ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES











Expediente

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS
DOCENTES


 


Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710


 


Anais do Colóquio de Práticas Docentes


 


 

Organizadoras


Clarice Braatz Schmidt Neukirchen


Denise Scolari Vieira


 




E-mail: letras.estagios@gmail.com

Apresentação

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710



III COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

 

UNIOESTE

 

Universidade Estadual do Oeste do
Paraná



Campus de Marechal
Cândido Rondon

 

O7 e 08 de dezembro de 2017

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

O III Colóquio de Práticas Docentes
será realizado de 07 a 08 de dezembro de 2017, objetivando oferecer aos
participantes do evento um espaço aberto para o diálogo envolvendo
profissionais da área de Letras, Educação e áreas afins, tendo em vista a
reflexão sobre práticas docentes. Além da palestra de abertura, o evento
contará com três minicursos e oficinas (ministrados na 2ª tarde do colóquio).
Na primeira tarde e na segunda noite do evento haverá espaço para a
apresentação de comunicações orais e exposição de painéis por acadêmicos de
graduação e pós-graduação, pois o principal objetivo do evento é fomentar
discussões e reflexões entre os profissionais que atuarão na área do ensino,
privilegiando, assim, o diálogo que tenha como ponto central a prática de
ensino.

 

 

 

07 de dezembro de 2017
(quinta-feira)

13h30 – Credenciamento,
inscrições para participação, recepção.

14h às 17h30 – Comunicações orais
simultâneas

19h - Credenciamento,
inscrições para participação, recepção.

19h10 - Apresentação cultural

19h30 - Abertura oficial do
evento e apresentação do docente conferencista

20h - Conferência

Conferencista: Prof. Me. Sandro Adriano
da Silva (UNESPAR/UFSC)

Título: De poesia e assombros.

Resumo: De poesia e assombros.
O que pode (ainda) a poesia como lugar de fala e escuta? Melancolia singular,
íntima, quase privada, reserva de sal sob a língua? O que pode o poema com seus
dons aprisionados? Libelo e afecto em tempos sombrios na fronteira infranqueável
da língua? A bênção do poema: bênção petrificada ou subversiva cena de leitura
– da outra palavra e da palavra do outro (outridade). Ato de interpretar,
lançar um olhar sobre o mundo como um museu movente diante do provisório, do
precário, do absurdo. Poesia a contrapelo – ato de resistência numa arqueologia
do sentido nunca traduzido em sua plenitude. O poema, o poema nunca é sempre
acidente ou epifania. O poema é presença. É ausência. Solidão infinita. Selo de
mistério. Nasce do silêncio. Mas é transgressão da quietude. Resiliência. Dor
poética é legado imantado de sentido. Poema: sutil degradê entre o declive das
chamas e o dossiê das cinzas.

 

08 de dezembro de 2017
(sexta-feira)

13h30 – Recepção

14h às 17h –  Oficinas e Minicursos

18h00 às 19h00 – Café com prosa e
exposição de pôsteres

19h15 às 22h50 – Comunicações orais
simultâneas.

 

INSCRIÇÕES PARA OUVINTES:

 

de 01 de novembro de 2017
a 06 de dezembro de 2017, via SGEv.

 

 

 

LOCAL

 

A palestra ocorrerá no Auditório
do PDE
, no campus de Marechal Cândido Rondon.

As oficinas, minicursos e
comunicações orais ocorrerão no Bloco de salas de aula de Letras.

 





Responsáveis Gerais

 

Profa. Ma. Clarice Braatz
Schmidt Neukirchen

Profa. Dra. Denise
Scolari Vieira

Acadêmica Aline Stenzel





 

CONTATO:

 

E-mail: clarice.neukirchen@unioeste.br

 

Telefone do
Colegiado de Letras:

(45) 3284-7845

Sumário

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: Prática de Ensino

Título: “PROFESSOR, HOJE NÃO VAI TER VÍDEO?”: AS POTENCIALIDADES DOS RECURSOS IMAGÉTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores:
Vanderson Rafael Müller Däpper
Eliete Woitowicz
Alcimar Paulo Freisleben

Título: O BINGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Natália Adriana Kelm
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: A LEITURA CRÍTICA E REFLEXIVA DE NOTÍCIAS PELO ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO NA ESCOLA
Autores:
Talita Luana Schweig
Jessica Paula Vescovi

Título: AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA
Autores:
Talita Luana Schweig
Jessica Paula Vescovi

Título: ONTEM E HOJE: A IMAGEM FEMININA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
Autores:
Keila Guedes Fernandes Peretto
Luciane Thomé Schröder

Título: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Márcia Elaini Luft
Jussara Maria Jurach

Título: LITERATURA E VESTIBULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Jeciely Ildefonso de Oliveira
Marla Klitzke Kreibich
Mirian Schröder

Título: O PLANEJAMENTO E PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES DINÂMICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Jéssica Diana Göttert
Daiana Cristina Lehr
Diana Milena Heck

Título: AS EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO COM A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Jéssica Diana Göttert
Daiana Cristina Lehr
Adriana da Cunha

Título: O TOQUE MÁGICO DO PICA-PAU: UMA ANÁLISE DE DISCURSO
Autores:
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Talita Luana Schweig
Luciane Thomé Schröder

Título: O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Jessica Paula Vescovi

Título: MONITORIA ACADÊMICA E OS DESAFIOS DA LICENCIATURA
Autores:
Aline Stenzel
Clarice Braatz Schmidt

Título: A CORREÇÃO TEXTUAL EM QUESTÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Aline Stenzel
Mirian Schröder

Título: UMA LEITURA GLOTOPOLÍTICA SOBRE A ESTANDARDIZAÇÃO DO ESPANHOL PENINSULAR
Autores:
Natielle Lopes da Costa
Denise Scolari Vieira

Título: REFLEXÕES SOBRE OS DISCURSOS IDEOLÓGICOS NO DESENHO “O INCRÍVEL MUNDO DE GUMBALL”
Autores:
Natielle Lopes da Costa
Luciane Thomé Schröder

Título: APROXIMAÇÃO DA REALIDADE DISCENTE: PRODUÇÃO DE FOTOGRAFIAS PARA O ENSINO DE LITERATURA
Autores:
Marina Jakovacz
Mirian Schröder

Título: REPLANEJAMENTO DE AULAS E ADEQUAÇÃO DE APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autores:
Marina Jakovacz
Jessica Paula Vescovi

Título: DISCURSO MIDIÁTICO EM PRODUÇÕES DE DESENHOS INFANTIS: UMA ANÁLISE
Autores:
Marina Jakovacz
Luciane Thomé Schröder

Título: A COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR DA UNIOESTE
Autores:
Alice Stenzel
Aline Stenzel
Mirian Schröder

Título: O GÊNERO ORAL E VALORES HUMANOS: UMA PRÁTICA A SER VIVENCIADA
Autores:
Lizandra Tatiani Vorpagel
Jessica Paula Vescovi

Título: METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, O CONTRASTE ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE.
Autores:
Cleriston Roberto dos Santos
Jussara Maria Jurach

Título: AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO TRADICIONAL E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Autores:
Natielle Lopes da Costa
Jessica Paula Vescovi

Título: NAS ENTRELINHAS DO BARROCO: UMA PERSPECTIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: A RELEVÂNCIA DO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Jessica Carolina Viebrantz
Denise Scolari Vieira

Título: ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Autores:
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Denise Scolari Vieira

Título: A ORALIDADE EM SALA DE AULA: TEORIA E PRÁTICA
Autores:
Adriana Paula Hoff
Cleidi Strenske
Ana Patricia Massing Fontanive
Mirian Schröder

Título: A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COM A MÚSICA “WHAT A WONDERFUL WORLD”
Autores:
Marcelo Cristiano Frank
Jessica Paula Vescovi

Título: CYBERBULLYING E O TRABALHO EM GRUPO COMO FORMA DE TROCA DE CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS
Autores:
Lara Goes de Paula
Adriana da Cunha

Título: PRINCESA MOANA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO
Autores:
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Luciane Thomé Schröder

Título: A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM AULAS COM DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Autores:
Jéssica da Costa Serra
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Jussara Maria Jurach

Título: DA GRAMÁTICA À ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA
Autores:
Andréia Schauren
Jussara Maria Jurach

Título: GÊNEROS EMERGENTES NA MÍDIA VIRTUAL E O ENSINO NA ESCOLA
Autores:
Andréia Schauren
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: PLANEJAMENTO E SELEÇÃO DE MATERIAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO EM LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Franciéli Aparecida Laufer
Diana Milena Heck

Título: TRABALHANDO O GÊNERO NOTÍCIA COM JORNAL IMPRESSO
Autores:
Rosecler Luciane Gust Much
Jussara Maria Jurach

Título: A VIVÊNCIA CULTURAL O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUTIVIDADE DOS ALUNOS COM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS
Autores:
Djuliane Caroline Rossetto
Jussara Maria Jurach

Título: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Alice Stenzel
Jessica Paula Vescovi

Título: A produção de Fanzines no Ambiente Escolar
Autores:
Angela Karina Schulz Pootz
Jussara Maria Jurach

Título: QUANDO O PROFESSOR/ESTAGIÁRIO APRENDE COM O ALUNO
Autores:
Gláucia Angélica Tepper
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
Autores:
Gláucia Angélica Tepper
Diana Milena Heck

Título: FONÉTICA E FONOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE SOBRE O TRABALHO COM A “CANÇÃO DO EXÍLIO”, DE GONÇALVES DIAS
Autores:
Adriana Paula Hoff
Kelly Cristina Heck Assunção
Clarice Braatz Schmidt

Título: MÚSICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Jessica Paula Vescovi

Título: GÊNERO TEXTUAL CARTA DO LEITOR E ENSINO DE FATORES DE TEXTUALIDADE
Autores:
Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Elisângela Redel

Título: Os Gêneros Digitais no Ensino De Língua Portuguesa
Autores:
Ana Claudia Mattje Ribeiro
Mayara Brambilla
Jussara Maria Jurach

Título: DEBRUÇAR-SE SOBRE A TEORIA E ENFRENTAR A REALIDADE DOCENTE: O LABELEA EM SUA PRIMEIRA OFICINA
Autores:
Adriana Paula Hoff
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder

Título: O ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM E O TEXTO LITERÁRIO
Autores:
Ivete Nichtervitz Adamy
Elisângela Redel

Título: UTILIZAÇÃO DE ORIGAMI NO ENSINO DE GÊNERO INSTRUCIONAL
Autores:
Ângela Raquel Ritt
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: PESQUISA-AÇÃO: TEATRO COM A OBRA “OS LUSÍADAS”
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Paulo Cezar Konzen

Título: RELAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ALEMÃ COM O ENSINO PELO APLICATIVO WHATSAPP
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Letícia Schach

Título: A POSSIBILIDADE DE PRAZER NA APRENDIZAGEM: uma interpretação da perspectiva psicanalítica freudiana, em diálogo com fundamentos da teoria piagetiana.
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Osnir Pereira Barbosa

Título: O FOLDER INFORMATIVO SOBRE AS VEGETAÇÕES DA AMÉRICA LATINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
Autores:
Nayra Caroline Steffen
Ariadne Silvia de Farias

Título: A CONTEXTUALIZAÇÃO E O ENSINO DE LITERATURA
Autores:
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Carolina Videira Cruz
Jessica Paula Vescovi

Título: A IMPORTÂNCIA DOS MAPAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores:
Nayra Caroline Steffen
Ariadne Silvia de Farias
Eliete Woitowicz

Título: O CONSUMISMO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA VISÃO SÓCIO-INTERACIONISTA
Autores:
Monique Santos da Silva
Clarice Braatz Schmidt

Título: Algumas considerações sobre a relação entre planejamento e prática docente
Autores:
Joici Lunara Hoss
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Maria Luiza Rodrigues Costa Oliveira
Jussara Maria Jurach

Título: O GÊNERO “BIOGRAPHY” NO ENSINO DE INGLÊS
Autores:
Mayara Brambilla
Marilda Carneiro Krüger
Nelza Mara Pallú

Título: O CONSUMISMO NO GÊNERO MUSICAL RAP
Autores:
Nicole Luana Rosa
Clarice Braatz Schmidt

Título: Estágio Supervisionado: Relato das Atividades Desenvolvidas
Autores:
Ana Claudia Mattje Ribeiro
Ângela Raquel Ritt
Cleriston Roberto dos Santos

Título: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE CONTEÚDOS DO ORIENTE MÉDIO E OCEANIA
Autores:
Elton Rene Diel de Col
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben

Título: A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores:
Alice Stenzel
Mirian Schröder

Título: O DESAFIO DA MEDIAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM CONTEXTO DE INDISCIPLINA
Autores:
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder

Título: A PRODUÇÃO DE CHARGES E TIRAS HUMORÍSTICAS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores:
Vanderson Rafael Müller Däpper
Alcimar Paulo Freisleben

Título: Viver e consumir, a relação entre a compreensão do gênero publicidade versus a produção
Autores:
Alana Aparecida de Souza Santos
Jessica Paula Vescovi

Título: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR CONTEÚDO DE CARÁTER POLÍTICO
Autores:
Denise Sayuri Enju
Jessica Paula Vescovi

Título: A UTILIZAÇÃO DA FONÉTICA E FONOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÃO DA CLAREZA DOS ESTUDOS
Autores:
Adeliana Elís Storti Ricce
Clarice Braatz Schmidt
Douglas Henrique Barella

Título: A RELEVÂNCIA DO USO DE ELEMENTOS CONCRETOS NAS AULAS DE LÍNGUA ALEMÃ
Autores:
Ivete Nichtervitz Adamy
Letícia Schach

Título: ARGUMENTAÇÃO: A RETÓRICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO
Autores:
Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Jussara Maria Jurach

Título: TEORIAS LINGUÍSTICAS: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA APROPRIAÇÃO NO/PARA O ENSINO
Autores:
Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Luciane Thomé Schröder

Título: A FLEXIBILIDADE NA EXECUÇÃO DOS PLANOS DE AULA
Autores:
Katia Luana Kosloski
Elisângela Redel

Título: A ABORDAGEM DE DOM CASMURRO À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO DE JAUSS: APROXIMANDO O ALUNO DO TEXTO LITERÁRIO
Autores:
Tatiane Horst
Elisângela Redel

Título: A CONTEMPLAÇÃO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO ALUNO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA
Autores:
Tatiane Horst
Angélica Froelinh Waldow
Letícia Schach

Título: A ARTE IMITA A VIDA: UMA REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DOS PERÍODOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Larissa de Campos Mascarello
Jessica Paula Vescovi

Título: FAMILY MEMBERS: O TRABALHO COM O LÉXICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Larissa de Campos Mascarello
Denise Sayuri Enju
Jessica Paula Vescovi

Título: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA LÚDICA: GÊNEROS TEXTUAIS EM CENA
Autores:
Diana Jeine da Silva
Paulo Cezar Konzen

Título: O ENSINO DE ESPANHOL NA AMÉRICA LATINA: Um estudo de caso
Autores:
Carolina Videira Cruz
Diana Milena Heck

Título: Indisciplina: uma exaustiva e desafiadora realidade docente
Autores:
Ana Claudia Vieira
Jussara Maria Jurach

Título: MEMÓRIA E HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO DESENHO ANIMADO PICA-PAU
Autores:
Carolina Videira Cruz
Luciane Thomé Schröder
Larissa de Campos Mascarello

Título: A atemporalidade da obra machadiana como ferramenta social e docente
Autores:
Ana Claudia Vieira
Jussara Maria Jurach

Título: LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O TEMA “ÁSIA”
Autores:
Caroline Ester Moellmann
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben

Título: UM BOM ENCAMINHAMENTO E SEU RESULTADO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE TECNOBIOGRAFIA
Autores:
Michele Bernadete Danelichen Gariani
Rafael Araújo Gariani
Jessica Paula Vescovi

Título: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO: NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores:
Diego do Carmo
Fábio Luiz Zanardi Coltro

Título: ABORDAGEM DE TEMAS TRANSVERSAIS NO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO BASEADO NO PROCEDIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA POR DOLZ E SCHNEUWLY EM UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA DE LINGUAGEM
Autores:
Victória Inês Linck
Elisângela Redel

Título: ANÁLISE DO ACERVO LITERÁRIO: O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores:
Diego do Carmo
Rosana Becker

Título: O GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO COM O TEMA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
Autores:
Patricia Kunz
Jussara Maria Jurach

Título: O JORNAL IMPRESSO COMO MATERIAL DE APOIO DURANTE O ESTÁGIO
Autores:
Patricia Kunz
Jussara Maria Jurach

Título: CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTEÚDOS SOBRE LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Ana Caroline Selzler
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben

Título: JÚRI SIMULADO DE PERSONAGEM DO CONTO “MORRE DESGRAÇADO”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Ana Gabriela dos Santos
Jussara Maria Jurach

Título: A DINÂMICA NO ENSINO DE LE: PRATICANDO TEORIAS
Autores:
Ana Gabriela dos Santos
Diana Milena Heck

Título: O COTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE SUA REPRESENTAÇÃO NO DESENHO ANIMADO SNOOPY
Autores:
Ana Gabriela dos Santos
Luciane Thomé Schröder

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO
Autores:
Vanessa Carla do Amaral
Denise Scolari Vieira

Título: O ENSINO DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: análise de livro didático
Autores:
Patrícia de Mello
Daniel Evandro Ullmann
Clarice Braatz Schmidt

Título: A EDUCAÇÃO NO CAMPO PODE INFLUENCIAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO RURAL? COMO?
Autores:
Ruti Rosane Pego dos Santos


Normas e Modelos para Trabalhos

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710


Modelo Resumo
Modelo Resumo Expandido
Modelo de Pôster



Corpo Editorial

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710


Comissão organizado
Clarice Braatz Schmidt
Denise Scolari Vieira
Aline Stenzel
Elisângela Redel
Ellen Mariany da Silva Dias
Diana Milena Heck
Jussara Maria Jurach
Mirian Schröder
Rita Maria Decarli Bottega
Clarice Cristina Corbari
Nelza Mara Pallú
Adriana da Cunha
Osnir Pereira Barbosa
João Carlos Cattelan
Luciane Thomé Schröder
Márcia Sipavicius Seide
Letícia Schach
Jessica Paula Vescovi
Paulo Cezar Konzen
Monique Santos da Silva

Endereço e Contato

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710

Promotor: Colegiado de Letras - Campus de Marechal Cândido Rondon

E-mail do Evento: clarice.neukirchen@unioeste.br

Coordenador do Evento: Clarice Braatz Schmidt

Local: Auditório 2
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon - PR
Rua Pernambuco, 1777 - Marechal Cândido Rondon - Paraná Bloco IV - Salas de aula - Letras
Rua Pernambuco, 1777 - UNIOESTE - Câmpus de Marechal Cândido RondonRua Pernambuco

Artigos

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: Prática de Ensino
Título: “PROFESSOR, HOJE NÃO VAI TER VÍDEO?”: AS POTENCIALIDADES DOS RECURSOS IMAGÉTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA



Autor(es):
Vanderson Rafael Müller Däpper
Eliete Woitowicz
Alcimar Paulo Freisleben
Título: O BINGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Natália Adriana Kelm
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A LEITURA CRÍTICA E REFLEXIVA DE NOTÍCIAS PELO ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO NA ESCOLA



Autor(es):
Talita Luana Schweig
Jessica Paula Vescovi
Título: AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA



Autor(es):
Talita Luana Schweig
Jessica Paula Vescovi
Título: ONTEM E HOJE: A IMAGEM FEMININA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS



Autor(es):
Keila Guedes Fernandes Peretto
Luciane Thomé Schröder
Título: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Márcia Elaini Luft
Jussara Maria Jurach
Título: LITERATURA E VESTIBULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Jeciely Ildefonso de Oliveira
Marla Klitzke Kreibich
Mirian Schröder
Título: O PLANEJAMENTO E PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES DINÂMICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA



Autor(es):
Jéssica Diana Göttert
Daiana Cristina Lehr
Diana Milena Heck
Título: AS EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO COM A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Jéssica Diana Göttert
Daiana Cristina Lehr
Adriana da Cunha
Título: O TOQUE MÁGICO DO PICA-PAU: UMA ANÁLISE DE DISCURSO



Autor(es):
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Talita Luana Schweig
Luciane Thomé Schröder
Título: O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Jessica Paula Vescovi
Título: MONITORIA ACADÊMICA E OS DESAFIOS DA LICENCIATURA



Autor(es):
Aline Stenzel
Clarice Braatz Schmidt
Título: A CORREÇÃO TEXTUAL EM QUESTÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Aline Stenzel
Mirian Schröder
Título: UMA LEITURA GLOTOPOLÍTICA SOBRE A ESTANDARDIZAÇÃO DO ESPANHOL PENINSULAR



Autor(es):
Natielle Lopes da Costa
Denise Scolari Vieira
Título: REFLEXÕES SOBRE OS DISCURSOS IDEOLÓGICOS NO DESENHO “O INCRÍVEL MUNDO DE GUMBALL”



Autor(es):
Natielle Lopes da Costa
Luciane Thomé Schröder
Título: APROXIMAÇÃO DA REALIDADE DISCENTE: PRODUÇÃO DE FOTOGRAFIAS PARA O ENSINO DE LITERATURA



Autor(es):
Marina Jakovacz
Mirian Schröder
Título: REPLANEJAMENTO DE AULAS E ADEQUAÇÃO DE APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA



Autor(es):
Marina Jakovacz
Jessica Paula Vescovi
Título: DISCURSO MIDIÁTICO EM PRODUÇÕES DE DESENHOS INFANTIS: UMA ANÁLISE



Autor(es):
Marina Jakovacz
Luciane Thomé Schröder
Título: A COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR DA UNIOESTE



Autor(es):
Alice Stenzel
Aline Stenzel
Mirian Schröder
Título: O GÊNERO ORAL E VALORES HUMANOS: UMA PRÁTICA A SER VIVENCIADA



Autor(es):
Lizandra Tatiani Vorpagel
Jessica Paula Vescovi
Título: METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, O CONTRASTE ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE.



Autor(es):
Cleriston Roberto dos Santos
Jussara Maria Jurach
Título: AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO TRADICIONAL E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO



Autor(es):
Natielle Lopes da Costa
Jessica Paula Vescovi
Título: NAS ENTRELINHAS DO BARROCO: UMA PERSPECTIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A RELEVÂNCIA DO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA



Autor(es):
Jessica Carolina Viebrantz
Denise Scolari Vieira
Título: ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS



Autor(es):
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Denise Scolari Vieira
Título: A ORALIDADE EM SALA DE AULA: TEORIA E PRÁTICA



Autor(es):
Adriana Paula Hoff
Cleidi Strenske
Ana Patricia Massing Fontanive
Mirian Schröder
Título: A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COM A MÚSICA “WHAT A WONDERFUL WORLD”



Autor(es):
Marcelo Cristiano Frank
Jessica Paula Vescovi
Título: CYBERBULLYING E O TRABALHO EM GRUPO COMO FORMA DE TROCA DE CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS



Autor(es):
Lara Goes de Paula
Adriana da Cunha
Título: PRINCESA MOANA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO



Autor(es):
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Luciane Thomé Schröder
Título: A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM AULAS COM DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS



Autor(es):
Jéssica da Costa Serra
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Jussara Maria Jurach
Título: DA GRAMÁTICA À ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA



Autor(es):
Andréia Schauren
Jussara Maria Jurach
Título: GÊNEROS EMERGENTES NA MÍDIA VIRTUAL E O ENSINO NA ESCOLA



Autor(es):
Andréia Schauren
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: PLANEJAMENTO E SELEÇÃO DE MATERIAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO EM LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Franciéli Aparecida Laufer
Diana Milena Heck
Título: TRABALHANDO O GÊNERO NOTÍCIA COM JORNAL IMPRESSO



Autor(es):
Rosecler Luciane Gust Much
Jussara Maria Jurach
Título: A VIVÊNCIA CULTURAL O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUTIVIDADE DOS ALUNOS COM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS



Autor(es):
Djuliane Caroline Rossetto
Jussara Maria Jurach
Título: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Alice Stenzel
Jessica Paula Vescovi
Título: A produção de Fanzines no Ambiente Escolar



Autor(es):
Angela Karina Schulz Pootz
Jussara Maria Jurach
Título: QUANDO O PROFESSOR/ESTAGIÁRIO APRENDE COM O ALUNO



Autor(es):
Gláucia Angélica Tepper
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA



Autor(es):
Gláucia Angélica Tepper
Diana Milena Heck
Título: FONÉTICA E FONOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE SOBRE O TRABALHO COM A “CANÇÃO DO EXÍLIO”, DE GONÇALVES DIAS



Autor(es):
Adriana Paula Hoff
Kelly Cristina Heck Assunção
Clarice Braatz Schmidt
Título: MÚSICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Jessica Paula Vescovi
Título: GÊNERO TEXTUAL CARTA DO LEITOR E ENSINO DE FATORES DE TEXTUALIDADE



Autor(es):
Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Elisângela Redel
Título: Os Gêneros Digitais no Ensino De Língua Portuguesa



Autor(es):
Ana Claudia Mattje Ribeiro
Mayara Brambilla
Jussara Maria Jurach
Título: DEBRUÇAR-SE SOBRE A TEORIA E ENFRENTAR A REALIDADE DOCENTE: O LABELEA EM SUA PRIMEIRA OFICINA



Autor(es):
Adriana Paula Hoff
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder
Título: O ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM E O TEXTO LITERÁRIO



Autor(es):
Ivete Nichtervitz Adamy
Elisângela Redel
Título: UTILIZAÇÃO DE ORIGAMI NO ENSINO DE GÊNERO INSTRUCIONAL



Autor(es):
Ângela Raquel Ritt
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: PESQUISA-AÇÃO: TEATRO COM A OBRA “OS LUSÍADAS”



Autor(es):
Vanessa Luana Schmitt
Paulo Cezar Konzen
Título: RELAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ALEMÃ COM O ENSINO PELO APLICATIVO WHATSAPP



Autor(es):
Vanessa Luana Schmitt
Letícia Schach
Título: A POSSIBILIDADE DE PRAZER NA APRENDIZAGEM: uma interpretação da perspectiva psicanalítica freudiana, em diálogo com fundamentos da teoria piagetiana.



Autor(es):
Vanessa Luana Schmitt
Osnir Pereira Barbosa
Título: O FOLDER INFORMATIVO SOBRE AS VEGETAÇÕES DA AMÉRICA LATINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA



Autor(es):
Nayra Caroline Steffen
Ariadne Silvia de Farias
Título: A CONTEXTUALIZAÇÃO E O ENSINO DE LITERATURA



Autor(es):
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Carolina Videira Cruz
Jessica Paula Vescovi
Título: A IMPORTÂNCIA DOS MAPAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA



Autor(es):
Nayra Caroline Steffen
Ariadne Silvia de Farias
Eliete Woitowicz
Título: O CONSUMISMO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA VISÃO SÓCIO-INTERACIONISTA



Autor(es):
Monique Santos da Silva
Clarice Braatz Schmidt
Título: Algumas considerações sobre a relação entre planejamento e prática docente



Autor(es):
Joici Lunara Hoss
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Maria Luiza Rodrigues Costa Oliveira
Jussara Maria Jurach
Título: O GÊNERO “BIOGRAPHY” NO ENSINO DE INGLÊS



Autor(es):
Mayara Brambilla
Marilda Carneiro Krüger
Nelza Mara Pallú
Título: O CONSUMISMO NO GÊNERO MUSICAL RAP



Autor(es):
Nicole Luana Rosa
Clarice Braatz Schmidt
Título: Estágio Supervisionado: Relato das Atividades Desenvolvidas



Autor(es):
Ana Claudia Mattje Ribeiro
Ângela Raquel Ritt
Cleriston Roberto dos Santos
Título: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE CONTEÚDOS DO ORIENTE MÉDIO E OCEANIA



Autor(es):
Elton Rene Diel de Col
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben
Título: A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM



Autor(es):
Alice Stenzel
Mirian Schröder
Título: O DESAFIO DA MEDIAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM CONTEXTO DE INDISCIPLINA



Autor(es):
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder
Título: A PRODUÇÃO DE CHARGES E TIRAS HUMORÍSTICAS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA



Autor(es):
Vanderson Rafael Müller Däpper
Alcimar Paulo Freisleben
Título: Viver e consumir, a relação entre a compreensão do gênero publicidade versus a produção



Autor(es):
Alana Aparecida de Souza Santos
Jessica Paula Vescovi
Título: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR CONTEÚDO DE CARÁTER POLÍTICO



Autor(es):
Denise Sayuri Enju
Jessica Paula Vescovi
Título: A UTILIZAÇÃO DA FONÉTICA E FONOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÃO DA CLAREZA DOS ESTUDOS



Autor(es):
Adeliana Elís Storti Ricce
Clarice Braatz Schmidt
Douglas Henrique Barella
Título: A RELEVÂNCIA DO USO DE ELEMENTOS CONCRETOS NAS AULAS DE LÍNGUA ALEMÃ



Autor(es):
Ivete Nichtervitz Adamy
Letícia Schach
Título: ARGUMENTAÇÃO: A RETÓRICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO



Autor(es):
Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Jussara Maria Jurach
Título: TEORIAS LINGUÍSTICAS: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA APROPRIAÇÃO NO/PARA O ENSINO



Autor(es):
Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Luciane Thomé Schröder
Título: A FLEXIBILIDADE NA EXECUÇÃO DOS PLANOS DE AULA



Autor(es):
Katia Luana Kosloski
Elisângela Redel
Título: A ABORDAGEM DE DOM CASMURRO À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO DE JAUSS: APROXIMANDO O ALUNO DO TEXTO LITERÁRIO



Autor(es):
Tatiane Horst
Elisângela Redel
Título: A CONTEMPLAÇÃO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO ALUNO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA



Autor(es):
Tatiane Horst
Angélica Froelinh Waldow
Letícia Schach
Título: A ARTE IMITA A VIDA: UMA REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DOS PERÍODOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA



Autor(es):
Larissa de Campos Mascarello
Jessica Paula Vescovi
Título: FAMILY MEMBERS: O TRABALHO COM O LÉXICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Larissa de Campos Mascarello
Denise Sayuri Enju
Jessica Paula Vescovi
Título: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA LÚDICA: GÊNEROS TEXTUAIS EM CENA



Autor(es):
Diana Jeine da Silva
Paulo Cezar Konzen
Título: O ENSINO DE ESPANHOL NA AMÉRICA LATINA: Um estudo de caso



Autor(es):
Carolina Videira Cruz
Diana Milena Heck
Título: Indisciplina: uma exaustiva e desafiadora realidade docente



Autor(es):
Ana Claudia Vieira
Jussara Maria Jurach
Título: MEMÓRIA E HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO DESENHO ANIMADO PICA-PAU



Autor(es):
Carolina Videira Cruz
Luciane Thomé Schröder
Larissa de Campos Mascarello
Título: A atemporalidade da obra machadiana como ferramenta social e docente



Autor(es):
Ana Claudia Vieira
Jussara Maria Jurach
Título: LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O TEMA “ÁSIA”



Autor(es):
Caroline Ester Moellmann
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben
Título: UM BOM ENCAMINHAMENTO E SEU RESULTADO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE TECNOBIOGRAFIA



Autor(es):
Michele Bernadete Danelichen Gariani
Rafael Araújo Gariani
Jessica Paula Vescovi
Título: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO: NO ENSINO DE GEOGRAFIA



Autor(es):
Diego do Carmo
Fábio Luiz Zanardi Coltro
Título: ABORDAGEM DE TEMAS TRANSVERSAIS NO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO BASEADO NO PROCEDIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA POR DOLZ E SCHNEUWLY EM UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA DE LINGUAGEM



Autor(es):
Victória Inês Linck
Elisângela Redel
Título: ANÁLISE DO ACERVO LITERÁRIO: O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM



Autor(es):
Diego do Carmo
Rosana Becker
Título: O GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO COM O TEMA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS



Autor(es):
Patricia Kunz
Jussara Maria Jurach
Título: O JORNAL IMPRESSO COMO MATERIAL DE APOIO DURANTE O ESTÁGIO



Autor(es):
Patricia Kunz
Jussara Maria Jurach
Título: CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTEÚDOS SOBRE LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Ana Caroline Selzler
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben
Título: JÚRI SIMULADO DE PERSONAGEM DO CONTO “MORRE DESGRAÇADO”: RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Ana Gabriela dos Santos
Jussara Maria Jurach
Título: A DINÂMICA NO ENSINO DE LE: PRATICANDO TEORIAS



Autor(es):
Ana Gabriela dos Santos
Diana Milena Heck
Título: O COTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE SUA REPRESENTAÇÃO NO DESENHO ANIMADO SNOOPY



Autor(es):
Ana Gabriela dos Santos
Luciane Thomé Schröder
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO



Autor(es):
Vanessa Carla do Amaral
Denise Scolari Vieira
Título: O ENSINO DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: análise de livro didático



Autor(es):
Patrícia de Mello
Daniel Evandro Ullmann
Clarice Braatz Schmidt
Título: A EDUCAÇÃO NO CAMPO PODE INFLUENCIAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO RURAL? COMO?



Autor(es):
Ruti Rosane Pego dos Santos

Edições

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710

https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/coloquiomcr/anais