Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes

Apresentação

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes

online / ISSN: ISSN: 2526-4710

A experimentação da docência, pela qual o estudante compartilha, em contextos escolares, as agendas histórico-culturais e políticas, em constante transformação, amplia a percepção, mas elas surgem sob o signo da tensão. Essa etapa que conduz o aluno à condição de estagiário e, deste estatuto, àquele de docente legitimado, tem implicações de caráter autobiográfico, cuja visibilização pode ser fomentada em eventos como o Colóquio de Formação Docente . 

Ali, mediante exposição e diálogo entre seus colegas, professores, agentes universitários, gestores, surgem as narrativas advindas de roteiros de observação, de auto-registros, de relatos de campo, em direção à construção identitária. Tal processo apresenta-se em sua profusão simbólica, uma vez que redesenha o compromisso social da docência. Nesse sentido, a edição 2018, em seu caráter gratuito, propõe a interlocução entre os cursos de Licenciatura da UNIOESTE e a Rede Pública Estadual, em torno de eixos teóricos, vinculados ao Ensino, Pesquisa e Extensão, que necessitam atenção.


Expediente

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes

online / ISSN: ISSN: 2526-4710


Normas e Modelos para Trabalhos:

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes

online / ISSN: ISSN: 2526-4710


Resumo Simples
Resumo Expandido
Pôster
Minicurso ou Oficina

Corpo Editorial

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes

online / ISSN: ISSN: 2526-4710


Comissão Organizadora

Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Laís Martins Bartz
Jheniffer Marcos Verissimo
Joice Elaine de Campos Lambert
Livanize de Oliveira Rodrigues Marques
Dérik Leonhardt Neske
Vanessa Luana Schmitt
Douglas Henrique Barella

Cerimonialista

Patrícia de Mello


Artigos

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes
online / ISSN: ISSN: 2526-4710

Área de conhecimento: Formação Docente

Título:

HOMEM DE TURIN VERSUS HOMEM VITRUVIANO: ANÁLISE SEMIÓTICA PEIRCEANA NA APROPRIAÇÃO DA IMAGEM

Autor(es):

Silvio Rinaldi
Jessica Paula Vescovi

Título:

A INTERAÇÃO EM SALA DE AULA: TRABALHO CONSTANTE, EFEITO CONTÍNUO

Autor(es):

Adriana Paula Hoff
Mirian Schröder

Título:

O ENSINO DA ARTE PELA CULTURA JAPONESA

Autor(es):

Mariane Deolinda Cavalli

Título:

ATIVIDADES AQUÁTICAS ENVOLVENDO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTERPOSTO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autor(es):

Ana Laura Fischer Lottermann
Gabriela Simone Harnisch
Douglas Roberto Borella

Título:

CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor(es):

Ana Laura Fischer Lottermann
Bruna Poliana Silva
Douglas Roberto Borella

Título:

A MÁGICA DO PROFESSOR DE LE NA ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS GRAMATICAIS: A INTERAÇÃO

Autor(es):

Nicole Luana Rosa
Mônica Hogetop

Título:

IDENTIDADE BRASILEIRA: UM VIÉS LITERÁRIO

Autor(es):

Nicole Luana Rosa

Área de conhecimento: Prática de Ensino

Título:

TABUS, A IMPORTÂNCIA DE DESMITIFICÁ-LOS

Autor(es):

Jessica Carolina Viebrantz
Ellen Mariany da Silva Dias

Título:

A TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM CONTOS DE DALTON TREVISAN: UM TRABALHO DE FORMAÇÃO LEITORA À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO

Autor(es):

Rosecler Luciane Gust Much
Elisângela Redel

Título:

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE/ALTERIDADE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autor(es):

Rosecler Luciane Gust Much
Denise Scolari Vieira

Título:

AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):

Jessica Carolina Viebrantz
Paulo Cezar Konzen

Título:

PROJETO “FOTO-POEMA”: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

Autor(es):

Lara Goes de Paula
Elisângela Redel

Título:

LÍNGUA ESTRANGEIRA E O ENSINO DA PUBLICIDADE POR MEIO DO FACEBOOK E NETFLIX

Autor(es):

Lara Goes de Paula
Diana Milena Heck

Título:

O ENSINO DA ARTE: LIMITES E POSSIBILIDADES DIANTE DO DESINTERESSE DOS ALUNOS PELA DISCIPLINA DE ARTE

Autor(es):

Rosangela Franco da Silva
Daiane Acco Rossarola Becker

Título:

RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

Autor(es):

Márcia Elaini Luft
Márcia Sipavicius Seide

Título:

A ARTE COMO ESTÍMULO À CRIATIVIDADE, VISANDO A MELHORIA DO APRENDIZADO E A INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU MÚLTIPLA

Autor(es):

Silvio Rinaldi
Daiane Acco Rossarola Becker

Título:

LIVRO DIDÁTICO: UM SUPORTE VIÁVEL PARA A REGÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA?

Autor(es):

Andréia Schauren
Diana Milena Heck

Título:

“SEARA, A QUALIDADE VAI TE SURPREENDER”: ENSINO DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO À LUZ DO LETRAMENTO CRÍTICO

Autor(es):

Caroline Alves da Silva
Elisângela Redel

Título:

GÊNERO CARTAZ PUBLICITÁRIO E AS DIVERSIDADES MEDIADAS PELAS CAMPANHAS SOCIAIS NO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autor(es):

Diana Jeine da Silva
Diana Milena Heck

Título:

GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS NA SALA DE AULA: O DEBATE COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS TRANSVERSAIS PROPOSTOS PELAS DCE’S

Autor(es):

Victória Inês Linck
Elisângela Redel

Título:

CELEM E ENSINO REGULAR: AS DIFERENÇAS E INFLUÊNCIAS DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA INGLESA

Autor(es):

Victória Inês Linck
Nelza Mara Pallú

Título:

A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM SALA DE AULA

Autor(es):

Lizandra Tatiani Vorpagel
Mônica Hogetop

Título:

VERBOS SEPARÁVEIS EM UM CONTEXTO COMUNICATIVO

Autor(es):

Lizandra Tatiani Vorpagel
Cristiane Schmidt

Título:

A PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autor(es):

Katia Luana Kosloski
Diana Milena Heck

Título:

PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA: REDAÇÃO PARA A ESCOLA

Autor(es):

Katia Luana Kosloski
Ellen Mariany da Silva Dias

Título:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I: relato de experiência com o gênero notícia

Autor(es):

Marla Klitzke Kreibich
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE ESPANHOL: POSSÍVEIS ABORDAGENS DE LEITURA EM TURMAS DE NÍVEL A1

Autor(es):

Christian da Silva Costa
Daiane Cristina Massirer
Denise Scolari Vieira

Título:

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O ESTUDO DO GÊNERO TEXTUAL CONTO

Autor(es):

Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

O SUJEITO ALUNO EM EVIDÊNCIA: a importância da participação discente no processo de ensino-aprendizagem

Autor(es):

Keila Guedes Fernandes Peretto
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

FAKE NEWS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS: FALANDO DE NOTÍCIAS (FALSAS) NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autor(es):

Cassia Casadei Vorpagel
Rafaela Fernandes Caldeira
Elisângela Redel

Título:

ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS E DINÂMICAS

Autor(es):

Fabiana Tondini Pedro
Diana Milena Heck

Título:

A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO

Autor(es):

Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Mirian Schröder

Título:

ESCRITORES DA LIBERDADE: (RE)PENSANDO A PRÁTICA DOCENTE

Autor(es):

Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Andreliza Cristina de Souza

Título:

O ENSINO DA LITERATURA EM SALA DE AULA: ANÁLISE DO PERFIL DA MULHER A PARTIR DA VISÃO DE JOSÉ DE ALENCAR

Autor(es):

Maria Luiza Rodrigues Costa Oliveira
Rita Maria Decarli Bottega
Jussara Maria Jurach

Título:

UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO ESTÁGIO E USO DE MATERIAIS DE ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DA INTERCULTURALIDADE

Autor(es):

Carine Joseane Kaiser
Cristiane Schmidt

Título:

O PAPEL DO PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE LITERATURA

Autor(es):

Carine Joseane Kaiser
Rita Maria Decarli Bottega

Título:

AVATARES DA LITERATURA NA PRÁTICA DE RECONTAR HISTÓRIAS: LITERATURA DE CORDEL

Autor(es):

Rebeca Cristina Kerkhoven
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA-LINGUÍSTICA: UM PROCESSO SIGNIFICATIVO E LÚDICO PARA DIFERENTES CONTEXTOS

Autor(es):

Rebeca Cristina Kerkhoven
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

O GÊNERO NOTÍCIA NO ÂMBITO ESCOLAR

Autor(es):

Franciéli Aparecida Laufer
Lara Frutos González

Título:

O TRABALHO COM AS EMOÇÕES QUE O CONTO DE TERROR SUSCITA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(es):

Gislaine da Silva
Lara Frutos González

Título:

ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LITERATURA DE CORDEL: UMA PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISONADO

Autor(es):

Karime Torres Bedin
Ellen Mariany da Silva Dias

Título:

GÊNEROS TEXTUAIS VERBAIS E NÃO VERBAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO DA ESCRITA

Autor(es):

Cleidi Strenske
Mônica Hogetop

Título:

ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO IDEALIZADO VS. PLANO DE AULA APLICADO

Autor(es):

Joici Lunara Hoss
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

O LÚDICO INTERMEDIANDO O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autor(es):

Joici Lunara Hoss
Mônica Hogetop

Título:

O ENSINO DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS

Autor(es):

Maria Luiza Rodrigues Costa Oliveira
Nelza Mara Pallú
Mônica Hogetop

Título:

ENSINO REGULAR VERSUS CELEM: COMO AVALIAR

Autor(es):

Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Jéssica da Costa Serra
Diana Milena Heck

Título:

ENSINO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO SOCIAL DO ALUNO

Autor(es):

Manoeli Cristina Hoffmann
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

PRODUÇÃO DE TEXTO: DEVOLVENDO A PALAVRAS AOS ALUNOS

Autor(es):

Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Rita Maria Decarli Bottega

Título:

O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO CONTO

Autor(es):

Jéssica da Costa Serra
Jussara Maria Jurach
Rita Maria Decarli Bottega

Título:

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR: TOLEDO E REGIÃO OESTE DO PARANÁ

Autor(es):

Camila Giovana Koelzer Gonçalves
Renata Mendes Schirmann
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

O PROFESSOR APRENDIZ NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autor(es):

Tainara Suelen Martins Mentges
Denise Scolari Vieira

Título:

PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(es):

Aline Stenzel
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I: O ESTUDO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO E ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS.

Autor(es):

Thaynara Feiber Stein
Ellen Mariany da Silva Dias

Título:

O ENSINO-APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Autor(es):

Aline Stenzel
Mônica Hogetop

Título:

A PRÁTICA DE ESTÁGIO COMO FORMADORA DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E LITERATURA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO

Autor(es):

Tainara Suelen Martins Mentges
Mônica Hogetop

Título:

O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DOS CONTOS DE FADAS

Autor(es):

Andréia Ivana Dreissig

Título:

A REPORTAGEM E A CARTA DO LEITOR EM CONTEXTO DE SALA DE AULA

Autor(es):

Daniele Oliveira
Márcia Sipavicius Seide

Título:

CONCEPÇÕES INTERACIONISTAS APLICADAS AO LONGO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(es):

Bianca Nagai da Silva
Ellen Mariany da Silva Dias

Título:

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(es):

Daiane Cristina Massirer
Mônica Hogetop

Título:

MEMES: UMA ATIVIDADE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA ESPANHOLA

Autor(es):

Djuliane Caroline Rossetto
Diana Milena Heck

Título:

O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NO TRABALHO DE LEITURA DE LIVRO EM SALA DE AULA

Autor(es):

Djuliane Caroline Rossetto
Rita Maria Decarli Bottega

Título:

ATIVIDADES COM O USO DE ARTIGOS DEFINIDOS E INDEFINIDOS, DIRECIONADAS À ESCRITA EM SALA DE AULA

Autor(es):

Patricia Kunz
Mônica Hogetop

Título:

O ENSINO DE TÓPICOS CULTURAIS NAS AULAS DO ENSINO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA

Autor(es):

Alice Stenzel
Mônica Hogetop

Título:

A INSERÇÃO DE CONCEITOS DA LINGUÍSTICA TEXTUAL NAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS

Autor(es):

Alice Stenzel
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS: ESTUDO DO GÊNERO CONTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):

Carina Schroeder Apparecido
Paulo Cezar Konzen

Título:

UM OLHAR SOBRE A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS A ALUNOS SURDOS EM ESCOLAS BILÍNGUES

Autor(es):

Katiuscia Wagner
Clodis Boscarioli

Título:

A COERÊNCIA DE UM TEXTO DO GÊNERO MONÓLOGO: ESTUDO DE CASO

Autor(es):

Claudia Ten Caten
Mirian Schröder

Título:

O TRABALHO COLABORATIVO DO PROFESSOR EDUCADOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE CORBÉLIA

Autor(es):

Kaline Skotki
Francielli Pereira Gozzi Freiberger

Título:

IMPORTÂNCIA DO USO DE MÍDIAS E PRÁTICAS DIFERENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

Autor(es):

Milena Aparecida de Lima
Thiago de Oliveira Medeiros
Marli Terezinha Szumilo Schlosser

Título:

MERLÍ E OS PERIPATÉTICOS: a relação professor-aluno à luz de Haydt

Autor(es):

Nathascha Hoffmann Marczinski
Andreliza Cristina de Souza
Edições Anteriores:

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes

online / ISSN: ISSN: 2526-4710

CONTATO



E-mail para contato: ivcoloquiomarechal@gmail.com

Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Form submission successful!
To activate this form, sign up at
https://startbootstrap.com/solution/contact-forms
Error sending message!