Sumário
ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: Prática de Ensino
Título: “PROFESSOR, HOJE NÃO VAI TER VÍDEO?”: AS POTENCIALIDADES DOS RECURSOS IMAGÉTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores:
Vanderson Rafael Müller Däpper
Eliete Woitowicz
Alcimar Paulo Freisleben
Título: O BINGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Natália Adriana Kelm
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A LEITURA CRÍTICA E REFLEXIVA DE NOTÍCIAS PELO ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO NA ESCOLA
Autores:
Talita Luana Schweig
Jessica Paula Vescovi
Título: AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA
Autores:
Talita Luana Schweig
Jessica Paula Vescovi
Título: ONTEM E HOJE: A IMAGEM FEMININA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
Autores:
Keila Guedes Fernandes Peretto
Luciane Thomé Schröder
Título: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Márcia Elaini Luft
Jussara Maria Jurach
Título: LITERATURA E VESTIBULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Jeciely Ildefonso de Oliveira
Marla Klitzke Kreibich
Mirian Schröder
Título: O PLANEJAMENTO E PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES DINÂMICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Jéssica Diana Göttert
Daiana Cristina Lehr
Diana Milena Heck
Título: AS EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO COM A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Jéssica Diana Göttert
Daiana Cristina Lehr
Adriana da Cunha
Título: O TOQUE MÁGICO DO PICA-PAU: UMA ANÁLISE DE DISCURSO
Autores:
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Talita Luana Schweig
Luciane Thomé Schröder
Título: O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Jessica Paula Vescovi
Título: MONITORIA ACADÊMICA E OS DESAFIOS DA LICENCIATURA
Autores:
Aline Stenzel
Clarice Braatz Schmidt
Título: A CORREÇÃO TEXTUAL EM QUESTÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Aline Stenzel
Mirian Schröder
Título: UMA LEITURA GLOTOPOLÍTICA SOBRE A ESTANDARDIZAÇÃO DO ESPANHOL PENINSULAR
Autores:
Natielle Lopes da Costa
Denise Scolari Vieira
Título: REFLEXÕES SOBRE OS DISCURSOS IDEOLÓGICOS NO DESENHO “O INCRÍVEL MUNDO DE GUMBALL”
Autores:
Natielle Lopes da Costa
Luciane Thomé Schröder
Título: APROXIMAÇÃO DA REALIDADE DISCENTE: PRODUÇÃO DE FOTOGRAFIAS PARA O ENSINO DE LITERATURA
Autores:
Marina Jakovacz
Mirian Schröder
Título: REPLANEJAMENTO DE AULAS E ADEQUAÇÃO DE APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autores:
Marina Jakovacz
Jessica Paula Vescovi
Título: DISCURSO MIDIÁTICO EM PRODUÇÕES DE DESENHOS INFANTIS: UMA ANÁLISE
Autores:
Marina Jakovacz
Luciane Thomé Schröder
Título: A COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR DA UNIOESTE
Autores:
Alice Stenzel
Aline Stenzel
Mirian Schröder
Título: O GÊNERO ORAL E VALORES HUMANOS: UMA PRÁTICA A SER VIVENCIADA
Autores:
Lizandra Tatiani Vorpagel
Jessica Paula Vescovi
Título: METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, O CONTRASTE ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE.
Autores:
Cleriston Roberto dos Santos
Jussara Maria Jurach
Título: AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO TRADICIONAL E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Autores:
Natielle Lopes da Costa
Jessica Paula Vescovi
Título: NAS ENTRELINHAS DO BARROCO: UMA PERSPECTIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A RELEVÂNCIA DO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Jessica Carolina Viebrantz
Denise Scolari Vieira
Título: ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Autores:
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Denise Scolari Vieira
Título: A ORALIDADE EM SALA DE AULA: TEORIA E PRÁTICA
Autores:
Adriana Paula Hoff
Cleidi Strenske
Ana Patricia Massing Fontanive
Mirian Schröder
Título: A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COM A MÚSICA “WHAT A WONDERFUL WORLD”
Autores:
Marcelo Cristiano Frank
Jessica Paula Vescovi
Título: CYBERBULLYING E O TRABALHO EM GRUPO COMO FORMA DE TROCA DE CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS
Autores:
Lara Goes de Paula
Adriana da Cunha
Título: PRINCESA MOANA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO
Autores:
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Luciane Thomé Schröder
Título: A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM AULAS COM DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Autores:
Jéssica da Costa Serra
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Jussara Maria Jurach
Título: DA GRAMÁTICA À ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA
Autores:
Andréia Schauren
Jussara Maria Jurach
Título: GÊNEROS EMERGENTES NA MÍDIA VIRTUAL E O ENSINO NA ESCOLA
Autores:
Andréia Schauren
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: PLANEJAMENTO E SELEÇÃO DE MATERIAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO EM LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Franciéli Aparecida Laufer
Diana Milena Heck
Título: TRABALHANDO O GÊNERO NOTÍCIA COM JORNAL IMPRESSO
Autores:
Rosecler Luciane Gust Much
Jussara Maria Jurach
Título: A VIVÊNCIA CULTURAL O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUTIVIDADE DOS ALUNOS COM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS
Autores:
Djuliane Caroline Rossetto
Jussara Maria Jurach
Título: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Alice Stenzel
Jessica Paula Vescovi
Título: A produção de Fanzines no Ambiente Escolar
Autores:
Angela Karina Schulz Pootz
Jussara Maria Jurach
Título: QUANDO O PROFESSOR/ESTAGIÁRIO APRENDE COM O ALUNO
Autores:
Gláucia Angélica Tepper
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
Autores:
Gláucia Angélica Tepper
Diana Milena Heck
Título: FONÉTICA E FONOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE SOBRE O TRABALHO COM A “CANÇÃO DO EXÍLIO”, DE GONÇALVES DIAS
Autores:
Adriana Paula Hoff
Kelly Cristina Heck Assunção
Clarice Braatz Schmidt
Título: MÚSICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Jessica Paula Vescovi
Título: GÊNERO TEXTUAL CARTA DO LEITOR E ENSINO DE FATORES DE TEXTUALIDADE
Autores:
Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Elisângela Redel
Título: Os Gêneros Digitais no Ensino De Língua Portuguesa
Autores:
Ana Claudia Mattje Ribeiro
Mayara Brambilla
Jussara Maria Jurach
Título: DEBRUÇAR-SE SOBRE A TEORIA E ENFRENTAR A REALIDADE DOCENTE: O LABELEA EM SUA PRIMEIRA OFICINA
Autores:
Adriana Paula Hoff
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder
Título: O ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM E O TEXTO LITERÁRIO
Autores:
Ivete Nichtervitz Adamy
Elisângela Redel
Título: UTILIZAÇÃO DE ORIGAMI NO ENSINO DE GÊNERO INSTRUCIONAL
Autores:
Ângela Raquel Ritt
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: PESQUISA-AÇÃO: TEATRO COM A OBRA “OS LUSÍADAS”
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Paulo Cezar Konzen
Título: RELAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ALEMÃ COM O ENSINO PELO APLICATIVO WHATSAPP
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Letícia Schach
Título: A POSSIBILIDADE DE PRAZER NA APRENDIZAGEM: uma interpretação da perspectiva psicanalítica freudiana, em diálogo com fundamentos da teoria piagetiana.
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Osnir Pereira Barbosa
Título: O FOLDER INFORMATIVO SOBRE AS VEGETAÇÕES DA AMÉRICA LATINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
Autores:
Nayra Caroline Steffen
Ariadne Silvia de Farias
Título: A CONTEXTUALIZAÇÃO E O ENSINO DE LITERATURA
Autores:
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Carolina Videira Cruz
Jessica Paula Vescovi
Título: A IMPORTÂNCIA DOS MAPAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores:
Nayra Caroline Steffen
Ariadne Silvia de Farias
Eliete Woitowicz
Título: O CONSUMISMO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA VISÃO SÓCIO-INTERACIONISTA
Autores:
Monique Santos da Silva
Clarice Braatz Schmidt
Título: Algumas considerações sobre a relação entre planejamento e prática docente
Autores:
Joici Lunara Hoss
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Maria Luiza Rodrigues Costa Oliveira
Jussara Maria Jurach
Título: O GÊNERO “BIOGRAPHY” NO ENSINO DE INGLÊS
Autores:
Mayara Brambilla
Marilda Carneiro Krüger
Nelza Mara Pallú
Título: O CONSUMISMO NO GÊNERO MUSICAL RAP
Autores:
Nicole Luana Rosa
Clarice Braatz Schmidt
Título: Estágio Supervisionado: Relato das Atividades Desenvolvidas
Autores:
Ana Claudia Mattje Ribeiro
Ângela Raquel Ritt
Cleriston Roberto dos Santos
Título: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE CONTEÚDOS DO ORIENTE MÉDIO E OCEANIA
Autores:
Elton Rene Diel de Col
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben
Título: A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores:
Alice Stenzel
Mirian Schröder
Título: O DESAFIO DA MEDIAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM CONTEXTO DE INDISCIPLINA
Autores:
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder
Título: A PRODUÇÃO DE CHARGES E TIRAS HUMORÍSTICAS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores:
Vanderson Rafael Müller Däpper
Alcimar Paulo Freisleben
Título: Viver e consumir, a relação entre a compreensão do gênero publicidade versus a produção
Autores:
Alana Aparecida de Souza Santos
Jessica Paula Vescovi
Título: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR CONTEÚDO DE CARÁTER POLÍTICO
Autores:
Denise Sayuri Enju
Jessica Paula Vescovi
Título: A UTILIZAÇÃO DA FONÉTICA E FONOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÃO DA CLAREZA DOS ESTUDOS
Autores:
Adeliana Elís Storti Ricce
Clarice Braatz Schmidt
Douglas Henrique Barella
Título: A RELEVÂNCIA DO USO DE ELEMENTOS CONCRETOS NAS AULAS DE LÍNGUA ALEMÃ
Autores:
Ivete Nichtervitz Adamy
Letícia Schach
Título: ARGUMENTAÇÃO: A RETÓRICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO
Autores:
Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Jussara Maria Jurach
Título: TEORIAS LINGUÍSTICAS: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA APROPRIAÇÃO NO/PARA O ENSINO
Autores:
Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Luciane Thomé Schröder
Título: A FLEXIBILIDADE NA EXECUÇÃO DOS PLANOS DE AULA
Autores:
Katia Luana Kosloski
Elisângela Redel
Título: A ABORDAGEM DE DOM CASMURRO À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO DE JAUSS: APROXIMANDO O ALUNO DO TEXTO LITERÁRIO
Autores:
Tatiane Horst
Elisângela Redel
Título: A CONTEMPLAÇÃO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO ALUNO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA
Autores:
Tatiane Horst
Angélica Froelinh Waldow
Letícia Schach
Título: A ARTE IMITA A VIDA: UMA REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DOS PERÍODOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Larissa de Campos Mascarello
Jessica Paula Vescovi
Título: FAMILY MEMBERS: O TRABALHO COM O LÉXICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Larissa de Campos Mascarello
Denise Sayuri Enju
Jessica Paula Vescovi
Título: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA LÚDICA: GÊNEROS TEXTUAIS EM CENA
Autores:
Diana Jeine da Silva
Paulo Cezar Konzen
Título: O ENSINO DE ESPANHOL NA AMÉRICA LATINA: Um estudo de caso
Autores:
Carolina Videira Cruz
Diana Milena Heck
Título: Indisciplina: uma exaustiva e desafiadora realidade docente
Autores:
Ana Claudia Vieira
Jussara Maria Jurach
Título: MEMÓRIA E HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO DESENHO ANIMADO PICA-PAU
Autores:
Carolina Videira Cruz
Luciane Thomé Schröder
Larissa de Campos Mascarello
Título: A atemporalidade da obra machadiana como ferramenta social e docente
Autores:
Ana Claudia Vieira
Jussara Maria Jurach
Título: LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O TEMA “ÁSIA”
Autores:
Caroline Ester Moellmann
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben
Título: UM BOM ENCAMINHAMENTO E SEU RESULTADO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE TECNOBIOGRAFIA
Autores:
Michele Bernadete Danelichen Gariani
Rafael Araújo Gariani
Jessica Paula Vescovi
Título: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO: NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores:
Diego do Carmo
Fábio Luiz Zanardi Coltro
Título: ABORDAGEM DE TEMAS TRANSVERSAIS NO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO BASEADO NO PROCEDIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA POR DOLZ E SCHNEUWLY EM UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA DE LINGUAGEM
Autores:
Victória Inês Linck
Elisângela Redel
Título: ANÁLISE DO ACERVO LITERÁRIO: O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores:
Diego do Carmo
Rosana Becker
Título: O GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO COM O TEMA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
Autores:
Patricia Kunz
Jussara Maria Jurach
Título: O JORNAL IMPRESSO COMO MATERIAL DE APOIO DURANTE O ESTÁGIO
Autores:
Patricia Kunz
Jussara Maria Jurach
Título: CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTEÚDOS SOBRE LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Ana Caroline Selzler
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben
Título: JÚRI SIMULADO DE PERSONAGEM DO CONTO “MORRE DESGRAÇADO”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Ana Gabriela dos Santos
Jussara Maria Jurach
Título: A DINÂMICA NO ENSINO DE LE: PRATICANDO TEORIAS
Autores:
Ana Gabriela dos Santos
Diana Milena Heck
Título: O COTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE SUA REPRESENTAÇÃO NO DESENHO ANIMADO SNOOPY
Autores:
Ana Gabriela dos Santos
Luciane Thomé Schröder
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO
Autores:
Vanessa Carla do Amaral
Denise Scolari Vieira
Título: O ENSINO DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: análise de livro didático
Autores:
Patrícia de Mello
Daniel Evandro Ullmann
Clarice Braatz Schmidt
Título: A EDUCAÇÃO NO CAMPO PODE INFLUENCIAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO RURAL? COMO?
Autores:
Ruti Rosane Pego dos Santos