores:
Marta Loula Dourado Viana
José Claudinei Lombardi
Título: Pedagogia revolucionária como unidade dialética entre práxis criadora e práxis reiterativa: uma réplica ao ceticismo de Ivo Tonet.
Autores:
Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira
Título: PEDAGOGIA SOCIALISTA RUSSA: DAS PROPOSTAS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES ÀS DIMENSÕES EDUCATIVAS
Autores:
Franciele Soares dos Santos
Título: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA A PARTIR DOS ESTUDOS MARXISTAS
Autores:
Silvia Alves dos Santos
Silvia Alves dos Santos
Luciana dos Santos
Luciana dos Santos
Título: Revolução e Educação Politécnica: Contribuições de Moisey Pistrak
Autores:
Vitor Bemvindo
Cosme Leonardo de Almeida Maciel
Título: SOBRE A NECESSIDADE DO PARTIDO PARA A EDUCAÇÃO DAS MASSAS NA PERSPECTIVA REVOLUCIONÁRIA: UMA REFLEXÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DO REVISIONISMO NA LUTA DE CLASSES DO BRASIL
Autores:
Luiz Carlos de Freitas
Título: TEORIA MARXISTA DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE BOGDAN SUCHODOLSKI
Autores:
Suely Aparecida Martins
Franciele Soares dos Santos
Título: Um contrassenso: democracia e comunismo
Autores:
Marcia Aparecida Stumpf Ribeiro
Sebastião Rodrigues Gonçalves
Área de conhecimento: Movimentos Sociais, Lutas de Classes, Trabalho e Educação
Título: “APESAR DE VOCÊ”[1]: RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NA BAHIA DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR (1964 – 1985)
Autores:
Lívia Diana Rocha Magalhães
Mércia Caroline Sousa de Oliveira
Elpídia de Menezes Pires
Fábio Viana Santos
Título: A (IN) EXISTÊNCIA DE UM PROJETO EDUCACIONAL PARA OS NEGROS QUILOMBOLAS NO PARANÁ: DO IMPÉRIO A REPÚBLICA
Autores:
Lucia Mara de Lima Padilha
Título: A CONDIÇÃO DA LUTA FEMININA APÓS A REVOLUÇÃO RUSSA
Autores:
Letícia Brito Keller
Título: A CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS NOS ASSENTAMENTOS DA “TERRA DOS MARECHAIS”: UM FOCO DE RESISTÊNCIA
Autores:
Tânia Mara de Bastiani
Ana Cristina Hammel
Título: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA MÍDIA DOS ANOS 1990: ESTUDOS INICIAIS
Autores:
Viviane Cardoso da Silva
Título: A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES: O CONTRADITÓRIO A PARTIR DE VIGOTSKI
Autores:
José Luiz Fonseca da Silva Filho
Título: A EXPERIÊNCIA COLETIVA DOS SECUNDARISTAS NA REORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS EM SP E A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: HORIZONTALIDADE E RESISTÊNCIA
Autores:
Gabriel Cavallari Cortilho
Título: A luta pela História: o antigo território Guarani na perspectiva da memória dos velhos
Autores:
Paulo Humberto Porto Borges
Paulo Humberto Porto Borges
Título: A partir dos processos de redemocratização da Educação na América Latina como se apresenta as concepções de Educação dos Movimentos Sociais: MST e Zapatismo
Autores:
Maristela Solda
Fernando José Martins
Noemi Ferreira Felisberto Pereira
Título: A SUSTENTABILIDADE NA SOCIEDADE CAPITALISTA DO SÉCULO XXI: NA PERSPECTIVA DOS DUCUMENTÁRIOS “A HISTÓRIA SECRETA DA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA” E “CRIANÇA – A ALMA DO NEGÓCIO”
Autores:
Cleonice Marçal
Título: ACÕES AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE DAS COTAS RACIAS A PARTIR DA LEI 10.639/03
Autores:
Rosangela de Lima
Título: ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: HISTÓRIA, PROTEÇÃO DOS DIREITOS E SEU COTIDIANO ESCOLAR
Autores:
Flaviana Demenech
Regis de Araujo Pinheiro
Carla Melissa Klock Scalzitti
Título: AGRICULTORES “GUARDIÕES DE SEMENTES” E A [R]EXISTÊNCIA DA AGRICULTURA DE BASE ECOLÓGICA
Autores:
Regis de Araujo Pinheiro
Flaviana Demenech
Título: ANÁLISE CRÍTICA DAS NARRATIVAS DOCENTES: IMPLICAÇÕES DAS CONCEPÇÕES SOBRE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Mariane Bertonceli
Suely Aparecida Martins
Título: ANÁLISE DA OFERTA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA REDE ESTADUAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: APONTAMENTOS INICIAIS
Autores:
Jaqueline Ferreira de Almeida
Marcelo Lima
Título: Apontamentos sobre as origens históricas do Sindicato dos Professores de Osasco, Cotia, Carapicuíba e Barueri (SINPROSASCO) em tempos de transição democrática (1985)
Autores:
Maria Crisneilandia Bandeira de Oliveira
Título: BREVE HISTÓRIA DAS LUTAS DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO MARANHÃO (1985-1989)
Autores:
Vanessa Pereira Amorim
Título: CICLO DE DEBATE FEMINISTA: ROMPENDO BARREIRAS EM UMA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA
Autores:
Cintia Aparecida Paião
Samira Elaine Lino dos Santos
Daniele Costa Silva
Título: DO FORDISMO/TAYLORISMO AO TOYOTISMO: INDAGAÇÕES SOBRE RELAÇÃO ENTRE O MUNDO DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO
Autores:
Danielle Neves dos Santos Regis
Ubiratan Augusto Domingues Batista
Título: Educação em Direitos Humanos e sua aplicabilidade na escola pública: desafios da prática educacional.
Autores:
Zilda Pereira dos Santos Neta Vital
Título: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MST: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DA TOTALIDADE SOCIAL
Autores:
Noemi Ferreira Felisberto Pereira
Noemi Ferreira Felisberto Pereira
Maristela Solda
Maristela Solda
Fernando José Martins
Fernando José Martins
Título: EDUCAÇÃO PÚBLICA E INTERESSES PRIVADOS (Endógenos e Exógenos) – processo de privatização e conflitos entre classes.
Autores:
Vanessa Batista de Andrade
Título: Experiência social de luta pela terra: sujeito e conflito
Autores:
Cintia Valéria de Mello
Título: FATORES QUE INFLUENCIAM A INTENÇÃO DE PERMANÊNCIA OU SAÍDA DOS JOVENS DA PROPRIEDADE FAMILIAR RURAL
Autores:
Andreia Aparecida Detogni
Yolanda Zancanella
Título: Jovens Aprendizes: análise de experiência no programa de aprendizagem
Autores:
Sânia Nayara da Costa Ferreira
Título: MOVIMENTOS EDUCATIVOS POPULARES, MOVIMENTOS SOCIAIS CAMPONESES: RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NO CAPITALISMO.
Autores:
Kelyana da Silva Lustosa
Maria do Socorro Silva
Título: O Campo Brasileiro: Perspectivas da Juventude Rural Concluinte da Educação Básica
Autores:
Gracialino da Silva Dias
Título: O GRÊMIO ESTUDANTIL NA ESCOLA PÚBLICA: GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA
Autores:
Lilian Midori Takahashi
Berenice Borssoi Juraszek
Título: O MOVIMENTO ESTUDANTIL BELENENSE EM 64 – 65 FRENTE A INSTAURAÇÃO DO GOLPE MILITAR.
Autores:
Rodrigo Mira do Nascimento
Maria José Aviz do Rosário
Título: O PROCESSO DE OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE DOIS VIZINHOS: RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, MOVIMENTO SOCIAL E LUTA CONTRA-HEGEMÔNICA NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Autores:
Jaqueline Antonello
Título: O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA ESCOLA – RESISTÊNCIA E LUTA
Autores:
Ana Cristina Hammel
Tânia Mara de Bastiani
Título: O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA ESCOLA ÚNICA DO TRABALHO PÓS-REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917
Autores:
Valter de Jesus Leite
Liliam Faria Porto Borges
Título: OS LIMITES E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO TERRITÓRIO DO SISAL – BA, A PARTIR DO HISTÓRICO DA EFASE: UMA PROPOSTA DE ESTUDO À LUZ DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
Autores:
Gracieda dos Santos Araújo
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS, PEDAGOGIA, FORMAÇÃO E TRABALHO: ENTRELAÇAMENTOS DIALÉTICOS NA CONSTITUIÇÃO DE PEDAGOGAS EM UM INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Autores:
Taise Tadielo Cezar
Liliana Soares Ferreira
Título: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E AS EXPECTATIVAS DE VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Isabela Aparecida Rodrigues Costa
Silvia Alves dos Santos
Título: Produção da C,T&I e o acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos pelos trabalhadores: elementos em disputa
Autores:
Marcos Aurelio Schwede
Título: TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA ERA DO TOYOTISMO: elementos para reflexão
Autores:
Patrícia Menezes dos Santos
Título: TRABALHO E EDUCAÇÃO: APROPRIAÇÕES CONCEITUAIS SOBRE A TECNOLOGIA E DETERMINISMO TECNOLÓGICO
Autores:
Nilo Silva Pereira Netto
Título: TRABALHO SOCIALMENTE NECESSÁRIO E EDUCAÇÃO POLITÉCNICA: PRÁTICA DE “PROJETOS ESPECIAIS" NO COLÉGIO AGRÍCOLA DE FRANCISCO BELTRÃO/PR
Autores:
Nara Tatiana Costa Koslovski
Área de conhecimento: Pedagogia Histórico-Crítica
Título: A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ESFORÇOS APROXIMATIVOS
Autores:
Vicente Cabrera Calheiros
Título: A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E OS DESAFIOS DA PRÁTICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Jacqueline Daniele França de Almeida
Taira Sanches Rabal
Dayanne Vicentini
Marta Silene Ferreira Barros
Título: A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO LENTE PARA OLHAR OS CAMINHOS DO MOVIMENTO MATEMÁTICA MODERNA NO CEARÁ
Autores:
Maria do Carmo de Sousa
Miguel Jocélio Alves da Silva
Título: A práxis pedagógica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
Autores:
César Augusto Rodrigues
César Augusto Rodrigues
Anna Maria Lunardi Padilha
Anna Maria Lunardi Padilha
Título: A SOCIALIZAÇÃO DO SABER ELABORADO E A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Clarice Simão Pereira
Edinalva da Cruz Teixeira Sakai
Título: CONHECIMENTO E LUTA DE CLASSES: O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Autores:
Hellen Jaqueline Marques
Título: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autores:
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade
Patrícia Sândalo Pereira
Kely Fabricia Pereira Nogueira
Edinalva da Cruz Teixeira Sakai
Título: EDUCAÇÃO ESCOLAR E UNIVERSALIZAÇÃO DA CULTURA: RESGATE DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS PRODUZIDOS NO CONTINENTE AFRICANO E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O AVANÇO DO CONCEITO DE CLÁSSICO NA PHC
Autores:
Paulo Vinícius Santos Sulli Luduvice
Cleide Diamantino Lopes
Título: Educação Escolar, Saber objetivo e Sociedade
Autores:
Antonio Leonan Alves Ferreira
Título: EDUCAÇÃO, LIBERDADE E REALIZAÇÃO HUMANA: CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Robson Machado
Título: EM DEFESA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA EMANCIPAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
Autores:
Desiré Luciane Dominschek
Título: ESCOLAS MULTISSERIADAS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: INÍCIO DE UMA REFLEXÃO
Autores:
Klívia de Cássia Silva Nunes
Maria Cristina dos Santos Bezerra
Título: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Autores:
Silvana Lazzarotto Schmitt
Título: HISTÓRIA, CINEMA E LITERATURA: CONTRIBUIÇÕES DO/PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Fábio Alexandre Tardelli Filho
Luciana Cristina Salvatti Coutinho
Título: Materialismo y educación en America Latina: la pedagogía histórico-crítica de Dermeval Saviani
Autores:
Hander Andrés Henao
Título: O conceito de clássico na pedagogia histórico-crítica
Autores:
Carolina Góis Ferreira
Título: O CONCEITO DE HOMEM NA VISÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: ANÀLISES E FUNDAMENTOS QUE SUBISIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR
Autores:
Dayanne Vicentini
Marta Silene Ferreira Barros
Taira Sanches Rabal
Jacqueline Daniele França de Almeida
Título: O CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um elemento importante no trabalho educativo sob a perspectiva Histórico-Crítica
Autores:
Taira Sanches Rabal
Jacqueline Daniele França de Almeida
Dayanne Vicentini
Marta Silene Ferreira Barros
Título: O ENSINO DA ARTE NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA HISÓRICO-CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Emely Magnani
Nilo Silva Pereira Netto
Título: O ensino para crianças de 2 a 3 anos de idade na perspectiva Histórico-Crítica
Autores:
Susyane Katlyn Thum de Souza
Título: O Gênero Discursivo Canção: O RAP Como Possibilidade Histórico-Crítica
Autores:
Nataly Lemes Valdez
Título: O MÉTODO MARXISTA E SUAS CONTRIBUIÇÕES E RELAÇÕES COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Tássia Lima de Camargo
André Paulo Castanha
Título: O uso das novas (e velhas) tecnologias na alfabetização: contribuição para uma abordagem Histórico-Crítica
Autores:
Rebeca Pizza Pancotte Darius
Francisco José Carvalho Mazzeu
Título: PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DOS CLÁSSICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM SOCIAL
Autores:
Debora Cristine Trindade
Título: Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Escolar
Autores:
Katiane Santos do Nascimento
Título: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL?
Autores:
Camila Castello Branco de Almeida Porto
Título: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL: implantação, implementação e efetivação
Autores:
Leonete Dalla Vecchia Mazaro
Paulino José Orso
Título: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUA FUNDAMENTAÇÃO
Autores:
Nayara Roteski
Dhyovana Guerra
Paulino José Orso
Título: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?! UMA APROXIMAÇÃO
Autores:
Tatiane Mateus
Título: Pedagogia Histórico-Crítica na rede municipal de Educação de Itaipulândia/PR (2004-2016)
Autores:
Eliane Viana
Paulino José Orso
Julia Malanchen
Título: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, ALFABETIZAÇÃO E REVOLUÇÃO: ALGUNS APONTAMENTOS
Autores:
Francisco José Carvalho Mazzeu
Título: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: " PROFESSORES DE TODO MUNDO, UNI-VOS!"
Autores:
Elisângela Batista
Título: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CONTEXTO, FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E TELEOLOGIA.
Autores:
Kassia Camila Gonçalves
Paulino José Orso
Título: TRABALHO E ALFABETIZAÇÃO: ENTRECRUZAMENTO NECESSÁRIO AO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA
Autores:
Juliana Aparecida Poroloniczak
Silvana Galvani Claudino Kamazaki
Francisco José Carvalho Mazzeu
Título: VIGOTSKI E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO SOCIALISTA
Autores:
Gabriele Ferreira Bankow
Liliam Faria Porto Borges
Título: Vigotsky: O papel do conhecimento no desenvolvimento do sujeito social
Autores:
Isabela do Couto Torres
Área de conhecimento: Políticas Educacionais
Título: A AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR NO BRASIL E A PEDAGOGIA POLÍTICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA
Autores:
Nivea Silva Vieira
Título: A avaliação da Educação Básica no Brasil: algumas críticas à lógica mercadológica.
Autores:
Rosane Toebe Zen
Maria Cristina da Silveira Galvan Fernandes
Título: A DESCENTRALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A REFORMA DO ESTADO NA DÉCADA DE 1990
Autores:
Veronice Alves Baldin
Título: A DITADURA CIVIL-MILITAR E A EDUCACAO NA BAHIA: CERCEAMENTO POLÍTICO E CONTINUIDADE DO PENSAMENTO LIBERAL DE ANÍSIO TEIXEIRA E NAVARRO DE BRITTO
Autores:
João Carlos da Silva
Lívia Diana Rocha Magalhães
Maria Cristina Nunes Cabral Teixeira
Daniela Moura Rocha de Souza
Título: A Evasão Escolar: uma perspectiva dos atendimentos do Conselho Tutelar Regional Leste de Cascavel/PR
Autores:
Monica Andressa Silveira
Título: A EVASÃO NA EJA: Reflexões sobre sua implicação na emancipação dos indivíduos
Autores:
Solange Rodrigues Tomim
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: A PEC 55 (PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL 55) E SEUS IMPACTOS SOBRE AS CONQUISTAS EDUCACIONAIS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.
Autores:
Fabiana de Cássia Rodrigues
Título: A PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO E A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTE NA ADOLESCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Juliana Oliveira Leitão
Título: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A CONCEPÇÃO RESTRITA DE FORMAÇÃO HUMANA
Autores:
Denise Camargo Gomide
Mara Regina Martim Jacomeli
Título: AGENTES E AGÊNCIAS E O NOVO MODELO DE GESTÃO ESCOLAR NA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Autores:
Fabrício Fonseca da Silva
Fernanda Gonçalves de Laia
Título: Análise do Programa Nacional do Livro Didático: implicações para a formação
Autores:
Julie Akemi Tobias Tsukuda
Maria Terezinha Bellanda Galuch
Título: AS DIRETRIZES EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DO TRABALHO SIMPLES: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO DE LEITURA
Autores:
Fernanda Gonçalves de Laia
Fabrício Fonseca da Silva
Título: AS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E O BRINCAR: AUSÊNCIAS REVELADORAS
Autores:
Jana Prestes Lorensi Ardanaz
Marcia Cossetin
Título: As políticas sociais no Brasil e a concepção de qualidade da educação presente no Plano Nacional de Educação Lei 13.005/2014
Autores:
Lidia Maria Lopes Assis
Título: AS REFORMAS EDUCACIONAIS DOS ANOS 1990: APROXIMAÇÕES DA REALIDADE BRASIL E PARAGUAI
Autores:
Luiza Franco Duarte
Título: Bacharelados interdisciplinares em Ciência e Tecnologia no contexto do REUNI
Autores:
Edevania Trevizan
Magela Reny F. Gómez
Título: Caminhos da Educação Infantil: entre o direito e o negócio
Autores:
Naara Queiroz de Melo
Título: CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PLANO DE CONCERTAÇÃO NACIONAL
Autores:
Renata Spadetti Tuao
Renata Spadetti Tuao
Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa
Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS IMPACTOS DA ARTICULAÇÃO ENTRE O EMPRESARIADO E O PRONATEC NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ-PR
Autores:
Ubiratan Augusto Domingues Batista
Título: Contribuição ao estudo de juventude e luta de classes
Autores:
Marcio Bernardes de Carvalho
Título: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO JOVEM TRABALHADOR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E PORTUGAL
Autores:
Cílson César Fagiani
Fabiane Santana Previtali
Título: DIREITOS VIOLADOS: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS VITIMAS DE VIOLÊNCIA
Autores:
Katiucia de Oliveira Peres
José Carlos dos Santos
Rodrigo Zini
Título: Diretrizes Pedagógicas da ampliação do horário e espaço escolares no município de Londrina – PR (2012-2015): base construtivista e esvaziamento teórico
Autores:
Edmilson Lenardao
Maria Terezinha Bellanda Galuch
Título: EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM MATO GROSSO DO SUL
Autores:
Solange Izabel Balbino
Sônia da Cunha Urt
Título: EDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSES: AS CONTRIBUIÇÕES DE GRAMSCI PARA A ANÁLISE DAS REFORMAS EDUCACIONAIS EM CURSO NA PARTICULARIDADE BRASILEIRA
Autores:
Débora Villetti Zuck
Magali Aparecida Pereira
Sandra Maria Barros Alves Melo
Título: EDUCAÇÃO EM TEMPO REGULAR E EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: Análise comparada do desempenho escolar dos alunos de terceiro ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Autores:
Salete Maria Mengarda
Marco Antonio Batista Carvalho
Título: EDUCAÇÃO VISANDO A QUALIFICAÇÃO DO ESTUDANTE PARA TRABALHO
Autores:
Messias da Silva Moreira
Título: EM DEFESA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL SOB A ÉGIDE DO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Autores:
Crislaine Matozinhos Silva Modesto
Título: ENSINO SECUNDÁRIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: CONFIGURAÇÕES E TENDÊNCIAS POLÍTICAS EM PORTUGAL A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
Autores:
Eliana Claudia Navarro Koepsel
Angela Mara de Barros Lara
Título: ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: a educação para a cidadania como dimensão da emancipação política
Autores:
Joao Mendes da Rocha Junior
Título: ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A FORMAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO FRENTE A UM ORDENAMENTO JURÍDICO BURGUÊS
Autores:
Francielly Cristina Wisnievski Trelha Leite
Adair Angelo Dalarosa
Marta Regina Coppe
Título: ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES CRÍTICAS ACERCA DO TEXTO “UMA SOLUÇÃO LIBERAL PARA O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL” (INSTITUTO LIBERAL)
Autores:
Leônidas Melo Santos
Título: Estado e políticas educacionais: uma análise a partir de Marx (2010) e Bauer (2012)
Autores:
Marta Regina Coppe
Francielly Cristina Wisnievski Trelha Leite
Adair Angelo Dalarosa
Título: EVASÃO, DOCÊNCIA E EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autores:
Vanice Schossler Sbardelotto
Liliam Faria Porto Borges
Título: Expansão do ensino superior na Universidade Federal do Maranhão e o processo de interiorização
Autores:
Ana Paula Ribeiro de Sousa
Leonardo José Pinho Coimbra
Título: Felipe Tiago Gomes e a política de criação dos “ginásios gratuitos” no Brasil, na primeira metade dos anos de 1950.
Autores:
Daisy Laraine Moraes de Assis
Luciano Lima Souza
Lívia Diana Rocha Magalhães
Título: FORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA A PARTIR DAS OCUPAÇÕES DE ESCOLAS E UNIVERSIDADES NO ANO DE 2016: A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE, CAMPUS CASCAVEL
Autores:
Lidiane Cossetin Alves
Lucas Teixeira Bernardo
Marcia Cossetin
Título: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA ATUAÇÃO DO PARTIDO DO CAPITAL NA DEFESA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
Autores:
Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa
Nivea Silva Vieira
Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL BARRO BRANCO COMO UM PROJETO CONTRA-HEGEMÔNIC
Autores:
Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão
Idiléa Thomazde Aquino Pereira
Danielle Soares de Almeida
Leandro Sartori Gonçalves
Título: IMPACTOS DA NOVA GESTÃO PÚBLICA NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Autores:
Leoclécio Dobrovoski Silva Pereira
Fabiane Santana Previtali
Título: MECANISMOS DE INDUÇÃO DE POLÍTICAS NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO CEARÁ: UM ESTUDO DO REPASSE DO ICMS E DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ
Autores:
Felippe Gonçalves Valdevino
Andréia Ferreira da Silva
Título: MP 746 E A DESCONSTRUÇÃO DA LICENCIATURA: ESTUDO SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE.
Autores:
Saulo Rodrigues de Carvalho
Marcia Helena Domingues Camargo
Título: O ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL E A EDUCAÇÃO DA JUVENTUDE DA CLASSE TRABALHADORA NO ESTADO BURGUÊS
Autores:
Manuela Soares Silveira
Fabiane Santana Previtali
Título: O CARÁTER PROFISSIONALIZANTE DO ENSINO MÉDIO: A MARCA DA SUBALTERNIDADE NA SOCIEDADE DE CLASSES NO BRASIL
Autores:
Joice Estacheski
Título: O DIREITO À EDUCAÇÃO NAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS: ASPECTOS CONCEITUAIS E HISTÓRICOS.
Autores:
Käite Zilá Wrobel Luz
Título: O ENSINO MÉDIO NO PARÁ E AS INTERFACES COM A POLITICA DE EDUCACAO INTEGRAL BRASILEIRA
Autores:
Tania Castro Gomes
Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares
Título: O JUÍZO MORAL TAYLORISTA/FORDISTA COMO ELEMENTO DA EDUCAÇÃO EMPRESARISTA NO BRASIL DURANTE A GUERRA FRIA
Autores:
Adnilson José da Silva
Título: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): CONTRADIÇÕES E DESAFIOS ECONÔMICO-POLÍTICO-IDEOLÓGICOS.
Autores:
Antonio Carlos de Souza
Título: O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/JOVEM DO FUTURO EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DE BELÉM
Autores:
Jhanielly Gonçalves Barbosa
Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
Título: O trabalho do pedagogo no Estado do Paraná: da função supervisora ao professor pedagogo.
Autores:
Cristhyane Ramos Haddad
Maria de Fátima Rodrigues Pereira
Título: ONGs: instrumento de privatização da escola pública
Autores:
Roberto Alves Simões
Título: OS POSSÍVEIS IMPACTOS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA VIA UNIVERSIDADES NA PRECARIZAÇÃO E PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autores:
Zuleika Aparecida Claro Piassa
Título: PARCERIAS INSTITUCIONAIS E QUALIFICAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM POLÍTICAS PUBLICAS E FORMAÇÃO HUMANA - UERJ/UNIOESTE.
Autores:
Janaina Aparecida de Mattos Almeida
Denise Rissato
Título: POLÍTICA DE EXPANSÃO DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
Autores:
Jorge Luis Davila
Título: POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DOCUMENTOS LEGAIS.
Autores:
Keli Simões Xavier Silva
Fernanda de Araújo Binatti Chiote
Keila Cardoso Teixeira
Título: POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO EM SEU EM SEU CICLO DA PRODUÇÃO DOS TEXTOS
Autores:
Izaias Costa Filho
Maria de Fátima Rodrigues Pereira
Título: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ÀS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE: NORMATIVAS E LEGISLAÇÕES
Autores:
Marta Cossetin Costa
Ireni Marilene Zago Figueiredo
Título: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E INDICADORES DE APRENDIZAGEM: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO ESTADO DE RONDÔNIA-SAERO
Autores:
Diex da Silva Souza
Claudinei Frutuoso
Título: Políticas educacionais no período da ditadura civil-militar: linguagem ideológica e reedificação da memória moral do trabalho
Autores:
Estácio Moreira da Silva
Gilneide de Oliveira Padre Lima
Tatiane Malheiros Alves
Lívia Diana Rocha Magalhães
Título: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO DE MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO DAS AREAS EXATAS
Autores:
Cristina Santos
Daisy Laraine Moraes de Assis
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESDOBRAMENTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autores:
Marijane Zanotto
Ana Paula Melnechem de Mattos dos Santos
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Autores:
Greice Jurema de Freitas Goch
Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares
Título: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, NA DINÂMICA DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
Autores:
Viviana Patricia Kozlowski Lucyk
Título: Projeto de Lei da Reforma Universitária: o público e o privado nas reformas para a educação superior no governo Lula
Autores:
Priscilla Gama Cardoso
Título: PROVA BRASIL DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 9° ANO: CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM E DE REFLEXÃO LINGUÍSTICA
Autores:
Solange Marilene Melchior do Prado
Título: REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS: ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA NA COSTA OESTE DO PARANÁ
Autores:
Viviane Grzechota Selzler
Título: Reforma curricular do Ensino Médio brasileiro: uma política de classe
Autores:
Claudio Fernandes da Costa
Título: REFORMA DO ESTADO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O DESENCANTO COM A PROFISSÃO.
Autores:
Rita de Cássia Duarte
Jose Luis Derisso
Título: REFORMA DO ESTADO, TRABALHO DOCENTE E QUALIFICAÇÃO EM MINAS GERAIS/BRASIL (2000-2015).
Autores:
Fabiane Santana Previtali
Cílson César Fagiani
Título: REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO: A RELAÇÃO ENTRE ESTADO E ORGANISMOS INTERNACIONAIS
Autores:
Mônica Martins de Oliveira
Título: REVOLUÇÃO E CONTRARREVOLUÇÃO: O CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO AFETIVO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
Autores:
Jéssica Bispo Batista
Marcio Magalhaes da Silva
Título: TODOS PELA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA QUALIDADE NA RETÓRICA PÓS-MODERNA
Autores:
Marcilene Rodrigues
Adriana Machado Penna
Título: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO ÂMBITO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
Autores:
Márcia Sabina Rosa Blum
Área de conhecimento: Prática de Ensino
Título: A BRINCADEIRA DE BOI-BUMBÁ NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PARINTINS.
Autores:
Elma Lima Viana
Elizandra Garcia da Silva
Título: A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO ENDIPE DE 2008
Autores:
Dhyovana Guerra
Maria Sandreana Salvador da Silva Lizzi
Título: A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Ângela Maria Silveira Portelinha
Jaqueline Antonello
Título: A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores:
Maria Helena da Costa Bianchi
Marcia Borin da Cunha
Título: A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917 E A FUNDAMENTAÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Tamara Cardoso André
Cleonice Marçal
Título: A RODA DE CONVERSA COMO GÊNERO DISCURSIVO
Autores:
Marcia Bertonceli
Título: APROXIMAÇÕES ENTRE A CONCEPÇÂO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E A ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DE GASPARIN PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Reginaldo Aparecido de Oliveira
Título: ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO FONOLÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES COM A CULTURA ORAL E ESCRITA
Autores:
Carla Melissa Klock Scalzitti
Flaviana Demenech
Título: Bonecas Abayomi: uma forma lúdica de ensinar
Autores:
Juliana Machiner Buraicko
Título: CIDADANIA E HUMANIZAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO NA EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU
Autores:
Blasius Silvano Debald
Fátima Regina Bergonsi Debald
Lucélia Regina Kurtz Baes
Daniela Andressa Minuceli de Paiva
Título: CONCEITOS TEÓRICOS ACERCA DA APRENDIZAGEM INFANTIL PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autores:
Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra
Elaine Cristina Freitas Veiga
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DA SUBTRAÇÃO CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autores:
Nilza Marcia Mulatti Silva
Fátima Aparecida de Souza Francioli
Tânia Marli Rocha Garcia
Título: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO- CULTURAL PARA AS PRÀTICAS DE ENSINO
Autores:
Eliane de Araujo Teixeira
Claudinei Frutuoso
Título: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Autores:
Fernanda Maeli Tartari
Janaina Damasco Umbelino
Título: ESTADO MODERNO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS
Autores:
Guilherme Fernando Schnekenberg
Alana Lemos Bueno
Sabrina César Freitas
Título: O CICLO HIDROLÓGICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO 6° ANO DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR VICENTE DE CARLI
Autores:
Daiane Peluso
Geliane Toffolo
Título: O panorama da família no processo de ensino aprendizagem de um centro educacional infantil do interior do Amazonas.
Autores:
Ingrid Brilhante da Silva
Adriano Medeiros da Costa
Jeferson Azevedo Fuziel
Elizandra Garcia da Silva
Título: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA APROXIMAÇÃO E RELATO DE UMA ATIVIDADE DE APLICAÇÃO DE DERIVADAS.
Autores:
Marcos Willian da Silva Santos
Volmar Duarte
Rogério Rech
Área de conhecimento: Questões Teórico-Metodológicas da História da Educação
Título: CONTRIBUIÇÕES MARXISTAS PARA A PESQUISA SOBRE HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
Autores:
Margarita Victoria Rodríguez
Hellen Caroline Valdez Monteiro
Paolla Rolon Rocha
Título: HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: A CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO DIALÉTICO
Autores:
Rodrigo Sarruge Molina
Título: PESQUISA SOBRE HISTÓRIA DE INTELECTUAIS NA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO
Autores:
Mario Borges Netto
Maria Cristina Gomes Machado