Sumário
Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes
online / ISSN: ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: Formação Docente
Título: HOMEM DE TURIN VERSUS HOMEM VITRUVIANO: ANÁLISE SEMIÓTICA PEIRCEANA NA APROPRIAÇÃO DA IMAGEM
Autores:
Silvio Rinaldi
Jessica Paula Vescovi
Título: A INTERAÇÃO EM SALA DE AULA: TRABALHO CONSTANTE, EFEITO CONTÍNUO
Autores:
Adriana Paula Hoff
Mirian Schröder
Título: O ENSINO DA ARTE PELA CULTURA JAPONESA
Autores:
Mariane Deolinda Cavalli
Título: ATIVIDADES AQUÁTICAS ENVOLVENDO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTERPOSTO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO
Autores:
Ana Laura Fischer Lottermann
Gabriela Simone Harnisch
Douglas Roberto Borella
Título: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores:
Ana Laura Fischer Lottermann
Bruna Poliana Silva
Douglas Roberto Borella
Título: A MÁGICA DO PROFESSOR DE LE NA ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS GRAMATICAIS: A INTERAÇÃO
Autores:
Nicole Luana Rosa
Mônica Hogetop
Título: IDENTIDADE BRASILEIRA: UM VIÉS LITERÁRIO
Autores:
Nicole Luana Rosa
Área de conhecimento: Prática de Ensino
Título: TABUS, A IMPORTÂNCIA DE DESMITIFICÁ-LOS
Autores:
Jessica Carolina Viebrantz
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM CONTOS DE DALTON TREVISAN: UM TRABALHO DE FORMAÇÃO LEITORA À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO
Autores:
Rosecler Luciane Gust Much
Elisângela Redel
Título: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE/ALTERIDADE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Rosecler Luciane Gust Much
Denise Scolari Vieira
Título: AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Jessica Carolina Viebrantz
Paulo Cezar Konzen
Título: PROJETO “FOTO-POEMA”: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Lara Goes de Paula
Elisângela Redel
Título: LÍNGUA ESTRANGEIRA E O ENSINO DA PUBLICIDADE POR MEIO DO FACEBOOK E NETFLIX
Autores:
Lara Goes de Paula
Diana Milena Heck
Título: O ENSINO DA ARTE: LIMITES E POSSIBILIDADES DIANTE DO DESINTERESSE DOS ALUNOS PELA DISCIPLINA DE ARTE
Autores:
Rosangela Franco da Silva
Daiane Acco Rossarola Becker
Título: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Márcia Elaini Luft
Márcia Sipavicius Seide
Título: A ARTE COMO ESTÍMULO À CRIATIVIDADE, VISANDO A MELHORIA DO APRENDIZADO E A INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU MÚLTIPLA
Autores:
Silvio Rinaldi
Daiane Acco Rossarola Becker
Título: LIVRO DIDÁTICO: UM SUPORTE VIÁVEL PARA A REGÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA?
Autores:
Andréia Schauren
Diana Milena Heck
Título: “SEARA, A QUALIDADE VAI TE SURPREENDER”: ENSINO DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO À LUZ DO LETRAMENTO CRÍTICO
Autores:
Caroline Alves da Silva
Elisângela Redel
Título: GÊNERO CARTAZ PUBLICITÁRIO E AS DIVERSIDADES MEDIADAS PELAS CAMPANHAS SOCIAIS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Diana Jeine da Silva
Diana Milena Heck
Título: GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS NA SALA DE AULA: O DEBATE COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS TRANSVERSAIS PROPOSTOS PELAS DCE’S
Autores:
Victória Inês Linck
Elisângela Redel
Título: CELEM E ENSINO REGULAR: AS DIFERENÇAS E INFLUÊNCIAS DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA INGLESA
Autores:
Victória Inês Linck
Nelza Mara Pallú
Título: A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM SALA DE AULA
Autores:
Lizandra Tatiani Vorpagel
Mônica Hogetop
Título: VERBOS SEPARÁVEIS EM UM CONTEXTO COMUNICATIVO
Autores:
Lizandra Tatiani Vorpagel
Cristiane Schmidt
Título: A PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Katia Luana Kosloski
Diana Milena Heck
Título: PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA: REDAÇÃO PARA A ESCOLA
Autores:
Katia Luana Kosloski
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I: relato de experiência com o gênero notícia
Autores:
Marla Klitzke Kreibich
Clarice Braatz Schmidt
Título: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE ESPANHOL: POSSÍVEIS ABORDAGENS DE LEITURA EM TURMAS DE NÍVEL A1
Autores:
Christian da Silva Costa
Daiane Cristina Massirer
Denise Scolari Vieira
Título: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O ESTUDO DO GÊNERO TEXTUAL CONTO
Autores:
Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Clarice Braatz Schmidt
Título: O SUJEITO ALUNO EM EVIDÊNCIA: a importância da participação discente no processo de ensino-aprendizagem
Autores:
Keila Guedes Fernandes Peretto
Clarice Braatz Schmidt
Título: FAKE NEWS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS: FALANDO DE NOTÍCIAS (FALSAS) NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Cassia Casadei Vorpagel
Rafaela Fernandes Caldeira
Elisângela Redel
Título: ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS E DINÂMICAS
Autores:
Fabiana Tondini Pedro
Diana Milena Heck
Título: A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO
Autores:
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Mirian Schröder
Título: ESCRITORES DA LIBERDADE: (RE)PENSANDO A PRÁTICA DOCENTE
Autores:
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Andreliza Cristina de Souza
Título: O ENSINO DA LITERATURA EM SALA DE AULA: ANÁLISE DO PERFIL DA MULHER A PARTIR DA VISÃO DE JOSÉ DE ALENCAR
Autores:
Maria Luiza Rodrigues Costa Oliveira
Rita Maria Decarli Bottega
Jussara Maria Jurach
Título: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO ESTÁGIO E USO DE MATERIAIS DE ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DA INTERCULTURALIDADE
Autores:
Carine Joseane Kaiser
Cristiane Schmidt
Título: O PAPEL DO PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE LITERATURA
Autores:
Carine Joseane Kaiser
Rita Maria Decarli Bottega
Título: AVATARES DA LITERATURA NA PRÁTICA DE RECONTAR HISTÓRIAS: LITERATURA DE CORDEL
Autores:
Rebeca Cristina Kerkhoven
Clarice Braatz Schmidt
Título: ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA-LINGUÍSTICA: UM PROCESSO SIGNIFICATIVO E LÚDICO PARA DIFERENTES CONTEXTOS
Autores:
Rebeca Cristina Kerkhoven
Clarice Braatz Schmidt
Título: O GÊNERO NOTÍCIA NO ÂMBITO ESCOLAR
Autores:
Franciéli Aparecida Laufer
Lara Frutos González
Título: O TRABALHO COM AS EMOÇÕES QUE O CONTO DE TERROR SUSCITA – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Gislaine da Silva
Lara Frutos González
Título: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LITERATURA DE CORDEL: UMA PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISONADO
Autores:
Karime Torres Bedin
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: GÊNEROS TEXTUAIS VERBAIS E NÃO VERBAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO DA ESCRITA
Autores:
Cleidi Strenske
Mônica Hogetop
Título: ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO IDEALIZADO VS. PLANO DE AULA APLICADO
Autores:
Joici Lunara Hoss
Clarice Braatz Schmidt
Título: O LÚDICO INTERMEDIANDO O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Joici Lunara Hoss
Mônica Hogetop
Título: O ENSINO DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS
Autores:
Maria Luiza Rodrigues Costa Oliveira
Nelza Mara Pallú
Mônica Hogetop
Título: ENSINO REGULAR VERSUS CELEM: COMO AVALIAR
Autores:
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Jéssica da Costa Serra
Diana Milena Heck
Título: ENSINO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO SOCIAL DO ALUNO
Autores:
Manoeli Cristina Hoffmann
Clarice Braatz Schmidt
Título: PRODUÇÃO DE TEXTO: DEVOLVENDO A PALAVRAS AOS ALUNOS
Autores:
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Rita Maria Decarli Bottega
Título: O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO CONTO
Autores:
Jéssica da Costa Serra
Jussara Maria Jurach
Rita Maria Decarli Bottega
Título: VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR: TOLEDO E REGIÃO OESTE DO PARANÁ
Autores:
Camila Giovana Koelzer Gonçalves
Renata Mendes Schirmann
Clarice Braatz Schmidt
Título: O PROFESSOR APRENDIZ NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Tainara Suelen Martins Mentges
Denise Scolari Vieira
Título: PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Aline Stenzel
Clarice Braatz Schmidt
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I: O ESTUDO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO E ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS.
Autores:
Thaynara Feiber Stein
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Aline Stenzel
Mônica Hogetop
Título: A PRÁTICA DE ESTÁGIO COMO FORMADORA DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E LITERATURA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Tainara Suelen Martins Mentges
Mônica Hogetop
Título: O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DOS CONTOS DE FADAS
Autores:
Andréia Ivana Dreissig
Título: A REPORTAGEM E A CARTA DO LEITOR EM CONTEXTO DE SALA DE AULA
Autores:
Daniele Oliveira
Márcia Sipavicius Seide
Título: CONCEPÇÕES INTERACIONISTAS APLICADAS AO LONGO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Bianca Nagai da Silva
Ellen Mariany da Silva Dias
Título: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Daiane Cristina Massirer
Mônica Hogetop
Título: MEMES: UMA ATIVIDADE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Djuliane Caroline Rossetto
Diana Milena Heck
Título: O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NO TRABALHO DE LEITURA DE LIVRO EM SALA DE AULA
Autores:
Djuliane Caroline Rossetto
Rita Maria Decarli Bottega
Título: ATIVIDADES COM O USO DE ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS, DIRECIONADAS À ESCRITA EM SALA DE AULA
Autores:
Patricia Kunz
Mônica Hogetop
Título: O ENSINO DE TÓPICOS CULTURAIS NAS AULAS DO ENSINO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA
Autores:
Alice Stenzel
Mônica Hogetop
Título: A INSERÇÃO DE CONCEITOS DA LINGUÍSTICA TEXTUAL NAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS
Autores:
Alice Stenzel
Clarice Braatz Schmidt
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS: ESTUDO DO GÊNERO CONTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Carina Schroeder Apparecido
Paulo Cezar Konzen
Título: UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS A ALUNOS SURDOS EM ESCOLAS BILÍNGUES
Autores:
Katiuscia Wagner
Clodis Boscarioli
Título: A COERÊNCIA DE UM TEXTO DO GÊNERO MONÓLOGO: ESTUDO DE CASO
Autores:
Claudia Ten Caten
Mirian Schröder
Título: O TRABALHO COLABORATIVO DO PROFESSOR EDUCADOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE CORBÉLIA
Autores:
Kaline Skotki
Francielli Pereira Gozzi Freiberger
Título: IMPORTÂNCIA DO USO DE MÍDIAS E PRÁTICAS DIFERENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
Autores:
Milena Aparecida de Lima
Thiago de Oliveira Medeiros
Marli Terezinha Szumilo Schlosser
Título: MERLÍ E OS PERIPATÉTICOS: a relação professor-aluno à luz de Haydt
Autores:
Nathascha Hoffmann Marczinski
Andreliza Cristina de Souza