XI FÓRUM DAS
LICENCIATURAS DO NUFOPE:
FORMAÇÃO DOCENTE E AS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ATUALIDADE
de 22 e 23 de outubro de
2020 – modalidade remota
O XI Fórum das Licenciaturas do Nufope “Formação
docente e as políticas educacionais na atualidade” será realizado entre os dias 22 e 23 de outubro 2020, na
modalidade remota, via teams. Trata-se de um evento no campo educacional que
congregará aproximadamente 400 participantes, dentre eles os professores e
alunos dos Cursos de Licenciatura, Graduação e Pós-graduação da Unioeste,
distribuídos nos cinco campi. Além disso, podem participar professores e
equipes pedagógicas das escolas da Educação Básica, das redes Públicas
Municipais e Estaduais e demais interessados. O Núcleo de Formação Docente e
Prática de Ensino (NUFOPE), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), organizará
o debate em torno da resolução 02/2019 do CNE sobre a formação docente, as
políticas educacionais na atualidade e sobre sua repercussão tanto no ensino
básico quanto no ensino superior. O evento terá como objetivo geral desenvolver
diálogos relacionados à situação das instituições de ensino, dos professores e
dos alunos diante do novo cenário educacional.
Dia 22/10/2020
Local: Teams Equipe Formação Continuada de Docentes
Horário: 19:30h. – 22h.
Conferencista: A Educação Superior e os desafios
das Licenciaturas (prof. Luís Dourado - UFG)
Dia 22/10/2020
Local: Teams Equipe Formação Continuada de Docentes
Horário: 14h. – 17h.
Atividade: realização dos Grupos de Trabalho (GT’s)
GT 1 – FORMAÇÃO
DOCENTE: “AÇÕES E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS, EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, EDUCAÇÃO PARA AS
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Mediadores e redatores: Profa.
Marco Antônio Carvalho Batista (UNIOESTE, campus de Cascavel) / Janete Ritter/
Lucia Tureck (UNIOESTE, Campus de Cascavel) / Eloá Kastelik (UNIOESTE, campus
de Foz do Iguaçu) / Tânia A. Martins (UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido
Rondon)
Ementa: A diversidade humana numa perspectiva de totalidade, a inclusão
e exclusão social: os estudos sobre gênero, faixa geracional, diversidade
linguística e cultural, raça, religião e os processos de segregação social
imposta às pessoas com deficiência/necessidades educacionais especiais, aos
Afro-brasileiros e africanos, indígenas, imigrantes e aos povos das águas, das
florestas e do campo.
Referências
bibliográficas:
O texto sobre o PEE
encontra-se no livro da ABRUEM, de 2017, disponível em pdf nos sites da
EDUNIOESTE.
IACONO, J. P. et
al. Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Unioeste frente
às novas demandas. In:MANCHOPE, Elenita Conegero Pastor
Manchope et al. (orgs). Relato de experiências exitosas das
IES: formação do docente do ensino superior, assistência estudantil e
assistência pedagógica. Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2017. p. 405-417.
LUCIANO,
Gersen dos S. – Baniwa. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber
sobre os povos indígenas do Brasil de hoje. Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Continuada, Letramento e Diversidade, LACED/
Museu Nacional, 2006.
BRASIL, Ministério
da Educação. Orientações e Ações para a Educação e Relações Etnico Raciais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf. Acesso em 29 de setembro de 2020
OLIVEIRA,
Gilvan M. de. Plurilinguismo no Brasil. Brasília-DF:
UNESCO/IPOL, 2008.
FREIRE,
Paulo R. A Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a pedagogia do
oprimido. Paz e Terra. Rido de Janeiro, 1992.
PARANÁ, Cadernos Pedagógicos. Gênero na
Educação de Jovens e Adultos.Disponível em:
Ghttps://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/caderno-pedagogico-genero-na-educacao-de-jovens-e-adultos/.
Acesso em 20 de setembro de 2020.
RITTER, Janete. Multianos no Estado do
Paraná: entraves e possibilidades.disponível
em:https://www5.unioeste.br/portalunioeste/arq/files/GEFHEMP/TEXTO_6_GRUPO_5_-_4_ENCONTRO_-_Multianos.pdf.
Acesso em 29/09/2020
GT 2 – PROFISSÃO
DOCENTE E OS DESAFIOS ATUAIS
Mediador e redator: Najla
Mehanna Mormul (UNIOESTE, Campus de Cascavel) / Ângela Maria de Sousa Lima
(UEL)
Ementa: O
trabalho docente, desafios e possibilidades da profissão professor na
contemporaneidade.
Referências bibliográficas:
MORMUL, Mehanna Najla. O papel do professor
de geografia na sociedade contemporânea. In: revista perspectiva
geográfica. Marechal Cândido Rondon: Unioeste.
<http://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/19667>
_____. Eu professor?! Entre vivências e
diálogos.<http://periódicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/download/168929/13320>.
GT3 –
BNCC, REFERENCIAS CURRICULARES DO PARANÁ E CURRÍCULO DA REDE ESTADUAL
PARANAENSE - CREP
Mediadores e redatores: Prof.
Simoni Sandri (UNIOESTE, campus de Cascavel)/ Julia Malachen (UNIOESTE, Campus
de Foz do Iguaçu) / Arleni Elise Sella Langer (UNIOESTE, Campus de Cascavel)
Ementa: Discutir e analisar a relação entre a BNCC e as
políticas curriculares para Educação Básica do Paraná.
Referências
bibliográficas:
AGUIAR, Márcia Angela e DOURADO, Luiz
Fernandes. (orgs.). Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os impactos nas
políticas de regulação e avaliação da educação superior. In: A BNCC na
contramão da PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. [livro eletrônico]
Recife: ANPAE, 2018.
AGUIAR, Márcia Angela e DOURADO, Luiz
Fernandes. (orgs.). A formação das novas gerações como campo para os negócios?
In: A BNCC na contramão da PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas.
[livro eletrônico] Recife: ANPAE, 2018.
.GT 4 – ACESSO E PERMANÊNCIA NA
EDUCAÇÃO: DESAFIOS E TENDÊNCIAS
Mediador e redator: Ana Maria
Marques Palaggi (UNIOESTE, Campus de Cascavel) / Adelize Trentin Lemes (Colégio
Eleodoro Ébano Pereira)
Ementa: O grupo de trabalho sobre
"Acesso e permanência na Educação: desafios e tendências" buscará
discutir a partir de estudos de caso as condições sociopolíticas sob as quais
se tensionam o acesso e permanência dos sujeitos no processo educacional
escolarizado.
Referências bibliográficas:
SAGRILO, José Cesar. Capítulo 03 – Na busca da
compreensão do PPCEE como agente possibilitador de inclusão escolar:
apresentação dos dados. (p. 87 a 97), in: O programa de prevenção e
combate à evasão escolar (PPCEE) como agente de inclusão educacional: um
análise de resultados (2011-2014), Cascavel, 2016. Disponível em <http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/3380/5/Jose_Sagrilo2016.pdf>
SANTOS JUNIOR, J. DA S.; REAL, G. C. M. Fator
institucional para a evasão na educação superior. Revista Internacional
de Educação Superior, v. 6, p. e020037, 27 dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656028>
GT 05 – CURRICULARIZAÇÃO DA
EXTENSÃO
Mediador e redator: Elenita
Conegero Manchope (UNIOESTE, Campus de Cascavel) /Vera Lúcia da Rocha
Maquêa (UNEMAT)
Ementa: Conceito
de curricularização da extensão. Processo de institucionalidade da extensão no
currículo de graduação da Unioeste. Desafios e potencialidades de uma extensão
contextualizada.
Referências bibliográficas:
OLIVEIRA, Alfredo Almeida Pina. CHIESA, Anna
Maria. BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EXTENSÃO
UNIVERSITÁRIA NO SÉCULO XXI. DOI:http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n23p3
ANDRADE, Rubya Mara Munhóz de.; MOROSINI, Marília
Costa.; WIEBUSCH, Eloisa Maria. DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EXTENSÃO
UNIVERSITÁRIA: DA INVISIBILIDADE A CURRICULARIZAÇÃO.https://editora.pucrs.br/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/177.pdf
Dia 23/10/2020
Local: Teams Equipe Formação Continuada de Docentes
Horário: 08h. – 11h.
Atividade: realização dos Grupos de Trabalho (GT’s)
GT 6 – A RESOLUÇÃO 02/2019 – CNE E AS
PRÁTICAS DE ENSINO
Mediadores e redatores:
Profa. Susimeire Vivien/Janaina de Almeida, Mariangela G. Lunardelli
e Richael Silva Caetano (UNIOESTE,
Campus de Foz do Iguaçu)/ Aparecida Darc de Souza (UNIOESTE, campus de Marechal
Cândido Rondon) /Marcia Baldini (SEMED)/ Edna Heloisa Schaeffer Amaral
(secretaria municipal de Toledo)
Ementa: Este GT procura analisar e
discutir o impacto para a formação inicial de professores, em especial as
práticas de ensino, com a imposição da implementação da nova Resolução do CNE
02/2019, a qual define as Diretrizes Curriculares Nacionais à Formação Inicial
de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para
essa formação (BNC-Formação).
Referências bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução
CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e
institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da
Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192
> 2019. Acesso em: 17 setembro 2020.
FREITAS, H. 30 Anos da Constituição: avanços e
retrocessos na formação de professores. Revista Retratos da Escola,
Brasília, v. 12, n. 24, p. 511-527, nov./dez. 2018c. Disponível em:
http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/912. Acesso em: 17
setembro 2020.
LIMA, A. M.; SENA. I. P. F. S. A pedagogia das
competências na BNCC e na proposta da BNC de formação de professores: a grande
cartada para uma adaptação massiva da educação à ideologia do capital.
In: Diálogos críticos, volume 2: reformas educacionais: avanço ou precarização
da educação pública? [recurso eletrônico] / Antonio Marcos da
Conceição Uchoa; Átila de Menezes Lima; Ivânia Paula Freitas de Souza Sena
(Org.) -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020. Disponível em:file:///C:/Users/susiv/Downloads/livro%20resolu%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso
em: 21 setembro 2020.
GT7 – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL NO ESTADO DO PARANÁ
Mediador e redator: Sandra
Tambani (CEEP)/ Edaguimar Orquizas Viriato/ Solange de Fátima Reis
Conterno (UNIOESTE, campus de Cascavel)
Ementa: Reflexão do
arcabouço teórico das políticas para a educação profissional no Brasil e no
Paraná. Concepções educacionais em disputa. Aproximações da dialética na formação
para o mundo do trabalho. A formação de professores para a atuação ensino
profissional.
Referências bibliográficas:
ARNONI, M. E. B.; OLIVEIRA, E. M.; ALMEIDA, J. L.
V. Mediação dialética na educação escolar: teoria e prática.
São Paulo: Edições Loyola, 2007.
FERRETTI, C. J. A reforma do Ensino Médio e sua
questionável concepção de qualidade da educação. Estudos avançados, São
Paulo, v.32, n. 93, p. 25-42. Disponível em:http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152508/149019.
Acesso em: 29.set. 2020
GT8 – A DOCÊNCIA E AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Mediadores e redatores: Sueli
Ribeiro Comar/ Deyse Lago de Miranda (UNEB)/ Elenita Conegero Manchope (UNIOESTE,
Campus de Cascavel)
Ementa: Docência no ensino superior.
Aspectos teórico e metodológicos do ensino. Avaliação da aprendizagem.
Referências bibliográficas:
CUNHA. Maria Isabel. A avaliação da
aprendizagem no ensino superior. In: Revista da Avaliação da Educação
Superior ,v. 4 n. 4, 1999.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leorur
Pessate. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as
estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, SC: UniVILLE.
GT9 – EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DO PIBID E
DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Mediadores e redatores: Profa.
Valdecir Soligo/ Tânia Recchia (UNIOESTE, Campus de Cascavel)/ Silvia Beber
(UNIOESTE, Campus Toledo )/ Dulcyene Maria Ribeiro (UNIOESTE, Campus de
Cascavel )
Ementa: As perspectivas do
professor reflexivo e do professor pesquisador, assim como a valorização dos
saberes adquiridos por meio da experiência e da colaboração entre a
universidade e a escola, ganharam força na legislação e nas políticas
educacionais brasileiras. Nesse contexto criou-se o Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e posteriormente, implantou-se o
Programa Residência Pedagógica (RP), programas que expressam as ações da
política nacional de formação inicial de professores do Ministério da Educação
(MEC). A formação proposta nas universidades tenciona diferentes concepções de
formação de professores ao mesmo tempo que tais programas são desenvolvidos.
Nesses termos, qual o espaço desses programas na Resolução 02/2019?
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução
CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base
Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica
(BNC-Formação). Disponível em:http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file.
Acesso em 28 de setembro de 2020.
GATTI, A. Bernadete. Formação de
professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de
formação der professores. Itapetininga: v.1, nº2, 2016.