O Evento

No mês setembro é comemorado Dia Mundial dos Surdos (30/09) e Dia Nacional dos Surdos (26/09). Este momento é oportuno e de suma importância não apenas para divulgar à sociedade conhecimentos sobre a Comunidade Surda, mas também para nos reunirmos e aperfeiçoarmos conhecimentos em prol dos cidadãos surdos.

Os surdos brasileiros têm a Libras como meio de comunicação e expressão, devendo ser esta a sua primeira língua e a Língua Portuguesa como sua segunda língua na forma escrita (Lei 10.436/02). No entanto, tem sido um grande desafio tanto para os professores quanto para os estudantes surdos lidar com o ensino e a aprendizagem dessas duas formas de comunicação tão distintas, seja nas escolas bilíngue de/para surdo ou nas escolas bilíngues de modo geral.

O conflito que envolve a aprendizagem dessas duas línguas por parte dos estudantes surdos e a falta de métodos de ensino, têm reflexos negativos na conclusão dos seus estudos, visto que a maioria mal se torna um sujeito bilíngue. Nesse sentido, compreendemos a importância de trazermos reflexões sobre o processo que envolve o ensino e a aprendizagem do surdo na idade escolar.

Confira a programação do evento:

2019-09-18 13:30:00.0

Palestra:

Aprendizagem dos Surdos e o Processo de Ensino Bilíngue.
Horário: 2019-09-18 13:30:00.0 às 2019-09-18 17:00:00.0
Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu | Miniauditório
Endereço: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Informações: Uma palestra dinâmica para os professores de escola bilíngue de/para surdos e acadêmicos de Licenciatura e Bacharel.

Inscrições

Acesse o sistema para realizar a sua inscrição no evento Aprendizagem dos Surdos e o processo de Ensino Bilíngue. Para isso, clique no ícone abaixo. Você será redirecionado a página de acesso ao sistema e poderá realizar a sua inscrição.

Acesse o Sistema

Caso você não tenha conta na Unioeste, clique no ícone abaixo e crie sua conta.
Após criar sua conta, poderá acessar o sistema e fazer sua inscrição.

Criar Conta

Tutorial para inscrição

Comissão do Evento:

Tradutor(a) e Intérprete Língua de Sinais (TILS)
Douglas Fernando da Silva
Antonia Aparecida Lopes