ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Apresentação

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710



III COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

 

UNIOESTE

 

Universidade Estadual do Oeste do
Paraná



Campus de Marechal
Cândido Rondon

 

O7 e 08 de dezembro de 2017

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

O III Colóquio de Práticas Docentes
será realizado de 07 a 08 de dezembro de 2017, objetivando oferecer aos
participantes do evento um espaço aberto para o diálogo envolvendo
profissionais da área de Letras, Educação e áreas afins, tendo em vista a
reflexão sobre práticas docentes. Além da palestra de abertura, o evento
contará com três minicursos e oficinas (ministrados na 2ª tarde do colóquio).
Na primeira tarde e na segunda noite do evento haverá espaço para a
apresentação de comunicações orais e exposição de painéis por acadêmicos de
graduação e pós-graduação, pois o principal objetivo do evento é fomentar
discussões e reflexões entre os profissionais que atuarão na área do ensino,
privilegiando, assim, o diálogo que tenha como ponto central a prática de
ensino.

 

 

 

07 de dezembro de 2017
(quinta-feira)

13h30 – Credenciamento,
inscrições para participação, recepção.

14h às 17h30 – Comunicações orais
simultâneas

19h - Credenciamento,
inscrições para participação, recepção.

19h10 - Apresentação cultural

19h30 - Abertura oficial do
evento e apresentação do docente conferencista

20h - Conferência

Conferencista: Prof. Me. Sandro Adriano
da Silva (UNESPAR/UFSC)

Título: De poesia e assombros.

Resumo: De poesia e assombros.
O que pode (ainda) a poesia como lugar de fala e escuta? Melancolia singular,
íntima, quase privada, reserva de sal sob a língua? O que pode o poema com seus
dons aprisionados? Libelo e afecto em tempos sombrios na fronteira infranqueável
da língua? A bênção do poema: bênção petrificada ou subversiva cena de leitura
– da outra palavra e da palavra do outro (outridade). Ato de interpretar,
lançar um olhar sobre o mundo como um museu movente diante do provisório, do
precário, do absurdo. Poesia a contrapelo – ato de resistência numa arqueologia
do sentido nunca traduzido em sua plenitude. O poema, o poema nunca é sempre
acidente ou epifania. O poema é presença. É ausência. Solidão infinita. Selo de
mistério. Nasce do silêncio. Mas é transgressão da quietude. Resiliência. Dor
poética é legado imantado de sentido. Poema: sutil degradê entre o declive das
chamas e o dossiê das cinzas.

 

08 de dezembro de 2017
(sexta-feira)

13h30 – Recepção

14h às 17h –  Oficinas e Minicursos

18h00 às 19h00 – Café com prosa e
exposição de pôsteres

19h15 às 22h50 – Comunicações orais
simultâneas.

 

INSCRIÇÕES PARA OUVINTES:

 

de 01 de novembro de 2017
a 06 de dezembro de 2017, via SGEv.

 

 

 

LOCAL

 

A palestra ocorrerá no Auditório
do PDE
, no campus de Marechal Cândido Rondon.

As oficinas, minicursos e
comunicações orais ocorrerão no Bloco de salas de aula de Letras.

 





Responsáveis Gerais

 

Profa. Ma. Clarice Braatz
Schmidt Neukirchen

Profa. Dra. Denise
Scolari Vieira

Acadêmica Aline Stenzel





 

CONTATO:

 

E-mail: clarice.neukirchen@unioeste.br

 

Telefone do
Colegiado de Letras:

(45) 3284-7845

Expediente

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS
DOCENTES


 


Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710


 


Anais do Colóquio de Práticas Docentes


 


 

Organizadoras


Clarice Braatz Schmidt Neukirchen


Denise Scolari Vieira


 




E-mail: letras.estagios@gmail.com

Normas e Modelos para Trabalhos:

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710


Modelo Resumo
Modelo Resumo Expandido
Modelo de Pôster

Corpo Editorial

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710


Comissão organizado

Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Denise Scolari Vieira
Aline Stenzel
Elisângela Redel
Ellen Mariany da Silva Dias
Diana Milena Heck
Jussara Maria Jurach
Mirian Schröder
Rita Maria Decarli Bottega
Clarice Cristina Corbari
Nelza Mara Pallú
Adriana da Cunha
Osnir Pereira Barbosa
João Carlos Cattelan
Luciane Thomé Schröder
Márcia Sipavicius Seide
Letícia Schach
Jessica Paula Vescovi
Paulo Cezar Konzen
Monique Santos da Silva


Artigos

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710

Área de conhecimento: Prática de Ensino

Título:

“PROFESSOR, HOJE NÃO VAI TER VÍDEO?”: AS POTENCIALIDADES DOS RECURSOS IMAGÉTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autor(es):

Vanderson Rafael Müller Däpper
Eliete Woitowicz
Alcimar Paulo Freisleben

Título:

O BINGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):

Natália Adriana Kelm
Ellen Mariany da Silva Dias

Título:

A LEITURA CRÍTICA E REFLEXIVA DE NOTÍCIAS PELO ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO NA ESCOLA

Autor(es):

Talita Luana Schweig
Jessica Paula Vescovi

Título:

AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA

Autor(es):

Talita Luana Schweig
Jessica Paula Vescovi

Título:

ONTEM E HOJE: A IMAGEM FEMININA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

Autor(es):

Keila Guedes Fernandes Peretto
Luciane Thomé Schröder

Título:

RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):

Márcia Elaini Luft
Jussara Maria Jurach

Título:

LITERATURA E VESTIBULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(es):

Jeciely Ildefonso de Oliveira
Marla Klitzke Kreibich
Mirian Schröder

Título:

O PLANEJAMENTO E PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES DINÂMICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autor(es):

Jéssica Diana Göttert
Daiana Cristina Lehr
Diana Milena Heck

Título:

AS EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO COM A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(es):

Jéssica Diana Göttert
Daiana Cristina Lehr
Adriana da Cunha

Título:

O TOQUE MÁGICO DO PICA-PAU: UMA ANÁLISE DE DISCURSO

Autor(es):

Jaqueline Patricia Schossler Deak
Talita Luana Schweig
Luciane Thomé Schröder

Título:

O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autor(es):

Jaqueline Patricia Schossler Deak
Jessica Paula Vescovi

Título:

MONITORIA ACADÊMICA E OS DESAFIOS DA LICENCIATURA

Autor(es):

Aline Stenzel
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

A CORREÇÃO TEXTUAL EM QUESTÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(es):

Aline Stenzel
Mirian Schröder

Título:

UMA LEITURA GLOTOPOLÍTICA SOBRE A ESTANDARDIZAÇÃO DO ESPANHOL PENINSULAR

Autor(es):

Natielle Lopes da Costa
Denise Scolari Vieira

Título:

REFLEXÕES SOBRE OS DISCURSOS IDEOLÓGICOS NO DESENHO “O INCRÍVEL MUNDO DE GUMBALL”

Autor(es):

Natielle Lopes da Costa
Luciane Thomé Schröder

Título:

APROXIMAÇÃO DA REALIDADE DISCENTE: PRODUÇÃO DE FOTOGRAFIAS PARA O ENSINO DE LITERATURA

Autor(es):

Marina Jakovacz
Mirian Schröder

Título:

REPLANEJAMENTO DE AULAS E ADEQUAÇÃO DE APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autor(es):

Marina Jakovacz
Jessica Paula Vescovi

Título:

DISCURSO MIDIÁTICO EM PRODUÇÕES DE DESENHOS INFANTIS: UMA ANÁLISE

Autor(es):

Marina Jakovacz
Luciane Thomé Schröder

Título:

A COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR DA UNIOESTE

Autor(es):

Aline Stenzel
Alice Stenzel
Mirian Schröder

Título:

O GÊNERO ORAL E VALORES HUMANOS: UMA PRÁTICA A SER VIVENCIADA

Autor(es):

Lizandra Tatiani Vorpagel
Jessica Paula Vescovi

Título:

METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, O CONTRASTE ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE.

Autor(es):

Cleriston Roberto dos Santos
Jussara Maria Jurach

Título:

AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO TRADICIONAL E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Autor(es):

Natielle Lopes da Costa
Jessica Paula Vescovi

Título:

NAS ENTRELINHAS DO BARROCO: UMA PERSPECTIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

Autor(es):

Tânia Salete Fuhr Griebeler
Ellen Mariany da Silva Dias

Título:

A RELEVÂNCIA DO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autor(es):

Jessica Carolina Viebrantz
Denise Scolari Vieira

Título:

ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autor(es):

Tânia Salete Fuhr Griebeler
Denise Scolari Vieira

Título:

A ORALIDADE EM SALA DE AULA: TEORIA E PRÁTICA

Autor(es):

Adriana Paula Hoff
Cleidi Strenske
Ana Patricia Massing Fontanive
Mirian Schröder

Título:

A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COM A MÚSICA “WHAT A WONDERFUL WORLD”

Autor(es):

Marcelo Cristiano Frank
Jessica Paula Vescovi

Título:

CYBERBULLYING E O TRABALHO EM GRUPO COMO FORMA DE TROCA DE CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS

Autor(es):

Lara Goes de Paula
Adriana da Cunha

Título:

PRINCESA MOANA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO

Autor(es):

Tânia Salete Fuhr Griebeler
Luciane Thomé Schröder

Título:

A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM AULAS COM DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Autor(es):

Jéssica da Costa Serra
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Jussara Maria Jurach

Título:

DA GRAMÁTICA À ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA

Autor(es):

Andréia Schauren
Jussara Maria Jurach

Título:

GÊNEROS EMERGENTES NA MÍDIA VIRTUAL E O ENSINO NA ESCOLA

Autor(es):

Andréia Schauren
Ellen Mariany da Silva Dias

Título:

PLANEJAMENTO E SELEÇÃO DE MATERIAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO EM LÍNGUA ESPANHOLA

Autor(es):

Franciéli Aparecida Laufer
Diana Milena Heck

Título:

TRABALHANDO O GÊNERO NOTÍCIA COM JORNAL IMPRESSO

Autor(es):

Rosecler Luciane Gust Much
Jussara Maria Jurach

Título:

A VIVÊNCIA CULTURAL O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUTIVIDADE DOS ALUNOS COM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS

Autor(es):

Djuliane Caroline Rossetto
Jussara Maria Jurach

Título:

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(es):

Alice Stenzel
Jessica Paula Vescovi

Título:

A produção de Fanzines no Ambiente Escolar

Autor(es):

Angela Karina Schulz Pootz
Jussara Maria Jurach

Título:

QUANDO O PROFESSOR/ESTAGIÁRIO APRENDE COM O ALUNO

Autor(es):

Gláucia Angélica Tepper
Ellen Mariany da Silva Dias

Título:

A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

Autor(es):

Gláucia Angélica Tepper
Diana Milena Heck

Título:

FONÉTICA E FONOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE SOBRE O TRABALHO COM A “CANÇÃO DO EXÍLIO”, DE GONÇALVES DIAS

Autor(es):

Adriana Paula Hoff
Kelly Cristina Heck Assunção
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

MÚSICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autor(es):

Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Jessica Paula Vescovi

Título:

GÊNERO TEXTUAL CARTA DO LEITOR E ENSINO DE FATORES DE TEXTUALIDADE

Autor(es):

Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Elisângela Redel

Título:

Os Gêneros Digitais no Ensino De Língua Portuguesa

Autor(es):

Ana Claudia Mattje Ribeiro
Mayara Brambilla
Jussara Maria Jurach

Título:

DEBRUÇAR-SE SOBRE A TEORIA E ENFRENTAR A REALIDADE DOCENTE: O LABELEA EM SUA PRIMEIRA OFICINA

Autor(es):

Adriana Paula Hoff
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder

Título:

O ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM E O TEXTO LITERÁRIO

Autor(es):

Ivete Nichtervitz Adamy
Elisângela Redel

Título:

UTILIZAÇÃO DE ORIGAMI NO ENSINO DE GÊNERO INSTRUCIONAL

Autor(es):

Ângela Raquel Ritt
Ellen Mariany da Silva Dias

Título:

PESQUISA-AÇÃO: TEATRO COM A OBRA “OS LUSÍADAS”

Autor(es):

Vanessa Luana Schmitt
Paulo Cezar Konzen

Título:

RELAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ALEMÃ COM O ENSINO PELO APLICATIVO WHATSAPP

Autor(es):

Vanessa Luana Schmitt
Letícia Schach

Título:

A POSSIBILIDADE DE PRAZER NA APRENDIZAGEM: uma interpretação da perspectiva psicanalítica freudiana, em diálogo com fundamentos da teoria piagetiana.

Autor(es):

Vanessa Luana Schmitt
Osnir Pereira Barbosa

Título:

O FOLDER INFORMATIVO SOBRE AS VEGETAÇÕES DA AMÉRICA LATINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

Autor(es):

Nayra Caroline Steffen
Ariadne Silvia de Farias

Título:

A CONTEXTUALIZAÇÃO E O ENSINO DE LITERATURA

Autor(es):

Jaqueline Patricia Schossler Deak
Carolina Videira Cruz
Jessica Paula Vescovi

Título:

A IMPORTÂNCIA DOS MAPAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autor(es):

Nayra Caroline Steffen
Ariadne Silvia de Farias
Eliete Woitowicz

Título:

O CONSUMISMO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA VISÃO SÓCIO-INTERACIONISTA

Autor(es):

Monique Santos da Silva
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

Algumas considerações sobre a relação entre planejamento e prática docente

Autor(es):

Joici Lunara Hoss
Ellen Mariany da Silva Dias

Título:

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(es):

Maria Luiza Rodrigues Costa Oliveira
Jussara Maria Jurach

Título:

O GÊNERO “BIOGRAPHY” NO ENSINO DE INGLÊS

Autor(es):

Mayara Brambilla
Marilda Carneiro Krüger
Nelza Mara Pallú

Título:

O CONSUMISMO NO GÊNERO MUSICAL RAP

Autor(es):

Nicole Luana Rosa
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

Estágio Supervisionado: Relato das Atividades Desenvolvidas

Autor(es):

Ana Claudia Mattje Ribeiro
Ângela Raquel Ritt
Cleriston Roberto dos Santos

Título:

ANÁLISE CRÍTICA SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE CONTEÚDOS DO ORIENTE MÉDIO E OCEANIA

Autor(es):

Elton Rene Diel de Col
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben

Título:

A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autor(es):

Alice Stenzel
Mirian Schröder

Título:

O DESAFIO DA MEDIAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM CONTEXTO DE INDISCIPLINA

Autor(es):

Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder

Título:

A PRODUÇÃO DE CHARGES E TIRAS HUMORÍSTICAS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autor(es):

Vanderson Rafael Müller Däpper
Alcimar Paulo Freisleben

Título:

Viver e consumir, a relação entre a compreensão do gênero publicidade versus a produção

Autor(es):

Alana Aparecida de Souza Santos
Jessica Paula Vescovi

Título:

A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR CONTEÚDO DE CARÁTER POLÍTICO

Autor(es):

Denise Sayuri Enju
Jessica Paula Vescovi

Título:

A UTILIZAÇÃO DA FONÉTICA E FONOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÃO DA CLAREZA DOS ESTUDOS

Autor(es):

Adeliana Elís Storti Ricce
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Douglas Henrique Barella

Título:

A RELEVÂNCIA DO USO DE ELEMENTOS CONCRETOS NAS AULAS DE LÍNGUA ALEMÃ

Autor(es):

Ivete Nichtervitz Adamy
Letícia Schach

Título:

ARGUMENTAÇÃO: A RETÓRICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

Autor(es):

Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Jussara Maria Jurach

Título:

TEORIAS LINGUÍSTICAS: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA APROPRIAÇÃO NO/PARA O ENSINO

Autor(es):

Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Luciane Thomé Schröder

Título:

A FLEXIBILIDADE NA EXECUÇÃO DOS PLANOS DE AULA

Autor(es):

Katia Luana Kosloski
Elisângela Redel

Título:

A ABORDAGEM DE DOM CASMURRO À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO DE JAUSS: APROXIMANDO O ALUNO DO TEXTO LITERÁRIO

Autor(es):

Tatiane Horst
Elisângela Redel

Título:

A CONTEMPLAÇÃO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO ALUNO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA

Autor(es):

Tatiane Horst
Angélica Froelinh Waldow
Letícia Schach

Título:

A ARTE IMITA A VIDA: UMA REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DOS PERÍODOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autor(es):

Larissa de Campos Mascarello
Jessica Paula Vescovi

Título:

FAMILY MEMBERS: O TRABALHO COM O LÉXICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autor(es):

Larissa de Campos Mascarello
Denise Sayuri Enju
Jessica Paula Vescovi

Título:

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA LÚDICA: GÊNEROS TEXTUAIS EM CENA

Autor(es):

Diana Jeine da Silva
Paulo Cezar Konzen

Título:

O ENSINO DE ESPANHOL NA AMÉRICA LATINA: Um estudo de caso

Autor(es):

Carolina Videira Cruz
Diana Milena Heck

Título:

Indisciplina: uma exaustiva e desafiadora realidade docente

Autor(es):

Ana Claudia Vieira
Jussara Maria Jurach

Título:

MEMÓRIA E HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO DESENHO ANIMADO PICA-PAU

Autor(es):

Carolina Videira Cruz
Luciane Thomé Schröder
Larissa de Campos Mascarello

Título:

A atemporalidade da obra machadiana como ferramenta social e docente

Autor(es):

Ana Claudia Vieira
Jussara Maria Jurach

Título:

LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O TEMA “ÁSIA”

Autor(es):

Caroline Ester Moellmann
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben

Título:

UM BOM ENCAMINHAMENTO E SEU RESULTADO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE TECNOBIOGRAFIA

Autor(es):

Michele Bernadete Danelichen Gariani
Rafael Araújo Gariani
Jessica Paula Vescovi

Título:

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO: NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autor(es):

Diego do Carmo
Fábio Luiz Zanardi Coltro

Título:

ABORDAGEM DE TEMAS TRANSVERSAIS NO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO BASEADO NO PROCEDIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA POR DOLZ E SCHNEUWLY EM UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA DE LINGUAGEM

Autor(es):

Victória Inês Linck
Elisângela Redel

Título:

ANÁLISE DO ACERVO LITERÁRIO: O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autor(es):

Diego do Carmo
Rosana Becker

Título:

O GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO COM O TEMA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Autor(es):

Patricia Kunz
Jussara Maria Jurach

Título:

O JORNAL IMPRESSO COMO MATERIAL DE APOIO DURANTE O ESTÁGIO

Autor(es):

Patricia Kunz
Jussara Maria Jurach

Título:

CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTEÚDOS SOBRE LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):

Ana Caroline Selzler
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben

Título:

JÚRI SIMULADO DE PERSONAGEM DO CONTO “MORRE DESGRAÇADO”: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(es):

Ana Gabriela dos Santos
Jussara Maria Jurach

Título:

A DINÂMICA NO ENSINO DE LE: PRATICANDO TEORIAS

Autor(es):

Ana Gabriela dos Santos
Diana Milena Heck

Título:

O COTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE SUA REPRESENTAÇÃO NO DESENHO ANIMADO SNOOPY

Autor(es):

Ana Gabriela dos Santos
Luciane Thomé Schröder

Título:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO

Autor(es):

Vanessa Carla do Amaral
Denise Scolari Vieira

Título:

O ENSINO DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: análise de livro didático

Autor(es):

Patrícia de Mello
Daniel Evandro Ullmann
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

A EDUCAÇÃO NO CAMPO PODE INFLUENCIAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO RURAL? COMO?

Autor(es):

Ruti Rosane Pego dos Santos
Edições Anteriores:

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710

CONTATO



E-mail para contato: clarice.neukirchen@unioeste.br

Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Form submission successful!
To activate this form, sign up at
https://startbootstrap.com/solution/contact-forms
Error sending message!