Sumário
ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: FICHA CATALOGRÁFICA DOS ANAIS DO II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
Título: FICHA CATALOGRÁFICA DOS ANAIS DO II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
Autores:
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Título: O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM
Autores:
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Jessica Paula Vescovi
Título: O USO DE TEXTOS AUTÊNTICOS PARA A ABORDAGEM DO GÊNERO TEXTUAL "REPORTAGEM": AUTONOMIA PARA PROFESSOR E PARA ALUNO
Autores:
Tatiane Horst
Elisângela Redel
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AS EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO COM O GÊNERO CONTO DE SUSPENSE
Autores:
Jéssica Diana Göttert
Jessica Paula Vescovi
Título: GÊNEROS JORNALÍSTICOS E SUA ABORDAGEM EM SALA DE AULA NA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Daiana Cristina Lehr
Jessica Paula Vescovi
Título: INTERAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA II
Autores:
Djeisci Monique Maldaner
Tábata Vanessa Schulze
Jessica Paula Vescovi
Título: SIGNIFICAÇÃO DO CONTEÚDO POR MEIO DE INTERAÇÃO DIRETA COM UM AUTOR
Autores:
Marina Jakovacz
Jessica Paula Vescovi
Título: GÊNERO TEXTUAL DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ABORDAGEM EM SALA DE AULA
Autores:
Greici Gracieli Diesel
Jessica Paula Vescovi
Título: ANDAIMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE POSSÍVEL
Autores:
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder
Título: GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA.
Autores:
Verônica Amanda Beckenkamp
Elisângela Redel
Título: PRESENÇA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA LEITURA
Autores:
Alice Stenzel
Mirian Schröder
Título: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E POLÍTICAS PÚBLICAS: LIMITES E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO SÉCULO XXI
Autores:
Douglas Luis Wrasse
Ana Júlia Kipper Bona de Borba
Diana Milena Heck
Título: RELATO SOBRE JOGO: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
Autores:
Aline Stenzel
Alice Stenzel
Andréia Eggers
Título: PRODUÇÃO TEXTUAL E LIVRO DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO
Autores:
Aline Stenzel
Mirian Schröder
Título: O trabalho com os contos de Dalton Trevisan em sala de aula: o aluno já está acostumado ou é uma realidade distante do aluno.?
Autores:
Denise Regina Laismann
Jessica Paula Vescovi
Título: EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR: A MÚSICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Elisângela Cristina Pazini Yoshida
Jessica Paula Vescovi
Título: POLISSEMIA E AMBIGUIDADE: A SEMÂNTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Autores:
Eliane de Oliveira Luchtenberg
Jessica Paula Vescovi
Título: PERFIL DO LEITOR DE LIVROS
Autores:
Diego do Carmo
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: A IMPORTÂNCIA DO REPLANEJAMENTO DEPOIS DAS AULAS
Autores:
Gláucia Angélica Tepper
Luciana Alves Bonfim
Título: O CONTO “CHAPEUZINHO VERMELHO” COMO EIXO TEMÁTICO E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO E. F.
Autores:
Ana Gabriela dos Santos
Luciane Thomé Schröder
Título: DA CRÔNICA AO BLOG: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Autores:
Carine Joseane Kaiser
Elisângela Redel
Título: GÊNERO TEXTUAL LENDA: MUNDO IMAGINÁRIO X MUNDO REAL
Autores:
Eliane Zerffaz
Letícia Schach
Título: DIFERENÇAS COMPORTAMENTAIS ENTRE DIFERENTES ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autores:
Marciane Rauber
Clarice Braatz Schmidt
Natan Wellington Kreuz dos Santos
Título: GÊNERO TEXTUAL GUIA DE VIAGEM: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
Autores:
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Luciane Thomé Schröder
Título: A PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA: UMA ANALISE DA ATIVIDADE DE ESCRITA REALIZADA PELOS ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autores:
Carolina Videira Cruz
Jessica Paula Vescovi
Título: TEXTOS PARA A VIDA: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS MORALIZANTES EM ATIVIDADES DE LEITURA
Autores:
Alice Stenzel
Luciane Thomé Schröder
Título: A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE ENIGMA NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Autores:
Mayara Brambilla
Jessica Paula Vescovi
Título: OS GÊNEROS TEXTUAIS ARGUMENTATIVOS NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Letícia Hettwer Ribeiro
Adriana da Cunha
Título: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DE DOLZ, SCHNEUWLY E NOVERRAZ
Autores:
Felipe Grespan Rettore
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS EM UMA CAMPANHA DE SAÚDE PÚBLICA
Autores:
Aline Stenzel
Luciane Thomé Schröder
Área de conhecimento: Línguas Estrangeiras
Título: ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ALEMÃ NO PROJETO “GUTEN MORGEN, MARECHAL”
Autores:
Tatiane Horst
Greici Gracieli Diesel
Elisângela Redel
Letícia Schach
Título: VOS E O ENSINO DE ESPANHOL NO LIVRO SÍNTESIS
Autores:
Tainara Suelen Martins Mentges
Rosecler Luciane Gust Much
Juliana de Sá França
Título: A NOTÍCIA NAS AULAS DE ESPANHOL: CONTATO DIRETO COM O CONTEXTO LATINO-AMERICANO
Autores:
Marcelli Raihane Martins Ferreira
Juliana de Sá França
Título: COMO SER UM PROFESSOR AUTÔNOMO? DA TEORIA À PRÁTICA, REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ALEMÃO COMO LE
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Elisângela Redel
Título: O ENFOQUE CULTURAL NO ENSINO DE ALEMÃO E AS NOVAS MÍDIAS
Autores:
Djeisci Monique Maldaner
Elisângela Redel
Título: A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
Autores:
Indianara Costa dos Santos Miranda
Clarice Cristina Corbari
Título: A REGÊNCIA: O ANTES E O DEPOIS DAS AULAS MINISTRADAS
Autores:
Cileuza Maria Moraes
Diana Milena Heck
Título: MEIO AMBIENTE, SAÚDE E PLURALIDADE CULTURAL: TEMAS TRANSVERSAIS NA AULA DE E/LE.
Autores:
Denise Regina Laismann
Eliane de Oliveira Luchtenberg
Sônia Maria David
Juliana de Sá França
Título: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR: A PUBLICIDADE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Elisângela Cristina Pazini Yoshida
Denise Scolari Vieira
Título: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SALA DE AULA
Autores:
Gabriela Aparecida Todeschini Alves
Diana Milena Heck
Título: PLANEJAMENTO: NUNCA ESTÁTICO E RÍGIDO, SEMPRE MUTÁVEL E FLEXÍVEL
Autores:
Michele Bernadete Danelichen Gariani
Daniele da Costa
Paula Regina Back
Luciana Alves Bonfim
Área de conhecimento: Literatura
Título: O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA A PARTIR DA CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA DA LINGUAGEM
Autores:
Talita Luana Schweig
Larissa de Campos Mascarello
Luciane Thomé Schröder
Título: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LP E LITERATURA NO EM: A OPORTUNIDADE DO ACADÊMICO ENQUANTO PROFISSIONALO
Autores:
Andressa Maria Fornech
Jessica Paula Vescovi
Título: OS CONTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: NARRATIVAS QUE CORRESPONDEM ÀS EXPECTATIVAS DOS LEITORES CONTEMPORÂNEOS
Autores:
Marcelli Raihane Martins Ferreira
Daniele da Costa
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A CONSCIENTIZAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA LITERATURA MARGINAL
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Paulo Cezar Konzen
Título: A MÚSICA NO ENSINO DA LITERATURA
Autores:
Rafael Araújo Gariani
Letícia Schach
Título: O ENSINO DE LITERATURA ESPANHOLA COM ÊNFASE NO PERÍODO MEDIEVAL: LITERATURA E MÚSICA
Autores:
Cristian Javier Lopez
Gilmei Francisco Fleck
Título: A CONSIGNA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – O DESEMPENHO DO ALUNO VERSUS A EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR
Autores:
Mirian Schröder
Alana Aparecida de Souza Santos
Título: IMAGENS DE DOM PEDRO I NOS ROMANCES HISTÓRICOS TRADICIONAIS DE PAULO SETÚBAL: A MARQUESA DE SANTOS (1949) E AS MALUQUICES DO IMPERADOR (1971)
Autores:
Francieli Gonzalez Santos
Gilmei Francisco Fleck
Título: LITERATURA PRÉ-COLOMBIANA: POESIAS, MITOS, CONTOS E LENDAS DO UNIVERSO AUTÓCTONE AMERICANO
Autores:
Charles Luciano dos Santos
Gilmei Francisco Fleck
Área de conhecimento: Outras áreas
Título: OS RECURSOS PERSUASIVOS NA PROPAGANDA DO SICREDI: ANÁLISE DO GÊNERO PUBLICITÁRIO EM SUPORTES DISTINTOS
Autores:
Daiane Cristina Massirer
Márcia Elaini Luft
Luciane Thomé Schröder
Título: A DIDÁTICA E AS FERRAMENTAS PRÁTICO-PEDAGÓGICAS: UM PLANO E UM JOGO E A DESMISTIFICAÇÃO DOS TEMORES DA DOCÊNCIA
Autores:
Andréia Eggers
Título: O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E A GÊNESE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
Autores:
Bruna Luiza Besen
Thaluan Rafael Debarba Baumbach
Kely Cristina Enisweler
Título: CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTEÚDOS SOBRE FORMAÇÃO DE SOLOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Vanderson Rafael Müller Däpper
Nayra Caroline Steffen
Luana Caroline Kunast Polon
Título: O TRABALHO DO HISTORIADOR EM DISCUSSÃO: O USO DE FONTES E O DEBATE HISTORIOGRÁFICO
Autores:
Daniela Melo Rodrigues
Sheille Soares de Freitas
Título: HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Kely Cristina Enisweler
Vilmar Malacarne
Título: A TEMÁTICA DO TRABALHO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A PROBLEMATIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
Autores:
Cintia Valéria de Mello
Vagner José Moreira
Título: SCHILLER: POR UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA
Autores:
Eli Schmidtke
Yaquelini Gomez Maidana
Título: EDUCAÇÃO PARA TODOS? UMA REFLEXÃO A PARTIR DE PLATÃO
Autores:
Eli Schmidtke
Yaquelini Gomez Maidana
Nelsi Kistemacher Welter
Título: UMA REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA DE ENSINO A PARTIR DE UMA LEITURA DE MARX
Autores:
Eli Schmidtke
Yaquelini Gomez Maidana
Nelsi Kistemacher Welter