ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES











Expediente

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710

Anais do Colóquio de Práticas Docentes


Corpo Editorial

Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

 

Instituição Promotora e Diagramação

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE


Câmpus de Marechal Cândido Rondon 
Rua Pernambuco, 1777 - Caixa Postal 1008
CEP: 85960-000 - Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brasil
E-mail: letras.estagios@gmail.com

 

 Os Anais do Colóquio de Práticas Docentes são uma publicação anual e aceita textos escritos em português, espanhol, inglês e alemão.

Apresentação

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710

A Coordenação de Estágios do Curso de Letras, com apoio do Colegiado do Curso, promoveu, em 2017, a segunda edição do Colóquio de Práticas Docentes, evento que representa o encerramento das atividades de estágios ocorridas ao longo do ano letivo.

Em 2015, a atividade envolveu apenas os alunos da graduação em Letras do campus de Marechal Cândido Rondon, mas devido à
resposta positiva dos nossos acadêmicos ao projeto, em 2017, o evento foi aberto aos demais acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Unioeste e demais instituições de ensino superior.

Por meio da proposta, procurou-se aproximar, num mesmo espaço de interlocução, acadêmicos de áreas distintas para exporem os resultados das suas atividades voltadas ao ensino. 

Entende-se que, para além das especificidades de cada área, todos das licenciaturas são movidos por um mesmo propósito: a formação de professores. Entende-se que o exercício da prática é um dos pilares na construção do saber acadêmico, que, ao lado da teoria, permite ao futuro professor conhecer e se reconhecer como profissional. Discussões em torno do tema voltado às práticas docentes são
uníssonas quanto a sua importância para o aluno e ressaltam a necessidade do exercício teórico-prático no decorrer do processo da formação acadêmica.

Na segunda edição, o Colóquio de Práticas Docentes trouxe para debate o tema  Método e Metodologias do Ensino: teoria e prática na sala de aula”, voltando-se às discussões em torno de assuntos relacionados às práticas em sala de aula.

No Colóquio, além de palestras, oficinas e minicursos, abriu-se espaço para que os acadêmicos em formação pudessem expor suas experiências de estágio e outras reflexões nos espaços das seções de comunicação e pôsteres; tornando-se estes, momentos
privilegiados para o diálogo com colegas e profissionais que atuam na área do ensino. Assim, oportunizou-se a problematização de questões relacionadas ao fazer docente.

Tendo como público-alvo os discentes do curso de graduação em Letras da Unioeste, do primeiro ao quarto ano, professores da rede pública de ensino básico, acadêmicos dos demais cursos de licenciaturas da Unioeste e de outras instituições, o espaço aberto pelo Colóquio de Práticas Docentes solidificou o compromisso de todos os envolvidos com a educação e com a formação de professores, que compreendem a docência como construção teórica, aliada às experiências práticas, mediadas pelo diálogo crítico.

                           Profª. Luciane Thomé Schröder
                                  Profª. Juliana de Sá França

              Marechal Cândido Rondon, fevereiro de 2017.


Sumário

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: FICHA CATALOGRÁFICA DOS ANAIS DO II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Título: FICHA CATALOGRÁFICA DOS ANAIS DO II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
Autores:
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França


Área de conhecimento: Língua Portuguesa

Título: O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM
Autores:
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Jessica Paula Vescovi

Título: O USO DE TEXTOS AUTÊNTICOS PARA A ABORDAGEM DO GÊNERO TEXTUAL "REPORTAGEM": AUTONOMIA PARA PROFESSOR E PARA ALUNO
Autores:
Tatiane Horst
Elisângela Redel

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AS EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO COM O GÊNERO CONTO DE SUSPENSE
Autores:
Jéssica Diana Göttert
Jessica Paula Vescovi

Título: GÊNEROS JORNALÍSTICOS E SUA ABORDAGEM EM SALA DE AULA NA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Daiana Cristina Lehr
Jessica Paula Vescovi

Título: INTERAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA II
Autores:
Djeisci Monique Maldaner
Tábata Vanessa Schulze
Jessica Paula Vescovi

Título: SIGNIFICAÇÃO DO CONTEÚDO POR MEIO DE INTERAÇÃO DIRETA COM UM AUTOR
Autores:
Marina Jakovacz
Jessica Paula Vescovi

Título: GÊNERO TEXTUAL DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ABORDAGEM EM SALA DE AULA
Autores:
Greici Gracieli Diesel
Jessica Paula Vescovi

Título: ANDAIMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE POSSÍVEL
Autores:
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder

Título: GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA.
Autores:
Verônica Amanda Beckenkamp
Elisângela Redel

Título: PRESENÇA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA LEITURA
Autores:
Alice Stenzel
Mirian Schröder

Título: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E POLÍTICAS PÚBLICAS: LIMITES E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO SÉCULO XXI
Autores:
Douglas Luis Wrasse
Ana Júlia Kipper Bona de Borba
Diana Milena Heck

Título: RELATO SOBRE JOGO: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
Autores:
Aline Stenzel
Alice Stenzel
Andréia Eggers

Título: PRODUÇÃO TEXTUAL E LIVRO DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO
Autores:
Aline Stenzel
Mirian Schröder

Título: O trabalho com os contos de Dalton Trevisan em sala de aula: o aluno já está acostumado ou é uma realidade distante do aluno.?
Autores:
Denise Regina Laismann
Jessica Paula Vescovi

Título: EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR: A MÚSICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Elisângela Cristina Pazini Yoshida
Jessica Paula Vescovi

Título: POLISSEMIA E AMBIGUIDADE: A SEMÂNTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Autores:
Eliane de Oliveira Luchtenberg
Jessica Paula Vescovi

Título: PERFIL DO LEITOR DE LIVROS
Autores:
Diego do Carmo
Terezinha da Conceição Costa Hübes

Título: A IMPORTÂNCIA DO REPLANEJAMENTO DEPOIS DAS AULAS
Autores:
Gláucia Angélica Tepper
Luciana Alves Bonfim

Título: O CONTO “CHAPEUZINHO VERMELHO” COMO EIXO TEMÁTICO E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO E. F.
Autores:
Ana Gabriela dos Santos
Luciane Thomé Schröder

Título: DA CRÔNICA AO BLOG: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Autores:
Carine Joseane Kaiser
Elisângela Redel

Título: GÊNERO TEXTUAL LENDA: MUNDO IMAGINÁRIO X MUNDO REAL
Autores:
Eliane Zerffaz
Letícia Schach

Título: DIFERENÇAS COMPORTAMENTAIS ENTRE DIFERENTES ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autores:
Marciane Rauber
Clarice Braatz Schmidt
Natan Wellington Kreuz dos Santos

Título: GÊNERO TEXTUAL GUIA DE VIAGEM: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
Autores:
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Luciane Thomé Schröder

Título: A PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA: UMA ANALISE DA ATIVIDADE DE ESCRITA REALIZADA PELOS ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autores:
Carolina Videira Cruz
Jessica Paula Vescovi

Título: TEXTOS PARA A VIDA: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS MORALIZANTES EM ATIVIDADES DE LEITURA
Autores:
Alice Stenzel
Luciane Thomé Schröder

Título: A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE ENIGMA NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Autores:
Mayara Brambilla
Jessica Paula Vescovi

Título: OS GÊNEROS TEXTUAIS ARGUMENTATIVOS NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Letícia Hettwer Ribeiro
Adriana da Cunha

Título: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DE DOLZ, SCHNEUWLY E NOVERRAZ
Autores:
Felipe Grespan Rettore
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS EM UMA CAMPANHA DE SAÚDE PÚBLICA
Autores:
Aline Stenzel
Luciane Thomé Schröder


Área de conhecimento: Línguas Estrangeiras

Título: ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ALEMÃ NO PROJETO “GUTEN MORGEN, MARECHAL”
Autores:
Tatiane Horst
Greici Gracieli Diesel
Elisângela Redel
Letícia Schach

Título: VOS E O ENSINO DE ESPANHOL NO LIVRO SÍNTESIS
Autores:
Tainara Suelen Martins Mentges
Rosecler Luciane Gust Much
Juliana de Sá França

Título: A NOTÍCIA NAS AULAS DE ESPANHOL: CONTATO DIRETO COM O CONTEXTO LATINO-AMERICANO
Autores:
Marcelli Raihane Martins Ferreira
Juliana de Sá França

Título: COMO SER UM PROFESSOR AUTÔNOMO? DA TEORIA À PRÁTICA, REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ALEMÃO COMO LE
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Elisângela Redel

Título: O ENFOQUE CULTURAL NO ENSINO DE ALEMÃO E AS NOVAS MÍDIAS
Autores:
Djeisci Monique Maldaner
Elisângela Redel

Título: A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
Autores:
Indianara Costa dos Santos Miranda
Clarice Cristina Corbari

Título: A REGÊNCIA: O ANTES E O DEPOIS DAS AULAS MINISTRADAS
Autores:
Cileuza Maria Moraes
Diana Milena Heck

Título: MEIO AMBIENTE, SAÚDE E PLURALIDADE CULTURAL: TEMAS TRANSVERSAIS NA AULA DE E/LE.
Autores:
Denise Regina Laismann
Eliane de Oliveira Luchtenberg
Sônia Maria David
Juliana de Sá França

Título: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR: A PUBLICIDADE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Elisângela Cristina Pazini Yoshida
Denise Scolari Vieira

Título: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SALA DE AULA
Autores:
Gabriela Aparecida Todeschini Alves
Diana Milena Heck

Título: PLANEJAMENTO: NUNCA ESTÁTICO E RÍGIDO, SEMPRE MUTÁVEL E FLEXÍVEL
Autores:
Michele Bernadete Danelichen Gariani
Daniele da Costa
Paula Regina Back
Luciana Alves Bonfim


Área de conhecimento: Literatura

Título: O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA A PARTIR DA CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA DA LINGUAGEM
Autores:
Talita Luana Schweig
Larissa de Campos Mascarello
Luciane Thomé Schröder

Título: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LP E LITERATURA NO EM: A OPORTUNIDADE DO ACADÊMICO ENQUANTO PROFISSIONALO
Autores:
Andressa Maria Fornech
Jessica Paula Vescovi

Título: OS CONTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: NARRATIVAS QUE CORRESPONDEM ÀS EXPECTATIVAS DOS LEITORES CONTEMPORÂNEOS
Autores:
Marcelli Raihane Martins Ferreira
Daniele da Costa
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: A CONSCIENTIZAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA LITERATURA MARGINAL
Autores:
Vanessa Luana Schmitt
Paulo Cezar Konzen

Título: A MÚSICA NO ENSINO DA LITERATURA
Autores:
Rafael Araújo Gariani
Letícia Schach

Título: O ENSINO DE LITERATURA ESPANHOLA COM ÊNFASE NO PERÍODO MEDIEVAL: LITERATURA E MÚSICA
Autores:
Cristian Javier Lopez
Gilmei Francisco Fleck

Título: A CONSIGNA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – O DESEMPENHO DO ALUNO VERSUS A EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR
Autores:
Mirian Schröder
Alana Aparecida de Souza Santos

Título: IMAGENS DE DOM PEDRO I NOS ROMANCES HISTÓRICOS TRADICIONAIS DE PAULO SETÚBAL: A MARQUESA DE SANTOS (1949) E AS MALUQUICES DO IMPERADOR (1971)
Autores:
Francieli Gonzalez Santos
Gilmei Francisco Fleck

Título: LITERATURA PRÉ-COLOMBIANA: POESIAS, MITOS, CONTOS E LENDAS DO UNIVERSO AUTÓCTONE AMERICANO
Autores:
Charles Luciano dos Santos
Gilmei Francisco Fleck


Área de conhecimento: Outras áreas

Título: OS RECURSOS PERSUASIVOS NA PROPAGANDA DO SICREDI: ANÁLISE DO GÊNERO PUBLICITÁRIO EM SUPORTES DISTINTOS
Autores:
Daiane Cristina Massirer
Márcia Elaini Luft
Luciane Thomé Schröder

Título: A DIDÁTICA E AS FERRAMENTAS PRÁTICO-PEDAGÓGICAS: UM PLANO E UM JOGO E A DESMISTIFICAÇÃO DOS TEMORES DA DOCÊNCIA
Autores:
Andréia Eggers

Título: O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E A GÊNESE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
Autores:
Bruna Luiza Besen
Thaluan Rafael Debarba Baumbach
Kely Cristina Enisweler

Título: CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTEÚDOS SOBRE FORMAÇÃO DE SOLOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Vanderson Rafael Müller Däpper
Nayra Caroline Steffen
Luana Caroline Kunast Polon

Título: O TRABALHO DO HISTORIADOR EM DISCUSSÃO: O USO DE FONTES E O DEBATE HISTORIOGRÁFICO
Autores:
Daniela Melo Rodrigues
Sheille Soares de Freitas

Título: HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Kely Cristina Enisweler
Vilmar Malacarne

Título: A TEMÁTICA DO TRABALHO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A PROBLEMATIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
Autores:
Cintia Valéria de Mello
Vagner José Moreira

Título: SCHILLER: POR UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA
Autores:
Eli Schmidtke
Yaquelini Gomez Maidana

Título: EDUCAÇÃO PARA TODOS? UMA REFLEXÃO A PARTIR DE PLATÃO
Autores:
Eli Schmidtke
Yaquelini Gomez Maidana
Nelsi Kistemacher Welter

Título: UMA REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA DE ENSINO A PARTIR DE UMA LEITURA DE MARX
Autores:
Eli Schmidtke
Yaquelini Gomez Maidana
Nelsi Kistemacher Welter


Normas e Modelos para Trabalhos

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710


COMUNICAÇÃO ORAL (Resumo expandido)
PÔSTER
NORMAS GERAIS



Corpo Editorial

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710


COORDENAÇÃO GERAL
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França

CONSELHO CIENTÍFICO
Adriana da Cunha
Clarice Braatz Schmidt
Clarice Cristina Corbari
Denise Scolari Vieira
Diana Milena Heck
Elisângela Redel
Ellen Mariany da Silva Dias
Jessica Paula Vescovi
Juliana de Sá França
Letícia Schach
Luciana Alves Bonfim
Luciane Thomé Schröder
Mirian Schröder
Nelza Mara Pallú
Paulo Cezar Konzen
Rita Maria Decarli Bottega

Endereço e Contato

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710

Promotor: Coordenação de Estágios do Curso de Letras e Colegiado do Curso de Letras MCR

E-mail do Evento: letras.estagios@gmail.com

Coordenador do Evento: Luciane Thomé Schröder

Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon - PR
Rua Pernambuco, 1777 - Marechal Cândido Rondon - Paraná

Artigos

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: FICHA CATALOGRÁFICA DOS ANAIS DO II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
Título: FICHA CATALOGRÁFICA DOS ANAIS DO II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES



Autor(es):
Luciane Thomé Schröder
Juliana de Sá França
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Título: O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM



Autor(es):
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Jessica Paula Vescovi
Título: O USO DE TEXTOS AUTÊNTICOS PARA A ABORDAGEM DO GÊNERO TEXTUAL "REPORTAGEM": AUTONOMIA PARA PROFESSOR E PARA ALUNO



Autor(es):
Tatiane Horst
Elisângela Redel
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AS EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO COM O GÊNERO CONTO DE SUSPENSE



Autor(es):
Jéssica Diana Göttert
Jessica Paula Vescovi
Título: GÊNEROS JORNALÍSTICOS E SUA ABORDAGEM EM SALA DE AULA NA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Daiana Cristina Lehr
Jessica Paula Vescovi
Título: INTERAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Vanessa Luana Schmitt
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA II



Autor(es):
Djeisci Monique Maldaner
Tábata Vanessa Schulze
Jessica Paula Vescovi
Título: SIGNIFICAÇÃO DO CONTEÚDO POR MEIO DE INTERAÇÃO DIRETA COM UM AUTOR



Autor(es):
Marina Jakovacz
Jessica Paula Vescovi
Título: GÊNERO TEXTUAL DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ABORDAGEM EM SALA DE AULA



Autor(es):
Greici Gracieli Diesel
Jessica Paula Vescovi
Título: ANDAIMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE POSSÍVEL



Autor(es):
Daiane Cristina Massirer
Mirian Schröder
Título: GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA.



Autor(es):
Verônica Amanda Beckenkamp
Elisângela Redel
Título: PRESENÇA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA LEITURA



Autor(es):
Alice Stenzel
Mirian Schröder
Título: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E POLÍTICAS PÚBLICAS: LIMITES E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO SÉCULO XXI



Autor(es):
Douglas Luis Wrasse
Ana Júlia Kipper Bona de Borba
Diana Milena Heck
Título: RELATO SOBRE JOGO: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA



Autor(es):
Aline Stenzel
Alice Stenzel
Andréia Eggers
Título: PRODUÇÃO TEXTUAL E LIVRO DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO



Autor(es):
Aline Stenzel
Mirian Schröder
Título: O trabalho com os contos de Dalton Trevisan em sala de aula: o aluno já está acostumado ou é uma realidade distante do aluno.?



Autor(es):
Denise Regina Laismann
Jessica Paula Vescovi
Título: EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR: A MÚSICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA



Autor(es):
Elisângela Cristina Pazini Yoshida
Jessica Paula Vescovi
Título: POLISSEMIA E AMBIGUIDADE: A SEMÂNTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.



Autor(es):
Eliane de Oliveira Luchtenberg
Jessica Paula Vescovi
Título: PERFIL DO LEITOR DE LIVROS



Autor(es):
Diego do Carmo
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: A IMPORTÂNCIA DO REPLANEJAMENTO DEPOIS DAS AULAS



Autor(es):
Gláucia Angélica Tepper
Luciana Alves Bonfim
Título: O CONTO “CHAPEUZINHO VERMELHO” COMO EIXO TEMÁTICO E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO E. F.



Autor(es):
Ana Gabriela dos Santos
Luciane Thomé Schröder
Título: DA CRÔNICA AO BLOG: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL



Autor(es):
Carine Joseane Kaiser
Elisângela Redel
Título: GÊNERO TEXTUAL LENDA: MUNDO IMAGINÁRIO X MUNDO REAL



Autor(es):
Eliane Zerffaz
Letícia Schach
Título: DIFERENÇAS COMPORTAMENTAIS ENTRE DIFERENTES ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II



Autor(es):
Marciane Rauber
Clarice Braatz Schmidt
Natan Wellington Kreuz dos Santos
Título: GÊNERO TEXTUAL GUIA DE VIAGEM: CAMINHOS E POSSIBILIDADES



Autor(es):
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Luciane Thomé Schröder
Título: A PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA: UMA ANALISE DA ATIVIDADE DE ESCRITA REALIZADA PELOS ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II



Autor(es):
Carolina Videira Cruz
Jessica Paula Vescovi
Título: TEXTOS PARA A VIDA: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS MORALIZANTES EM ATIVIDADES DE LEITURA



Autor(es):
Alice Stenzel
Luciane Thomé Schröder
Título: A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE ENIGMA NA PRODUÇÃO TEXTUAL



Autor(es):
Mayara Brambilla
Jessica Paula Vescovi
Título: OS GÊNEROS TEXTUAIS ARGUMENTATIVOS NO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Letícia Hettwer Ribeiro
Adriana da Cunha
Título: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DE DOLZ, SCHNEUWLY E NOVERRAZ



Autor(es):
Felipe Grespan Rettore
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS EM UMA CAMPANHA DE SAÚDE PÚBLICA



Autor(es):
Aline Stenzel
Luciane Thomé Schröder
Área de conhecimento: Línguas Estrangeiras
Título: ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ALEMÃ NO PROJETO “GUTEN MORGEN, MARECHAL”



Autor(es):
Tatiane Horst
Greici Gracieli Diesel
Elisângela Redel
Letícia Schach
Título: VOS E O ENSINO DE ESPANHOL NO LIVRO SÍNTESIS



Autor(es):
Tainara Suelen Martins Mentges
Rosecler Luciane Gust Much
Juliana de Sá França
Título: A NOTÍCIA NAS AULAS DE ESPANHOL: CONTATO DIRETO COM O CONTEXTO LATINO-AMERICANO



Autor(es):
Marcelli Raihane Martins Ferreira
Juliana de Sá França
Título: COMO SER UM PROFESSOR AUTÔNOMO? DA TEORIA À PRÁTICA, REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ALEMÃO COMO LE



Autor(es):
Vanessa Luana Schmitt
Elisângela Redel
Título: O ENFOQUE CULTURAL NO ENSINO DE ALEMÃO E AS NOVAS MÍDIAS



Autor(es):
Djeisci Monique Maldaner
Elisângela Redel
Título: A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Indianara Costa dos Santos Miranda
Clarice Cristina Corbari
Título: A REGÊNCIA: O ANTES E O DEPOIS DAS AULAS MINISTRADAS



Autor(es):
Cileuza Maria Moraes
Diana Milena Heck
Título: MEIO AMBIENTE, SAÚDE E PLURALIDADE CULTURAL: TEMAS TRANSVERSAIS NA AULA DE E/LE.



Autor(es):
Denise Regina Laismann
Eliane de Oliveira Luchtenberg
Sônia Maria David
Juliana de Sá França
Título: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR: A PUBLICIDADE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA



Autor(es):
Elisângela Cristina Pazini Yoshida
Denise Scolari Vieira
Título: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SALA DE AULA



Autor(es):
Gabriela Aparecida Todeschini Alves
Diana Milena Heck
Título: PLANEJAMENTO: NUNCA ESTÁTICO E RÍGIDO, SEMPRE MUTÁVEL E FLEXÍVEL



Autor(es):
Michele Bernadete Danelichen Gariani
Daniele da Costa
Paula Regina Back
Luciana Alves Bonfim
Área de conhecimento: Literatura
Título: O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA A PARTIR DA CONCEPÇÃO SOCIOINTERACIONISTA DA LINGUAGEM



Autor(es):
Talita Luana Schweig
Larissa de Campos Mascarello
Luciane Thomé Schröder
Título: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LP E LITERATURA NO EM: A OPORTUNIDADE DO ACADÊMICO ENQUANTO PROFISSIONALO



Autor(es):
Andressa Maria Fornech
Jessica Paula Vescovi
Título: OS CONTOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: NARRATIVAS QUE CORRESPONDEM ÀS EXPECTATIVAS DOS LEITORES CONTEMPORÂNEOS



Autor(es):
Marcelli Raihane Martins Ferreira
Daniele da Costa
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A CONSCIENTIZAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA LITERATURA MARGINAL



Autor(es):
Vanessa Luana Schmitt
Paulo Cezar Konzen
Título: A MÚSICA NO ENSINO DA LITERATURA



Autor(es):
Rafael Araújo Gariani
Letícia Schach
Título: O ENSINO DE LITERATURA ESPANHOLA COM ÊNFASE NO PERÍODO MEDIEVAL: LITERATURA E MÚSICA



Autor(es):
Cristian Javier Lopez
Gilmei Francisco Fleck
Título: A CONSIGNA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – O DESEMPENHO DO ALUNO VERSUS A EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR



Autor(es):
Mirian Schröder
Alana Aparecida de Souza Santos
Título: IMAGENS DE DOM PEDRO I NOS ROMANCES HISTÓRICOS TRADICIONAIS DE PAULO SETÚBAL: A MARQUESA DE SANTOS (1949) E AS MALUQUICES DO IMPERADOR (1971)



Autor(es):
Francieli Gonzalez Santos
Gilmei Francisco Fleck
Título: LITERATURA PRÉ-COLOMBIANA: POESIAS, MITOS, CONTOS E LENDAS DO UNIVERSO AUTÓCTONE AMERICANO



Autor(es):
Charles Luciano dos Santos
Gilmei Francisco Fleck
Área de conhecimento: Outras áreas
Título: OS RECURSOS PERSUASIVOS NA PROPAGANDA DO SICREDI: ANÁLISE DO GÊNERO PUBLICITÁRIO EM SUPORTES DISTINTOS



Autor(es):
Daiane Cristina Massirer
Márcia Elaini Luft
Luciane Thomé Schröder
Título: A DIDÁTICA E AS FERRAMENTAS PRÁTICO-PEDAGÓGICAS: UM PLANO E UM JOGO E A DESMISTIFICAÇÃO DOS TEMORES DA DOCÊNCIA



Autor(es):
Andréia Eggers
Título: O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E A GÊNESE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ



Autor(es):
Bruna Luiza Besen
Thaluan Rafael Debarba Baumbach
Kely Cristina Enisweler
Título: CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTEÚDOS SOBRE FORMAÇÃO DE SOLOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Vanderson Rafael Müller Däpper
Nayra Caroline Steffen
Luana Caroline Kunast Polon
Título: O TRABALHO DO HISTORIADOR EM DISCUSSÃO: O USO DE FONTES E O DEBATE HISTORIOGRÁFICO



Autor(es):
Daniela Melo Rodrigues
Sheille Soares de Freitas
Título: HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Kely Cristina Enisweler
Vilmar Malacarne
Título: A TEMÁTICA DO TRABALHO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A PROBLEMATIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS



Autor(es):
Cintia Valéria de Mello
Vagner José Moreira
Título: SCHILLER: POR UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA



Autor(es):
Eli Schmidtke
Yaquelini Gomez Maidana
Título: EDUCAÇÃO PARA TODOS? UMA REFLEXÃO A PARTIR DE PLATÃO



Autor(es):
Eli Schmidtke
Yaquelini Gomez Maidana
Nelsi Kistemacher Welter
Título: UMA REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA DE ENSINO A PARTIR DE UMA LEITURA DE MARX



Autor(es):
Eli Schmidtke
Yaquelini Gomez Maidana
Nelsi Kistemacher Welter

Edições

ANAIS DO COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

Volume I, 2017 / ISSN: 2526-4710

null