Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes











Expediente

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes

online / ISSN: ISSN: 2526-4710


Apresentação

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes

online / ISSN: ISSN: 2526-4710

A experimentação da docência, pela qual o estudante compartilha, em contextos escolares, as agendas histórico-culturais e políticas, em constante transformação, amplia a percepção, mas elas surgem sob o signo da tensão. Essa etapa que conduz o aluno à condição de estagiário e, deste estatuto, àquele de docente legitimado, tem implicações de caráter autobiográfico, cuja visibilização pode ser fomentada em eventos como o Colóquio de Formação Docente . 

Ali, mediante exposição e diálogo entre seus colegas, professores, agentes universitários, gestores, surgem as narrativas advindas de roteiros de observação, de auto-registros, de relatos de campo, em direção à construção identitária. Tal processo apresenta-se em sua profusão simbólica, uma vez que redesenha o compromisso social da docência. Nesse sentido, a edição 2018, em seu caráter gratuito, propõe a interlocução entre os cursos de Licenciatura da UNIOESTE e a Rede Pública Estadual, em torno de eixos teóricos, vinculados ao Ensino, Pesquisa e Extensão, que necessitam atenção.


Sumário

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes

online / ISSN: ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: Formação Docente

Título: HOMEM DE TURIN VERSUS HOMEM VITRUVIANO: ANÁLISE SEMIÓTICA PEIRCEANA NA APROPRIAÇÃO DA IMAGEM
Autores:
Silvio Rinaldi
Jessica Paula Vescovi

Título: A INTERAÇÃO EM SALA DE AULA: TRABALHO CONSTANTE, EFEITO CONTÍNUO
Autores:
Adriana Paula Hoff
Mirian Schröder

Título: O ENSINO DA ARTE PELA CULTURA JAPONESA
Autores:
Mariane Deolinda Cavalli

Título: ATIVIDADES AQUÁTICAS ENVOLVENDO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTERPOSTO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO
Autores:
Ana Laura Fischer Lottermann
Gabriela Simone Harnisch
Douglas Roberto Borella

Título: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores:
Ana Laura Fischer Lottermann
Bruna Poliana Silva
Douglas Roberto Borella

Título: A MÁGICA DO PROFESSOR DE LE NA ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS GRAMATICAIS: A INTERAÇÃO
Autores:
Nicole Luana Rosa
Mônica Hogetop

Título: IDENTIDADE BRASILEIRA: UM VIÉS LITERÁRIO
Autores:
Nicole Luana Rosa


Área de conhecimento: Prática de Ensino

Título: TABUS, A IMPORTÂNCIA DE DESMITIFICÁ-LOS
Autores:
Jessica Carolina Viebrantz
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: A TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM CONTOS DE DALTON TREVISAN: UM TRABALHO DE FORMAÇÃO LEITORA À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO
Autores:
Rosecler Luciane Gust Much
Elisângela Redel

Título: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE/ALTERIDADE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Rosecler Luciane Gust Much
Denise Scolari Vieira

Título: AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Jessica Carolina Viebrantz
Paulo Cezar Konzen

Título: PROJETO “FOTO-POEMA”: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Lara Goes de Paula
Elisângela Redel

Título: LÍNGUA ESTRANGEIRA E O ENSINO DA PUBLICIDADE POR MEIO DO FACEBOOK E NETFLIX
Autores:
Lara Goes de Paula
Diana Milena Heck

Título: O ENSINO DA ARTE: LIMITES E POSSIBILIDADES DIANTE DO DESINTERESSE DOS ALUNOS PELA DISCIPLINA DE ARTE
Autores:
Rosangela Franco da Silva
Daiane Acco Rossarola Becker

Título: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Márcia Elaini Luft
Márcia Sipavicius Seide

Título: A ARTE COMO ESTÍMULO À CRIATIVIDADE, VISANDO A MELHORIA DO APRENDIZADO E A INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU MÚLTIPLA
Autores:
Silvio Rinaldi
Daiane Acco Rossarola Becker

Título: LIVRO DIDÁTICO: UM SUPORTE VIÁVEL PARA A REGÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA?
Autores:
Andréia Schauren
Diana Milena Heck

Título: “SEARA, A QUALIDADE VAI TE SURPREENDER”: ENSINO DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO À LUZ DO LETRAMENTO CRÍTICO
Autores:
Caroline Alves da Silva
Elisângela Redel

Título: GÊNERO CARTAZ PUBLICITÁRIO E AS DIVERSIDADES MEDIADAS PELAS CAMPANHAS SOCIAIS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Diana Jeine da Silva
Diana Milena Heck

Título: GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS NA SALA DE AULA: O DEBATE COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS TRANSVERSAIS PROPOSTOS PELAS DCE’S
Autores:
Victória Inês Linck
Elisângela Redel

Título: CELEM E ENSINO REGULAR: AS DIFERENÇAS E INFLUÊNCIAS DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA INGLESA
Autores:
Victória Inês Linck
Nelza Mara Pallú

Título: A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM SALA DE AULA
Autores:
Lizandra Tatiani Vorpagel
Mônica Hogetop

Título: VERBOS SEPARÁVEIS EM UM CONTEXTO COMUNICATIVO
Autores:
Lizandra Tatiani Vorpagel
Cristiane Schmidt

Título: A PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Katia Luana Kosloski
Diana Milena Heck

Título: PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA: REDAÇÃO PARA A ESCOLA
Autores:
Katia Luana Kosloski
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I: relato de experiência com o gênero notícia
Autores:
Marla Klitzke Kreibich
Clarice Braatz Schmidt

Título: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE ESPANHOL: POSSÍVEIS ABORDAGENS DE LEITURA EM TURMAS DE NÍVEL A1
Autores:
Christian da Silva Costa
Daiane Cristina Massirer
Denise Scolari Vieira

Título: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O ESTUDO DO GÊNERO TEXTUAL CONTO
Autores:
Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Clarice Braatz Schmidt

Título: O SUJEITO ALUNO EM EVIDÊNCIA: a importância da participação discente no processo de ensino-aprendizagem
Autores:
Keila Guedes Fernandes Peretto
Clarice Braatz Schmidt

Título: FAKE NEWS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS: FALANDO DE NOTÍCIAS (FALSAS) NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Cassia Casadei Vorpagel
Rafaela Fernandes Caldeira
Elisângela Redel

Título: ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS E DINÂMICAS
Autores:
Fabiana Tondini Pedro
Diana Milena Heck

Título: A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO
Autores:
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Mirian Schröder

Título: ESCRITORES DA LIBERDADE: (RE)PENSANDO A PRÁTICA DOCENTE
Autores:
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Andreliza Cristina de Souza

Título: O ENSINO DA LITERATURA EM SALA DE AULA: ANÁLISE DO PERFIL DA MULHER A PARTIR DA VISÃO DE JOSÉ DE ALENCAR
Autores:
Maria Luiza Rodrigues Costa Oliveira
Rita Maria Decarli Bottega
Jussara Maria Jurach

Título: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO ESTÁGIO E USO DE MATERIAIS DE ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DA INTERCULTURALIDADE
Autores:
Carine Joseane Kaiser
Cristiane Schmidt

Título: O PAPEL DO PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE LITERATURA
Autores:
Carine Joseane Kaiser
Rita Maria Decarli Bottega

Título: AVATARES DA LITERATURA NA PRÁTICA DE RECONTAR HISTÓRIAS: LITERATURA DE CORDEL
Autores:
Rebeca Cristina Kerkhoven
Clarice Braatz Schmidt

Título: ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA-LINGUÍSTICA: UM PROCESSO SIGNIFICATIVO E LÚDICO PARA DIFERENTES CONTEXTOS
Autores:
Rebeca Cristina Kerkhoven
Clarice Braatz Schmidt

Título: O GÊNERO NOTÍCIA NO ÂMBITO ESCOLAR
Autores:
Franciéli Aparecida Laufer
Lara Frutos González

Título: O TRABALHO COM AS EMOÇÕES QUE O CONTO DE TERROR SUSCITA – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Gislaine da Silva
Lara Frutos González

Título: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LITERATURA DE CORDEL: UMA PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISONADO
Autores:
Karime Torres Bedin
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: GÊNEROS TEXTUAIS VERBAIS E NÃO VERBAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO DA ESCRITA
Autores:
Cleidi Strenske
Mônica Hogetop

Título: ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO IDEALIZADO VS. PLANO DE AULA APLICADO
Autores:
Joici Lunara Hoss
Clarice Braatz Schmidt

Título: O LÚDICO INTERMEDIANDO O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Joici Lunara Hoss
Mônica Hogetop

Título: O ENSINO DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS
Autores:
Maria Luiza Rodrigues Costa Oliveira
Nelza Mara Pallú
Mônica Hogetop

Título: ENSINO REGULAR VERSUS CELEM: COMO AVALIAR
Autores:
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Jéssica da Costa Serra
Diana Milena Heck

Título: ENSINO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO SOCIAL DO ALUNO
Autores:
Manoeli Cristina Hoffmann
Clarice Braatz Schmidt

Título: PRODUÇÃO DE TEXTO: DEVOLVENDO A PALAVRAS AOS ALUNOS
Autores:
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Rita Maria Decarli Bottega

Título: O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO CONTO
Autores:
Jéssica da Costa Serra
Jussara Maria Jurach
Rita Maria Decarli Bottega

Título: VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR: TOLEDO E REGIÃO OESTE DO PARANÁ
Autores:
Camila Giovana Koelzer Gonçalves
Renata Mendes Schirmann
Clarice Braatz Schmidt

Título: O PROFESSOR APRENDIZ NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Tainara Suelen Martins Mentges
Denise Scolari Vieira

Título: PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Aline Stenzel
Clarice Braatz Schmidt

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I: O ESTUDO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO E ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS.
Autores:
Thaynara Feiber Stein
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Aline Stenzel
Mônica Hogetop

Título: A PRÁTICA DE ESTÁGIO COMO FORMADORA DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E LITERATURA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Tainara Suelen Martins Mentges
Mônica Hogetop

Título: O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DOS CONTOS DE FADAS
Autores:
Andréia Ivana Dreissig

Título: A REPORTAGEM E A CARTA DO LEITOR EM CONTEXTO DE SALA DE AULA
Autores:
Daniele Oliveira
Márcia Sipavicius Seide

Título: CONCEPÇÕES INTERACIONISTAS APLICADAS AO LONGO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Bianca Nagai da Silva
Ellen Mariany da Silva Dias

Título: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Daiane Cristina Massirer
Mônica Hogetop

Título: MEMES: UMA ATIVIDADE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Djuliane Caroline Rossetto
Diana Milena Heck

Título: O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NO TRABALHO DE LEITURA DE LIVRO EM SALA DE AULA
Autores:
Djuliane Caroline Rossetto
Rita Maria Decarli Bottega

Título: ATIVIDADES COM O USO DE ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS, DIRECIONADAS À ESCRITA EM SALA DE AULA
Autores:
Patricia Kunz
Mônica Hogetop

Título: O ENSINO DE TÓPICOS CULTURAIS NAS AULAS DO ENSINO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA
Autores:
Alice Stenzel
Mônica Hogetop

Título: A INSERÇÃO DE CONCEITOS DA LINGUÍSTICA TEXTUAL NAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS
Autores:
Alice Stenzel
Clarice Braatz Schmidt

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS: ESTUDO DO GÊNERO CONTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Carina Schroeder Apparecido
Paulo Cezar Konzen

Título: UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS A ALUNOS SURDOS EM ESCOLAS BILÍNGUES
Autores:
Katiuscia Wagner
Clodis Boscarioli

Título: A COERÊNCIA DE UM TEXTO DO GÊNERO MONÓLOGO: ESTUDO DE CASO
Autores:
Claudia Ten Caten
Mirian Schröder

Título: O TRABALHO COLABORATIVO DO PROFESSOR EDUCADOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE CORBÉLIA
Autores:
Kaline Skotki
Francielli Pereira Gozzi Freiberger

Título: IMPORTÂNCIA DO USO DE MÍDIAS E PRÁTICAS DIFERENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
Autores:
Milena Aparecida de Lima
Thiago de Oliveira Medeiros
Marli Terezinha Szumilo Schlosser

Título: MERLÍ E OS PERIPATÉTICOS: a relação professor-aluno à luz de Haydt
Autores:
Nathascha Hoffmann Marczinski
Andreliza Cristina de Souza


Normas e Modelos para Trabalhos

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes

online / ISSN: ISSN: 2526-4710


Resumo Simples
Resumo Expandido
Pôster
Minicurso ou Oficina



Corpo Editorial

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes

online / ISSN: ISSN: 2526-4710


Comissão Organizadora
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Laís Martins Bartz
Jheniffer Marcos Verissimo
Joice Elaine de Campos Lambert
Livanize de Oliveira Rodrigues Marques
Dérik Leonhardt Neske
Vanessa Luana Schmitt
Douglas Henrique Barella

Cerimonialista
Patrícia de Mello

Endereço e Contato

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes

online / ISSN: ISSN: 2526-4710

Promotor: CCHEL - Colegiado de Letras

E-mail do Evento: ivcoloquiomarechal@gmail.com

Coordenador do Evento: Denise Scolari Vieira

Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon - PR
Rua Pernambuco, 1777 - Marechal Cândido Rondon - Paraná

Artigos

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes

online / ISSN: ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: Formação Docente
Título: HOMEM DE TURIN VERSUS HOMEM VITRUVIANO: ANÁLISE SEMIÓTICA PEIRCEANA NA APROPRIAÇÃO DA IMAGEM



Autor(es):
Silvio Rinaldi
Jessica Paula Vescovi
Título: A INTERAÇÃO EM SALA DE AULA: TRABALHO CONSTANTE, EFEITO CONTÍNUO



Autor(es):
Adriana Paula Hoff
Mirian Schröder
Título: O ENSINO DA ARTE PELA CULTURA JAPONESA



Autor(es):
Mariane Deolinda Cavalli
Título: ATIVIDADES AQUÁTICAS ENVOLVENDO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTERPOSTO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO



Autor(es):
Ana Laura Fischer Lottermann
Gabriela Simone Harnisch
Douglas Roberto Borella
Título: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA



Autor(es):
Ana Laura Fischer Lottermann
Bruna Poliana Silva
Douglas Roberto Borella
Título: A MÁGICA DO PROFESSOR DE LE NA ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS GRAMATICAIS: A INTERAÇÃO



Autor(es):
Nicole Luana Rosa
Mônica Hogetop
Título: IDENTIDADE BRASILEIRA: UM VIÉS LITERÁRIO



Autor(es):
Nicole Luana Rosa
Área de conhecimento: Prática de Ensino
Título: TABUS, A IMPORTÂNCIA DE DESMITIFICÁ-LOS



Autor(es):
Jessica Carolina Viebrantz
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM CONTOS DE DALTON TREVISAN: UM TRABALHO DE FORMAÇÃO LEITORA À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO



Autor(es):
Rosecler Luciane Gust Much
Elisângela Redel
Título: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE/ALTERIDADE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Rosecler Luciane Gust Much
Denise Scolari Vieira
Título: AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Jessica Carolina Viebrantz
Paulo Cezar Konzen
Título: PROJETO “FOTO-POEMA”: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Lara Goes de Paula
Elisângela Redel
Título: LÍNGUA ESTRANGEIRA E O ENSINO DA PUBLICIDADE POR MEIO DO FACEBOOK E NETFLIX



Autor(es):
Lara Goes de Paula
Diana Milena Heck
Título: O ENSINO DA ARTE: LIMITES E POSSIBILIDADES DIANTE DO DESINTERESSE DOS ALUNOS PELA DISCIPLINA DE ARTE



Autor(es):
Rosangela Franco da Silva
Daiane Acco Rossarola Becker
Título: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Márcia Elaini Luft
Márcia Sipavicius Seide
Título: A ARTE COMO ESTÍMULO À CRIATIVIDADE, VISANDO A MELHORIA DO APRENDIZADO E A INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU MÚLTIPLA



Autor(es):
Silvio Rinaldi
Daiane Acco Rossarola Becker
Título: LIVRO DIDÁTICO: UM SUPORTE VIÁVEL PARA A REGÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA?



Autor(es):
Andréia Schauren
Diana Milena Heck
Título: “SEARA, A QUALIDADE VAI TE SURPREENDER”: ENSINO DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO À LUZ DO LETRAMENTO CRÍTICO



Autor(es):
Caroline Alves da Silva
Elisângela Redel
Título: GÊNERO CARTAZ PUBLICITÁRIO E AS DIVERSIDADES MEDIADAS PELAS CAMPANHAS SOCIAIS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA



Autor(es):
Diana Jeine da Silva
Diana Milena Heck
Título: GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS NA SALA DE AULA: O DEBATE COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS TRANSVERSAIS PROPOSTOS PELAS DCE’S



Autor(es):
Victória Inês Linck
Elisângela Redel
Título: CELEM E ENSINO REGULAR: AS DIFERENÇAS E INFLUÊNCIAS DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Victória Inês Linck
Nelza Mara Pallú
Título: A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM SALA DE AULA



Autor(es):
Lizandra Tatiani Vorpagel
Mônica Hogetop
Título: VERBOS SEPARÁVEIS EM UM CONTEXTO COMUNICATIVO



Autor(es):
Lizandra Tatiani Vorpagel
Cristiane Schmidt
Título: A PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA



Autor(es):
Katia Luana Kosloski
Diana Milena Heck
Título: PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA: REDAÇÃO PARA A ESCOLA



Autor(es):
Katia Luana Kosloski
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I: relato de experiência com o gênero notícia



Autor(es):
Marla Klitzke Kreibich
Clarice Braatz Schmidt
Título: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE ESPANHOL: POSSÍVEIS ABORDAGENS DE LEITURA EM TURMAS DE NÍVEL A1



Autor(es):
Christian da Silva Costa
Daiane Cristina Massirer
Denise Scolari Vieira
Título: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O ESTUDO DO GÊNERO TEXTUAL CONTO



Autor(es):
Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Clarice Braatz Schmidt
Título: O SUJEITO ALUNO EM EVIDÊNCIA: a importância da participação discente no processo de ensino-aprendizagem



Autor(es):
Keila Guedes Fernandes Peretto
Clarice Braatz Schmidt
Título: FAKE NEWS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS: FALANDO DE NOTÍCIAS (FALSAS) NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA



Autor(es):
Cassia Casadei Vorpagel
Rafaela Fernandes Caldeira
Elisângela Redel
Título: ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS E DINÂMICAS



Autor(es):
Fabiana Tondini Pedro
Diana Milena Heck
Título: A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO



Autor(es):
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Mirian Schröder
Título: ESCRITORES DA LIBERDADE: (RE)PENSANDO A PRÁTICA DOCENTE



Autor(es):
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Andreliza Cristina de Souza
Título: O ENSINO DA LITERATURA EM SALA DE AULA: ANÁLISE DO PERFIL DA MULHER A PARTIR DA VISÃO DE JOSÉ DE ALENCAR



Autor(es):
Maria Luiza Rodrigues Costa Oliveira
Rita Maria Decarli Bottega
Jussara Maria Jurach
Título: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO ESTÁGIO E USO DE MATERIAIS DE ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DA INTERCULTURALIDADE



Autor(es):
Carine Joseane Kaiser
Cristiane Schmidt
Título: O PAPEL DO PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE LITERATURA



Autor(es):
Carine Joseane Kaiser
Rita Maria Decarli Bottega
Título: AVATARES DA LITERATURA NA PRÁTICA DE RECONTAR HISTÓRIAS: LITERATURA DE CORDEL



Autor(es):
Rebeca Cristina Kerkhoven
Clarice Braatz Schmidt
Título: ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA-LINGUÍSTICA: UM PROCESSO SIGNIFICATIVO E LÚDICO PARA DIFERENTES CONTEXTOS



Autor(es):
Rebeca Cristina Kerkhoven
Clarice Braatz Schmidt
Título: O GÊNERO NOTÍCIA NO ÂMBITO ESCOLAR



Autor(es):
Franciéli Aparecida Laufer
Lara Frutos González
Título: O TRABALHO COM AS EMOÇÕES QUE O CONTO DE TERROR SUSCITA – RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Gislaine da Silva
Lara Frutos González
Título: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LITERATURA DE CORDEL: UMA PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISONADO



Autor(es):
Karime Torres Bedin
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: GÊNEROS TEXTUAIS VERBAIS E NÃO VERBAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO DA ESCRITA



Autor(es):
Cleidi Strenske
Mônica Hogetop
Título: ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO IDEALIZADO VS. PLANO DE AULA APLICADO



Autor(es):
Joici Lunara Hoss
Clarice Braatz Schmidt
Título: O LÚDICO INTERMEDIANDO O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Joici Lunara Hoss
Mônica Hogetop
Título: O ENSINO DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS



Autor(es):
Maria Luiza Rodrigues Costa Oliveira
Nelza Mara Pallú
Mônica Hogetop
Título: ENSINO REGULAR VERSUS CELEM: COMO AVALIAR



Autor(es):
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Jéssica da Costa Serra
Diana Milena Heck
Título: ENSINO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO SOCIAL DO ALUNO



Autor(es):
Manoeli Cristina Hoffmann
Clarice Braatz Schmidt
Título: PRODUÇÃO DE TEXTO: DEVOLVENDO A PALAVRAS AOS ALUNOS



Autor(es):
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Rita Maria Decarli Bottega
Título: O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO CONTO



Autor(es):
Jéssica da Costa Serra
Jussara Maria Jurach
Rita Maria Decarli Bottega
Título: VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR: TOLEDO E REGIÃO OESTE DO PARANÁ



Autor(es):
Camila Giovana Koelzer Gonçalves
Renata Mendes Schirmann
Clarice Braatz Schmidt
Título: O PROFESSOR APRENDIZ NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Tainara Suelen Martins Mentges
Denise Scolari Vieira
Título: PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Aline Stenzel
Clarice Braatz Schmidt
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I: O ESTUDO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO E ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS.



Autor(es):
Thaynara Feiber Stein
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Aline Stenzel
Mônica Hogetop
Título: A PRÁTICA DE ESTÁGIO COMO FORMADORA DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E LITERATURA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Tainara Suelen Martins Mentges
Mônica Hogetop
Título: O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DOS CONTOS DE FADAS



Autor(es):
Andréia Ivana Dreissig
Título: A REPORTAGEM E A CARTA DO LEITOR EM CONTEXTO DE SALA DE AULA



Autor(es):
Daniele Oliveira
Márcia Sipavicius Seide
Título: CONCEPÇÕES INTERACIONISTAS APLICADAS AO LONGO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Bianca Nagai da Silva
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Daiane Cristina Massirer
Mônica Hogetop
Título: MEMES: UMA ATIVIDADE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Djuliane Caroline Rossetto
Diana Milena Heck
Título: O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NO TRABALHO DE LEITURA DE LIVRO EM SALA DE AULA



Autor(es):
Djuliane Caroline Rossetto
Rita Maria Decarli Bottega
Título: ATIVIDADES COM O USO DE ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS, DIRECIONADAS À ESCRITA EM SALA DE AULA



Autor(es):
Patricia Kunz
Mônica Hogetop
Título: O ENSINO DE TÓPICOS CULTURAIS NAS AULAS DO ENSINO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA



Autor(es):
Alice Stenzel
Mônica Hogetop
Título: A INSERÇÃO DE CONCEITOS DA LINGUÍSTICA TEXTUAL NAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS



Autor(es):
Alice Stenzel
Clarice Braatz Schmidt
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS: ESTUDO DO GÊNERO CONTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Carina Schroeder Apparecido
Paulo Cezar Konzen
Título: UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS A ALUNOS SURDOS EM ESCOLAS BILÍNGUES



Autor(es):
Katiuscia Wagner
Clodis Boscarioli
Título: A COERÊNCIA DE UM TEXTO DO GÊNERO MONÓLOGO: ESTUDO DE CASO



Autor(es):
Claudia Ten Caten
Mirian Schröder
Título: O TRABALHO COLABORATIVO DO PROFESSOR EDUCADOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE CORBÉLIA



Autor(es):
Kaline Skotki
Francielli Pereira Gozzi Freiberger
Título: IMPORTÂNCIA DO USO DE MÍDIAS E PRÁTICAS DIFERENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA



Autor(es):
Milena Aparecida de Lima
Thiago de Oliveira Medeiros
Marli Terezinha Szumilo Schlosser
Título: MERLÍ E OS PERIPATÉTICOS: a relação professor-aluno à luz de Haydt



Autor(es):
Nathascha Hoffmann Marczinski
Andreliza Cristina de Souza

Edições

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes

online / ISSN: ISSN: 2526-4710

https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/iiicoloquiodepraticasmcr