EM DECORRÊNCIA DAS AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À COVID-19, O EVENTO SERÁ REALIZADO NA MODALIDADE REMOTA DE 16 A 27 DE NOVEMBRO DE 2020

Temática: Literatura, História e Memória: Texto, Crítica e Escritura na Contemporaneidade

A edição do XIV Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e V Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano (SLHM), em 2020, mantém seu caráter interinstitucional e internacional na integração com Grupos e Núcleos de Pesquisa de diversas universidades nacionais e internacionais, ao acolher estudos de caráter multidisciplinar e propor espaço para o debate entre pesquisadores, docentes e discentes de cursos da graduação e da pós-graduação das áreas de humanidades, em torno de temáticas emergenciais da contemporaneidade latino-americana.

O evento constitui-se de seminários e simpósios temáticos previamente aprovados entre os membros dos Grupos e Núcleos de pesquisa envolvidos. O evento integrado e interinstitucional teve sua origem a partir da proposição do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens (CNPq/UNIOESTE) e se consolida, ao longo de suas 14 edições, mantendo a periodicidade. O evento ganha força pelo caráter multidisciplinar e interinstitucional, instigando projetos de pesquisa que integram docentes pesquisadores da Graduação, da Pós-Graduação e respectivos orientandos.

Este evento tem como proposta propiciar espaços de reflexão sobre Literatura, História e Memória no contexto latino-americano, mais especificamente, a partir dos estudos inter e multidisciplinares de Línguas, Culturas e Literaturas, à comunidade acadêmica e às instituições de ensino do Paraná e demais Estados do Brasil e do Exterior.

Confira a programação do evento:

Nov 16, 2020

Palestra:

Mesa: Voz feminina afrodescendente no romance histórico.
Horário: 9:30:00 AM às 12:30:00 PM
Endereço: Plataforma online
Informações: Pesquisadora convidada: Profa. Dra. Marilene Weinhardt (UFPR) Anfitrião: Prof. Dr. Wagner de Souza (UNIOESTE)

Nov 17, 2020

Palestra:

Mesa: Ecopoéticas y hogares en medio de la catástrofe.
Horário: 2:00:00 PM às 5:30:00 PM
Endereço: Plataforma online
Informações: Pesquisadora convidada: Profa. Dra. Paula Miranda Herrera (PUC/Chile) Anfitriã: Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves (UNIOESTE) Anfitrião: Prof. Dr. Antonio Donizeti da Cruz (UNIOESTE)

Nov 18, 2020

Palestra:

Mesa: História e ficção: olhares ao revés.
Horário: 7:00:00 PM às 11:00:00 PM
Endereço: Plataforma online
Informações: Pesquisador convidado: Prof. Dr. Julio Cesar Pimentel Pinto Filho (USP) Anfitrião: Prof. Dr. Antonio Márcio Ataíde (UNIOESTE)

Nov 19, 2020

Palestra:

Mesa: Enunciación performática inter/transfronteriza y perspectiva transcultural en Mar paraguayo (1992), del escritor brasileño Wilson Bueno y Xe (2019), del escritor paraguayo Damián Cabrera.
Horário: 9:00:00 AM às 12:00:00 PM
Endereço: Plataforma online
Informações: Pesquisadora convidada: Profa. Dra. Lilibeth Janeth Zambrano Contreras (Universidad de Los Andes/Venezuela) Anfitriã: Profa. Dra. Maricélia Nunes dos Santos (UNIOESTE) Anfitriã: Profa. Dra. Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza (UNIOESTE)

Nov 20, 2020

Palestra:

Mesa: Do invisível ao visível: o potencial histórico, estético e político de um acervo literário.
Horário: 2:00:00 PM às 5:00:00 PM
Endereço: Plataforma online
Informações: Pesquisadora convidada: Profa. Dra. Tania Regina Oliveira Ramos (UFSC) Anfitrião: Prof. Dr. José Carlos da Costa (UNIOESTE)

Nov 23, 2020

Simpósio Temático (Comunicação Oral):

Simpósios.
Horário: 1:30:00 PM às 6:00:00 PM
Endereço: Plataforma online

Acesse o sistema para realizar a sua inscrição no evento XIV Seminário Nacional de Literatura, História e Memória V Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano. Para isso, clique no ícone abaixo. Você será redirecionado a página de acesso ao sistema e poderá realizar a sua inscrição.

Comissão do Evento:

Template - Artigo para publicação nos anais
Quinta Circular - Chamada para lançamentos
Programação dos Simpósios
Orientações para acesso ao evento remoto

E-mail para contato: literaturahistoriaememoria@gmail.com