II COLÓQUIO INTERNACIONAL

Programa de Pós-graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras

Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais

APRESENTAÇÃO

Nos últimos anos, constata-se uma ampliação do número de pesquisas em regiões de fronteira em todo mundo, onde a quantidade de publicações, de grupos de pesquisas e até mesmo de programas de pós-graduação direcionados diretamente ao tema são indicadores importantes deste aumento. Contudo, o aspecto quantitativo vem sendo acompanhado de mudanças qualitativas que exigem uma atenção especial e constante. Em linhas gerais, os estudos em regiões de fronteiras se apresentam em três matrizes: 1) os estudos dos limites internacionais; 2) os estudos das frentes de expansão e; 3) e os estudos das regiões de fronteiras. A forma de olhar estas matrizes e pensar suas relações é diversa. Acreditamos que a única maneira de aproximar os pesquisadores dos diferentes níveis de formação no entorno deste debate, atualizando os temas, as metodologias e as perspectivas teóricas, seja por meio do diálogo e da troca de experiências entre investigadores e estudantes. Neste sentido, partindo do pressuposto que o curso de graduação em Ciências Sociais e os cursos de pós-graduação em "Ciências Sociais" e em "Sociedade, Cultura e Fronteiras", ambos sediados na UNIOESTE, possuem os estudos fronteiriços como um dos seus aspectos fundamentais, torna-se determinante a inserção da instituição e de sua comunidade acadêmica no interior deste debate. Assim, o II Colóquio Internacional “Dinâmicas de Fronteiras” retrata o amadurecimento do Grupo de Pesquisa Fronteiras, Estado e Relações Sociais. A primeira edição do evento contou com a presença dos professores e pesquisadores José Lindomar Albuquerque (UNIFESP) e Juan Carlos Arriaga-Rodriguez (UNQRoo/México) e foi financiado pela CAPES. O encontro resultou em um convênio entre a universidade mexicana e a UNIOESTE. Por meio deste convênio, ocorreram situações de mobilidade docente e discente e a criação da Associação Internacional de Pesquisadores em Fronteiras, que teve seu primeiro encontro no Panamá (2015) e a segunda edição no México (2017). O terceiro encontro ocorrerá no Chile em 2019. Além disso, soma-se a publicação de um livro organizado conjuntamente com os pesquisadores mexicanos. No intuito de manter a mesma qualidade e os mesmos objetivos, a programação do II Colóquio Internacional Dinâmicas de Fronteiras conta, novamente, com importantes pesquisadores em suas áreas e abre, pela primeira vez, espaço para apresentação de pesquisas realizadas nas regiões de fronteira. Para finalizar, lembramos que o primeiro e principal objetivo do evento é criar novas redes de pesquisa e fortalecer as já existentes. O segundo objetivo é possibilitar a construção de um painel sobre a produção acadêmica latino-americana sobre as regiões de fronteira. Por fim, o terceiro objetivo é abrir espaço para apresentação das pesquisas em andamento dos membros do LAFRONT (Laboratório de Pesquisa em Fronteiras, Estado e Relações Sociais – www.gpfronteras.com) e de outros pesquisadores interessados nas regiões fronteiriças, possibilitando o diálogo, a troca de experiências e uma maior qualificação nos estudos que estão sendo realizados. Similar ao ocorrido na primeira edição, o colóquio fomentará uma reunião paralela à programação oficial com a participação dos membros do LAFRONT, professores do curso de Ciências Sociais e os convidados externos. O encontro tem como finalidade aproximar objetivos e mapear as possibilidades de trabalho conjunto. Tais objetivos se tornam ainda mais relevantes quando observamos as mudanças curriculares do curso de graduação em Ciências Sociais da UNIOESTE, que, por meio de um estreitamento nas relações com o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais acabou tendo as fronteiras como um eixo explícito em sua estrutura de formação. Logo, a atividade, embora seja desenvolvida pelo grupo de pesquisa, articula e é de interesse dos discentes nos diferentes níveis.

INSCRIÇÕES E INSTRUÇÕES

SOBRE O PAGAMENTO

O valor das inscrições para todas as categorias de participantes é de R$ 20,00, que deverão ser pagos no primeiro dia do evento.

As inscrições serão realizadas online, por meio do site do evento.

As normas para submissão de resumos e artigos completos podem ser encontradas no site do evento, no link editais e modelos.

Submissão de resumos: 01 de novembro a 30 de dezembro de 2017.

Resultado da avaliação dos resumos: 10 a 15 de janeiro de 2018.

Submissão dos artigos completos: até 28 de fevereiro de 2018.

Confira a programação do evento

Comissão do Evento

CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS
MODELO DE RESUMO
MODELO DE ARTIGO COMPLETO

Acesse o sistema para realizar a sua inscrição no evento II Colóquio Internacional Dinâmicas de Fronteiras. Para isso, clique no ícone abaixo. Você será redirecionado a página de acesso ao sistema e poderá realizar a sua inscrição.

Início: 2018-04-23 00:00:00.0

Término: 2018-04-24 00:00:00.0