ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710
A Coordenação de Estágios do Curso de Letras, com apoio do Colegiado do Curso, promoveu, em 2017, a segunda edição do Colóquio de Práticas Docentes, evento que representa o encerramento das atividades de estágios ocorridas ao longo do ano letivo.
Em 2015, a atividade envolveu apenas os alunos da graduação em Letras do campus de Marechal Cândido Rondon, mas devido à
resposta positiva dos nossos acadêmicos ao projeto, em 2017, o evento foi aberto aos demais acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Unioeste e demais instituições de ensino superior.
Por meio da proposta, procurou-se aproximar, num mesmo espaço de interlocução, acadêmicos de áreas distintas para exporem os resultados das suas atividades voltadas ao ensino.
Entende-se que, para além das especificidades de cada área, todos das licenciaturas são movidos por um mesmo propósito: a formação de professores. Entende-se que o exercício da prática é um dos pilares na construção do saber acadêmico, que, ao lado da teoria, permite ao futuro professor conhecer e se reconhecer como profissional. Discussões em torno do tema voltado às práticas docentes são
uníssonas quanto a sua importância para o aluno e ressaltam a necessidade do exercício teórico-prático no decorrer do processo da formação acadêmica.
Na segunda edição, o Colóquio de Práticas Docentes trouxe para debate o tema “Método e Metodologias do Ensino: teoria e prática na sala de aula”, voltando-se às discussões em torno de assuntos relacionados às práticas em sala de aula.
No Colóquio, além de palestras, oficinas e minicursos, abriu-se espaço para que os acadêmicos em formação pudessem expor suas experiências de estágio e outras reflexões nos espaços das seções de comunicação e pôsteres; tornando-se estes, momentos
privilegiados para o diálogo com colegas e profissionais que atuam na área do ensino. Assim, oportunizou-se a problematização de questões relacionadas ao fazer docente.
Tendo como público-alvo os discentes do curso de graduação em Letras da Unioeste, do primeiro ao quarto ano, professores da rede pública de ensino básico, acadêmicos dos demais cursos de licenciaturas da Unioeste e de outras instituições, o espaço aberto pelo Colóquio de Práticas Docentes solidificou o compromisso de todos os envolvidos com a educação e com a formação de professores, que compreendem a docência como construção teórica, aliada às experiências práticas, mediadas pelo diálogo crítico.
Profª. Luciane Thomé Schröder
Profª. Juliana de Sá França
Marechal Cândido Rondon, fevereiro de 2017.