INSCRIÇÕES PARA OUVINTES ATÉ DIA 27/11/2018
I Encontro Nacional de Escolas Públicas do
Campo: “Formação Humana e Conhecimento Escolar”
Este evento, organizado pela primeira vez, tem o
intuito de oportunizar a socialização de experiências em curso nas
Escolas Públicas do Campo em projetos de extensão, de articular os
educadores que atuam nestas escolas criando um espaço coletivo de
formação continuada, possibilitando um espaço de diálogo sobre a
Educação do Campo e as Escolas Públicas do Campo, tendo em vista a
necessidade de novas formas de ação a fim de enfrentar a ofensiva
de fechamento destas escolas, em curso no país.
É promovido pelo Grupo de Estudos em Formação
Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares – GEFHEMP da
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE- Campus de
Francisco Beltrão – PR, nos dias 27 e 28 novembro de 2018.
Ao se buscar articular a perspectiva da formação
humana na educação escolar, parte-se da compreensão que a educação
escolar, além de desenvolver aprendizagem e capacidade de
apropriação conceitual, desenvolve também a formação do ser
humano. Historicamente, as escolas situadas no campo brasileiro
conviveram com a dura realidade rural, que negou aos sujeitos que as
frequentaram o direito ao conhecimento científico.
No contexto do país, juntamente com as lutas dos
Movimentos Sociais Populares organizados, especialmente na luta pela
terra, a educação destas escolas passa ser compreendida como um
direito e tratada como política pública pela Educação do Campo.
Os povos do campo são tomados como sujeitos de direitos, avanço
este que se produz num contexto de privação dos direitos
essenciais. Como diz Caldart (2012), “a realidade que produz a
Educação do Campo não é nova, mas ela inaugura uma forma de fazer
seu enfrentamento”. Contudo, a realidade da maior parte destas
escolas ainda é bastante precária e se vive na atualidade uma
ofensiva de fechamento como mostram os dados que destacam no Estado
do Paraná, no ano de 2014, foram fechadas mais de 100 escolas, o que
equivale a mais de 8 escolas por mês.
As práticas que serão parte deste evento são
também resultado de trabalhos de extensão junto às escolas, de
processo colaborativos entre estudantes dos Cursos de Licenciatura
que vivenciam experiências de articulação entre a universidade e
escola pública, o que permite visibilidade a uma realidade
educacional que carece ser acompanhada e refletida no sentido de
buscar a superação do atual quadro.
Colocam-se como objetivos construir espaços de
discussão sobre as Escolas Públicas do/no Campo na relação com
Educação e do Campo e a concretização da legislação conquistada
; socializar e articular referências e experiências de processos em
curso nas Escolas Públicas do Campo sistematizando bases de conteúdo
e forma à modalidade educacional da Educação do Campo e
incentivando a pesquisa sobre estas temáticas; fomentar a
necessidade da formação permanente e continuada de professores
despertando para o aporte da Rede de Formação de Educadores; e
possibilitar encontros e trocas entre sujeitos e processos de modo a
fortalecer diálogos e compromissos com a Escola Pública do Campo
enquanto espaço e oportunidade de formação humana e transformação
social.
Eixos Temáticos:
1- Escola Pública do Campo, práticas pedagógicas,
processos coletivos e iniciativas estudantis
2 - Escolas Públicas do Campo, Níveis de Ensino e
Políticas Públicas
3 - Escolas Públicas do Campo e Formação de
Professores
4 - Escolas Públicas do Campo Gestão, Instâncias
Colegiadas e Espaços da Comunidade
5 - Educação do Campo, Trabalho, Agricultura
familiar/camponesa e Agroecologia
6 - Educação do Campo e historiografia das
Instituições Escolares
7 - Movimentos Sociais Populares e a Formação dos
Trabalhadores
8 - A Educação do Campo, suas Diversidades e
Organização Social
INSCRIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 01/10/2018 À 18/11/2018