Encontro Regional de Ensino de Física











Apresentação

Encontro Regional de Ensino de Física

/ ISSN:

O IV Encontro Regional de Ensino de Física (EREF), organizado pelo IFPR, campus Foz do Iguaçu, em parceria com a UNIOESTE e o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, será realizado entre os dias 28 e 30 de maio de 2018 na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.


O evento visa proporcionar o encontro entre estudantes de licenciatura, professores da Educação Básica e pesquisadores que possuem como tema comum o Ensino de Física.


Entre as atividades previstas estão: palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e apresentação de trabalhos na forma de comunicação oral e em pôsteres.

Expediente

Encontro Regional de Ensino de Física

/ ISSN:


ANAIS DO ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE FÍSICA - ISSN xxxx-xxxx

Periodicidade da publicação: BIANUAL
Serão aceitos trabalhos completos em idioma português

Edição Atual: IV Encontro Regional de Ensino de Física

Coordenação do IV EREF 2018
Prof. Marcos Fernando Soares Alves (IFPR)
Prof. Reginaldo Aparecido Zara (Unioeste)

Instituição Responsável pela publicação dos anais do IV EREF
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitário das Américas.
85870-650 - Foz do Iguaçu-PR

Sumário

Encontro Regional de Ensino de Física

/ ISSN:
Área de conhecimento: Currículo, Políticas e Sociedade

Título: OS VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS DO PARANÁ: UM OLHAR PARA A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Autores:
Èrica de Freitas Gonçalves
Marcos Fernando Soares Alves


Área de conhecimento: Divulgação Científica e Educação não-formal

Título: RELATO DE UM CURSO NÃO FORMAL DE ASTRONOMIA BÁSICA VOLTADO PARA FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA
Autores:
Monica Cristina Kalb
Fabio Ramos da Silva


Área de conhecimento: Ensino e Aprendizagem

Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA CONSERVAÇÃO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO UTILIZANDO UM SIMULADOR E UM EXPERIMENTO
Autores:
Paulo Weslei Alberton
Gisele Strieder Philippsen
Johnathan Carlos de Souza

Título: O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA PELO PROFESSOR NA VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFPR – CAMPUS PARANAGUÁ
Autores:
Kelly Vanessa Fernandes Dias da Silva
Caroline Dorada Pereira Portela

Título: A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA
Autores:
Ederson Carlos Gomes
Michel Corci Batista
Polônia Altoé Fusinato

Título: UMA COMPARAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM A UTILIZAÇÃO DA PEDAGOGIA NOVA E TRADICIONAL NO ENSINO DE MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Autores:
Stephanie Novello Maria dos Santos
Camila Paese
Jamile Pich Bonow
Gabriela Mikoaski

Título: MINI BOBINA DE TESLA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DO ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Augusto Garcia da Silva
Ramon Wagner
Cleber Pegoraro

Título: A INTERDISCIPLINARIDADE, O LÚDICO E AS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Renan Marques
Dulce Maria Strieder
Vilmar Malacarne
Débora Marcilia Moreira
Mariane Grando Ferreira Almeida
Rosana Maria de Oliveira Mota

Título: BATALHA ELÉTRICA: UM RECURSO DE APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO.
Autores:
Anna Claudia Dallazem
Alyne Christyna Mezzomo
Lara Marques Daminelli
Marcos Fernando Soares Alves

Título: PERFIL ELÉTRICO: UM JOGO PARA AS AULAS DE ELETROMAGNETISMO DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Luana de Lara
Marwa Silva Hoblos
Carolina Silva
Marcos Fernando Soares Alves

Título: Proposta de Ensino Potencialmente Significativo sobre Efeito Doppler a partir de uma análise primária de linhas espectrais
Autores:
Micheli Trindade Moura
Vasco de Matos Ferreira Mendes Neves
Henri Araujo Leboeuf

Título: A EDUCAÇÃO DIALÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Autores:
Renan Adriano Chiapetti
Marcos Vinicius dos Santos de Oliveira

Título: Proposta de atividade para o ensino de força de atrito através da exploração de um plano inclinado.
Autores:
Paulo Yuhanna El Saad
Henri Araujo Leboeuf

Título: CONTRIBUIÇÕES DA SIMULAÇÃO PARA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS DINÂMICOS: DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE ONDAS
Autores:
Matheus Santos da Silva
Carla Renata Garcia Xavier da Silva

Título: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA BREVE DISCUSSÃO
Autores:
Pablo Souza dos Santos
Marlene Niehues Gasparin

Título: EXPLORANDO O USO DE SMARTPHONES: PRÁTICA DE ENSINO PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO BIDIMENSIONAL
Autores:
Fernando José Gaiotto
José Roberto Dias Pereira

Título: A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO ENSINO DAS LEIS DE NEWTON PARA O ENSINO MÉDIO.
Autores:
Fernanda de Andrade Matsen
Paulo Ricardo de Souza Silva
Rafael Augusto Michelato
Katrym Aline Bordinhão dos Santos

Título: Estudo das possíveis representações sociais de professores de ciências e geografia sobre astronomia
Autores:
Solange Maria Fossa
Camila Riegel Debom

Título: CONTRIBUIÇÕES DA INTERAÇÃO DISCURSIVA DURANTE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA.
Autores:
Amanda da Silva Coraiola
Fernando Carvalho Birznek
Ivanilda Higa

Título: ENSINO DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA A PARTIR DA MODELAGEM CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO SUPERIOR
Autores:
Edenmar G. D. Zacaria
Paulo Vinicius dos Santos Rebeque

Título: TEOREMAS EM AÇÃO EM SITUAÇÕES PROBLEMAS DA FÍSICA
Autores:
Marli Schmitt Zanella
Mayara Hilgert Pacheco

Título: A FÍSICA NO CARRINHO DE ROLIMÃ: PROBLEMETIZANDO A RELAÇÃO ENTRE FORÇA E MOVIMENTO POR MEIO DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA
Autores:
Claudio Oliveira Costa Junior
Juliana de Souza Pereira
Camila Wechi Schinemann
Henri Araujo Leboeuf

Título: REFLEXÕES DO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Ana Carolina de Freitas
Deborah da Silva Rezende
Nicolle Marra Ivanoski


Área de conhecimento: Formação de Professores e Prática Docente

Título: As Leis de Newton na formação do condutor responsável.
Autores:
Rosemari Dallacort

Título: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA E O ENSINO FUNDAMENTAL 1: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTES AOS FUTUROS PEDAGOGOS.
Autores:
Amadís Mattos Fernandes
Jacieli F Lyra Rebello
Marianna Florentina de Lima Alves de Oliveira Drummond


Área de conhecimento: História, Filosofia e Sociologia da Ciência

Título: RADIOATIVIDADE: UM CONVITE À REFLEXÃO SOBRE O MITO DA NEUTRALIDADE NA CIÊNCIA
Autores:
Marcos Gervânio de Azevedo Melo
Marcos Cesar Danhoni Neves
Sani de Carvalho Rutz da Silva

Título: CULTURA NEGRA E LEGADO CIENTÍFICO AFRICANO PARA UM ENSINO MAIS DINÂMICO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Autores:
Felipe Fontana
André da Paixão Gomes

Título: HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: A ABORDAGEM PROPOSTA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO PARANÁ
Autores:
Patrick Iberss
Marcia Tiemi Saito

Título: GLEB WATAGHIN E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FÍSICA NO BRASIL
Autores:
Renata Olmedo Benedet
Marcia Tiemi Saito
Carolina Silva

Título: As Origens da "Sociedade" da Terra Plana dos Dias Atuais
Autores:
Alex Bruno Poposki Soares
Danielson Lisik
Marcia Tiemi Saito


Área de conhecimento: Relatos de Experiência Docente nos Níveis Fundamental, Médio e Superior

Título: COMPREENDENDO A FÍSICA POR MEIO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO: UMA POSSIBILIDADE NA EJA
Autores:
Tatiane Gilio Torres
Jéssica Detoni Meloqueiro
Leonardo Deosti
Hercília Alves Pereira de Carvalho

Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO POSSIBILIDADE PARA UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autores:
Michel Corci Batista
Débora Regina da Rocha

Título: CONCEITOS FÍSICOS DE ELETRICIDADE COMO TEMA GERADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONFRONTANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COM AS TRÊS ETAPAS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
Autores:
Josiane de Almeida Trevisani
Moacir Pereira de Souza Filho

Título: A FÍSICA NOS ESPORTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Néryla Vayne Alves Dias
João Garcia Saraceni
Nandehara Das Graças Oliveira Paiva Saraceni
Edson Ribeiro de Britto de Almeida Junior
Evelyn Carollayne dos Santos de Oliveira
Júlio César Vieira Fiori
Sergio Barboza de Jesus

Título: A UTILIZAÇÃO DO JOGO A SLOWER SPEED OF LIGHT PARA ENSINAR CONCEITOS DE RELATIVIDADE RESTRITA
Autores:
Claudinéia de Oliveira Martins Pessatto
Reginaldo Aparecido Zara

Título: Um relato sobre atividades prático-experimentais em aulas de física do primeiro ano do ensino médio
Autores:
Gabriela Mikoaski
Paulo Vinicius dos Santos Rebeque


Área de conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação

Título: O LABORATÓRIO VIRTUAL NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
Autores:
Fabio Ramos da Silva
Sani de Carvalho Rutz da Silva
Marcos Cesar Danhoni Neves

Título: INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFPR
Autores:
Evandro Cantú

Título: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS ARTIGOS DO SNEF - 2013, 2015 E 2017
Autores:
Higor Belafronte de Andrade
Roseli Constantino Schwerz

Título: USO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DA TRAJETÓRIA DO LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Noelia Janina Alves Alderete
Marcos Fernando Soares Alves
Carla Renata Garcia Xavier da Silva


Normas e Modelos para Trabalhos

Encontro Regional de Ensino de Física

/ ISSN:


Comunicação Oral
Comunicação em pôsteres



Corpo Editorial

Encontro Regional de Ensino de Física

/ ISSN:


Coordenação Geral
Marcos Fernando Soares Alves
Reginaldo Aparecido Zara

Comissão Organizadora
Carla Renata Garcia Xavier da Silva
Fabio Ramos da Silva
Henri Araujo Leboeuf
Marcia Tiemi Saito
Mauro Cesar Scheer
Tunisia Eufrausino Schuler
Vasco de Matos Ferreira Mendes Neves
Diego Pereira dos Santos
Nicolle Marra Ivanoski
Luciana Espíndula de Quadros

Endereço e Contato

Encontro Regional de Ensino de Física

/ ISSN:

Promotor: Colegiado do curso de Licenciatura em Física do IFPR, campus Foz do Iguaçu, Programa de Pós Graduação em Ensino - Mestrado (UNIOESTE) e Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho

E-mail do Evento: coordenacao_geral@outlook.com

Coordenador do Evento: Reginaldo Aparecido Zara

Local: Auditório Alcibíades Luiz Orlando
Unioeste - Campus Foz do Iguaçu Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650 Fundação Parque Tecnológico de Itaipu - FPTI
Av. Tancredo Neves, 6731 - Jardim Itaipu IFPR, campus Foz do Iguaçu
Av. Araucária, 780. Vila A

Artigos

Encontro Regional de Ensino de Física

/ ISSN:
Área de conhecimento: Currículo, Políticas e Sociedade
Título: OS VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS DO PARANÁ: UM OLHAR PARA A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA



Autor(es):
Èrica de Freitas Gonçalves
Marcos Fernando Soares Alves
Área de conhecimento: Divulgação Científica e Educação não-formal
Título: RELATO DE UM CURSO NÃO FORMAL DE ASTRONOMIA BÁSICA VOLTADO PARA FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA



Autor(es):
Monica Cristina Kalb
Fabio Ramos da Silva
Área de conhecimento: Ensino e Aprendizagem
Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA CONSERVAÇÃO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO UTILIZANDO UM SIMULADOR E UM EXPERIMENTO



Autor(es):
Paulo Weslei Alberton
Gisele Strieder Philippsen
Johnathan Carlos de Souza
Título: O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA PELO PROFESSOR NA VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFPR – CAMPUS PARANAGUÁ



Autor(es):
Kelly Vanessa Fernandes Dias da Silva
Caroline Dorada Pereira Portela
Título: A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA



Autor(es):
Ederson Carlos Gomes
Michel Corci Batista
Polônia Altoé Fusinato
Título: UMA COMPARAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM A UTILIZAÇÃO DA PEDAGOGIA NOVA E TRADICIONAL NO ENSINO DE MOVIMENTO ONDULATÓRIO



Autor(es):
Stephanie Novello Maria dos Santos
Camila Paese
Jamile Pich Bonow
Gabriela Mikoaski
Título: MINI BOBINA DE TESLA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DO ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Augusto Garcia da Silva
Ramon Wagner
Cleber Pegoraro
Título: A INTERDISCIPLINARIDADE, O LÚDICO E AS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS



Autor(es):
Renan Marques
Dulce Maria Strieder
Vilmar Malacarne
Débora Marcilia Moreira
Mariane Grando Ferreira Almeida
Rosana Maria de Oliveira Mota
Título: BATALHA ELÉTRICA: UM RECURSO DE APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO.



Autor(es):
Anna Claudia Dallazem
Alyne Christyna Mezzomo
Lara Marques Daminelli
Marcos Fernando Soares Alves
Título: PERFIL ELÉTRICO: UM JOGO PARA AS AULAS DE ELETROMAGNETISMO DO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Luana de Lara
Marwa Silva Hoblos
Carolina Silva
Marcos Fernando Soares Alves
Título: Proposta de Ensino Potencialmente Significativo sobre Efeito Doppler a partir de uma análise primária de linhas espectrais



Autor(es):
Micheli Trindade Moura
Vasco de Matos Ferreira Mendes Neves
Henri Araujo Leboeuf
Título: A EDUCAÇÃO DIALÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS



Autor(es):
Renan Adriano Chiapetti
Marcos Vinicius dos Santos de Oliveira
Título: Proposta de atividade para o ensino de força de atrito através da exploração de um plano inclinado.



Autor(es):
Paulo Yuhanna El Saad
Henri Araujo Leboeuf
Título: CONTRIBUIÇÕES DA SIMULAÇÃO PARA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS DINÂMICOS: DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE ONDAS



Autor(es):
Matheus Santos da Silva
Carla Renata Garcia Xavier da Silva
Título: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA BREVE DISCUSSÃO



Autor(es):
Pablo Souza dos Santos
Marlene Niehues Gasparin
Título: EXPLORANDO O USO DE SMARTPHONES: PRÁTICA DE ENSINO PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO BIDIMENSIONAL



Autor(es):
Fernando José Gaiotto
José Roberto Dias Pereira
Título: A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO ENSINO DAS LEIS DE NEWTON PARA O ENSINO MÉDIO.



Autor(es):
Fernanda de Andrade Matsen
Paulo Ricardo de Souza Silva
Rafael Augusto Michelato
Katrym Aline Bordinhão dos Santos
Título: Estudo das possíveis representações sociais de professores de ciências e geografia sobre astronomia



Autor(es):
Solange Maria Fossa
Camila Riegel Debom
Título: CONTRIBUIÇÕES DA INTERAÇÃO DISCURSIVA DURANTE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA.



Autor(es):
Amanda da Silva Coraiola
Fernando Carvalho Birznek
Ivanilda Higa
Título: ENSINO DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA A PARTIR DA MODELAGEM CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO SUPERIOR



Autor(es):
Edenmar G. D. Zacaria
Paulo Vinicius dos Santos Rebeque
Título: TEOREMAS EM AÇÃO EM SITUAÇÕES PROBLEMAS DA FÍSICA



Autor(es):
Marli Schmitt Zanella
Mayara Hilgert Pacheco
Título: A FÍSICA NO CARRINHO DE ROLIMÃ: PROBLEMETIZANDO A RELAÇÃO ENTRE FORÇA E MOVIMENTO POR MEIO DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA



Autor(es):
Claudio Oliveira Costa Junior
Juliana de Souza Pereira
Camila Wechi Schinemann
Henri Araujo Leboeuf
Título: REFLEXÕES DO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Ana Carolina de Freitas
Deborah da Silva Rezende
Nicolle Marra Ivanoski
Área de conhecimento: Formação de Professores e Prática Docente
Título: As Leis de Newton na formação do condutor responsável.



Autor(es):
Rosemari Dallacort
Título: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA E O ENSINO FUNDAMENTAL 1: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTES AOS FUTUROS PEDAGOGOS.



Autor(es):
Amadís Mattos Fernandes
Jacieli F Lyra Rebello
Marianna Florentina de Lima Alves de Oliveira Drummond
Área de conhecimento: História, Filosofia e Sociologia da Ciência
Título: RADIOATIVIDADE: UM CONVITE À REFLEXÃO SOBRE O MITO DA NEUTRALIDADE NA CIÊNCIA



Autor(es):
Marcos Gervânio de Azevedo Melo
Marcos Cesar Danhoni Neves
Sani de Carvalho Rutz da Silva
Título: CULTURA NEGRA E LEGADO CIENTÍFICO AFRICANO PARA UM ENSINO MAIS DINÂMICO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS



Autor(es):
Felipe Fontana
André da Paixão Gomes
Título: HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: A ABORDAGEM PROPOSTA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO PARANÁ



Autor(es):
Patrick Iberss
Marcia Tiemi Saito
Título: GLEB WATAGHIN E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FÍSICA NO BRASIL



Autor(es):
Renata Olmedo Benedet
Marcia Tiemi Saito
Carolina Silva
Título: As Origens da "Sociedade" da Terra Plana dos Dias Atuais



Autor(es):
Alex Bruno Poposki Soares
Danielson Lisik
Marcia Tiemi Saito
Área de conhecimento: Relatos de Experiência Docente nos Níveis Fundamental, Médio e Superior
Título: COMPREENDENDO A FÍSICA POR MEIO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO: UMA POSSIBILIDADE NA EJA



Autor(es):
Tatiane Gilio Torres
Jéssica Detoni Meloqueiro
Leonardo Deosti
Hercília Alves Pereira de Carvalho
Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO POSSIBILIDADE PARA UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II



Autor(es):
Michel Corci Batista
Débora Regina da Rocha
Título: CONCEITOS FÍSICOS DE ELETRICIDADE COMO TEMA GERADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONFRONTANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COM AS TRÊS ETAPAS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE



Autor(es):
Josiane de Almeida Trevisani
Moacir Pereira de Souza Filho
Título: A FÍSICA NOS ESPORTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Néryla Vayne Alves Dias
João Garcia Saraceni
Nandehara Das Graças Oliveira Paiva Saraceni
Edson Ribeiro de Britto de Almeida Junior
Evelyn Carollayne dos Santos de Oliveira
Júlio César Vieira Fiori
Sergio Barboza de Jesus
Título: A UTILIZAÇÃO DO JOGO A SLOWER SPEED OF LIGHT PARA ENSINAR CONCEITOS DE RELATIVIDADE RESTRITA



Autor(es):
Claudinéia de Oliveira Martins Pessatto
Reginaldo Aparecido Zara
Título: Um relato sobre atividades prático-experimentais em aulas de física do primeiro ano do ensino médio



Autor(es):
Gabriela Mikoaski
Paulo Vinicius dos Santos Rebeque
Área de conhecimento: Tecnologia da Informação e Comunicação
Título: O LABORATÓRIO VIRTUAL NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA



Autor(es):
Fabio Ramos da Silva
Sani de Carvalho Rutz da Silva
Marcos Cesar Danhoni Neves
Título: INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFPR



Autor(es):
Evandro Cantú
Título: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS ARTIGOS DO SNEF - 2013, 2015 E 2017



Autor(es):
Higor Belafronte de Andrade
Roseli Constantino Schwerz
Título: USO DO GEOGEBRA NO ESTUDO DA TRAJETÓRIA DO LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Noelia Janina Alves Alderete
Marcos Fernando Soares Alves
Carla Renata Garcia Xavier da Silva

Edições

Encontro Regional de Ensino de Física

/ ISSN:

null