Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes
online / ISSN: ISSN: 2526-4710
A experimentação da docência, pela qual o estudante compartilha, em contextos escolares, as agendas histórico-culturais e políticas, em constante transformação, amplia a percepção, mas elas surgem sob o signo da tensão. Essa etapa que conduz o aluno à condição de estagiário e, deste estatuto, àquele de docente legitimado, tem implicações de caráter autobiográfico, cuja visibilização pode ser fomentada em eventos como o Colóquio de Formação Docente .
Ali, mediante exposição e diálogo entre seus colegas, professores, agentes universitários, gestores, surgem as narrativas advindas de roteiros de observação, de auto-registros, de relatos de campo, em direção à construção identitária. Tal processo apresenta-se em sua profusão simbólica, uma vez que redesenha o compromisso social da docência. Nesse sentido, a edição 2018, em seu caráter gratuito, propõe a interlocução entre os cursos de Licenciatura da UNIOESTE e a Rede Pública Estadual, em torno de eixos teóricos, vinculados ao Ensino, Pesquisa e Extensão, que necessitam atenção.
Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes
online / ISSN: ISSN: 2526-4710