As pressões e complexidades vivenciadas pelos sujeitos na sociedade contemporânea têm levado ao adoecimento psíquico e, em consequência, têm afetado a autonomia e funcionalidade dos indivíduos. Além dos processos típicos da contemporaneidade capazes de gerar cargas psíquicas que resultam na produção de sofrimento e adoecimento, destacam-se, especialmente, os efeitos da pandemia da Covid-19, em que a necessidade de isolamento social e reorganização das rotinas desencadeou sentimentos de solidão e incerteza, além da dor da perda de familiares e amigos. Tal situação intensificou o quadro de ansiedade, depressão e outros transtornos psíquicos, que já vinham se tornando cada vez mais comuns na sociedade contemporânea. Essa condição no nível macrossocial também se reflete no ambiente educacional, atingindo discentes, docentes e demais trabalhadores da educação.
Esse contexto motivou o tema da sétima edição do Colóquio de Práticas Docentes, promovido pelas Coordenações de Estágios de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras do Curso de Letras da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon. O evento, de caráter anual, vem se consolidando como um espaço de reflexão sobre as experiências resultantes do Estágio Supervisionado, agregando docentes e discentes do curso de Letras e de outros cursos de licenciatura, além de professores da Educação Básica. Esse espaço de interlocução para compartilhamento de experiências e reflexão sobre a prática docente constitui, nesse sentido, uma importante contribuição para a formação de educadores.
O VII Colóquio de Práticas Docentes: Saúde mental em contextos educacionais: enfrentamentos, cuidados e bem-estar contará com uma conferência de abertura e sessões de comunicação, realizadas na modalidade presencial, além da publicação de artigos e resumos expandidos em anais. O evento objetiva socializar os resultados das atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Letras da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon; oportunizar reflexões sobre a articulação entre teoria e prática de ensino, envolvendo docentes e discentes do curso de Letras e de outros cursos de licenciatura, bem como professores da Educação Básica; propiciar o compartilhamento e a divulgação de experiências exitosas de prática docente em contexto pandêmico; e promover o debate do tema da saúde mental no contexto educacional, que incide tanto na aprendizagem quanto no exercício da docência.
Esperamos que este momento possibilite reflexões que colaborem para entender e enfrentar alguns dos desafios da contemporaneidade na educação.
As coordenadoras
Junho de 2022
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