Revisão Sistemática e
Meta-Análise – da base teórica aos resultados práticos
Iniciação teórico-prática do modelo de
revisão sistemática da literatura, seguida de meta-análise, com o objetivo de
verificar a magnitude do efeito de um evento (observacional, exploratório, ou
clínico/controlado).
Curso
ministrado por: Matheus Uba Chupel - Graduado em Educação Física pela
Universidade do Contestado (2007), é especialista em Fisiologia do Exercício e
em Treinamento Desportivo (2008-2009). Mestre em Biocinética (2013) pela
Universidade de Coimbra (Portugal), e Doutor em Ciências do Desporto – Ramo de
Atividade Física e Saúde pela mesma instituição (2018). É membro investigador
do CIDAF (Centro de Investigação do Desporto e da Atividade Física – Coimbra,
Portugal), onde ainda desenvolve assessoria estatística ao projeto “Hormonal
Mediation of Exercise on Cognition, Stress and Immunity (PRO-HMECSI)”. As
áreas de maior afinidade na pesquisa científica envolvem Fisiologia e
Imunologia do Exercício, Envelhecimento, Neurotransmissão, Suplementação, além
de Bioestatística e Métodos de Pesquisa em Humanos.
OBJETIVO PRINCIPAL: Introduzir o conceito de revisão sistemática da literatura, suas aplicações nas diversas esferas científicas, abordando diferentes métodos estatísticos para o desenvolvimento de medidas de tamanho de um efeito através de meta-análise.
OBJETIVOS SECUNDÁRIOS: - rever/aprender conceitos básicos de estatística aplicada ao processo científico; - rever/aprender conceitos de revisão de literatura; - definir critérios para elaboração de revisão sistemática; - desenvolver, aplicar, e interpretar resultados de “filtros de fenômenos” para tabular resultados; - conhecer o modelo de meta-análise; - rever/aprender conceitos de estatística aplicada às ciências (sociais, biológicas); - reconhecer as limitações dos modelos matemáticos; - elaborar meta-análise a partir de resultados da literatura, levantando dados de magnitude de um efeito observado; - interpretar medidas de tamanho de efeito (effect size);
OBJETIVOS PARALELOS: - conhecer programas (softwares) apropriados para organizar literatura (Mendeley); - conhecer software específico para desenvolvimento de meta-análise (Comprehensive MetaAnalysis);
PÚBLICO ALVO:
- Alunos e pesquisadores da área da
saúde (Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Medicina), com
interesse em estudos experimentais, clínicos e/ou epidemiológicos;
- Alunos e pesquisadores da área
das ciências sociais, com interesse em estudos observacionais e estudos de
caso, motivados a reinterpretar resultados a partir de uma revisão sistemática
da literatura e abordagem à meta-análise para tomada de decisões.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: MÓDULO 01: Neste módulo o objetivo será revisar conceitos básicos de análise de dados, desde àqueles relacionados à revisão de literatura, bem como àqueles pertinentes a estatística. Tópicos: - revisão de conceitos básicos de estatística em análise de dados (média, mediana, desvio padrão, normalidade dos dados, bias, erro tipo I, erro tipo II, medidas de tamanho de efeito, poder de análise); - revisão de técnicas para sistematização da literatura (objetivo de sistematização de busca, busca por termos chave, utilização de bases de dados, coerência e coesão da busca, definição de critérios, como agir parcimoniosamente); - introdução a conceitos chave em estatística e análise de dados (tabulação de resultados, transformação de dados qualitativos em quantitativos, desenvolvimento de grelhas para filtragem de resultados, aplicação de critérios para seleção de estudos, tabulação de resultados); - reconhecimento de limitações em análise de dados quantitativos (qual é o objetivo final da análise de dados, sua interpretação e aplicabilidade);
- reflexão sobre revisão de literatura apropriada e análise de dados (meta-análise) para tomada de decisões;
MÓDULO 02: Neste módulo será abordado os princípios da revisão sistemática, os procedimentos, a definição de critérios e a evolução da recolha dos dados, bem como o aprendizado de uso de software específico para organização de literatura (Mendeley). Tópicos: - conceitos de busca (propósito/objetivo da pesquisa, critérios); - conhecimento de critérios de elegibilidade de estudos (fatores de inclusão e exclusão de estudos); - desenvolvimento/aplicação de escalas de avaliação de qualidade de estudos (para que servem, como cria-las, limitações e vantagens); - aplicação de filtros (grelhas) para seleção de estudos de acordo com os critérios de elegibilidade; - Busca e organização dos resultados (trabalhos) em base de dados do Mendeley; - Introdução ao software Mendeley;
MÓDULO 03: Neste módulo, será abordado a maneira como tabular os principais resultados oriundos da revisão sistemática da literatura, criando uma tabela de informações que permitam a posterior análise estatística. Tópicos: - aplicação dos filtros (critérios de elegibilidade) para tabulação dos resultados; - tabulação de resultados em planilhas de dados e padronização das informações. - introdução à análise estatística exploratória, inferencial, e meta-análise; - aplicabilidade dos softwares específicos para análise estatística (vantagens, limitações, interpretação); - desenvolvendo meta-análise para resumir resultados a partir da revisão sistemática (através do software Comprehensive Meta-Analysis).
MÓDULO 04: Neste módulo, o objetivo será dar continuidade ao processo de meta-análise, conhecendo os procedimentos no programa Comprehensive Meta-Analysis, interpretando e entendendo os resultados obtidos, e aprendendo os conceitos básicos de como reporta-los cientificamente. Tópicos: - entender o objetivo do software específico para meta-análise; - tabular/introduzir os resultados obtidos na revisão sistemática na planilha do programa; - executar o cálculo/procedimento da meta-análise e interpretar seus resultados; - descrever os resultados e aprender a levantar conclusões apropriadamente, a luz das evidências observadas; - introdução à apresentação e análise gráfica de dados.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS: - computador pessoal (notebook) com
plataforma Windows® (ou Apple® apto a executar funções de softwares: Graphpad
Prism 5, IBM SPSS, Mendeley, Comprehensive Meta-Analysis); - softwares instalados: Mendeley
(gratuito) e Comprehensive Meta-Analysis (gratuito por 14 dias – será
disponibilizado o download no dia do curso); - papel e caneta para anotações.
NÚMERO DE MÓDULOS: 03 (três)
NÚMERO DE HORAS POR MÓDULO: 4h
NÚMERO DE HORAS TOTAIS DO CURSO: 12h
Dia 31 de maio (sexta-feira): 19h – 23h
Dia 01 de junho (sábado): 8h – 12h e 13h30min – 17h30min
VALOR DAS INSCRIÇÕES: R$220,00
Inscrições através desse site e pagamento mediante depósito em conta bancária:
Banco Itaú
Agência 0316
Conta Corrente 79840-4
Fundação Universitária de Toledo
CNPJ: 80875925/0001-15
Para confirmar sua inscrição envie o comprovante de depósito por e-mail ou pelo WhatsApp:
É NECESSÁRIO NO MÍNIMO 20 INSCRITOS PARA REALIZAÇÃO DO CURSO