O treinamento em Modelagem de Nicho Ecológico visa oferecer uma introdução à teoria e às técnicas de modelagem de nicho ecológico (“Ecological Niche Modeling” - ENM) e, consequentemente, à distribuição potencial das espécies. Os conceitos da teoria de nicho ecológico a serem apresentados serão: construção dos modelos com apresentação das principais técnicas relacionadas ao processo de modelagem, com revisão das ferramentas atualmente disponíveis, no software R e SIG; padrões de distribuição potencial de espécies e conservação.
Diante deste ementário, os objetivos deste treinamento serão:
- Revisar o conhecimento teórico sobre o conceito de nicho ecológico.
- Conhecer as tecnologias/ferramentas/métodos atuais para a coleta de dados de ocorrência de espécies, variáveis climáticas do presente, passado e futuro, e de paisagem.
- Abordar conceitos básicos de programação no software R e de SIG.
- Demonstrar as diferentes técnicas de modelagem de nicho ecológico.
Como metodologia de treinamento serão oferecidas 40 horas de aulas expositivas da teoria de nicho ecológico, teoria relativa a modelos de nicho ecológico, dados de entrada dos modelos (pontos de ocorrência e variáveis ambientais, e as bases para que esses dados sejam adquiridos), tipos e características dos algoritmos utilizados em ENM, avaliação dos ENM e por fim algumas abordagens de consenso de ENM, também denominados de "Ensembles". Também será apresentado noções básicas de programação no software R e de SIG.

Confira a programação do evento:

2019-02-26 08:00:00.0

Horário: 2019-02-26 08:00:00.0 às 2019-02-26 12:00:00.0
Endereço: Rua Universitária, 2069 - CEP 85819-110 - Cascavel - PR
Informações: O treinamento em Modelagem de Nicho Ecológico visa oferecer uma introdução à teoria e às técnicas de modelagem de nicho ecológico e, consequentemente, à distribuição potencial das espécies. Os conceitos da teoria de nicho ecológico a serem apresentados serão: construção dos modelos com apresentação das principais técnicas relacionadas ao processo de modelagem, com revisão das ferramentas atualmente disponíveis, no software R e SIG; padrões de distribuição potencial de espécies e conservação. Como metodologia de treinamento serão oferecidas 40 horas de aulas expositivas da teoria de nicho ecológico, teoria relativa a modelos de nicho ecológico, dados de entrada dos modelos (pontos de ocorrência e variáveis ambientais, e as bases para que esses dados sejam adquiridos), tipos e características dos algoritmos utilizados em ENM, avaliação dos ENM e por fim algumas abordagens de consenso de ENM, também denominados de "Ensembles".

Horário: 2019-02-26 13:30:00.0 às 2019-02-26 18:00:00.0

2019-02-27 08:00:00.0

Horário: 2019-02-27 08:00:00.0 às 2019-02-27 12:00:00.0

Horário: 2019-02-27 13:30:00.0 às 2019-02-27 18:00:00.0

2019-02-28 08:00:00.0

Horário: 2019-02-28 08:00:00.0 às 2019-02-28 12:00:00.0

Horário: 2019-02-28 13:30:00.0 às 2019-02-28 18:00:00.0

2019-03-01 08:00:00.0

Horário: 2019-03-01 08:00:00.0 às 2019-03-01 12:00:00.0

Horário: 2019-03-01 13:30:00.0 às 2019-03-01 18:00:00.0
Endereço: Rua Universitária, 2069 - CEP 85819-110 - Cascavel - PR

Acesse o sistema para realizar a sua inscrição no evento Modelagem de Nicho. Para isso, clique no ícone abaixo. Você será redirecionado a página de acesso ao sistema e poderá realizar a sua inscrição.

E-mail para contato: ana.bittencourt@unioeste.br