O Evento


Foram divulgados os resultados direto aos autores pelos e-mails cadastrados.
Em breve disponibilizaremos o ensalamento.
As apresentações dos artigos ocorrerão nos dias 29 e 30/11/2017.

APRESENTAÇÃO DO EVENTO

O município de Marechal Cândido Rondon está localizado na região oeste do Paraná e, juntamente com outros municípios, faz fronteira, mais ou menos próxima, com o Estado do Mato Grosso do Sul e, principalmente, com o Paraguai. Sendo assim, o trânsito de pessoas, de veículos e de mercadorias entre estados e fronteiras é muito comum e mais perceptível.

Brasileiros atravessam a fronteira para trabalhar no comércio paraguaio, voltando para o Brasil onde dispendem os proveitos auferidos no país vizinho. Do Paraguai também advém inúmeros produtos que acabam abastecendo muitas residências, ingressando no mercado regular. No entanto, identicamente ingressam pela fronteira, produtos contrabandeados ou descaminhados.

É bom esclarecer que, de acordo com a legislação penal brasileira, o contrabando é, em primeiro lugar, um crime porque internaliza no Brasil produtos considerados proibidos em razão do perigo de dano à segurança, à saúde ou a outros bens jurídicos considerados fundamentais (como armas, drogas, medicamentos, cigarros, etc.). No descaminho, comportamento igualmente criminalizado pela legislação penal brasileira, há a proibição do ingresso (ou a saída) no Brasil de determinados produtos sem o recolhimento do imposto devido.

Tais comportamentos, para além de serem proibidos na legislação brasileira, na verdade e assim como a atividade e o ingresso de produtos estrangeiros de forma regular, também envolvem mão-de-obra de trabalhadores brasileiro e, seus lucros, são injetados no território nacional. Para muitas famílias, o contrabando ou o descaminho é a única oportunidade de trabalho, para outros, representa o lucro fácil, desencadeando uma série de outros delitos, como o trabalho infantil proibido, a corrupção de menores, a corrupção ativa de funcionário público, a facilitação ao contrabando e a organização criminosa.

São condutas que, sem dúvida, tem repercussões sociais, jurídicas e econômicas, e que, por essa razão, merecem ser discutidas no âmbito acadêmico, permitindo o debate entre docentes e discentes, além de pesquisadores e profissionais de diferentes áreas das Ciências Sociais.  

Assim, a Direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon, centro que congrega os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, em sua política de fomento à pesquisa e à extensão, atividades indissociáveis e indispensáveis ao êxito do ensino na universidade, realizará, entre 28 a 30 de novembro/2017, o XI Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas de Marechal Cândido Rondon. 

A temática desta edição e pelas razões elencadas supra, será a Fronteira, mais especificamente “Aspectos sociais, jurídicos e econômicos”, contemplando palestras, debates e discussões multidisciplinares envolvendo a movimento cooperativo e seus desdobramentos.

Este encontro visa compartilhar os conhecimentos vivenciados e produzidos por meio da pesquisa e da extensão e incentivar novos pesquisadores, permitindo a exposição, discussão multidisciplinar e publicação de produção científica na forma de Comunicação Oral, principalmente na área de Ciências Sociais Aplicadas. 


Programação

Confira a programação do evento



Comissão do Evento



Comissão Organizadora
Valnir Alberto Brandt
Carla Liliane Waldow Esquivel
Dione Olesczuk Soutes
Martin Airton Wissmann

Normas

Modelos para Trabalhos



Versão_em_PDF
Orientação_para_elaboração_da_versão_final_em_PDF
Modelo_template_apresentação



Editais Informativos


Orientações para elaboração da versão em PDF
Template_modelo_para_elaboração_da_versão_em_PDF.docx
Programação Completa

Inscrições

Inscrições


Acesse o sistema para realizar a sua inscrição no evento XII Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas - Fronteira: aspectos sociais, jurídicos e econômicos. Para isso, clique no ícone abaixo. Você será redirecionado a página de acesso ao sistema e poderá realizar a sua inscrição.

Acesse o Sistema


Caso você não tenha conta na Unioeste, clique no ícone abaixo e crie sua conta.
Após criar sua conta, poderá acessar o sistema e fazer sua inscrição.

Criar Conta



Tutorial para inscrição

Contato


E-mail:

Informações

Início: 2017-11-28 00:00:00.0

Término: 2017-11-30 00:00:00.0

Promotor: CCSA/MCR

E-mail: carla.esquivel@unioeste.br

Coordenador do Evento: Valnir Alberto Brandt







Data e hora de acesso: 18/12/2017 14:21:01


® Copyright 2016 UNIOESTE - Todos os direitos reservados



Anais

Os Anais serão disponibilizados de forma online, no final do evento.