Anais da 18 ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

Apresentação

Anais da 18 ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292

A JELL – Jornada de Estudos Linguísticos e Literários – é um evento anual, que, dada a participação, a irradiação e a divulgação de conhecimentos, alcançou porte nacional. Ela é realizada pelo Curso de Letras do Campus de Marechal Cândido Rondon, da Unioeste.

JELL, a cada ano, aborda um tema específico. Usualmente, além do principal foco do evento, há, também, estudos e debates vinculados à Linguística, à Literatura e às Línguas Estrangeiras, que ocorrem por meio de conferências, cursos, oficinas, mesas redondas, minicursos e sessões de comunicações.

Nesta 18ª edição do evento, a JELL abre espaço para discussões relacionadas à formação de leitores na contemporaneidade, tendo como tema "Hipertextos: Leitura e Cultura Digital". O evento espera a participação de pesquisadores de outras IES do Paraná, de outros estados e países, além de docentes e discentes dos mais diferentes cursos de graduação e de pós-graduação e docentes dos ensinos fundamental e médio, além dos demais interessados ligados à área da educação e do ensino.

JELL objetiva criar uma oportunidade de reflexão, de debates e de divulgação de temas sobre assuntos importantes ligados à linguagem, além de ter como meta a melhoria da educação e do ensino.

JELL visa, igualmente, propiciar aos pesquisadores a publicação de pesquisas, bem como efetivar um espaço regular e continuado de debates e informações a respeito do que é produzido no mundo acadêmico acerca de temas atuais.

JELL é tida como um meio de o Curso de Letras do Campus de Marechal Cândido Rondon se inserir no entorno educacional, estimulando reflexões sobre o ensino, divulgando estudos e buscando alicerçar os segmentos da região nas áreas específicas a que se destina.

JELL objetiva, também, apresentar caminhos que permitam a formação de alunos com competência pedagógica, tanto no que tange à recepção e à produção textual, quanto com relação a um domínio teórico-filosófico na área de atuação.

JELL objetiva, por fim, divulgar os trabalhos desenvolvidos por grupos de pesquisa, proporcionando a integração com docentes de cursos de Letras e de Ciências Humanas que trabalham com questões voltadas ao estudo da linguagem.

Expediente

Anais da 18 ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292

 Comissão Organizadora 
Clarice Cristina Corbari 
Denise Scolari Vieira 
Diana Milena Heck 
Elisângela Redel 
Elise Schmitt 
Elizabeth Becker Wachholz 
Ellen Mariany da Silva Dias 
João Carlos Cattelan 
Juliana de Sá França 
Luciana Alves Bonfim 
Luciane Thomé Schröder 
Márcia Sipavicius Seide 
Mirian Schröder 
Nelza Mara Pallú 
Osnir Pereira Barbosa 
Paulo Cezar Konzen 
Rita Das Graças Felix Fortes 
Rita Maria Decarli Bottega 
Sandro Viana Essencio 
Tânia Aparecida Martins 

 Comissão de Monitoria 
Claudiane Prass 
Franciele Pereira 
Natália Adriana Kelm 
Joici Lunara Hoss 
Tatiane Horst 
Greici Gracieli Diesel 
Caroline Inês Motter 
Fernanda Ester Johann Bourscheidt 
Tainara Suelen Martins Mentges 
Jéssica da Costa Serra 
Talita Jetenes de Abreu 
Angela Karina Schulz Pootz 
Denise Sayuri Enju 
Jéssica Andrieli Schneider Garcia 
Francieli Aparecida Laufer 
Natielle Lopes da Costa 
Lizandra Tatiani Vorpagel 
Vanessa Carla do Amaral 
Katia Luana Kosloski 
Marina Jakovacz 
Daiana Cristina Lehr 
Jessica Diana Gottert 
Ana Gabriela dos Santos 
Tania Salete Fuhr Griebeler 
Michele Bernadete Danelichen Gariani 
Rafael Araujo Gariani 
Alana Aparecida de Souza Santos 
Patricia Kunz 
Gabriela Aparecida Todeschini 
Victória Inês Linck 
Aline Stenzel 
Alice Stenzel 
Erick Alexander Gehlen 
Larissa de Campos Mascarello 
Talita Luana Schweig 
Talita Naya Rosin Eduardo 
Christian da Silva Costa 
Joana Gayardi Magnabosco 
Sonia Cristina Poltronieri Mendonça 
Jewerton Lucas Wille 
Fabiana Tondini Pedro 
Daiane Cristina Massirer 
Eduarda Muller 
Ana Claudia Mattje Ribeiro 
Dâmaris Ellen Albrecht 
Ivete Nichtervitz Adamy 
Denise Regina Laismann 
Simone Arieli Rocha Becker 
Andressa Flores de Jesus 
Jaine Suelen Batschke 
Monique Santos da Silva 
Renan Junior Bortoluzzi Signor 
Nicole Luana Rosa 
Andreza Paola Ferras 
Andressa Vruck

Normas e Modelos para Trabalhos:

Anais da 18 ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292


Modelo Artigo

Corpo Editorial

Anais da 18 ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292


Comissão Organizadora

Clarice Cristina Corbari
Denise Scolari Vieira
Diana Milena Heck
Elisângela Redel
Elise Schmitt
Elizabeth Becker Wachholz
Ellen Mariany da Silva Dias
João Carlos Cattelan
Juliana de Sá França
Luciana Alves Bonfim
Luciane Thomé Schröder
Márcia Sipavicius Seide
Mirian Schröder
Nelza Mara Pallú
Osnir Pereira Barbosa
Paulo Cezar Konzen
Rita Das Graças Felix Fortes
Rita Maria Decarli Bottega
Sandro Viana Essencio
Tania Aparecida Martins

Comissão de Monitoria

Claudiane Prass
Franciele Pereira
Natália Adriana Kelm
Joici Lunara Hoss
Tatiane Horst
Greici Gracieli Diesel
Caroline Inês Motter
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Tainara Suelen Martins Mentges
Jéssica da Costa Serra
Talita Jetenes de Abreu
Angela Karina Schulz Pootz
Denise Sayuri Enju
Jéssica Andrieli Schneider Garcia
Franciéli Aparecida Laufer
Natielle Lopes da Costa
Lizandra Tatiani Vorpagel
Vanessa Carla do Amaral
Katia Luana Kosloski
Marina Jakovacz
Daiana Cristina Lehr
Jéssica Diana Göttert
Ana Gabriela dos Santos
Tânia Salete Fuhr Griebeler
Michele Bernadete Danelichen Gariani
Rafael Araújo Gariani
Alana Aparecida de Souza Santos
Patricia Kunz
Gabriela Aparecida Todeschini Alves
Victória Inês Linck
Aline Stenzel
Alice Stenzel
Érick Alexander Gehlen
Larissa de Campos Mascarello
Talita Luana Schweig
Talita Naya Rosin Eduardo
Christian da Silva Costa
Joana Gayardi Magnabosco
Sonia Cristina Poltronieri Mendonça
Jewerton Lucas Wille
Fabiana Tondini Pedro
Daiane Cristina Massirer
Eduarda Muller
Ana Claudia Mattje Ribeiro
Dâmaris Ellen Albrecht
Ivete Nichtervitz Adamy
Denise Regina Laismann
Simone Arieli Rocha Becker
Andressa Flores de Jesus
Jaine Suelen Batschke
Monique Santos da Silva
Renan Junior Bortoluzzi Signor
Nicole Luana Rosa
Andreza Paola Ferras
Andressa Vruck


Artigos

Anais da 18 ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários
/ ISSN: 2237-3292

Área de conhecimento: Análise do Discurso

Título:

ENTREMEIOS DA ANÁLISE DO DISCURSO E ESTUDOS DA TRADUÇÃO EM ANÁLISE DISCURSIVA DAS NOTAS DE AVISO EM MANUAIS DE SMARTPHONE

Autor(es):

Lucas Schenoveber dos Santos Junior

Título:

DIDÁTICA: os sentidos na palavra

Autor(es):

Vanessa Carla do Amaral
Mayara Brambilla
Lizandra Tatiani Vorpagel

Título:

DISCURSO E (RES)SIGNIFICAÇÃO: os sentidos sempre podem ser outros

Autor(es):

Tânia Salete Fuhr Griebeler

Título:

“EU SOFRI MUITO POR AMOR E AGORA EU VOU CURTIR A VIDA”: a construção da “poética da farra” nas letras da música sertaneja contemporânea

Autor(es):

Gabriel Barbosa Rossi da Silva

Área de conhecimento: Ensino

Título:

LÍNGUA NATURAL VERSUS LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DA PESSOA SURDA

Autor(es):

Iara Mikal Holland Olizaroski
Verônica Rosemary de Oliveira
Leidiani da Silva Reis

Título:

GRUPO FOCAL: uma experiência de ensino de História

Autor(es):

Paloma Mariana Caetano
Luis Henrique Carminati

Título:

A ESCOLA E A EDUCAÇÃO NO ENTENDIMENTO DE PROFESSORES DE MUNICÍPIOS DO OESTE DO PARANÁ

Autor(es):

Katia Luana Kosloski
Jéssica Andrieli Schneider Garcia

Título:

O ENSINO DE ALEMÃO NO BRASIL: reflexões sobre a escolha de um livro didático internacional

Autor(es):

Cristiane Strenske
Jaine Suelen Batschke

Título:

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE LÍNGUAS EM CONTATO

Autor(es):

Andreia Cristina de Souza

Título:

ENSINO E FOTOGRAFIA: registros fotográficos como auxílio no ensino de História

Autor(es):

Julia Gabriela Borelli

Título:

OUVINTES PRIMEIRO, SURDOS SEGUNDO: por quê?

Autor(es):

Heloir Aparecido Montanher

Área de conhecimento: Estudos Linguísticos

Título:

ANÁLISE FONOLÓGICA DE TEXTOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO

Autor(es):

Neuza Brazil de Castro Frizzo
Nirce Soldi Thomas

Título:

VERBOS DICENDI: argumentação e polifonia no texto jornalístico

Autor(es):

Quézia Cavalheiro Mingorance Ramos

Título:

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: requisito para a língua padrão

Autor(es):

Viviane Bordin Luiz
Maria de Lourdes Custódio de Faria

Título:

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: questões de fala e escrita

Autor(es):

Sandro Bochenek
Elizabeth Becker Wachholz

Título:

A ORTOGRAFIA NA SALA DE AULA: análise de desvios ortográficos de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental

Autor(es):

Celimára Cristine Lima Strelow
Donete Simoni Rosso

Área de conhecimento: Estudos Literários

Título:

LITERATURA, CULTURA DIGITAL E GÊNEROS HIPERTEXTUAIS

Autor(es):

Paulo Cezar Konzen

Título:

MACUNAÍMA: um homem cordial e um malandro nacional

Autor(es):

Valdinei José Arboleya

Título:

A RECEPÇÃO DE UM VAMPIRO APAIXONADO NA CORTE DE D. JOÃO, DE IVAN JAF, POR LEITORES DE CREPÚSCULO, DE STEPHENIE MEYER

Autor(es):

Marcos Douglas Bourscheid Pereira

Título:

SIMÓN BOLÍVAR: mais humano, menos herói

Autor(es):

Diana Milena Heck

Título:

O MULO E PAULO HONÓRIO: dois filhos de ninguém

Autor(es):

Rita Das Graças Felix Fortes

Título:

MALINCHE AO LONGO DA HISTÓRIA: 1485-1547, 1826, 1964, 2006

Autor(es):

Leila Shai Del Pozo González

Título:

A IDEALIZAÇÃO DO ESPAÇO NAS NARRATIVAS

Autor(es):

Vanusa de Souza

Título:

AS MÁSCARAS SOCIAIS DE SEVERO SNAPE, DA SÉRIE "HARRY POTTER", PELA PERSPECTIVA ŽIŽEKIANA

Autor(es):

Fernanda Ramos de Carvalho

Título:

A INFÂNCIA EXTRAVIADA: representações de infantes na ficção veiguiana

Autor(es):

Talitha Sautchuk

Título:

AS SUTILEZAS DO “PORNOGRÁFICO”: entre o erotismo e o softporn

Autor(es):

Claudiana Soerensen
Janaina Rosa Arruda

Título:

O PAPEL ESTRUTURANTE DA HISTÓRIA NA LITERATURA: proposições de reflexão a partir da peça Romeu e Julieta

Autor(es):

Lucas André Berno Kölln

Título:

UMA AVENTURA INESPERADA: um projeto de leitura para crianças do ensino fundamental

Autor(es):

Denize Juliana Reis Cardoso

Título:

“ABBEY ROAD”: por trás da imagem

Autor(es):

José Luiz da Silva Acosta

Área de conhecimento: Leitura e Cultura Digital

Título:

TRANSCULTURAÇÃO: "Um Dia sem Mexicanos" (filme) e "Mufete" (rap)

Autor(es):

Vanessa Borella da Ross

Título:

CINEMA E LITERATURA: a narrativa distópica em "Jogos Vorazes"

Autor(es):

Pedro Henrique Miranda

Título:

OS YOUTUBERS E A LITERATURA INFANTOJUVENIL

Autor(es):

Janaina Rosa Arruda
Claudiana Soerensen

Título:

O WEBJORNALISMO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE INFORMATIVIDADE E INCENTIVO À FORMAÇÃO CONTINUADA

Autor(es):

Renan Paulo Bini
Kássia Paloma Beltrame Oliveira

Título:

“WELCOME TO CARCOSA”: a influência da literatura em "True Detective"

Autor(es):

Pedro Henrique Miranda

Área de conhecimento: Linguística Aplicada

Título:

PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: propostas e desafios

Autor(es):

Isabel Mattei

Título:

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: REFLEXÕES

Autor(es):

Lucilene Aparecida Spielmann Schnorr
Carmen Teresinha Baumgärtner

Título:

EXPLORANDO A COESÃO TEXTUAL NO GÊNERO CONTO: PROPOSTAS DE EXERCÍCIOS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA

Autor(es):

Alcione Tereza Corbari

Título:

PROVA BRASIL DE LÍNGUA PORTUGUESA DO NONO ANO: ANÁLISE CRÍTICA

Autor(es):

Solange Marilene Melchior do Prado

Título:

ANÁLISE LINGUÍSTICA VINCULADA A QUESTÕES TEXTUAIS: estudo de caso

Autor(es):

Annye Marye Albuquerque

Título:

PRODUÇÃO E REFACÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: análise de resultados de proposta didática

Autor(es):

Talita Lidirene Limanski de Quadros Azevedo
Aparecida Feola Sella
Rafaela Talita Eckstein
Edições Anteriores:

Anais da 18 ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

/ ISSN: 2237-3292

null

CONTATO



E-mail para contato: 18jellunioeste@gmail.com

Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Form submission successful!
To activate this form, sign up at
https://startbootstrap.com/solution/contact-forms
Error sending message!