ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES











Expediente

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 /ISSN: 2526-4710
/ISBN:

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS
DOCENTES


 


Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710


 


Anais do Colóquio de Práticas Docentes


 


 

Organizadoras


Clarice Braatz Schmidt Neukirchen


Denise Scolari Vieira


 




E-mail: letras.estagios@gmail.com

Ficha Catalográfica

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 /ISSN: 2526-4710
/ISBN:

Apresentação

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710
/ ISBN:

Sumário

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 /ISSN: 2526-4710
/ISBN:
Área de conhecimento: Prática de Ensino

Título: “PROFESSOR, HOJE NÃO VAI TER VÍDEO?”: AS POTENCIALIDADES DOS RECURSOS IMAGÉTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores:
Vanderson Rafael Müller Däpper
Eliete Woitowicz
Alcimar Paulo Freisleben

Título: A ABORDAGEM DE DOM CASMURRO À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO DE JAUSS: APROXIMANDO O ALUNO DO TEXTO LITERÁRIO
Autores:
Tatiane Horst
Elisângela Redel

Título: A ARTE IMITA A VIDA: UMA REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DOS PERÍODOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Larissa de Campos Mascarello
Jessica Paula Vescovi

Título: A atemporalidade da obra machadiana como ferramenta social e docente
Autores:
Ana Claudia Vieira
Jussara Maria Jurach

Título: A COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR DA UNIOESTE
Autores:
Alice Stenzel
Aline Stenzel
Mirian Schröder

Título: A CONTEMPLAÇÃO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO ALUNO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA
Autores:
Tatiane Horst
Angélica Froelinh Waldow
Letícia Schach

Título: A CONTEXTUALIZAÇÃO E O ENSINO DE LITERATURA
Autores:
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Carolina Videira Cruz
Jessica Paula Vescovi

Título: A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
Autores:
Gláucia Angélica Tepper
Diana Milena Heck

Título: A CORREÇÃO TEXTUAL EM QUESTÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Aline Stenzel
Mirian Schröder

Título: A DINÂMICA NO ENSINO DE LE: PRATICANDO TEORIAS
Autores:
Ana Gabriela dos Santos
Diana Milena Heck

Título: A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COM A MÚSICA “WHAT A WONDERFUL WORLD”
Autores:
Marcelo Cristiano Frank
Jessica Paula Vescovi

Título: A EDUCAÇÃO NO CAMPO PODE INFLUENCIAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO RURAL? COMO?
Autores:
Ruti Rosane Pego dos Santos

Título: A FLEXIBILIDADE NA EXECUÇÃO DOS PLANOS DE AULA
Autores:
Katia Luana Kosloski
Elisângela Redel

Título: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Maria Luiza Rodrigues Costa Oliveira
Jussara Maria Jurach

Título: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR CONTEÚDO DE CARÁTER POLÍTICO
Autores:
Denise Sayuri Enju
Jessica Paula Vescovi

Título: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Alice Stenzel
Jessica Paula Vescovi

Título: A IMPORTÂNCIA DOS MAPAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores:
Nayra Caroline Steffen
Ariadne Silvia de Farias
Eliete Woitowicz

Título: A LEITURA CRÍTICA E REFLEXIVA DE NOTÍCIAS PELO ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO NA ESCOLA
Autores:
Talita Luana Schweig
Jessica Paula Vescovi

Título: A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores:
Alice Stenzel
Mirian Schröder

Título: A ORALIDADE EM SALA DE AULA: TEORIA E PRÁTICA
Autores:
Adriana Paula Hoff
Cleidi Strenske
Ana Patricia Massing Fontanive
Mirian Schröder

Título: A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM AULAS COM DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Autores:
Jéssica da Costa Serra
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Jussara Maria Jurach

Título: A POSSIBILIDADE DE PRAZER NA APRENDIZAGEM: uma interpretação da perspectiva psicanalítica freudiana, em diálogo com fundamentos da teoria piagetiana.
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Osnir Pereira Barbosa

Título: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA LÚDICA: GÊNEROS TEXTUAIS EM CENA
Autores:
Diana Jeine da Silva
Paulo Cezar Konzen

Título: A PRODUÇÃO DE CHARGES E TIRAS HUMORÍSTICAS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores:
Vanderson Rafael Müller Däpper
Alcimar Paulo Freisleben

Título: A produção de Fanzines no Ambiente Escolar
Autores:
Angela Karina Schulz Pootz
Jussara Maria Jurach

Título: A RELEVÂNCIA DO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Jessica Carolina Viebrantz
Denise Scolari Vieira

Título: A RELEVÂNCIA DO USO DE ELEMENTOS CONCRETOS NAS AULAS DE LÍNGUA ALEMÃ
Autores:
Ivete Nichtervitz Adamy
Letícia Schach

Título: A UTILIZAÇÃO DA FONÉTICA E FONOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÃO DA CLAREZA DOS ESTUDOS
Autores:
Adeliana Elís Storti Ricce
Clarice Braatz Schmidt
Douglas Henrique Barella

Título: A VIVÊNCIA CULTURAL O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUTIVIDADE DOS ALUNOS COM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS
Autores:
Djuliane Caroline Rossetto
Jussara Maria Jurach

Título: ABORDAGEM DE TEMAS TRANSVERSAIS NO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO BASEADO NO PROCEDIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA POR DOLZ E SCHNEUWLY EM UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA DE LINGUAGEM
Autores:
Victória Inês Linck
Elisângela Redel

Título: Algumas considerações sobre a relação entre planejamento e prática docente
Autores:
Joici Lunara Hoss
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE CONTEÚDOS DO ORIENTE MÉDIO E OCEANIA
Autores:
Elton Rene Diel de Col
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben

Título: ANÁLISE DO ACERVO LITERÁRIO: O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores:
Diego do Carmo
Rosana Becker

Título: APROXIMAÇÃO DA REALIDADE DISCENTE: PRODUÇÃO DE FOTOGRAFIAS PARA O ENSINO DE LITERATURA
Autores:
Marina Jakovacz
Mirian Schröder

Título: ARGUMENTAÇÃO: A RETÓRICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO
Autores:
Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Jussara Maria Jurach

Título: AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA
Autores:
Talita Luana Schweig
Jessica Paula Vescovi

Título: AS EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO COM A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Jéssica Diana Göttert
Daiana Cristina Lehr
Adriana da Cunha

Título: AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO TRADICIONAL E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO
Autores:
Natielle Lopes da Costa
Jessica Paula Vescovi

Título: CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTEÚDOS SOBRE LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Ana Caroline Selzler
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben

Título: CYBERBULLYING E O TRABALHO EM GRUPO COMO FORMA DE TROCA DE CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS
Autores:
Lara Goes de Paula
Adriana da Cunha

Título: DA GRAMÁTICA À ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA
Autores:
Andréia Schauren
Jussara Maria Jurach

Título: DEBRUÇAR-SE SOBRE A TEORIA E ENFRENTAR A REALIDADE DOCENTE: O LABELEA EM SUA PRIMEIRA OFICINA
Autores:
Adriana Paula Hoff
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder

Título: DISCURSO MIDIÁTICO EM PRODUÇÕES DE DESENHOS INFANTIS: UMA ANÁLISE
Autores:
Marina Jakovacz
Luciane Thomé Schröder

Título: ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Autores:
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Denise Scolari Vieira

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO
Autores:
Vanessa Carla do Amaral
Denise Scolari Vieira

Título: Estágio Supervisionado: Relato das Atividades Desenvolvidas
Autores:
Ana Claudia Mattje Ribeiro
Ângela Raquel Ritt
Cleriston Roberto dos Santos

Título: FAMILY MEMBERS: O TRABALHO COM O LÉXICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Larissa de Campos Mascarello
Denise Sayuri Enju
Jessica Paula Vescovi

Título: FONÉTICA E FONOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE SOBRE O TRABALHO COM A “CANÇÃO DO EXÍLIO”, DE GONÇALVES DIAS
Autores:
Adriana Paula Hoff
Kelly Cristina Heck Assunção
Clarice Braatz Schmidt

Título: GÊNERO TEXTUAL CARTA DO LEITOR E ENSINO DE FATORES DE TEXTUALIDADE
Autores:
Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Elisângela Redel

Título: GÊNEROS EMERGENTES NA MÍDIA VIRTUAL E O ENSINO NA ESCOLA
Autores:
Andréia Schauren
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: Indisciplina: uma exaustiva e desafiadora realidade docente
Autores:
Ana Claudia Vieira
Jussara Maria Jurach

Título: JÚRI SIMULADO DE PERSONAGEM DO CONTO “MORRE DESGRAÇADO”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Ana Gabriela dos Santos
Jussara Maria Jurach

Título: LITERATURA E VESTIBULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Jeciely Ildefonso de Oliveira
Marla Klitzke Kreibich
Mirian Schröder

Título: LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O TEMA “ÁSIA”
Autores:
Caroline Ester Moellmann
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben

Título: MEMÓRIA E HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO DESENHO ANIMADO PICA-PAU
Autores:
Carolina Videira Cruz
Luciane Thomé Schröder
Larissa de Campos Mascarello

Título: METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, O CONTRASTE ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE.
Autores:
Cleriston Roberto dos Santos
Jussara Maria Jurach

Título: MONITORIA ACADÊMICA E OS DESAFIOS DA LICENCIATURA
Autores:
Aline Stenzel
Clarice Braatz Schmidt

Título: MÚSICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Jessica Paula Vescovi

Título: NAS ENTRELINHAS DO BARROCO: UMA PERSPECTIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: O BINGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Natália Adriana Kelm
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: O CONSUMISMO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA VISÃO SÓCIO-INTERACIONISTA
Autores:
Monique Santos da Silva
Clarice Braatz Schmidt

Título: O CONSUMISMO NO GÊNERO MUSICAL RAP
Autores:
Nicole Luana Rosa
Clarice Braatz Schmidt

Título: O COTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE SUA REPRESENTAÇÃO NO DESENHO ANIMADO SNOOPY
Autores:
Ana Gabriela dos Santos
Luciane Thomé Schröder

Título: O DESAFIO DA MEDIAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM CONTEXTO DE INDISCIPLINA
Autores:
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder

Título: O ENSINO DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: análise de livro didático
Autores:
Patrícia de Mello
Daniel Evandro Ullmann
Clarice Braatz Schmidt

Título: O ENSINO DE ESPANHOL NA AMÉRICA LATINA: Um estudo de caso
Autores:
Carolina Videira Cruz
Diana Milena Heck

Título: O ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM E O TEXTO LITERÁRIO
Autores:
Ivete Nichtervitz Adamy
Elisângela Redel

Título: O FOLDER INFORMATIVO SOBRE AS VEGETAÇÕES DA AMÉRICA LATINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
Autores:
Nayra Caroline Steffen
Ariadne Silvia de Farias

Título: O GÊNERO “BIOGRAPHY” NO ENSINO DE INGLÊS
Autores:
Mayara Brambilla
Marilda Carneiro Krüger
Nelza Mara Pallú

Título: O GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO COM O TEMA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
Autores:
Patricia Kunz
Jussara Maria Jurach

Título: O GÊNERO ORAL E VALORES HUMANOS: UMA PRÁTICA A SER VIVENCIADA
Autores:
Lizandra Tatiani Vorpagel
Jessica Paula Vescovi

Título: O JORNAL IMPRESSO COMO MATERIAL DE APOIO DURANTE O ESTÁGIO
Autores:
Patricia Kunz
Jussara Maria Jurach

Título: O PLANEJAMENTO E PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES DINÂMICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Jéssica Diana Göttert
Daiana Cristina Lehr
Diana Milena Heck

Título: O TOQUE MÁGICO DO PICA-PAU: UMA ANÁLISE DE DISCURSO
Autores:
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Talita Luana Schweig
Luciane Thomé Schröder

Título: O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Jessica Paula Vescovi

Título: ONTEM E HOJE: A IMAGEM FEMININA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
Autores:
Keila Guedes Fernandes Peretto
Luciane Thomé Schröder

Título: Os Gêneros Digitais no Ensino De Língua Portuguesa
Autores:
Ana Claudia Mattje Ribeiro
Mayara Brambilla
Jussara Maria Jurach

Título: PESQUISA-AÇÃO: TEATRO COM A OBRA “OS LUSÍADAS”
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Paulo Cezar Konzen

Título: PLANEJAMENTO E SELEÇÃO DE MATERIAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO EM LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Franciéli Aparecida Laufer
Diana Milena Heck

Título: PRINCESA MOANA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO
Autores:
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Luciane Thomé Schröder

Título: QUANDO O PROFESSOR/ESTAGIÁRIO APRENDE COM O ALUNO
Autores:
Gláucia Angélica Tepper
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: REFLEXÕES SOBRE OS DISCURSOS IDEOLÓGICOS NO DESENHO “O INCRÍVEL MUNDO DE GUMBALL”
Autores:
Natielle Lopes da Costa
Luciane Thomé Schröder

Título: RELAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ALEMÃ COM O ENSINO PELO APLICATIVO WHATSAPP
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Letícia Schach

Título: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Márcia Elaini Luft
Jussara Maria Jurach

Título: REPLANEJAMENTO DE AULAS E ADEQUAÇÃO DE APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autores:
Marina Jakovacz
Jessica Paula Vescovi

Título: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO: NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autores:
Diego do Carmo
Fábio Luiz Zanardi Coltro

Título: TEORIAS LINGUÍSTICAS: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA APROPRIAÇÃO NO/PARA O ENSINO
Autores:
Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Luciane Thomé Schröder

Título: TRABALHANDO O GÊNERO NOTÍCIA COM JORNAL IMPRESSO
Autores:
Rosecler Luciane Gust Much
Jussara Maria Jurach

Título: UM BOM ENCAMINHAMENTO E SEU RESULTADO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE TECNOBIOGRAFIA
Autores:
Michele Bernadete Danelichen Gariani
Rafael Araújo Gariani
Jessica Paula Vescovi

Título: UMA LEITURA GLOTOPOLÍTICA SOBRE A ESTANDARDIZAÇÃO DO ESPANHOL PENINSULAR
Autores:
Natielle Lopes da Costa
Denise Scolari Vieira

Título: UTILIZAÇÃO DE ORIGAMI NO ENSINO DE GÊNERO INSTRUCIONAL
Autores:
Ângela Raquel Ritt
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: Viver e consumir, a relação entre a compreensão do gênero publicidade versus a produção
Autores:
Alana Aparecida de Souza Santos
Jessica Paula Vescovi


Normas e Modelos para Trabalhos

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710
/ ISBN:


Modelo Resumo
Modelo Resumo Expandido
Modelo de Pôster



Corpo Editorial

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710
/ ISBN:


Comissão organizado
Clarice Braatz Schmidt
Denise Scolari Vieira
Aline Stenzel
Elisângela Redel
Ellen Mariany da Silva Dias
Diana Milena Heck
Jussara Maria Jurach
Mirian Schröder
Rita Maria Decarli Bottega
Clarice Cristina Corbari
Nelza Mara Pallú
Adriana da Cunha
Osnir Pereira Barbosa
João Carlos Cattelan
Luciane Thomé Schröder
Márcia Sipavicius Seide
Letícia Schach
Jessica Paula Vescovi
Paulo Cezar Konzen
Monique Santos da Silva

Endereço e Contato

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710
/ ISBN:

Promotor: Colegiado de Letras - Campus de Marechal Cândido Rondon

E-mail do Evento: clarice.neukirchen@unioeste.br

Coordenador do Evento: Clarice Braatz Schmidt

Local: Auditório 2
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon - PR
Rua Pernambuco, 1777 - Marechal Cândido Rondon - Paraná Bloco IV - Salas de aula - Letras
Rua Pernambuco, 1777 - UNIOESTE - Câmpus de Marechal Cândido RondonRua Pernambuco

Artigos

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710
/ ISBN:
Área de conhecimento: Prática de Ensino
Título: “PROFESSOR, HOJE NÃO VAI TER VÍDEO?”: AS POTENCIALIDADES DOS RECURSOS IMAGÉTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA



Autor(es):
Vanderson Rafael Müller Däpper
Eliete Woitowicz
Alcimar Paulo Freisleben
Título: A ABORDAGEM DE DOM CASMURRO À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO DE JAUSS: APROXIMANDO O ALUNO DO TEXTO LITERÁRIO



Autor(es):
Tatiane Horst
Elisângela Redel
Título: A ARTE IMITA A VIDA: UMA REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DOS PERÍODOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA



Autor(es):
Larissa de Campos Mascarello
Jessica Paula Vescovi
Título: A atemporalidade da obra machadiana como ferramenta social e docente



Autor(es):
Ana Claudia Vieira
Jussara Maria Jurach
Título: A COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR DA UNIOESTE



Autor(es):
Alice Stenzel
Aline Stenzel
Mirian Schröder
Título: A CONTEMPLAÇÃO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO ALUNO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA



Autor(es):
Tatiane Horst
Angélica Froelinh Waldow
Letícia Schach
Título: A CONTEXTUALIZAÇÃO E O ENSINO DE LITERATURA



Autor(es):
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Carolina Videira Cruz
Jessica Paula Vescovi
Título: A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA



Autor(es):
Gláucia Angélica Tepper
Diana Milena Heck
Título: A CORREÇÃO TEXTUAL EM QUESTÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Aline Stenzel
Mirian Schröder
Título: A DINÂMICA NO ENSINO DE LE: PRATICANDO TEORIAS



Autor(es):
Ana Gabriela dos Santos
Diana Milena Heck
Título: A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COM A MÚSICA “WHAT A WONDERFUL WORLD”



Autor(es):
Marcelo Cristiano Frank
Jessica Paula Vescovi
Título: A EDUCAÇÃO NO CAMPO PODE INFLUENCIAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO RURAL? COMO?



Autor(es):
Ruti Rosane Pego dos Santos
Título: A FLEXIBILIDADE NA EXECUÇÃO DOS PLANOS DE AULA



Autor(es):
Katia Luana Kosloski
Elisângela Redel
Título: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Maria Luiza Rodrigues Costa Oliveira
Jussara Maria Jurach
Título: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR CONTEÚDO DE CARÁTER POLÍTICO



Autor(es):
Denise Sayuri Enju
Jessica Paula Vescovi
Título: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Alice Stenzel
Jessica Paula Vescovi
Título: A IMPORTÂNCIA DOS MAPAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA



Autor(es):
Nayra Caroline Steffen
Ariadne Silvia de Farias
Eliete Woitowicz
Título: A LEITURA CRÍTICA E REFLEXIVA DE NOTÍCIAS PELO ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO NA ESCOLA



Autor(es):
Talita Luana Schweig
Jessica Paula Vescovi
Título: A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM



Autor(es):
Alice Stenzel
Mirian Schröder
Título: A ORALIDADE EM SALA DE AULA: TEORIA E PRÁTICA



Autor(es):
Adriana Paula Hoff
Cleidi Strenske
Ana Patricia Massing Fontanive
Mirian Schröder
Título: A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM AULAS COM DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS



Autor(es):
Jéssica da Costa Serra
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Jussara Maria Jurach
Título: A POSSIBILIDADE DE PRAZER NA APRENDIZAGEM: uma interpretação da perspectiva psicanalítica freudiana, em diálogo com fundamentos da teoria piagetiana.



Autor(es):
Vanessa Luana Schmitt
Osnir Pereira Barbosa
Título: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA LÚDICA: GÊNEROS TEXTUAIS EM CENA



Autor(es):
Diana Jeine da Silva
Paulo Cezar Konzen
Título: A PRODUÇÃO DE CHARGES E TIRAS HUMORÍSTICAS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA



Autor(es):
Vanderson Rafael Müller Däpper
Alcimar Paulo Freisleben
Título: A produção de Fanzines no Ambiente Escolar



Autor(es):
Angela Karina Schulz Pootz
Jussara Maria Jurach
Título: A RELEVÂNCIA DO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA



Autor(es):
Jessica Carolina Viebrantz
Denise Scolari Vieira
Título: A RELEVÂNCIA DO USO DE ELEMENTOS CONCRETOS NAS AULAS DE LÍNGUA ALEMÃ



Autor(es):
Ivete Nichtervitz Adamy
Letícia Schach
Título: A UTILIZAÇÃO DA FONÉTICA E FONOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÃO DA CLAREZA DOS ESTUDOS



Autor(es):
Adeliana Elís Storti Ricce
Clarice Braatz Schmidt
Douglas Henrique Barella
Título: A VIVÊNCIA CULTURAL O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRODUTIVIDADE DOS ALUNOS COM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS



Autor(es):
Djuliane Caroline Rossetto
Jussara Maria Jurach
Título: ABORDAGEM DE TEMAS TRANSVERSAIS NO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO BASEADO NO PROCEDIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA POR DOLZ E SCHNEUWLY EM UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA DE LINGUAGEM



Autor(es):
Victória Inês Linck
Elisângela Redel
Título: Algumas considerações sobre a relação entre planejamento e prática docente



Autor(es):
Joici Lunara Hoss
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE CONTEÚDOS DO ORIENTE MÉDIO E OCEANIA



Autor(es):
Elton Rene Diel de Col
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben
Título: ANÁLISE DO ACERVO LITERÁRIO: O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM



Autor(es):
Diego do Carmo
Rosana Becker
Título: APROXIMAÇÃO DA REALIDADE DISCENTE: PRODUÇÃO DE FOTOGRAFIAS PARA O ENSINO DE LITERATURA



Autor(es):
Marina Jakovacz
Mirian Schröder
Título: ARGUMENTAÇÃO: A RETÓRICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO



Autor(es):
Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Jussara Maria Jurach
Título: AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA



Autor(es):
Talita Luana Schweig
Jessica Paula Vescovi
Título: AS EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO COM A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Jéssica Diana Göttert
Daiana Cristina Lehr
Adriana da Cunha
Título: AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO TRADICIONAL E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO



Autor(es):
Natielle Lopes da Costa
Jessica Paula Vescovi
Título: CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTEÚDOS SOBRE LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Ana Caroline Selzler
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben
Título: CYBERBULLYING E O TRABALHO EM GRUPO COMO FORMA DE TROCA DE CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS



Autor(es):
Lara Goes de Paula
Adriana da Cunha
Título: DA GRAMÁTICA À ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA



Autor(es):
Andréia Schauren
Jussara Maria Jurach
Título: DEBRUÇAR-SE SOBRE A TEORIA E ENFRENTAR A REALIDADE DOCENTE: O LABELEA EM SUA PRIMEIRA OFICINA



Autor(es):
Adriana Paula Hoff
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder
Título: DISCURSO MIDIÁTICO EM PRODUÇÕES DE DESENHOS INFANTIS: UMA ANÁLISE



Autor(es):
Marina Jakovacz
Luciane Thomé Schröder
Título: ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS



Autor(es):
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Denise Scolari Vieira
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO



Autor(es):
Vanessa Carla do Amaral
Denise Scolari Vieira
Título: Estágio Supervisionado: Relato das Atividades Desenvolvidas



Autor(es):
Ana Claudia Mattje Ribeiro
Ângela Raquel Ritt
Cleriston Roberto dos Santos
Título: FAMILY MEMBERS: O TRABALHO COM O LÉXICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Larissa de Campos Mascarello
Denise Sayuri Enju
Jessica Paula Vescovi
Título: FONÉTICA E FONOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE SOBRE O TRABALHO COM A “CANÇÃO DO EXÍLIO”, DE GONÇALVES DIAS



Autor(es):
Adriana Paula Hoff
Kelly Cristina Heck Assunção
Clarice Braatz Schmidt
Título: GÊNERO TEXTUAL CARTA DO LEITOR E ENSINO DE FATORES DE TEXTUALIDADE



Autor(es):
Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Elisângela Redel
Título: GÊNEROS EMERGENTES NA MÍDIA VIRTUAL E O ENSINO NA ESCOLA



Autor(es):
Andréia Schauren
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: Indisciplina: uma exaustiva e desafiadora realidade docente



Autor(es):
Ana Claudia Vieira
Jussara Maria Jurach
Título: JÚRI SIMULADO DE PERSONAGEM DO CONTO “MORRE DESGRAÇADO”: RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Ana Gabriela dos Santos
Jussara Maria Jurach
Título: LITERATURA E VESTIBULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Jeciely Ildefonso de Oliveira
Marla Klitzke Kreibich
Mirian Schröder
Título: LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O TEMA “ÁSIA”



Autor(es):
Caroline Ester Moellmann
Marilene Franciéli Wilhelm
Alcimar Paulo Freisleben
Título: MEMÓRIA E HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO DESENHO ANIMADO PICA-PAU



Autor(es):
Carolina Videira Cruz
Luciane Thomé Schröder
Larissa de Campos Mascarello
Título: METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, O CONTRASTE ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE.



Autor(es):
Cleriston Roberto dos Santos
Jussara Maria Jurach
Título: MONITORIA ACADÊMICA E OS DESAFIOS DA LICENCIATURA



Autor(es):
Aline Stenzel
Clarice Braatz Schmidt
Título: MÚSICA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Jessica Paula Vescovi
Título: NAS ENTRELINHAS DO BARROCO: UMA PERSPECTIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: O BINGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Natália Adriana Kelm
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: O CONSUMISMO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA VISÃO SÓCIO-INTERACIONISTA



Autor(es):
Monique Santos da Silva
Clarice Braatz Schmidt
Título: O CONSUMISMO NO GÊNERO MUSICAL RAP



Autor(es):
Nicole Luana Rosa
Clarice Braatz Schmidt
Título: O COTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE SUA REPRESENTAÇÃO NO DESENHO ANIMADO SNOOPY



Autor(es):
Ana Gabriela dos Santos
Luciane Thomé Schröder
Título: O DESAFIO DA MEDIAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM CONTEXTO DE INDISCIPLINA



Autor(es):
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder
Título: O ENSINO DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA: análise de livro didático



Autor(es):
Patrícia de Mello
Daniel Evandro Ullmann
Clarice Braatz Schmidt
Título: O ENSINO DE ESPANHOL NA AMÉRICA LATINA: Um estudo de caso



Autor(es):
Carolina Videira Cruz
Diana Milena Heck
Título: O ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM E O TEXTO LITERÁRIO



Autor(es):
Ivete Nichtervitz Adamy
Elisângela Redel
Título: O FOLDER INFORMATIVO SOBRE AS VEGETAÇÕES DA AMÉRICA LATINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA



Autor(es):
Nayra Caroline Steffen
Ariadne Silvia de Farias
Título: O GÊNERO “BIOGRAPHY” NO ENSINO DE INGLÊS



Autor(es):
Mayara Brambilla
Marilda Carneiro Krüger
Nelza Mara Pallú
Título: O GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO COM O TEMA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS



Autor(es):
Patricia Kunz
Jussara Maria Jurach
Título: O GÊNERO ORAL E VALORES HUMANOS: UMA PRÁTICA A SER VIVENCIADA



Autor(es):
Lizandra Tatiani Vorpagel
Jessica Paula Vescovi
Título: O JORNAL IMPRESSO COMO MATERIAL DE APOIO DURANTE O ESTÁGIO



Autor(es):
Patricia Kunz
Jussara Maria Jurach
Título: O PLANEJAMENTO E PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES DINÂMICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA



Autor(es):
Jéssica Diana Göttert
Daiana Cristina Lehr
Diana Milena Heck
Título: O TOQUE MÁGICO DO PICA-PAU: UMA ANÁLISE DE DISCURSO



Autor(es):
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Talita Luana Schweig
Luciane Thomé Schröder
Título: O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Jessica Paula Vescovi
Título: ONTEM E HOJE: A IMAGEM FEMININA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS



Autor(es):
Keila Guedes Fernandes Peretto
Luciane Thomé Schröder
Título: Os Gêneros Digitais no Ensino De Língua Portuguesa



Autor(es):
Ana Claudia Mattje Ribeiro
Mayara Brambilla
Jussara Maria Jurach
Título: PESQUISA-AÇÃO: TEATRO COM A OBRA “OS LUSÍADAS”



Autor(es):
Vanessa Luana Schmitt
Paulo Cezar Konzen
Título: PLANEJAMENTO E SELEÇÃO DE MATERIAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO EM LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Franciéli Aparecida Laufer
Diana Milena Heck
Título: PRINCESA MOANA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO



Autor(es):
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Luciane Thomé Schröder
Título: QUANDO O PROFESSOR/ESTAGIÁRIO APRENDE COM O ALUNO



Autor(es):
Gláucia Angélica Tepper
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: REFLEXÕES SOBRE OS DISCURSOS IDEOLÓGICOS NO DESENHO “O INCRÍVEL MUNDO DE GUMBALL”



Autor(es):
Natielle Lopes da Costa
Luciane Thomé Schröder
Título: RELAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ALEMÃ COM O ENSINO PELO APLICATIVO WHATSAPP



Autor(es):
Vanessa Luana Schmitt
Letícia Schach
Título: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Márcia Elaini Luft
Jussara Maria Jurach
Título: REPLANEJAMENTO DE AULAS E ADEQUAÇÃO DE APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA



Autor(es):
Marina Jakovacz
Jessica Paula Vescovi
Título: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO: NO ENSINO DE GEOGRAFIA



Autor(es):
Diego do Carmo
Fábio Luiz Zanardi Coltro
Título: TEORIAS LINGUÍSTICAS: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA APROPRIAÇÃO NO/PARA O ENSINO



Autor(es):
Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Luciane Thomé Schröder
Título: TRABALHANDO O GÊNERO NOTÍCIA COM JORNAL IMPRESSO



Autor(es):
Rosecler Luciane Gust Much
Jussara Maria Jurach
Título: UM BOM ENCAMINHAMENTO E SEU RESULTADO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE TECNOBIOGRAFIA



Autor(es):
Michele Bernadete Danelichen Gariani
Rafael Araújo Gariani
Jessica Paula Vescovi
Título: UMA LEITURA GLOTOPOLÍTICA SOBRE A ESTANDARDIZAÇÃO DO ESPANHOL PENINSULAR



Autor(es):
Natielle Lopes da Costa
Denise Scolari Vieira
Título: UTILIZAÇÃO DE ORIGAMI NO ENSINO DE GÊNERO INSTRUCIONAL



Autor(es):
Ângela Raquel Ritt
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: Viver e consumir, a relação entre a compreensão do gênero publicidade versus a produção



Autor(es):
Alana Aparecida de Souza Santos
Jessica Paula Vescovi

Edições

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2018 / ISSN: 2526-4710
/ ISBN:

https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/coloquiomcr/anais