Apresentação

Anais da 20ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 22373292 ISBN:978-85-68205-32-7

A 20ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários tem por objetivo promover o diálogo entre os profissionais da área de Letras, Educação e áreas afins. Considerando o ensino de línguas e as múltiplas leituras que o permeiam, a 20ª JELL busca discutir tanto os aspectos teóricos quanto as práticas pedagógicas que envolvem o ensino de línguas na sociedade contemporânea. Nesse sentido, as conferências abordam questões relativas à formação do professor de línguas, tais como o trabalho com: múltiplos letramentos e multimodalidade, aliados à uma visão crítica de ensino. A jornada contará com simpósios temáticos (desenvolvidos durante as três tardes da jornada),  minicursos e oficinas (ministrados na segunda noite da jornada), bem como com conferências. 


 

 



Expediente

Anais da 20ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 22373292 ISBN:978-85-68205-32-7


REVISÃO DA EDIÇÃO



O conteúdo dos artigos, bem como sua redação formal são de responsabilidade exclusiva dos(as)autores(as).


Dados Internacionais de Catalogação-na- Publicação (CIP)







Jornada de Estudos Linguísticos e Literários  (20. : 2018 : Marechal Cândido Rondon-PR)



J821a             
  



Anais da 20ª JELL. Jornada de Estudos Literários, 29 a 31 de agosto de 2018./ organizado por Verônica Pereira Coitinho Constanty.
– Marechal Cândido Rondon (PR): UNIOESTE, 2018.



 Modo de acesso: https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/20jell/anais



ISBN: 978-85-68205-32-7




Tema: O ensino de línguas na sociedade contemporânea: múltiplas leituras e possibilidades


1. Línguas
- Ensino. 2. Letramento. I. Constanty, Verônica Pereira Coitinho, Org. II.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras.
Colegiado do Curso de Letras. III. Título.


                                                                                                                  
      
   

CDD 20.ed. 400




                                                                                                                    
              800



                                                                                                        
      CIP-NBR     12899
      
                




Ficha catalográfica elaborado por Helena Soterio Bejio CRB-9/965


Sumário

Anais da 20ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 22373292 ISBN:978-85-68205-32-7
Área de conhecimento: Estudos literários

Título: RODA DE LEITURA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS MINICONTOS E POEMAS
Autores:
Elisângela Nunes dos Santos Peletti
Maria Elena Pires Santos

Título: A CLASSE TRABALHADORA E A CONSTRUÇÃO DA MORALIDADE NO SÉCULO XX A PARTIR DAS OBRAS DE CAROLINA MARIA DE JESUS
Autores:
Sara Munique Noal

Título: MUSAS FRAGMENTÁRIAS: Miss Cíclone uma escritora pré-modernista e a musa do cotidiano em Beijo na Boca de Cacaso.
Autores:
Maria Fernanda dos Santos
Maria Salete Borba

Título: VOZES MARGINAIS NA LITERATURA DE JOÃO ANTÔNIO
Autores:
Rosselane Liz Giordani

Título: A MESTIÇAGEM COMO TEMA EM JORGE AMADO E SANCHES NETO
Autores:
Isabela Batistella Coelho

Título: A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS MULHERES NOS LIVROS DE COMUNICADORAS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS - IURD
Autores:
Carlos Norberto Berger

Título: MANDRAKE, LUZES E SOMBRAS: a desconstrução do narrador em A Grande Arte, de Rubem Fonseca
Autores:
Paula Grinko Pezzini
José Carlos da Costa

Título: LEVANDO A BOLSA AMARELA PARA A SALA DE AULA
Autores:
Elissiane Aparecida Zen do Amaral
Clarice Lottermann

Título: LA PLAZA DEL DIAMANTE E OS DIFERENTES ASPECTOS DA MEMÓRIA
Autores:
Crislaine Alessandra de Lima Scher

Título: NEGRO É NEGRO
Autores:
Wagner de Souza

Título: EUNICE: muito além da beleza física
Autores:
Paula Maria Lucietto Dylbas dos Santos

Título: O HIBRIDISMO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA: uma leitura de O falso mentiroso: memórias, de Silviano Santiago
Autores:
Cristheler Gomes Teixeira
José Carlos da Costa

Título: DOS AROUBOS DA PALAVRA: metapoesia e metalinguagem na lírica de Arriete Vilela
Autores:
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título: ENSINO DE CIÊNCIAS: o uso da poesia como instrumento didático
Autores:
Moacir Gonçalves Filho
Rosana Franzen Leite


Área de conhecimento: Língua Portuguesa

Título: REPRESENTAÇÃO DA FRICATIVA VELAR E DA VIBRANTE ALVEOLAR, EM INÍCIO DE PALAVRA E ENTRE VOGAIS, EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Daize Raquel Pereira

Título: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO CONTO "A MENINA DE LÁ" NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta didática
Autores:
Caroline Teixeira

Título: DO AFORISMO À CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO: “Meu corpo, minhas regras!”
Autores:
Denise Salvaro Herpich
Pamera Francieli Corrêa Pereira

Título: DE FORA DA ESCOLA PARA DENTRO DA ESCOLA: um estudo sobre a mulher como objeto em anúncios de cerveja
Autores:
Keila Guedes Fernandes Peretto
Luciane Thomé Schröder

Título: GÊNERO RESENHA NA UNIVERSIDADE: teoria e prática
Autores:
Adriana Paula Hoff
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder

Título: O ENSINO DA LEITURA NA ESCOLA: em questão, o gênero tirinha
Autores:
Bruna Mara Rosin de Lima
Luciane Thomé Schröder

Título: A ABORDAGEM DE RELAÇÕES ENTRE FONEMAS E GRAFEMAS NA ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS
Autores:
Luci Piletti Niedermayer
Carmen Teresinha Baumgärtner
Luci Piletti Niedermayer
Carmen Teresinha Baumgärtner

Título: O DISCURSO DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA PRÁTICA ESCOLAR
Autores:
Jocielly Marques de Oliveira Citon Rozzini
Luciane Thomé Schröder

Título: A DISCURSIVIZAÇÃO DA LOUCURA EM COMENTÁRIOS NO FACEBOOK: Sentidos e silenciamentos sobre um caso de violência(s).
Autores:
Cláudia Janice Hilgert

Título: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SALA DE AULA: proposta de ação escolar
Autores:
Claudia Ten Caten
Gabriela Taiçonara Zimmermann
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título: A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS SURDOS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Autores:
Maiara Scherer Machado da Rosa
Bruna Shirley Gobi Pradella

Título: SUJEITO, MEMÓRIA E SILENCIAMENTOS EM O HOMEM NA ESTRADA DOS RACIONAIS MC's
Autores:
Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho

Título: O COMENTÁRIO/FEEDBACK ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO: um estudo dialógico
Autores:
Jessica Paula Vescovi
Taiana Grespan

Título: RESUMO ACADÊMICO: reflexões sobre a prática de produção textual
Autores:
Pamela Tais Clein Capelin
Rosiane Moreira da Silva Swiderski

Título: A SISTEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Autores:
Liliane Ieda Dresch Tomasi

Título: DO LETRAMENTO AOS MULTILETRAMENTOS: trabalhando com fábulas
Autores:
Mariane Ines Schmaedecke

Título: ANÁLISE LINGUÍSTICA E GÊNEROS DISCURSIVOS: uma reflexão sobre os usos dos recursos linguísticos e estratégias discursivas nos contos de Marina Colasanti.
Autores:
Amanda Regina Bughi

Título: A LEITURA DO GÊNERO LÍRICO NA ESCOLA: uma proposta de trabalho com Paulo Leminski
Autores:
Karine da Rosa

Título: FATORES DE COERÊNCIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL: da consigna ao texto
Autores:
Cleidi Strenske
Mirian Schröder

Título: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O TRABALHO COM LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Ana Paula Ghizzo Alves

Título: LEITURA LITERÁRIA: letramento, mediação e paradigmas
Autores:
Lucas Santos Macedo


Área de conhecimento: Línguas Estrangeiras

Título: A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUA ALEMÃ POR MEIO DA ATIVIDADE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (APCC)
Autores:
Daniele Oliveira
Rebeca Cristina Kerkhoven
Elisângela Redel

Título: O USO DE ARTE E LITERATURA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
Autores:
Mabel Macedo D Haese Borges
Dhandara Capitani

Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS E LINGUÍSTICA APLICADA: Um Diálogo Necessário
Autores:
Rodrigo Smaha Lopes
Ariane Bones Budke
Lediane Manfé de Souza

Título: O QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA LÍNGUAS: Diretrizes para um novo lecionar no curso de graduação de Letras
Autores:
Jaqueline Laís de Salles

Título: COMO USAR NARRATIVAS BREVES PARA ENSINAR LÍNGUA INGLESA: uma abordagem comunicativa
Autores:
Amanda Caldeira Gilnek Unser

Título: A FIGURA PATERNA EM FATHERS AND SONS (1972) DE ERNEST HEMINGWAY: Um passeio pelas veredas da autoficção, da cultura e do ensino de Língua Inglesa
Autores:
Jessica Tomimitsu Rodrigues

Título: TEACHING WITH LUCK: uma proposta dinâmica de ensino de língua inglesa vinculado à literatura
Autores:
Dhandara Capitani
Tatiane Cristina Becher


Área de conhecimento: Material didático

Título: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUAS
Autores:
Mônica Hogetop

Título: A LEITURA DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Autores:
Gabrieli Tais Tillwitz

Título: AMÉRICA LATINA: em busca de uma imagem
Autores:
Juliana de Sá França

Título: “CAMPO QUE TE QUERO BEM”: alfabetizando e letrando através da vivência
Autores:
Graciele Cristiane Rambo Grenzel
Margit Regina Herrmann Ruela
Selma de Morais Künzler


Normas e Modelos para Trabalhos

Anais da 20ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 22373292 ISBN:978-85-68205-32-7


Proposta de simpósio
Resumo de proposta de Oficina ou Minicurso
Resumo de comunicação
Artigo



Corpo Editorial

Anais da 20ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 22373292 ISBN:978-85-68205-32-7


(o) corpo editorial
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Mônica Hogetop
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Denise Scolari Vieira
Lara Frutos González
Mirian Schröder
Paulo Cezar Konzen
Clarice Cristina Corbari
Luciane Thomé Schröder
Elisângela Redel
Ellen Mariany da Silva Dias
Diana Milena Heck
Cristiane Schmidt
Andreliza Cristina de Souza
Rita Maria Decarli Bottega

coordenação
Verônica Pereira Coitinho Constanty

organização dos Anais
Verônica Pereira Coitinho Constanty

subcoordenadora
Mônica Hogetop

comissão organizadora
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Clarice Cristina Corbari
Denise Scolari Vieira
Lara Frutos González
Mirian Schröder
Paulo Cezar Konzen
Luciane Schroder
Elisângela Redel
Ellen Mariany da Silva Dias
Diana Milena Heck
Cristiane Schmidtt
Andreliza Cristina de Souza
Rita Maria Decarli Bottega
Adriana Paula Hoff
Aline Stenzel
Alice Stenzel
Cleidi Strenske

comissão de simpósios temáticos
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Cleonice Alves Lopes Flois
Rosselane Liz Giordani
Cristiane Schmidtt
Mônica Hogetop
Elisângela Redel
Diana Milena Heck
Leliane Regina Ortega
Michelly Ferreira de Mendonça
Alexandre Sebastião Ferrari Soares
Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho
Juliana de Sá França
Luciane Thomé Schröder
Kaline Cavalheiro da Silva
Vanderlei Kroin
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Paulo Cezar Konzen
Gisela Johann
Janete Marcia do Nascimento
Valdinei José Arboleya

comissão de monitoria
Giovana Martins Wentz
Adriana Paula Hoff
Alice Stenzel
Tainara Suelen Martins Mentges
Rebeca Cristina Kerkhoven
Manoeli Cristina Hoffmann
Rafaela Fernandes Caldeira
Renata Mendes Schirmann
Marla Klitzke Kreibich
Nathascha Hoffmann Marczinski
Jheniffer Marcos Verissimo
Claudia Ten Caten
Douglas Henrique Barella
Aline Stenzel
Rafaela Tristão Schulz
Estéfani Paola Zolin
Patricia Yumi Uno
Dérik Leonhardt Neske
Lucas Andrey Rodrigues
Fabiana Tondini Pedro
Jessica Carolina Viebrantz
Kelle Cristine Schroder Hoffmann
Victória Inês Linck
Laís Martins Bartz
Thaynara Feiber Stein
Jheniffer Marcos Verissimo
Kelly Cristina Heck Assunção
Daiane Cristina Massirer
Daniele Patricia Tierling
Franciéli Aparecida Laufer
Vinicius Fauston Koch

comissão de monitoria
Vanessa Luana Schmitt

comissão de monitoria
Cleidi Strenske

coordenação do simpósio intitulado "ENSINO DE LÍNGUAS, POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: Caminhos e desafios da contemporaneidade "
Elisângela Redel

coordenação do simpósio intitulado "ENSINO DE LÍNGUAS, POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E EDUCACIONAIS NO BRASIL: Caminhos e desafios da contemporaneidade"
Diana Milena Heck

coordenação do simpósio intitulado "PRÁTICAS DISCURSIVAS DE USO DA LINGUAGEM: ensino e aprendizagem"
Leliane Regina Ortega
Michelly Ferreira de Mendonça

coordenação do simpósio intitulado "GÊNERO, DIVERSIDADE E IDEOLOGIA: sujeitos silenciados, sentidos à deriva"
Alexandre Sebastião Ferrari Soares
Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho

coordenação do simpósio intitulado "A LINGUAGEM LITERÁRIA COMO RESISTÊNCIA: múltiplas leituras e possibilidades na literatura de minorias"
Cleonice Alves Lopes Flois
Rosselane Liz Giordani

coordenação do simpósio intitulado "MULTILETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS"
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Paulo Cezar Konzen

coordenação do simpósio intitulado "A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUAS"
Cristiane Schmidt
Mônica Hogetop

coordenação do simpósio intitulado "ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E LITERATURA: caminhos possíveis"
Dhandara Capitani
Jessica Tomimitsu Rodrigues
Tatiane Cristina Becher

coordenação do simpósio intitulado "TEORIAS DO TEXTO E DO DISCURSO NA ESCOLA"
Juliana de Sá França
Luciane Thomé Schröder

coordenação do simpósio intitulado "O ESPAÇO DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA: escritores latino-americanos"
Kaline Cavalheiro da Silva
Vanderlei Kroin

coordenação do simpósio intitulado "MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: limites e possibilidades"
Paola Scheifer

coordenação do simpósio intitulado "‘UMA SUPERFÍCIE ANCORADA’ NO POEMA: poesia, outras artes, outros saberes"
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

coordenação do simpósio intitulado "FORMAÇÃO DE LEITORES, NARRATIVAS JUVENIS E MEDIAÇÃO LEITORA"
Valdinei José Arboleya
Gisela Johann
Janete Marcia do Nascimento

coordenação do simpósio intitulado "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: um olhar para as práticas de leitura, escrita e análise linguística"
Andreia Cristina de Souza

apresentação artística
Dérik Leonhardt Neske
Ellen Mariany da Silva Dias
Gustavo Alex Thessing Konieczniak
Nathascha Hoffmann Marczinski

Apresentação de conferência
Viviane Heberle

apresentação da conferência de fechamento
Vera Lúcia Cristovão

Endereço e Contato

Anais da 20ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 22373292 ISBN:978-85-68205-32-7

Promotor: CCHEL- Colegiado de Letras - Campus Marechal Cândido Rondon

E-mail do Evento: 20jornada.estudos@gmail.com

Coordenador do Evento: Verônica Pereira Coitinho Constanty

Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Rua Pernambuco, Nº 1777 Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon - PR
Rua Pernambuco, 1777 - Marechal Cândido Rondon - Paraná Sala 07
Piso II Sala 08, Bloco I - 2º Piso
Universidade Estadual do Oeste do Paraná Piso II
Sala 11 Piso II
Sala 12 Piso II
Sala 53 Bloco IV - Salas de aula - Letras
Rua Pernambuco, 1777 - UNIOESTE - Câmpus de Marechal Cândido RondonRua Pernambuco UNIOESTE - campus de Marechal Cândido Rondon
Rua Pernambuco, 1777 - Caixa Postal 91 - CEP: 85960-000 Salas de aula História
Rua Pernambuco, 1777

Artigos

Anais da 20ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 22373292 ISBN:978-85-68205-32-7
Área de conhecimento: Estudos literários
Título: RODA DE LEITURA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS MINICONTOS E POEMAS



Autor(es):
Elisângela Nunes dos Santos Peletti
Maria Elena Pires Santos
Título: A CLASSE TRABALHADORA E A CONSTRUÇÃO DA MORALIDADE NO SÉCULO XX A PARTIR DAS OBRAS DE CAROLINA MARIA DE JESUS



Autor(es):
Sara Munique Noal
Título: MUSAS FRAGMENTÁRIAS: Miss Cíclone uma escritora pré-modernista e a musa do cotidiano em Beijo na Boca de Cacaso.



Autor(es):
Maria Fernanda dos Santos
Maria Salete Borba
Título: VOZES MARGINAIS NA LITERATURA DE JOÃO ANTÔNIO



Autor(es):
Rosselane Liz Giordani
Título: A MESTIÇAGEM COMO TEMA EM JORGE AMADO E SANCHES NETO



Autor(es):
Isabela Batistella Coelho
Título: A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS MULHERES NOS LIVROS DE COMUNICADORAS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS - IURD



Autor(es):
Carlos Norberto Berger
Título: MANDRAKE, LUZES E SOMBRAS: a desconstrução do narrador em A Grande Arte, de Rubem Fonseca



Autor(es):
Paula Grinko Pezzini
José Carlos da Costa
Título: LEVANDO A BOLSA AMARELA PARA A SALA DE AULA



Autor(es):
Elissiane Aparecida Zen do Amaral
Clarice Lottermann
Título: LA PLAZA DEL DIAMANTE E OS DIFERENTES ASPECTOS DA MEMÓRIA



Autor(es):
Crislaine Alessandra de Lima Scher
Título: NEGRO É NEGRO



Autor(es):
Wagner de Souza
Título: EUNICE: muito além da beleza física



Autor(es):
Paula Maria Lucietto Dylbas dos Santos
Título: O HIBRIDISMO NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA: uma leitura de O falso mentiroso: memórias, de Silviano Santiago



Autor(es):
Cristheler Gomes Teixeira
José Carlos da Costa
Título: DOS AROUBOS DA PALAVRA: metapoesia e metalinguagem na lírica de Arriete Vilela



Autor(es):
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS: o uso da poesia como instrumento didático



Autor(es):
Moacir Gonçalves Filho
Rosana Franzen Leite
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Título: REPRESENTAÇÃO DA FRICATIVA VELAR E DA VIBRANTE ALVEOLAR, EM INÍCIO DE PALAVRA E ENTRE VOGAIS, EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Daize Raquel Pereira
Título: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO CONTO "A MENINA DE LÁ" NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta didática



Autor(es):
Caroline Teixeira
Título: DO AFORISMO À CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO: “Meu corpo, minhas regras!”



Autor(es):
Denise Salvaro Herpich
Pamera Francieli Corrêa Pereira
Título: DE FORA DA ESCOLA PARA DENTRO DA ESCOLA: um estudo sobre a mulher como objeto em anúncios de cerveja



Autor(es):
Keila Guedes Fernandes Peretto
Luciane Thomé Schröder
Título: GÊNERO RESENHA NA UNIVERSIDADE: teoria e prática



Autor(es):
Adriana Paula Hoff
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder
Título: O ENSINO DA LEITURA NA ESCOLA: em questão, o gênero tirinha



Autor(es):
Bruna Mara Rosin de Lima
Luciane Thomé Schröder
Título: A ABORDAGEM DE RELAÇÕES ENTRE FONEMAS E GRAFEMAS NA ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS



Autor(es):
Luci Piletti Niedermayer
Carmen Teresinha Baumgärtner
Luci Piletti Niedermayer
Carmen Teresinha Baumgärtner
Título: O DISCURSO DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA PRÁTICA ESCOLAR



Autor(es):
Jocielly Marques de Oliveira Citon Rozzini
Luciane Thomé Schröder
Título: A DISCURSIVIZAÇÃO DA LOUCURA EM COMENTÁRIOS NO FACEBOOK: Sentidos e silenciamentos sobre um caso de violência(s).



Autor(es):
Cláudia Janice Hilgert
Título: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SALA DE AULA: proposta de ação escolar



Autor(es):
Claudia Ten Caten
Gabriela Taiçonara Zimmermann
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Título: A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS SURDOS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA



Autor(es):
Maiara Scherer Machado da Rosa
Bruna Shirley Gobi Pradella
Título: SUJEITO, MEMÓRIA E SILENCIAMENTOS EM O HOMEM NA ESTRADA DOS RACIONAIS MC's



Autor(es):
Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho
Título: O COMENTÁRIO/FEEDBACK ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO: um estudo dialógico



Autor(es):
Jessica Paula Vescovi
Taiana Grespan
Título: RESUMO ACADÊMICO: reflexões sobre a prática de produção textual



Autor(es):
Pamela Tais Clein Capelin
Rosiane Moreira da Silva Swiderski
Título: A SISTEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR



Autor(es):
Liliane Ieda Dresch Tomasi
Título: DO LETRAMENTO AOS MULTILETRAMENTOS: trabalhando com fábulas



Autor(es):
Mariane Ines Schmaedecke
Título: ANÁLISE LINGUÍSTICA E GÊNEROS DISCURSIVOS: uma reflexão sobre os usos dos recursos linguísticos e estratégias discursivas nos contos de Marina Colasanti.



Autor(es):
Amanda Regina Bughi
Título: A LEITURA DO GÊNERO LÍRICO NA ESCOLA: uma proposta de trabalho com Paulo Leminski



Autor(es):
Karine da Rosa
Título: FATORES DE COERÊNCIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL: da consigna ao texto



Autor(es):
Cleidi Strenske
Mirian Schröder
Título: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O TRABALHO COM LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA



Autor(es):
Ana Paula Ghizzo Alves
Título: LEITURA LITERÁRIA: letramento, mediação e paradigmas



Autor(es):
Lucas Santos Macedo
Área de conhecimento: Línguas Estrangeiras
Título: A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LÍNGUA ALEMÃ POR MEIO DA ATIVIDADE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (APCC)



Autor(es):
Daniele Oliveira
Rebeca Cristina Kerkhoven
Elisângela Redel
Título: O USO DE ARTE E LITERATURA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Mabel Macedo D Haese Borges
Dhandara Capitani
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS E LINGUÍSTICA APLICADA: Um Diálogo Necessário



Autor(es):
Rodrigo Smaha Lopes
Ariane Bones Budke
Lediane Manfé de Souza
Título: O QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA LÍNGUAS: Diretrizes para um novo lecionar no curso de graduação de Letras



Autor(es):
Jaqueline Laís de Salles
Título: COMO USAR NARRATIVAS BREVES PARA ENSINAR LÍNGUA INGLESA: uma abordagem comunicativa



Autor(es):
Amanda Caldeira Gilnek Unser
Título: A FIGURA PATERNA EM FATHERS AND SONS (1972) DE ERNEST HEMINGWAY: Um passeio pelas veredas da autoficção, da cultura e do ensino de Língua Inglesa



Autor(es):
Jessica Tomimitsu Rodrigues
Título: TEACHING WITH LUCK: uma proposta dinâmica de ensino de língua inglesa vinculado à literatura



Autor(es):
Dhandara Capitani
Tatiane Cristina Becher
Área de conhecimento: Material didático
Título: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUAS



Autor(es):
Mônica Hogetop
Título: A LEITURA DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA



Autor(es):
Gabrieli Tais Tillwitz
Título: AMÉRICA LATINA: em busca de uma imagem



Autor(es):
Juliana de Sá França
Título: “CAMPO QUE TE QUERO BEM”: alfabetizando e letrando através da vivência



Autor(es):
Graciele Cristiane Rambo Grenzel
Margit Regina Herrmann Ruela
Selma de Morais Künzler

Edições

Anais da 20ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 22373292 ISBN:978-85-68205-32-7


Link para a edição da 19ª JELL:
http://www.unioeste.br/eventos/jell/