Sumário
Anais da 20ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários
/ ISSN: 22373292 ISBN:978-85-68205-32-7
Área de conhecimento: Estudos literários
Título: RODA DE LEITURA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS MINICONTOS E POEMAS
Autores:
Elisângela Nunes dos Santos Peletti
Maria Elena Pires Santos
Título: A CLASSE TRABALHADORA E A CONSTRUÇÃO DA MORALIDADE NO SÉCULO XX A PARTIR DAS OBRAS DE CAROLINA MARIA DE JESUS
Autores:
Sara Munique Noal
Título: MUSAS FRAGMENTÁRIAS: Miss Cíclone uma escritora pré-modernista e a musa do cotidiano em Beijo na Boca de Cacaso.
Autores:
Maria Fernanda dos Santos
Maria Salete Borba
Título: VOZES MARGINAIS NA LITERATURA DE JOÃO ANTÔNIO
Autores:
Rosselane Liz Giordani
Título: A MESTIÇAGEM COMO TEMA EM JORGE AMADO E SANCHES NETO
Autores:
Isabela Batistella Coelho
Título: A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS MULHERES NOS LIVROS DE COMUNICADORAS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS - IURD
Autores:
Carlos Norberto Berger
Título: MANDRAKE, LUZES E SOMBRAS: a desconstrução do narrador em A Grande Arte, de Rubem Fonseca
Autores:
Paula Grinko Pezzini
José Carlos da Costa
Título: LEVANDO A BOLSA AMARELA PARA A SALA DE AULA
Autores:
Elissiane Aparecida Zen do Amaral
Clarice Lottermann
Título: LA PLAZA DEL DIAMANTE E OS DIFERENTES ASPECTOS DA MEMÓRIA
Autores:
Crislaine Alessandra de Lima Scher
Título: NEGRO É NEGRO
Autores:
Wagner de Souza
Título: EUNICE: muito além da beleza física
Autores:
Paula Maria Lucietto Dylbas dos Santos
Título: O HIBRIDISMO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA: uma leitura de O falso mentiroso: memórias, de Silviano Santiago
Autores:
Cristheler Gomes Teixeira
José Carlos da Costa
Título: DOS AROUBOS DA PALAVRA: metapoesia e metalinguagem na lírica de Arriete Vilela
Autores:
Clarice Braatz Schmidt
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS: o uso da poesia como instrumento didático
Autores:
Moacir Gonçalves Filho
Rosana Franzen Leite
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Título: REPRESENTAÇÃO DA FRICATIVA VELAR E DA VIBRANTE ALVEOLAR, EM INÍCIO DE PALAVRA E ENTRE VOGAIS, EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Daize Raquel Pereira
Título: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO CONTO "A MENINA DE LÁ" NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta didática
Autores:
Caroline Teixeira
Título: DO AFORISMO À CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO: “Meu corpo, minhas regras!”
Autores:
Denise Salvaro Herpich
Pamera Francieli Corrêa Pereira
Título: DE FORA DA ESCOLA PARA DENTRO DA ESCOLA: um estudo sobre a mulher como objeto em anúncios de cerveja
Autores:
Keila Guedes Fernandes Peretto
Luciane Thomé Schröder
Título: GÊNERO RESENHA NA UNIVERSIDADE: teoria e prática
Autores:
Adriana Paula Hoff
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder
Título: O ENSINO DA LEITURA NA ESCOLA: em questão, o gênero tirinha
Autores:
Bruna Mara Rosin de Lima
Luciane Thomé Schröder
Título: A ABORDAGEM DE RELAÇÕES ENTRE FONEMAS E GRAFEMAS NA ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS
Autores:
Luci Piletti Niedermayer
Luci Piletti Niedermayer
Carmen Teresinha Baumgärtner
Carmen Teresinha Baumgärtner
Título: O DISCURSO DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA PRÁTICA ESCOLAR
Autores:
Jocielly Marques de Oliveira Citon Rozzini
Luciane Thomé Schröder
Título: A DISCURSIVIZAÇÃO DA LOUCURA EM COMENTÁRIOS NO FACEBOOK: Sentidos e silenciamentos sobre um caso de violência(s).
Autores:
Cláudia Janice Hilgert
Título: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SALA DE AULA: proposta de ação escolar
Autores:
Claudia Ten Caten
Gabriela Taiçonara Zimmermann
Clarice Braatz Schmidt
Título: A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS SURDOS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Autores:
Maiara Scherer Machado da Rosa
Bruna Shirley Gobi Pradella
Título: SUJEITO, MEMÓRIA E SILENCIAMENTOS EM O HOMEM NA ESTRADA DOS RACIONAIS MC's
Autores:
Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho
Título: O COMENTÁRIO/FEEDBACK ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO: um estudo dialógico
Autores:
Jessica Paula Vescovi
Taiana Grespan
Título: RESUMO ACADÊMICO: reflexões sobre a prática de produção textual
Autores:
Pamela Tais Clein Capelin
Rosiane Moreira da Silva Swiderski
Título: A SISTEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Autores:
Liliane Ieda Dresch Tomasi
Título: DO LETRAMENTO AOS MULTILETRAMENTOS: trabalhando com fábulas
Autores:
Mariane Ines Schmaedecke
Título: ANÁLISE LINGUÍSTICA E GÊNEROS DISCURSIVOS: uma reflexão sobre os usos dos recursos linguísticos e estratégias discursivas nos contos de Marina Colasanti.
Autores:
Amanda Regina Bughi
Título: A LEITURA DO GÊNERO LÍRICO NA ESCOLA: uma proposta de trabalho com Paulo Leminski
Autores:
Karine da Rosa
Título: FATORES DE COERÊNCIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL: da consigna ao texto
Autores:
Cleidi Strenske
Mirian Schröder
Título: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O TRABALHO COM LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Ana Paula Ghizzo Alves
Título: LEITURA LITERÁRIA: letramento, mediação e paradigmas
Autores:
Lucas Santos Macedo
Área de conhecimento: Línguas Estrangeiras
Título: A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUA ALEMÃ POR MEIO DA ATIVIDADE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (APCC)
Autores:
Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Elisângela Redel
Título: O USO DE ARTE E LITERATURA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
Autores:
Mabel Macedo D'haese Borges
Dhandara Capitani
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS E LINGUÍSTICA APLICADA: Um Diálogo Necessário
Autores:
Rodrigo Smaha Lopes
Ariane Bones Budke
Lediane Manfé de Souza
Título: O QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA LÍNGUAS: Diretrizes para um novo lecionar no curso de graduação de Letras
Autores:
Jaqueline Laís de Salles
Título: COMO USAR NARRATIVAS BREVES PARA ENSINAR LÍNGUA INGLESA: uma abordagem comunicativa
Autores:
Amanda Caldeira Gilnek Unser
Título: A FIGURA PATERNA EM FATHERS AND SONS (1972) DE ERNEST HEMINGWAY: Um passeio pelas veredas da autoficção, da cultura e do ensino de Língua Inglesa
Autores:
Jessica Tomimitsu Rodrigues
Título: TEACHING WITH LUCK: uma proposta dinâmica de ensino de língua inglesa vinculado à literatura
Autores:
Dhandara Capitani
Tatiane Cristina Becher
Área de conhecimento: Material didático
Título: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUAS
Autores:
Mônica Hogetop
Título: A LEITURA DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Autores:
Gabrieli Tais Tillwitz
Título: AMÉRICA LATINA: em busca de uma imagem
Autores:
Juliana de Sá França
Título: “CAMPO QUE TE QUERO BEM”: alfabetizando e letrando através da vivência
Autores:
Graciele Cristiane Rambo
Margit Regina Herrmann Ruela
Selma de Morais Künzler