ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Apresentação

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710

A Coordenação de Estágios do Curso de Letras, com apoio do Colegiado do Curso, promoveu, em 2017, a segunda edição do Colóquio de Práticas Docentes, evento que representa o encerramento das atividades de estágios ocorridas ao longo do ano letivo.

Em 2015, a atividade envolveu apenas os alunos da graduação em Letras do campus de Marechal Cândido Rondon, mas devido à
resposta positiva dos nossos acadêmicos ao projeto, em 2017, o evento foi aberto aos demais acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Unioeste e demais instituições de ensino superior.

Por meio da proposta, procurou-se aproximar, num mesmo espaço de interlocução, acadêmicos de áreas distintas para exporem os resultados das suas atividades voltadas ao ensino. 

Entende-se que, para além das especificidades de cada área, todos das licenciaturas são movidos por um mesmo propósito: a formação de professores. Entende-se que o exercício da prática é um dos pilares na construção do saber acadêmico, que, ao lado da teoria, permite ao futuro professor conhecer e se reconhecer como profissional. Discussões em torno do tema voltado às práticas docentes são
uníssonas quanto a sua importância para o aluno e ressaltam a necessidade do exercício teórico-prático no decorrer do processo da formação acadêmica.

Na segunda edição, o Colóquio de Práticas Docentes trouxe para debate o tema  Método e Metodologias do Ensino: teoria e prática na sala de aula”, voltando-se às discussões em torno de assuntos relacionados às práticas em sala de aula.

No Colóquio, além de palestras, oficinas e minicursos, abriu-se espaço para que os acadêmicos em formação pudessem expor suas experiências de estágio e outras reflexões nos espaços das seções de comunicação e pôsteres; tornando-se estes, momentos
privilegiados para o diálogo com colegas e profissionais que atuam na área do ensino. Assim, oportunizou-se a problematização de questões relacionadas ao fazer docente.

Tendo como público-alvo os discentes do curso de graduação em Letras da Unioeste, do primeiro ao quarto ano, professores da rede pública de ensino básico, acadêmicos dos demais cursos de licenciaturas da Unioeste e de outras instituições, o espaço aberto pelo Colóquio de Práticas Docentes solidificou o compromisso de todos os envolvidos com a educação e com a formação de professores, que compreendem a docência como construção teórica, aliada às experiências práticas, mediadas pelo diálogo crítico.

                           Profª. Luciane Thomé Schröder
                                  Profª. Juliana de Sá França

              Marechal Cândido Rondon, fevereiro de 2017.


Expediente

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710

Anais do Colóquio de Práticas Docentes


Corpo Editorial

Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

 

Instituição Promotora e Diagramação

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE


Câmpus de Marechal Cândido Rondon 
Rua Pernambuco, 1777 - Caixa Postal 1008
CEP: 85960-000 - Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brasil
E-mail: letras.estagios@gmail.com

 

 Os Anais do Colóquio de Práticas Docentes são uma publicação anual e aceita textos escritos em português, espanhol, inglês e alemão.

Normas e Modelos para Trabalhos:

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710


COMUNICAÇÃO ORAL (Resumo expandido)
PÔSTER
NORMAS GERAIS

Corpo Editorial

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710


COORDENAÇÃO GERAL

Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

CONSELHO CIENTÍFICO

Adriana da Cunha
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Clarice Cristina Corbari
Denise Scolari Vieira
Diana Milena Heck
Elisângela Redel
Ellen Mariany da Silva Dias
Jessica Paula Vescovi
Juliana de Sá França
Letícia Schach
Luciana Alves Bonfim
Luciane Thomé Schröder
Mirian Schröder
Nelza Mara Pallú
Paulo Cezar Konzen
Rita Maria Decarli Bottega


Artigos

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710

Área de conhecimento: FICHA CATALOGRÁFICA DOS ANAIS DO II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Título:

FICHA CATALOGRÁFICA DOS ANAIS DO II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Autor(es):

Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

Área de conhecimento: Língua Portuguesa

Título:

O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM

Autor(es):

Jaqueline Patricia Schossler Deak
Jessica Paula Vescovi

Título:

O USO DE TEXTOS AUTÊNTICOS PARA A ABORDAGEM DO GÊNERO TEXTUAL "REPORTAGEM": AUTONOMIA PARA PROFESSOR E PARA ALUNO

Autor(es):

Tatiane Horst
Elisângela Redel

Título:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AS EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO COM O GÊNERO CONTO DE SUSPENSE

Autor(es):

Jéssica Diana Göttert
Jessica Paula Vescovi

Título:

GÊNEROS JORNALÍSTICOS E SUA ABORDAGEM EM SALA DE AULA NA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(es):

Daiana Cristina Lehr
Jessica Paula Vescovi

Título:

INTERAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(es):

Vanessa Luana Schmitt
Ellen Mariany da Silva Dias

Título:

A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA II

Autor(es):

Tábata Vanessa Schulze
Djeisci Monique Maldaner
Jessica Paula Vescovi

Título:

SIGNIFICAÇÃO DO CONTEÚDO POR MEIO DE INTERAÇÃO DIRETA COM UM AUTOR

Autor(es):

Marina Jakovacz
Jessica Paula Vescovi

Título:

GÊNERO TEXTUAL DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ABORDAGEM EM SALA DE AULA

Autor(es):

Greici Gracieli Diesel
Jessica Paula Vescovi

Título:

ANDAIMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE POSSÍVEL

Autor(es):

Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder

Título:

GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA.

Autor(es):

Verônica Amanda Beckenkamp
Elisângela Redel

Título:

PRESENÇA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA LEITURA

Autor(es):

Alice Stenzel
Mirian Schröder

Título:

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E POLÍTICAS PÚBLICAS: LIMITES E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO SÉCULO XXI

Autor(es):

Douglas Luis Wrasse
Ana Júlia Kipper Bona de Borba
Diana Milena Heck

Título:

RELATO SOBRE JOGO: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Autor(es):

Aline Stenzel
Alice Stenzel
Andréia Eggers

Título:

PRODUÇÃO TEXTUAL E LIVRO DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO

Autor(es):

Aline Stenzel
Mirian Schröder

Título:

O trabalho com os contos de Dalton Trevisan em sala de aula: o aluno já está acostumado ou é uma realidade distante do aluno.?

Autor(es):

Denise Regina Laismann
Jessica Paula Vescovi

Título:

EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR: A MÚSICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autor(es):

Elisângela Cristina Pazini Yoshida
Jessica Paula Vescovi

Título:

POLISSEMIA E AMBIGUIDADE: A SEMÂNTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Autor(es):

Eliane de Oliveira Luchtenberg
Jessica Paula Vescovi

Título:

PERFIL DO LEITOR DE LIVROS

Autor(es):

Diego do Carmo
Terezinha da Conceição Costa Hübes

Título:

A IMPORTÂNCIA DO REPLANEJAMENTO DEPOIS DAS AULAS

Autor(es):

Gláucia Angélica Tepper
Luciana Alves Bonfim

Título:

O CONTO “CHAPEUZINHO VERMELHO” COMO EIXO TEMÁTICO E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO E. F.

Autor(es):

Ana Gabriela dos Santos
Luciane Thomé Schröder

Título:

DA CRÔNICA AO BLOG: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Autor(es):

Carine Joseane Kaiser
Elisângela Redel

Título:

GÊNERO TEXTUAL LENDA: MUNDO IMAGINÁRIO X MUNDO REAL

Autor(es):

Eliane Zerffaz
Letícia Schach

Título:

DIFERENÇAS COMPORTAMENTAIS ENTRE DIFERENTES ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autor(es):

Marciane Rauber
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Natan Wellington Kreuz dos Santos

Título:

GÊNERO TEXTUAL GUIA DE VIAGEM: CAMINHOS E POSSIBILIDADES

Autor(es):

Tânia Salete Fuhr Griebeler
Luciane Thomé Schröder

Título:

A PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA: UMA ANALISE DA ATIVIDADE DE ESCRITA REALIZADA PELOS ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autor(es):

Carolina Videira Cruz
Jessica Paula Vescovi

Título:

TEXTOS PARA A VIDA: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS MORALIZANTES EM ATIVIDADES DE LEITURA

Autor(es):

Alice Stenzel
Luciane Thomé Schröder

Título:

A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE ENIGMA NA PRODUÇÃO TEXTUAL

Autor(es):

Mayara Brambilla
Jessica Paula Vescovi

Título:

OS GÊNEROS TEXTUAIS ARGUMENTATIVOS NO ENSINO MÉDIO

Autor(es):

Letícia Hettwer Ribeiro
Adriana da Cunha

Título:

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DE DOLZ, SCHNEUWLY E NOVERRAZ

Autor(es):

Felipe Grespan Rettore
Ellen Mariany da Silva Dias

Título:

REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS EM UMA CAMPANHA DE SAÚDE PÚBLICA

Autor(es):

Aline Stenzel
Luciane Thomé Schröder

Área de conhecimento: Línguas Estrangeiras

Título:

ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ALEMÃ NO PROJETO “GUTEN MORGEN, MARECHAL”

Autor(es):

Tatiane Horst
Greici Gracieli Diesel
Elisângela Redel
Letícia Schach

Título:

VOS E O ENSINO DE ESPANHOL NO LIVRO SÍNTESIS

Autor(es):

Tainara Suelen Martins Mentges
Rosecler Luciane Gust Much
Juliana de Sá França

Título:

A NOTÍCIA NAS AULAS DE ESPANHOL: CONTATO DIRETO COM O CONTEXTO LATINO-AMERICANO

Autor(es):

Marcelli Raihane Martins Ferreira
Juliana de Sá França

Título:

COMO SER UM PROFESSOR AUTÔNOMO? DA TEORIA À PRÁTICA, REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ALEMÃO COMO LE

Autor(es):

Vanessa Luana Schmitt
Elisângela Redel

Título:

O ENFOQUE CULTURAL NO ENSINO DE ALEMÃO E AS NOVAS MÍDIAS

Autor(es):

Djeisci Monique Maldaner
Elisângela Redel

Título:

A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

Autor(es):

Indianara Costa dos Santos Miranda
Clarice Cristina Corbari

Título:

A REGÊNCIA: O ANTES E O DEPOIS DAS AULAS MINISTRADAS

Autor(es):

Cileuza Maria Moraes
Diana Milena Heck

Título:

MEIO AMBIENTE, SAÚDE E PLURALIDADE CULTURAL: TEMAS TRANSVERSAIS NA AULA DE E/LE.

Autor(es):

Denise Regina Laismann
Eliane de Oliveira Luchtenberg
Sônia Maria David
Juliana de Sá França

Título:

A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR: A PUBLICIDADE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autor(es):

Elisângela Cristina Pazini Yoshida
Denise Scolari Vieira

Título:

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SALA DE AULA

Autor(es):

Gabriela Aparecida Todeschini Alves
Diana Milena Heck

Título:

PLANEJAMENTO: NUNCA ESTÁTICO E RÍGIDO, SEMPRE MUTÁVEL E FLEXÍVEL

Autor(es):

Michele Bernadete Danelichen Gariani
Daniele da Costa
Paula Regina Back
Luciana Alves Bonfim

Área de conhecimento: Literatura

Título:

O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA A PARTIR DA CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA DA LINGUAGEM

Autor(es):

Talita Luana Schweig
Larissa de Campos Mascarello
Luciane Thomé Schröder

Título:

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LP E LITERATURA NO EM: A OPORTUNIDADE DO ACADÊMICO ENQUANTO PROFISSIONALO

Autor(es):

Andressa Maria Fornech
Jessica Paula Vescovi

Título:

OS CONTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: NARRATIVAS QUE CORRESPONDEM ÀS EXPECTATIVAS DOS LEITORES CONTEMPORÂNEOS

Autor(es):

Marcelli Raihane Martins Ferreira
Daniele da Costa
Ellen Mariany da Silva Dias

Título:

A CONSCIENTIZAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA LITERATURA MARGINAL

Autor(es):

Vanessa Luana Schmitt
Paulo Cezar Konzen

Título:

A MÚSICA NO ENSINO DA LITERATURA

Autor(es):

Rafael Araújo Gariani
Letícia Schach

Título:

O ENSINO DE LITERATURA ESPANHOLA COM ÊNFASE NO PERÍODO MEDIEVAL: LITERATURA E MÚSICA

Autor(es):

Cristian Javier Lopez
Gilmei Francisco Fleck

Título:

A CONSIGNA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – O DESEMPENHO DO ALUNO VERSUS A EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR

Autor(es):

Mirian Schröder
Alana Aparecida de Souza Santos

Título:

IMAGENS DE DOM PEDRO I NOS ROMANCES HISTÓRICOS TRADICIONAIS DE PAULO SETÚBAL: A MARQUESA DE SANTOS (1949) E AS MALUQUICES DO IMPERADOR (1971)

Autor(es):

Francieli Gonzalez Santos
Gilmei Francisco Fleck

Título:

LITERATURA PRÉ-COLOMBIANA: POESIAS, MITOS, CONTOS E LENDAS DO UNIVERSO AUTÓCTONE AMERICANO

Autor(es):

Charles Luciano dos Santos
Gilmei Francisco Fleck

Área de conhecimento: Outras áreas

Título:

OS RECURSOS PERSUASIVOS NA PROPAGANDA DO SICREDI: ANÁLISE DO GÊNERO PUBLICITÁRIO EM SUPORTES DISTINTOS

Autor(es):

Daiane Cristina Massirer
Márcia Elaini Luft
Luciane Thomé Schröder

Título:

A DIDÁTICA E AS FERRAMENTAS PRÁTICO-PEDAGÓGICAS: UM PLANO E UM JOGO E A DESMISTIFICAÇÃO DOS TEMORES DA DOCÊNCIA

Autor(es):

Andréia Eggers

Título:

O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E A GÊNESE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Autor(es):

Bruna Luiza Besen
Thaluan Rafael Debarba Baumbach
Kely Cristina Enisweler

Título:

CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTEÚDOS SOBRE FORMAÇÃO DE SOLOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autor(es):

Vanderson Rafael Müller Däpper
Nayra Caroline Steffen
Luana Caroline Kunast Polon

Título:

O TRABALHO DO HISTORIADOR EM DISCUSSÃO: O USO DE FONTES E O DEBATE HISTORIOGRÁFICO

Autor(es):

Sheille Soares de Freitas
Daniela Melo Rodrigues

Título:

HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):

Kely Cristina Enisweler
Vilmar Malacarne

Título:

A TEMÁTICA DO TRABALHO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A PROBLEMATIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS

Autor(es):

Cintia Valéria de Mello
Vagner José Moreira

Título:

SCHILLER: POR UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA

Autor(es):

Eli Schmidtke
Yaquelini Gomez Maidana

Título:

EDUCAÇÃO PARA TODOS? UMA REFLEXÃO A PARTIR DE PLATÃO

Autor(es):

Eli Schmidtke
Yaquelini Gomez Maidana
Nelsi Kistemacher Welter

Título:

UMA REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA DE ENSINO A PARTIR DE UMA LEITURA DE MARX

Autor(es):

Eli Schmidtke
Yaquelini Gomez Maidana
Nelsi Kistemacher Welter
Edições Anteriores:

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710

null

CONTATO



E-mail para contato: letras.estagios@gmail.com

Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Form submission successful!
To activate this form, sign up at
https://startbootstrap.com/solution/contact-forms
Error sending message!