Anais do SEIPELL - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura











Expediente

Anais do SEIPELL - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura

v. 2, n. 1, 2019 /ISSN: 2596-2361
/ISBN:

GRUPO DE PESQUISA:
Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização.

LÍDER DO GRUPO DE PESQUISA:
Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck (UNIOESTE).

IDIOMA QUE SERÃO ACEITOS OS TRABALHOS:
Português.

PERIODICIDADE:
Em 2018: quadrimestral.
A partir de 2019: anual.

AUTOR CORPORATIVO:
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Centro de Educação, Comunicação e Artes - CECA.

ENDEREÇO:
Rua Universitária, 1619
Sala 79 - Bloco de sala de aulas
Bairro: Jardim Universitário
CEP: 85819-110
Cascavel - Paraná
(45) 3220-7432

Ficha Catalográfica

Anais do SEIPELL - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura

v. 2, n. 1, 2019 /ISSN: 2596-2361
/ISBN:

Apresentação

Anais do SEIPELL - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura

v. 2, n. 1, 2019 / ISSN: 2596-2361
/ ISBN:

Sumário

Anais do SEIPELL - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura

v. 2, n. 1, 2019 /ISSN: 2596-2361
/ISBN:
Área de conhecimento: Simpósio 1A: Práticas de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental

Título: A aplicação das TICs no curso de Letras na universidade: ressignificando espaços de ensino e aprendizagem
Autores:
Luan Mezzomo de Souza
Danielle Josiane Winkert
Gilmei Francisco Fleck

Título: A CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL NÃO PADRÃO EM TEXTOS DE ALUNOS DO 5º ANO
Autores:
Simone Cristina Palota Ribeiro
Clarice Cristina Corbari

Título: A METACOGNIÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE AS ATIVIDADES DE LEITURA
Autores:
Jocielly Marques de Oliveira Citon Rozzini
Carmen Teresinha Baumgärtner
Bruna Mara Rosin de Lima

Título: A PRODUÇÃO TEXTUAL E REESCRITA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O TRABALHO COM A ANÁLISE LINGUÍSTICA NOS ANOS INICIAIS
Autores:
Fernanda Sacomori Candido Pedro
Rosângela Margarete Scopel da Silva
Terezinha da Conceição Costa Hübes

Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA INSERÇÃO DAS TDICs NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Madalena Benazzi Meotti
Greice Castela Torrentes

Título: LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA NARRATIVA DOS CONTOS DO LIVRO ALEXANDRE E OUTROS HERÓIS, DE GRACILIANO RAMOS
Autores:
Angélica Margaret Barbosa Cortez
Saulo Gomes Thimoteo
Gilberto Correa Gesser

Título: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM COM O GÊNERO DISCURSIVO REGRAS DE JOGO: UM TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O APRIMORAMENTO DA CAPACIDADE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA
Autores:
Leliane Regina Ortega
Terezinha da Conceição Costa Hübes

Título: PRODUÇÃO E REESCRITA DE TEXTOS DO GÊNERO LENDAS URBANAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Viviane Kênia Fachin Dias da Silva
Terezinha da Conceição Costa Hübes


Área de conhecimento: Simpósio 1B: Práticas de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental

Título: DIANTE DO ESPELHO, NARRO-ME: A AUTOBIOGRAFIA COMO UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE PRODUTORES DE TEXTOS PROFICIENTES
Autores:
Rita Suzana dos Santos Oliveira
Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas

Título: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS: UMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA LINGUAGEM
Autores:
Andréa Eloína Oliveira Rios

Título: O GÊNERO DISCURSIVO TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA ENTONACIONAL: UM PROJETO DE LETRAMENTO EM UM 5º ANO
Autores:
Maria Djanira de Sousa
Lilian Cristina Buzato Ritter

Título: Protótipo didático: ler criticamente o bullying na escola em um aplicativo móvel
Autores:
Thais Cristina Moraes Sacchi
Cláudia Valéria Doná Hila


Área de conhecimento: Simpósio 2A: Práticas de Ensino de Literatura: “Pesquisas em Literatura Comparada e seus impactos na formação docente: leituras do romance histórico”

Título: A figura histórica de Sepé Tiaraju como representante da nação guarani na obra Sepé Tiaraju: Romance dos Sete povos das missões
Autores:
Fabio Luis dos Santos
Gilmei Francisco Fleck

Título: A LEITURA DO ROMANCE HISTÓRICO E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA OBRA DESMUNDO (1996), DE ANA MIRANDA
Autores:
Rosangela Alves da Silva
Gilmei Francisco Fleck

Título: A LITERATURA COMPARADA COMO FERRAMENTA PARA EVIDENCIAR UMA MALINCHE RESSIGNIFICADA EM DOIS ROMANCES INGLESES: THE GOLDEN PRINCESS (1954) E LA CHINGADA (1979)
Autores:
Leila Shai Del Pozo González
Gilmei Francisco Fleck

Título: A missão do romancista no século XIX no Brasil, no México e no Peru: José de Alencar, Guillermo Prieto e Clorinda Matto de Turner. A literatura como ferramenta na construção das identidades nacionais na América Latina.
Autores:
Francisco Lima Baca

Título: A PERSONAGEM DOM PEDRO I PLASMADA NO ROMANCE HISTÓRICO TRADICIONAL “AS MALUQUICES DO IMPERADOR” (1926), DE PAULO SETÚBAL
Autores:
Gean Carlos Royer
Ana Maria Klock
Gilmei Francisco Fleck

Título: A POÉTICA DO ROMANCE “LE ROUGE ET LE NOIR” E O ROMANCE-HISTÓRICO CLÁSSICO
Autores:
Jorge Antonio Berndt
Valdeci Batista de Melo Oliveira

Título: Argentum Córdoba: observações sobre a ficção histórica produzida no campo literário cordobês
Autores:
Phelipe de Lima Cerdeira

Título: AS ESCRITURAS HÍBRIDAS DE HISTÓRIA E FICÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DA OBRA COLÓN A LOS OJOS DE BEATRIZ (2000), DE PEDRO PIQUERAS
Autores:
Amanda Maria Elsner Matheus
Gilmei Francisco Fleck

Título: AS FASES E AS MODALIDADES DO ROMANCE HISTÓRICO: ELEMENTOS INSTAURADORES DA DIVISÃO DA TRAJETÓRIA EM FASES
Autores:
Gilmei Francisco Fleck

Título: DA PESQUISA À FORMAÇÃO DOCENTE, POR UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DO TEXTO LITERÁRIO: A RESSIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA PARANAENSE EM O BRUXO DO CONTESTADO
Autores:
Thiana Nunes Cella
Gilmei Francisco Fleck

Título: LEONA VICÁRIO (1789 – 1842), UMA REVISITAÇÃO ESTADUNIDENSE AO PASSADO HISTÓRICO
Autores:
Marina Luísa Rohde
Gilmei Francisco Fleck

Título: LITERATURA COMPARADA: IMAGENS FICCIONAIS DE DOM PEDRO I, A PARTIR DOS ROMANCES BRASILEIROS DE PAULO SETÚBAL.
Autores:
Bruna de Souza Américo
Gilmei Francisco Fleck

Título: SIMÓN BOLÍVAR E OS ACONTECIMENTOS DA NAVIDAD NEGRA DE 1822: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO NO ROMANCE LA CARROZA DE BOLÍVAR (2012)
Autores:
Hugo Eliecer Dorado Mendez
Rosangela de Jesus Silva

Título: UM NOVO IDEÁRIO: UMA ANÁLISE POÉTICA DAS OBRAS A MÃE DA MÃE DA SUA MÃE E SUAS FILHAS E TERRA PAPAGALLI
Autores:
Jucelia Hurtiah de Oliveira Pires
Gilmei Francisco Fleck

Título: VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS E BARREN LIVES, DE RALPH EDWARD DIMMICK: A PESQUISA COMPARADA COMO UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA E DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Paula Grinko Pezzini


Área de conhecimento: Simpósio 2B: Práticas de Ensino de Literatura no Ensino Fundamental:

Título: Ler Mato Grosso: Uma proposta de letramento literário
Autores:
Ângela Maria de Almeida Demarco
Maria Rosalina Alves Arantes
Domingos Pinto de França

Título: NARRATIVAS BREVES: O GÊNERO CONTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Crislaine Alessandra de Lima Scher
Paula Maria Lucietto Dylbas dos Santos

Título: O ENSINO DE LÍRICA NA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ESTUDO DO POEMA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Cristian Javier Lopez

Título: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DA LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Sonia Cristina Poltronieri Mendonça
Rogério Back
Mara Gonzalez Bezerra


Área de conhecimento: Simpósio 4A: Práticas de leituras no Ensino Fundamental: "A Literatura e a Leitura como fontes de pesquisa no Programa de Pós-graduação Profissional em Letras\Profletras: a formação humana pela pesquisa”

Título: A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: DA LEITURA DE CONTOS À PRODUÇÃO DE FANFICTION.
Autores:
Margarete Conceição Nogueira
Vera Lucia da Rocha Maquêa

Título: A HISTÓRIA DE JOÃO GRILO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO
Autores:
Maria Luiza Mari Lopes
Patricia Lopes Romero
Carmem Rodrigues de Lima

Título: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE LITERATURA
Autores:
Rodrigo Raul da Silva
Gilmei Francisco Fleck

Título: A leitura-fruição no Ensino Fundamental
Autores:
Dulcineia Fávaro Zottesso
Rita Maria Decarli Bottega

Título: A LIBERDADE LÚDICA NO ENSINO DO NONSENSE
Autores:
Vilson Pruzak dos Santos
Valdeci Batista de Melo Oliveira

Título: A RELAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO/ENSINO: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE
Autores:
Rita Maria Decarli Bottega
Jaqueline de Alencar Schlindvein

Título: De conto em conto: uma proposta de competências oral através das narrativas de tradição afro-brasileiras.
Autores:
Luana Oliveira Rodrigues
Luciene Souza Santos

Título: DO FILME ÀS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: BRINCANDO DE LER COM O PANTERA NEGRA
Autores:
Deise Cristina Santos Ferreira Aguiar
Luciene Souza Santos
Risonete Lima de Almeida

Título: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CANÇÕES POPULARES: O PAPEL SOCIAL DA MULHER E QUESTÕES DE GÊNERO, NO 9º ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Cleusa Piovesan
Valdeci Batista de Melo Oliveira

Título: NA MINHA TERRA TEM POESIA: O LETRAMENTO LITERÁRIO COMO ALTERNATIVA PARA MEDIAR A FORMAÇÃO LEITORA
Autores:
Maria Ionah de Oliveira Rios
Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas

Título: PASSOS INICIAIS À FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PRÁTICA COM “OFICINAS LITERÁRIAS TEMÁTICAS” PARA OS 3º E 4º ANOS ESCOLARES
Autores:
Michele de Fátima Sant'ana
Matilde Costa Fernandes de Souza
Gilmei Francisco Fleck


Área de conhecimento: Simpósio 4B: Práticas de leituras no Ensino Fundamental

Título: “DON QUIJOTE Y SU MUNDO DE AVENTURAS”: A PRODUÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DA LITERATURA
Autores:
Lidiane Cossetin Alves
Leila Shai Del Pozo González

Título: LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE
Autores:
Simone Pinheiro Achre
Saulo Gomes Thimoteo


Normas e Modelos para Trabalhos

Anais do SEIPELL - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura

v. 2, n. 1, 2019 / ISSN: 2596-2361
/ ISBN:


Resumo Simples
Resumo Expandido



Corpo Editorial

Anais do SEIPELL - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura

v. 2, n. 1, 2019 / ISSN: 2596-2361
/ ISBN:


Coordenação Geral
Gilmei Francisco Fleck

Subcoordenação
Valdeci Batista de Melo Oliveira

Equipe Diretiva
Clarice Cristina Corbari
Rosângela Hammes Rodrigues
Marilucia dos Santos Domingo Striquer
Andreia Cunha Malheiros Santana
Lilian Cristina Buzato Ritter

Comissão de Secretaria
Cristian Javier Lopez
Samara Cristina Sperling da Rocha

Comissão Científica
Ana Crelia Penha Dias
Antonio Marcio Ataide
Aparecida Feola Sella
Carmen Teresinha Baumgärtner
Clarice Cristina Corbari
Gilmei Francisco Fleck
Greice Castela Torrentes
Luciane Thomé Schröder
Margarida da Silveira Corsi
Maria Elena Pires Santos
Maria da Penha Casado Alves
Marilucia dos Santos Domingo Striquer
Rita Maria Decarli Bottega
Rosângela Hammes Rodrigues
Rosiane Maria Soares da Silva
Sanimar Busse
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Valdeci Batista de Melo Oliveira
Weslei Roberto Cândido
Andreia Cunha Malheiros Santana
Lilian Cristina Buzato Ritter
Luiza Helena Oliveira da Silva

Comissão de recepção, leitura e análise de propostas expositivas
André Boniatti
Adriana Aparecida Biancato
Antonio Marcio Ataide
Leila Shai Del Pozo González
Leliane Regina Ortega
Luciene Souza Santos
Madalena Benazzi Meotti
Marina Luísa Rohde
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Valdeci Batista de Melo Oliveira
Vilson Pruzak dos Santos
Luana Oliveira Rodrigues

Comissão de Monitoria
Emanuelly Cristhyna Batista
Paula Grinko Pezzini
Amanda Maria Elsner Matheus
Jucelia Hurtiah de Oliveira Pires
Rosangela Alves da Silva
Ana Maria Klock
Bruna de Souza Américo
Cristian Javier Lopez
Gustavo André França da Silva
Hugo Eliecer Dorado Mendez
Leila Shai Del Pozo González
Luana Paiola
Danielle Josiane Winkert
Fabio Luis dos Santos
Jorge Antonio Berndt
Luan Mezzomo de Souza
Higor Miranda Cavalcante
Gean Carlos Royer

Endereço e Contato

Anais do SEIPELL - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura

v. 2, n. 1, 2019 / ISSN: 2596-2361
/ ISBN:

Promotor: Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS

E-mail do Evento: contato.hmc@live.com

Coordenador do Evento: Gilmei Francisco Fleck

Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel
Rua Universitária, 2069

Artigos

Anais do SEIPELL - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura

v. 2, n. 1, 2019 / ISSN: 2596-2361
/ ISBN:
Área de conhecimento: Simpósio 1A: Práticas de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
Título: A aplicação das TICs no curso de Letras na universidade: ressignificando espaços de ensino e aprendizagem



Autor(es):
Luan Mezzomo de Souza
Danielle Josiane Winkert
Gilmei Francisco Fleck
Título: A CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL NÃO PADRÃO EM TEXTOS DE ALUNOS DO 5º ANO



Autor(es):
Simone Cristina Palota Ribeiro
Clarice Cristina Corbari
Título: A METACOGNIÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE AS ATIVIDADES DE LEITURA



Autor(es):
Jocielly Marques de Oliveira Citon Rozzini
Carmen Teresinha Baumgärtner
Bruna Mara Rosin de Lima
Título: A PRODUÇÃO TEXTUAL E REESCRITA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O TRABALHO COM A ANÁLISE LINGUÍSTICA NOS ANOS INICIAIS



Autor(es):
Fernanda Sacomori Candido Pedro
Rosângela Margarete Scopel da Silva
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA INSERÇÃO DAS TDICs NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA



Autor(es):
Madalena Benazzi Meotti
Greice Castela Torrentes
Título: LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA NARRATIVA DOS CONTOS DO LIVRO ALEXANDRE E OUTROS HERÓIS, DE GRACILIANO RAMOS



Autor(es):
Angélica Margaret Barbosa Cortez
Saulo Gomes Thimoteo
Gilberto Correa Gesser
Título: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM COM O GÊNERO DISCURSIVO REGRAS DE JOGO: UM TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O APRIMORAMENTO DA CAPACIDADE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA



Autor(es):
Leliane Regina Ortega
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: PRODUÇÃO E REESCRITA DE TEXTOS DO GÊNERO LENDAS URBANAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Viviane Kênia Fachin Dias da Silva
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Área de conhecimento: Simpósio 1B: Práticas de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
Título: DIANTE DO ESPELHO, NARRO-ME: A AUTOBIOGRAFIA COMO UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE PRODUTORES DE TEXTOS PROFICIENTES



Autor(es):
Rita Suzana dos Santos Oliveira
Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas
Título: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS: UMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA LINGUAGEM



Autor(es):
Andréa Eloína Oliveira Rios
Título: O GÊNERO DISCURSIVO TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA ENTONACIONAL: UM PROJETO DE LETRAMENTO EM UM 5º ANO



Autor(es):
Maria Djanira de Sousa
Lilian Cristina Buzato Ritter
Título: Protótipo didático: ler criticamente o bullying na escola em um aplicativo móvel



Autor(es):
Thais Cristina Moraes Sacchi
Cláudia Valéria Doná Hila
Área de conhecimento: Simpósio 2A: Práticas de Ensino de Literatura: “Pesquisas em Literatura Comparada e seus impactos na formação docente: leituras do romance histórico”
Título: A figura histórica de Sepé Tiaraju como representante da nação guarani na obra Sepé Tiaraju: Romance dos Sete povos das missões



Autor(es):
Fabio Luis dos Santos
Gilmei Francisco Fleck
Título: A LEITURA DO ROMANCE HISTÓRICO E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA OBRA DESMUNDO (1996), DE ANA MIRANDA



Autor(es):
Rosangela Alves da Silva
Gilmei Francisco Fleck
Título: A LITERATURA COMPARADA COMO FERRAMENTA PARA EVIDENCIAR UMA MALINCHE RESSIGNIFICADA EM DOIS ROMANCES INGLESES: THE GOLDEN PRINCESS (1954) E LA CHINGADA (1979)



Autor(es):
Leila Shai Del Pozo González
Gilmei Francisco Fleck
Título: A missão do romancista no século XIX no Brasil, no México e no Peru: José de Alencar, Guillermo Prieto e Clorinda Matto de Turner. A literatura como ferramenta na construção das identidades nacionais na América Latina.



Autor(es):
Francisco Lima Baca
Título: A PERSONAGEM DOM PEDRO I PLASMADA NO ROMANCE HISTÓRICO TRADICIONAL “AS MALUQUICES DO IMPERADOR” (1926), DE PAULO SETÚBAL



Autor(es):
Gean Carlos Royer
Ana Maria Klock
Gilmei Francisco Fleck
Título: A POÉTICA DO ROMANCE “LE ROUGE ET LE NOIR” E O ROMANCE-HISTÓRICO CLÁSSICO



Autor(es):
Jorge Antonio Berndt
Valdeci Batista de Melo Oliveira
Título: Argentum Córdoba: observações sobre a ficção histórica produzida no campo literário cordobês



Autor(es):
Phelipe de Lima Cerdeira
Título: AS ESCRITURAS HÍBRIDAS DE HISTÓRIA E FICÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DA OBRA COLÓN A LOS OJOS DE BEATRIZ (2000), DE PEDRO PIQUERAS



Autor(es):
Amanda Maria Elsner Matheus
Gilmei Francisco Fleck
Título: AS FASES E AS MODALIDADES DO ROMANCE HISTÓRICO: ELEMENTOS INSTAURADORES DA DIVISÃO DA TRAJETÓRIA EM FASES



Autor(es):
Gilmei Francisco Fleck
Título: DA PESQUISA À FORMAÇÃO DOCENTE, POR UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DO TEXTO LITERÁRIO: A RESSIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA PARANAENSE EM O BRUXO DO CONTESTADO



Autor(es):
Thiana Nunes Cella
Gilmei Francisco Fleck
Título: LEONA VICÁRIO (1789 – 1842), UMA REVISITAÇÃO ESTADUNIDENSE AO PASSADO HISTÓRICO



Autor(es):
Marina Luísa Rohde
Gilmei Francisco Fleck
Título: LITERATURA COMPARADA: IMAGENS FICCIONAIS DE DOM PEDRO I, A PARTIR DOS ROMANCES BRASILEIROS DE PAULO SETÚBAL.



Autor(es):
Bruna de Souza Américo
Gilmei Francisco Fleck
Título: SIMÓN BOLÍVAR E OS ACONTECIMENTOS DA NAVIDAD NEGRA DE 1822: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO NO ROMANCE LA CARROZA DE BOLÍVAR (2012)



Autor(es):
Hugo Eliecer Dorado Mendez
Rosangela de Jesus Silva
Título: UM NOVO IDEÁRIO: UMA ANÁLISE POÉTICA DAS OBRAS A MÃE DA MÃE DA SUA MÃE E SUAS FILHAS E TERRA PAPAGALLI



Autor(es):
Jucelia Hurtiah de Oliveira Pires
Gilmei Francisco Fleck
Título: VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS E BARREN LIVES, DE RALPH EDWARD DIMMICK: A PESQUISA COMPARADA COMO UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA E DE LÍNGUA ESTRANGEIRA



Autor(es):
Paula Grinko Pezzini
Área de conhecimento: Simpósio 2B: Práticas de Ensino de Literatura no Ensino Fundamental:
Título: Ler Mato Grosso: Uma proposta de letramento literário



Autor(es):
Ângela Maria de Almeida Demarco
Maria Rosalina Alves Arantes
Domingos Pinto de França
Título: NARRATIVAS BREVES: O GÊNERO CONTO NO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Crislaine Alessandra de Lima Scher
Paula Maria Lucietto Dylbas dos Santos
Título: O ENSINO DE LÍRICA NA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ESTUDO DO POEMA NO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Cristian Javier Lopez
Título: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DA LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA



Autor(es):
Sonia Cristina Poltronieri Mendonça
Rogério Back
Mara Gonzalez Bezerra
Área de conhecimento: Simpósio 4A: Práticas de leituras no Ensino Fundamental: "A Literatura e a Leitura como fontes de pesquisa no Programa de Pós-graduação Profissional em Letras\Profletras: a formação humana pela pesquisa”
Título: A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: DA LEITURA DE CONTOS À PRODUÇÃO DE FANFICTION.



Autor(es):
Margarete Conceição Nogueira
Vera Lucia da Rocha Maquêa
Título: A HISTÓRIA DE JOÃO GRILO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO



Autor(es):
Maria Luiza Mari Lopes
Patricia Lopes Romero
Carmem Rodrigues de Lima
Título: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE LITERATURA



Autor(es):
Rodrigo Raul da Silva
Gilmei Francisco Fleck
Título: A leitura-fruição no Ensino Fundamental



Autor(es):
Dulcineia Fávaro Zottesso
Rita Maria Decarli Bottega
Título: A LIBERDADE LÚDICA NO ENSINO DO NONSENSE



Autor(es):
Vilson Pruzak dos Santos
Valdeci Batista de Melo Oliveira
Título: A RELAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO/ENSINO: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE



Autor(es):
Rita Maria Decarli Bottega
Jaqueline de Alencar Schlindvein
Título: De conto em conto: uma proposta de competências oral através das narrativas de tradição afro-brasileiras.



Autor(es):
Luana Oliveira Rodrigues
Luciene Souza Santos
Título: DO FILME ÀS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: BRINCANDO DE LER COM O PANTERA NEGRA



Autor(es):
Deise Cristina Santos Ferreira Aguiar
Luciene Souza Santos
Risonete Lima de Almeida
Título: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CANÇÕES POPULARES: O PAPEL SOCIAL DA MULHER E QUESTÕES DE GÊNERO, NO 9º ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Cleusa Piovesan
Valdeci Batista de Melo Oliveira
Título: NA MINHA TERRA TEM POESIA: O LETRAMENTO LITERÁRIO COMO ALTERNATIVA PARA MEDIAR A FORMAÇÃO LEITORA



Autor(es):
Maria Ionah de Oliveira Rios
Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas
Título: PASSOS INICIAIS À FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PRÁTICA COM “OFICINAS LITERÁRIAS TEMÁTICAS” PARA OS 3º E 4º ANOS ESCOLARES



Autor(es):
Michele de Fátima Sant'ana
Matilde Costa Fernandes de Souza
Gilmei Francisco Fleck
Área de conhecimento: Simpósio 4B: Práticas de leituras no Ensino Fundamental
Título: “DON QUIJOTE Y SU MUNDO DE AVENTURAS”: A PRODUÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DA LITERATURA



Autor(es):
Lidiane Cossetin Alves
Leila Shai Del Pozo González
Título: LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE



Autor(es):
Simone Pinheiro Achre
Saulo Gomes Thimoteo

Edições

Anais do SEIPELL - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura

v. 2, n. 1, 2019 / ISSN: 2596-2361
/ ISBN:

https://anaisseipell.blogspot.com/p/edicoes-anteriores.html