XI Fórum das Licenciaturas do NUFOPE: FORMAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ATUALIDADE

INSCRIÇÕES

O Evento

XI FÓRUM DAS
LICENCIATURAS DO NUFOPE:


FORMAÇÃO DOCENTE E AS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ATUALIDADE


de 22 e 23 de outubro de
2020 – modalidade remota


O XI Fórum das Licenciaturas do Nufope “Formação
docente e as políticas educacionais na atualidade”
 será realizado entre os dias 22 e 23 de outubro 2020, na
modalidade remota, via teams. Trata-se de um evento no campo educacional que
congregará aproximadamente 400 participantes, dentre eles os professores e
alunos dos Cursos de Licenciatura, Graduação e Pós-graduação da Unioeste,
distribuídos nos cinco campi. Além disso, podem participar professores e
equipes pedagógicas das escolas da Educação Básica, das redes Públicas
Municipais e Estaduais e demais interessados. O Núcleo de Formação Docente e
Prática de Ensino (NUFOPE), vinculado à Pró-Reitoria de Gradua
ção (PROGRAD), organizará
o debate em torno da resolução 02/2019 do CNE sobre a formação docente, as
políticas educacionais na atualidade e sobre sua repercussão tanto no ensino
básico quanto no ensino superior. O evento terá como objetivo geral desenvolver
diálogos relacionados à situação das instituições de ensino, dos professores e
dos alunos diante do novo cenário educacional.


Dia 22/10/2020


Local: Teams Equipe Formação Continuada de Docentes


Horário: 19:30h. – 22h.


Conferencista: A Educação Superior e os desafios
das Licenciaturas (prof. Luís Dourado - UFG)


Dia 22/10/2020


Local: Teams Equipe Formação Continuada de Docentes


Horário: 14h. – 17h.


Atividade: realização dos Grupos de Trabalho (GT’s)

GT 1 – FORMAÇÃO
DOCENTE: “AÇÕES E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS, EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, EDUCAÇÃO PARA AS
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Mediadores e redatores: Profa.
Marco Antônio Carvalho Batista (UNIOESTE, campus de Cascavel) / Janete Ritter/
Lucia Tureck (UNIOESTE, Campus de Cascavel) / Eloá Kastelik (UNIOESTE, campus
de Foz do Iguaçu) / Tânia A. Martins (UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido
Rondon)

 Ementa: A diversidade humana numa perspectiva de totalidade, a inclusão
e exclusão social: os estudos sobre gênero, faixa geracional, diversidade
linguística e cultural, raça, religião e os processos de segregação social
imposta às pessoas com deficiência/necessidades educacionais especiais, aos
Afro-brasileiros e africanos, indígenas, imigrantes e aos povos das águas, das
florestas e do campo.

 Referências
bibliográficas:

O texto sobre o PEE
encontra-se no livro da ABRUEM, de 2017, disponível em pdf nos sites da
EDUNIOESTE.

IACONO, J. P. et
al. Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Unioeste frente
às novas demandas. 
In:MANCHOPE, Elenita Conegero Pastor
Manchope et al. (orgs). Relato de experiências exitosas das
IES
: formação do docente do ensino superior, assistência estudantil e
assistência pedagógica. Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2017. p. 405-417.

LUCIANO,
Gersen dos S. – Baniwa. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber
sobre os povos indígenas do Brasil de hoje. 
Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Continuada, Letramento e Diversidade, LACED/
Museu Nacional, 2006.

BRASIL, Ministério
da Educação. 
Orientações e Ações para a Educação e Relações Etnico Raciais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf. Acesso em 29 de setembro de 2020

OLIVEIRA,
Gilvan M. de. Plurilinguismo no Brasil. Brasília-DF:
UNESCO/IPOL, 2008.

FREIRE,
Paulo R. A Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a pedagogia do
oprimido. Paz e Terra. Rido de Janeiro, 1992.

PARANÁ, Cadernos Pedagógicos. Gênero na
Educação de Jovens e Adultos.
Disponível em:
Ghttps://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/caderno-pedagogico-genero-na-educacao-de-jovens-e-adultos/.
Acesso em 20 de setembro de 2020.

RITTER, Janete. Multianos no Estado do
Paraná: entraves e possibilidades.
disponível
em:https://www5.unioeste.br/portalunioeste/arq/files/GEFHEMP/TEXTO_6_GRUPO_5_-_4_ENCONTRO_-_Multianos.pdf.
Acesso em 29/09/2020

GT 2 –  PROFISSÃO
DOCENTE E OS DESAFIOS ATUAIS

Mediador e redator: Najla
Mehanna Mormul (UNIOESTE, Campus de Cascavel) / Ângela Maria de Sousa Lima
(UEL)

Ementa: O
trabalho docente, desafios e possibilidades da profissão professor na
contemporaneidade.

 Referências bibliográficas:

MORMUL, Mehanna Najla. O papel do professor
de geografia na sociedade contemporânea
. In: revista perspectiva
geográfica. Marechal Cândido Rondon: Unioeste.
<http://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/19667>

_____. Eu professor?! Entre vivências e
diálogos.
<http://periódicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/download/168929/13320>.

GT3 
BNCC, REFERENCIAS CURRICULARES DO PARANÁ E CURRÍCULO DA REDE ESTADUAL
PARANAENSE - CREP

Mediadores e redatores: Prof.
Simoni Sandri (UNIOESTE, campus de Cascavel)/ Julia Malachen (UNIOESTE, Campus
de Foz do Iguaçu) / Arleni Elise Sella Langer (UNIOESTE, Campus de Cascavel)

 Ementa: Discutir e analisar a relação entre a BNCC e as
políticas curriculares para Educação Básica do Paraná.

 Referências
bibliográficas:

AGUIAR, Márcia Angela e DOURADO, Luiz
Fernandes. (orgs.). Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os impactos nas
políticas de regulação e avaliação da educação superior. In: A BNCC na
contramão da PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas
. [livro eletrônico]
Recife: ANPAE, 2018.

AGUIAR, Márcia Angela e DOURADO, Luiz
Fernandes. (orgs.). A formação das novas gerações como campo para os negócios?
In: A BNCC na contramão da PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas.
[livro eletrônico] Recife: ANPAE, 2018.

.GT 4 – ACESSO E PERMANÊNCIA NA
EDUCAÇÃO: DESAFIOS E TENDÊNCIAS

 Mediador e redator: Ana Maria
Marques Palaggi (UNIOESTE, Campus de Cascavel) / Adelize Trentin Lemes (Colégio
Eleodoro Ébano Pereira)

 Ementa: O grupo de trabalho sobre
"Acesso e permanência na Educação: desafios e tendências" buscará
discutir a partir de estudos de caso as condições sociopolíticas sob as quais
se tensionam o acesso e permanência dos sujeitos no processo educacional
escolarizado.

 Referências bibliográficas:

SAGRILO, José Cesar. Capítulo 03 – Na busca da
compreensão do PPCEE como agente possibilitador de inclusão escolar:
apresentação dos dados. (p. 87 a 97), in: O programa de prevenção e
combate à evasão escolar (PPCEE) como agente de inclusão educacional: um
análise de resultados
 (2011-2014), Cascavel, 2016. Disponível em <http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/3380/5/Jose_Sagrilo2016.pdf>

SANTOS JUNIOR, J. DA S.; REAL, G. C. M. Fator
institucional para a evasão na educação superior. Revista Internacional
de Educação Superior
, v. 6, p. e020037, 27 dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656028>

GT 05 – CURRICULARIZAÇÃO DA
EXTENSÃO

 Mediador e redator: Elenita
Conegero Manchope (UNIOESTE, Campus de Cascavel) /Vera Lúcia da Rocha
Maquêa (UNEMAT)

Ementa: Conceito
de curricularização da extensão. Processo de institucionalidade da extensão no
currículo de graduação da Unioeste. Desafios e potencialidades de uma extensão
contextualizada.

 

Referências bibliográficas:

OLIVEIRA, Alfredo Almeida Pina. CHIESA, Anna
Maria. BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EXTENSÃO
UNIVERSITÁRIA NO SÉCULO XXI.
 DOI:http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n23p3

ANDRADE, Rubya Mara Munhóz de.; MOROSINI, Marília
Costa.; WIEBUSCH, Eloisa Maria. DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EXTENSÃO
UNIVERSITÁRIA: DA INVISIBILIDADE A CURRICULARIZAÇÃO
.https://editora.pucrs.br/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/177.pdf

 Dia 23/10/2020

Local: Teams Equipe Formação Continuada de Docentes

Horário: 08h. – 11h.

Atividade: realização dos Grupos de Trabalho (GT’s)

 GT 6 – A RESOLUÇÃO 02/2019 – CNE E AS
PRÁTICAS DE ENSINO

Mediadores e redatores:
Profa. Susimeire Vivien/Janaina de Almeida, Mariangela G. Lunardelli
e Richael Silva Caetano (UNIOESTE,
Campus de Foz do Iguaçu)/ Aparecida Darc de Souza (UNIOESTE, campus de Marechal
Cândido Rondon) /Marcia Baldini (SEMED)/ Edna Heloisa Schaeffer Amaral
(secretaria municipal de Toledo)

 Ementa: Este GT procura analisar e
discutir o impacto para a formação inicial de professores, em especial as
práticas de ensino, com a imposição da implementação da nova Resolução do CNE
02/2019, a qual define as Diretrizes Curriculares Nacionais à Formação Inicial
de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para
essa formação (BNC-Formação).

 Referências bibliográficas:

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução
CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019
. Define as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e
institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da
Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192
> 2019. Acesso em: 17 setembro 2020.

FREITAS, H. 30 Anos da Constituição: avanços e
retrocessos na formação de professores. Revista Retratos da Escola,
Brasília, v. 12, n. 24, p. 511-527, nov./dez. 2018c. Disponível em:
http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/912. Acesso em: 17
setembro 2020.

LIMA, A. M.; SENA. I. P. F. S. A pedagogia das
competências na BNCC e na proposta da BNC de formação de professores: a grande
cartada para uma adaptação massiva da educação à ideologia do capital.
In: Diálogos críticos, volume 2: reformas educacionais: avanço ou precarização
da educação pública?
 [recurso eletrônico] / Antonio Marcos da
Conceição Uchoa; Átila de Menezes Lima; Ivânia Paula Freitas de Souza Sena
(Org.) -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020. Disponível em:file:///C:/Users/susiv/Downloads/livro%20resolu%C3%A7%C3%A3o.pdf  Acesso
em: 21 setembro 2020.

 GT7 – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL NO ESTADO DO PARANÁ

Mediador e redator: Sandra
Tambani (CEEP)/ Edaguimar Orquizas Viriato/ Solange de Fátima Reis
Conterno (UNIOESTE, campus de Cascavel)

Ementa: Reflexão do
arcabouço teórico das políticas para a educação profissional no Brasil e no
Paraná. Concepções educacionais em disputa. Aproximações da dialética na formação
para o mundo do trabalho. A formação de professores para a atuação ensino
profissional.

 Referências bibliográficas:

ARNONI, M. E. B.; OLIVEIRA, E. M.; ALMEIDA, J. L.
V. Mediação dialética na educação escolar: teoria e prática.
São Paulo: Edições Loyola, 2007.

FERRETTI, C. J. A reforma do Ensino Médio e sua
questionável concepção de qualidade da educação. Estudos avançados, São
Paulo, v.32, n. 93, p. 25-42. Disponível em:http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152508/149019.
Acesso em: 29.set. 2020

GT8 – A DOCÊNCIA E AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Mediadores e redatores: Sueli
Ribeiro Comar/ Deyse Lago de Miranda (UNEB)/ Elenita Conegero Manchope (UNIOESTE,
Campus de Cascavel)

 Ementa: Docência no ensino superior.
Aspectos teórico e metodológicos do ensino. Avaliação da aprendizagem.

 Referências bibliográficas:

CUNHA. Maria Isabel. A avaliação da
aprendizagem no ensino superior
. In:  Revista da Avaliação da Educação
Superior
 ,v. 4 n. 4, 1999.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leorur
Pessate. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as
estratégias de trabalho em aula.
 5. ed. Joinville, SC: UniVILLE.

 GT9 – EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DO PIBID E
DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Mediadores e redatores: Profa.
Valdecir Soligo/ Tânia Recchia (UNIOESTE, Campus de Cascavel)/ Silvia Beber
(UNIOESTE, Campus Toledo )/ Dulcyene Maria Ribeiro (UNIOESTE, Campus de
Cascavel )

 Ementa: As perspectivas do
professor reflexivo e do professor pesquisador, assim como a valorização dos
saberes adquiridos por meio da experiência e da colaboração entre a
universidade e a escola, ganharam força na legislação e nas políticas
educacionais brasileiras. Nesse contexto criou-se o Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e posteriormente, implantou-se o
Programa Residência Pedagógica (RP), programas que expressam as ações da
política nacional de formação inicial de professores do Ministério da Educação
(MEC). A formação proposta nas universidades tenciona diferentes concepções de
formação de professores ao mesmo tempo que tais programas são desenvolvidos.
Nesses termos, qual o espaço desses programas na Resolução 02/2019?

 Referências Bibliográficas:

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução
CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019
. Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base
Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica
(BNC-Formação). Disponível em:http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file.
Acesso em 28 de setembro de 2020.


GATTI, A. Bernadete. Formação de
professores: condições e problemas atuais
. Revista Internacional de
formação der professores. Itapetininga: v.1, nº2, 2016.


Confira a programação do evento:

2020-10-22 14:00:00.0

Fórum:

GT 1 – FORMAÇÃO DOCENTE: “AÇÕES E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
Horário: 2020-10-22 14:00:00.0 às 2020-10-22 17:00:00.0
Local: Modalidade Online | Modalidade Online
Endereço: Microsoft Teams - III WORKSHOP RIPERC
Informações: Mediadores e redatores: Profa. Marco Antônio Carvalho Batista (UNIOESTE, campus de Cascavel) / Janete Ritter/ Lucia Tureck (UNIOESTE, Campus de Cascavel) / Eloá Kastelik (UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu) / Tânia A. Martins (UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon) Ementa: A diversidade humana numa perspectiva de totalidade, a inclusão e exclusão social: os estudos sobre gênero, faixa geracional, diversidade linguística e cultural, raça, religião e os processos de segregação social imposta às pessoas com deficiência/necessidades educacionais especiais, aos Afro-brasileiros e africanos, indígenas, imigrantes e aos povos das águas, das florestas e do campo.


Fórum:

GT 2 – PROFISSÃO DOCENTE E OS DESAFIOS ATUAIS.
Horário: 2020-10-22 14:00:00.0 às 2020-10-23 17:00:00.0
Local: Modalidade Online | Modalidade Online
Endereço: Microsoft Teams - III WORKSHOP RIPERC
Informações: Mediador e redator: Najla Mehanna Mormul (UNIOESTE, Campus de Cascavel) / Ângela Maria de Sousa Lima (UEL) Ementa: O trabalho docente, desafios e possibilidades da profissão professor na contemporaneidade.


Fórum:

GT 3 – BNCC, REFERENCIAS CURRICULARES DO PARANÁ E CURRÍCULO DA REDE ESTADUAL PARANAENSE - CREP.
Horário: 2020-10-22 14:00:00.0 às 2020-10-22 17:00:00.0
Local: Modalidade Online | Modalidade Online
Endereço: Microsoft Teams - III WORKSHOP RIPERC
Informações: Mediadores e redatores: Prof. Simoni Sandri (UNIOESTE, campus de Cascavel)/ Julia Malachen (UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu) / Arleni Elise Sella Langer (UNIOESTE, Campus de Cascavel) Ementa: Discutir e analisar a relação entre a BNCC e as políticas curriculares para Educação Básica do Paraná.


Fórum:

GT 4 – ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E TENDÊNCIAS.
Horário: 2020-10-22 14:00:00.0 às 2020-10-22 17:00:00.0
Local: Modalidade Online | Modalidade Online
Endereço: Microsoft Teams - III WORKSHOP RIPERC
Informações: Mediador e redator: Ana Maria Marques Palaggi (UNIOESTE, Campus de Cascavel) / Adelize Trentin Lemes (Colégio Eleodoro Ébano Pereira) Ementa: O grupo de trabalho sobre "Acesso e permanência na Educação: desafios e tendências" buscará discutir a partir de estudos de caso as condições sociopolíticas sob as quais se tensionam o acesso e permanência dos sujeitos no processo educacional escolarizado.


Fórum:

GT 5 – CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO.
Horário: 2020-10-22 14:00:00.0 às 2020-10-22 17:00:00.0
Local: Modalidade Online | Modalidade Online
Endereço: Microsoft Teams - III WORKSHOP RIPERC
Informações: Mediador e redator: Elenita Conegero Manchope (UNIOESTE, Campus de Cascavel) /Vera Lúcia da Rocha Maquêa (UNEMAT) Ementa: Conceito de curricularização da extensão. Processo de institucionalidade da extensão no currículo de graduação da Unioeste. Desafios e potencialidades de uma extensão contextualizada.


2020-10-23 08:00:00.0

Fórum:

GT 6 – A RESOLUÇÃO 02/2019 – CNE E AS PRÁTICAS DE ENSINO .
Horário: 2020-10-23 08:00:00.0 às 2020-10-23 11:00:00.0
Local: Modalidade Online | Modalidade Online
Endereço: Microsoft Teams - III WORKSHOP RIPERC
Informações: Mediadores e redatores: Profa. Susimeire Vivien/Janaina de Almeida, Mariangela G. Lunardelli e Richael Silva Caetano (UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu)/ Aparecida Darc de Souza (UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon) /Marcia Baldini (SEMED)/ Edna Heloisa Schaeffer Amaral (secretaria municipal de Toledo) Ementa: Este GT procura analisar e discutir o impacto para a formação inicial de professores, em especial as práticas de ensino, com a imposição da implementação da nova Resolução do CNE 02/2019, a qual define as Diretrizes Curriculares Nacionais à Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para essa formação (BNC-Formação).


Fórum:

GT 7 – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO PARANÁ.
Horário: 2020-10-23 08:00:00.0 às 2020-10-23 11:00:00.0
Local: Modalidade Online | Modalidade Online
Endereço: Microsoft Teams - III WORKSHOP RIPERC
Informações: Mediador e redator: Sandra Tambani (CEEP)/ Edaguimar Orquizas Viriato/ Solange de Fátima Reis Conterno (UNIOESTE, campus de Cascavel) Ementa: Reflexão do arcabouço teórico das políticas para a educação profissional no Brasil e no Paraná. Concepções educacionais em disputa. Aproximações da dialética na formação para o mundo do trabalho. A formação de professores para a atuação ensino profissional.


Fórum:

GT 8 – A DOCÊNCIA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR.
Horário: 2020-10-23 08:00:00.0 às 2020-10-23 11:00:00.0
Local: Modalidade Online | Modalidade Online
Endereço: Microsoft Teams - III WORKSHOP RIPERC
Informações: Mediadores e redatores: Sueli Ribeiro Comar/ Deyse Lago de Miranda (UNEB)/ Elenita Conegero Manchope (UNIOESTE, Campus de Cascavel) Ementa: Docência no ensino superior. Aspectos teórico e metodológicos do ensino. Avaliação da aprendizagem.


Fórum:

GT 9 – EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DO PIBID E DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.
Horário: 2020-10-23 08:00:00.0 às 2020-10-23 11:00:00.0
Local: Modalidade Online | Modalidade Online
Endereço: Microsoft Teams - III WORKSHOP RIPERC
Informações: Mediadores e redatores: Profa. Valdecir Soligo/ Tânia Recchia (UNIOESTE, Campus de Cascavel)/ Silvia Beber (UNIOESTE, Campus Toledo )/ Dulcyene Maria Ribeiro (UNIOESTE, Campus de Cascavel ) Ementa: As perspectivas do professor reflexivo e do professor pesquisador, assim como a valorização dos saberes adquiridos por meio da experiência e da colaboração entre a universidade e a escola, ganharam força na legislação e nas políticas educacionais brasileiras. Nesse contexto criou-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e posteriormente, implantou-se o Programa Residência Pedagógica (RP), programas que expressam as ações da política nacional de formação inicial de professores do Ministério da Educação (MEC). A formação proposta nas universidades tenciona diferentes concepções de formação de professores ao mesmo tempo que tais programas são desenvolvidos. Nesses termos, qual o espaço desses programas na Resolução 02/2019?


Inscrições

Acesse o sistema para realizar a sua inscrição no evento XI Fórum das Licenciaturas do NUFOPE: FORMAÇÃO DOCENTE E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ATUALIDADE. Para isso, clique no ícone abaixo. Você será redirecionado a página de acesso ao sistema e poderá realizar a sua inscrição.

Acesse o Sistema

Caso você não tenha conta na Unioeste, clique no ícone abaixo e crie sua conta.
Após criar sua conta, poderá acessar o sistema e fazer sua inscrição.

Criar Conta

Tutorial para inscrição

Comissão do Evento:



Organizadora
Elenita Conegero Pastor Manchope
Loreni Maria dos Santos Braum
Sheille Soares de Freitas
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade
Valdecir Soligo
Sueli Ribeiro Comar
Janaina Aparecida de Mattos Almeida
Alessandra Regina Ribeiro
Eurides Küster Macedo Junior
Jaqueline Ângelo dos Santos Denardin

de MODERADORES DO GT1-FORMAÇÃO DOCENTE: “AÇÕES E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Marco Antonio Batista Carvalho
Janete Ritter
Lucia Terezinha Zanato Tureck
Eloá Soares Dutra Kastelic
Tania Aparecida Martins

de MODERADORES DO GT2 PROFISSÃO DOCENTE E OS DESAFIOS ATUAIS
Najla da Silva Mehanna
Angela Maria de Sousa Lima

de MODERADORES DO GT3 BNCC, REFERENCIAS CURRICULARES DO PARANÁ E CURRÍCULO DA REDE ESTADUAL PARANAENSE – CREP
Simone Sandri
Julia Malanchen
Arleni Elise Sella Langer

de MODERADORES DO GT4 ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E TENDÊNCIAS
Ana Maria Marques Palagi
Adelize Trentin Lemes

de MODERADORES DO GT5 CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
Vera Lucia da Rocha Maquêa
Elenita Conegero Pastor Manchope

de MODERADORES DO GT6 A RESOLUÇÃO 02/2019 – CNE E AS PRÁTICAS DE ENSINO
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade
Janaina Aparecida de Mattos Almeida
Mariangela Garcia Lunardelli
Richael Silva Caetano
Aparecida Darc de Souza
Marcia Aparecida Baldini

de MODERADORES DO GT7 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO PARANÁ
Sandra Regina de Andrade Tambani
Edaguimar Orquizas Viriato
Solange de Fatima Reis Conterno

de MODERADORES DO GT8 A DOCÊNCIA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Elenita Conegero Pastor Manchope
Dayse Lago de Miranda
Sueli Ribeiro Comar

de MODERADORES DO GT9 EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DO PIBID E DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Tania Maria Rechia Schroeder
Valdecir Soligo
Silvia Zamberlan Costa Beber
Dulcyene Maria Ribeiro

de Tradutores e intérpretes de Libras
Nagely Rodrigues de Almeida Portela
Eliane Valentim de Abreu
Keila Gentil Neves de Lima
Simone Padilha Nogueira
Zilka Soares Neris Queiroz
Rosineide dos Santos Aragão
Rosinéia dos Santos Aragão Sanches
Joelaini Martins dos Reis Brasil
Carolina da Silveira
Nilce Alves Vaz
Shirley Voigt Ribeiro dos Santos
Maria Silvia Pereira
Luís Demétrio Broetto
Elenir Guerra
Caroline Soder
Rosemeri Lucio de Gois Puerari

de Coordenação do XI Fórum das Licenciaturas
Alessandra Regina Ribeiro

de Subcoordenação do XI Fórum das Licenciaturas
Elenita Conegero Pastor Manchope

Anais do Evento

null

Contato


E-mail para contato: alessandra.honorio@unioeste.br