Sumário
Anais do SEIPELL - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura
v. 2, n. 1, 2019 /ISSN: 2596-2361
/ISBN:
Área de conhecimento: Simpósio 1A: Práticas de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
Título: A aplicação das TICs no curso de Letras na universidade: ressignificando espaços de ensino e aprendizagem
Autores:
Luan Mezzomo de Souza
Danielle Josiane Winkert
Gilmei Francisco Fleck
Título: A CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL NÃO PADRÃO EM TEXTOS DE ALUNOS DO 5º ANO
Autores:
Simone Cristina Palota Ribeiro
Clarice Cristina Corbari
Título: A METACOGNIÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE AS ATIVIDADES DE LEITURA
Autores:
Jocielly Marques de Oliveira Citon Rozzini
Carmen Teresinha Baumgärtner
Bruna Mara Rosin de Lima
Título: A PRODUÇÃO TEXTUAL E REESCRITA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O TRABALHO COM A ANÁLISE LINGUÍSTICA NOS ANOS INICIAIS
Autores:
Fernanda Sacomori Candido Pedro
Rosângela Margarete Scopel da Silva
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA INSERÇÃO DAS TDICs NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Madalena Benazzi Meotti
Greice Castela Torrentes
Título: LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA NARRATIVA DOS CONTOS DO LIVRO ALEXANDRE E OUTROS HERÓIS, DE GRACILIANO RAMOS
Autores:
Angélica Margaret Barbosa Cortez
Saulo Gomes Thimoteo
Gilberto Correa Gesser
Título: PRÁTICAS DE USO DA LINGUAGEM COM O GÊNERO DISCURSIVO REGRAS DE JOGO: UM TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O APRIMORAMENTO DA CAPACIDADE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA
Autores:
Leliane Regina Ortega
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: PRODUÇÃO E REESCRITA DE TEXTOS DO GÊNERO LENDAS URBANAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Viviane Kênia Fachin Dias da Silva
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Área de conhecimento: Simpósio 1B: Práticas de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
Título: DIANTE DO ESPELHO, NARRO-ME: A AUTOBIOGRAFIA COMO UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE PRODUTORES DE TEXTOS PROFICIENTES
Autores:
Rita Suzana dos Santos Oliveira
Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas
Título: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS: UMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA LINGUAGEM
Autores:
Andréa Eloína Oliveira Rios
Título: O GÊNERO DISCURSIVO TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA ENTONACIONAL: UM PROJETO DE LETRAMENTO EM UM 5º ANO
Autores:
Maria Djanira de Sousa
Lilian Cristina Buzato Ritter
Título: Protótipo didático: ler criticamente o bullying na escola em um aplicativo móvel
Autores:
Thais Cristina Moraes Sacchi
Cláudia Valéria Doná Hila
Área de conhecimento: Simpósio 2A: Práticas de Ensino de Literatura: “Pesquisas em Literatura Comparada e seus impactos na formação docente: leituras do romance histórico”
Título: A figura histórica de Sepé Tiaraju como representante da nação guarani na obra Sepé Tiaraju: Romance dos Sete povos das missões
Autores:
Fabio Luis dos Santos
Gilmei Francisco Fleck
Título: A LEITURA DO ROMANCE HISTÓRICO E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA OBRA DESMUNDO (1996), DE ANA MIRANDA
Autores:
Rosangela Alves da Silva
Gilmei Francisco Fleck
Título: A LITERATURA COMPARADA COMO FERRAMENTA PARA EVIDENCIAR UMA MALINCHE RESSIGNIFICADA EM DOIS ROMANCES INGLESES: THE GOLDEN PRINCESS (1954) E LA CHINGADA (1979)
Autores:
Leila Shai Del Pozo González
Gilmei Francisco Fleck
Título: A missão do romancista no século XIX no Brasil, no México e no Peru: José de Alencar, Guillermo Prieto e Clorinda Matto de Turner. A literatura como ferramenta na construção das identidades nacionais na América Latina.
Autores:
Francisco Lima Baca
Título: A PERSONAGEM DOM PEDRO I PLASMADA NO ROMANCE HISTÓRICO TRADICIONAL “AS MALUQUICES DO IMPERADOR” (1926), DE PAULO SETÚBAL
Autores:
Gean Carlos Royer
Ana Maria Klock
Gilmei Francisco Fleck
Título: A POÉTICA DO ROMANCE “LE ROUGE ET LE NOIR” E O ROMANCE-HISTÓRICO CLÁSSICO
Autores:
Jorge Antonio Berndt
Valdeci Batista de Melo Oliveira
Título: Argentum Córdoba: observações sobre a ficção histórica produzida no campo literário cordobês
Autores:
Phelipe de Lima Cerdeira
Título: AS ESCRITURAS HÍBRIDAS DE HISTÓRIA E FICÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DA OBRA COLÓN A LOS OJOS DE BEATRIZ (2000), DE PEDRO PIQUERAS
Autores:
Amanda Maria Elsner Matheus
Gilmei Francisco Fleck
Título: AS FASES E AS MODALIDADES DO ROMANCE HISTÓRICO: ELEMENTOS INSTAURADORES DA DIVISÃO DA TRAJETÓRIA EM FASES
Autores:
Gilmei Francisco Fleck
Título: DA PESQUISA À FORMAÇÃO DOCENTE, POR UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DO TEXTO LITERÁRIO: A RESSIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA PARANAENSE EM O BRUXO DO CONTESTADO
Autores:
Thiana Nunes Cella
Gilmei Francisco Fleck
Título: LEONA VICÁRIO (1789 – 1842), UMA REVISITAÇÃO ESTADUNIDENSE AO PASSADO HISTÓRICO
Autores:
Marina Luísa Rohde
Gilmei Francisco Fleck
Título: LITERATURA COMPARADA: IMAGENS FICCIONAIS DE DOM PEDRO I, A PARTIR DOS ROMANCES BRASILEIROS DE PAULO SETÚBAL.
Autores:
Bruna de Souza Américo
Gilmei Francisco Fleck
Título: SIMÓN BOLÍVAR E OS ACONTECIMENTOS DA NAVIDAD NEGRA DE 1822: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO NO ROMANCE LA CARROZA DE BOLÍVAR (2012)
Autores:
Hugo Eliecer Dorado Mendez
Rosangela de Jesus Silva
Título: UM NOVO IDEÁRIO: UMA ANÁLISE POÉTICA DAS OBRAS A MÃE DA MÃE DA SUA MÃE E SUAS FILHAS E TERRA PAPAGALLI
Autores:
Jucelia Hurtiah de Oliveira Pires
Gilmei Francisco Fleck
Título: VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS E BARREN LIVES, DE RALPH EDWARD DIMMICK: A PESQUISA COMPARADA COMO UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA E DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Paula Grinko Pezzini
Área de conhecimento: Simpósio 2B: Práticas de Ensino de Literatura no Ensino Fundamental:
Título: Ler Mato Grosso: Uma proposta de letramento literário
Autores:
Ângela Maria de Almeida Demarco
Maria Rosalina Alves Arantes
Domingos Pinto de França
Título: NARRATIVAS BREVES: O GÊNERO CONTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Crislaine Alessandra de Lima Scher
Paula Maria Lucietto Dylbas dos Santos
Título: O ENSINO DE LÍRICA NA SALA DE AULA: CONSIDERAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ESTUDO DO POEMA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Cristian Javier Lopez
Título: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PAPEL DA LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores:
Sonia Cristina Poltronieri Mendonça
Rogério Back
Mara Gonzalez Bezerra
Área de conhecimento: Simpósio 4A: Práticas de leituras no Ensino Fundamental: "A Literatura e a Leitura como fontes de pesquisa no Programa de Pós-graduação Profissional em Letras\Profletras: a formação humana pela pesquisa”
Título: A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: DA LEITURA DE CONTOS À PRODUÇÃO DE FANFICTION.
Autores:
Margarete Conceição Nogueira
Vera Lucia da Rocha Maquêa
Título: A HISTÓRIA DE JOÃO GRILO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO
Autores:
Maria Luiza Mari Lopes
Patricia Lopes Romero
Carmem Rodrigues de Lima
Título: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE LITERATURA
Autores:
Rodrigo Raul da Silva
Gilmei Francisco Fleck
Título: A leitura-fruição no Ensino Fundamental
Autores:
Dulcineia Fávaro Zottesso
Rita Maria Decarli Bottega
Título: A LIBERDADE LÚDICA NO ENSINO DO NONSENSE
Autores:
Vilson Pruzak dos Santos
Valdeci Batista de Melo Oliveira
Título: A RELAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO/ENSINO: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE
Autores:
Rita Maria Decarli Bottega
Jaqueline de Alencar Schlindvein
Título: De conto em conto: uma proposta de competências oral através das narrativas de tradição afro-brasileiras.
Autores:
Luana Oliveira Rodrigues
Luciene Souza Santos
Título: DO FILME ÀS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: BRINCANDO DE LER COM O PANTERA NEGRA
Autores:
Deise Cristina Santos Ferreira Aguiar
Luciene Souza Santos
Risonete Lima de Almeida
Título: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CANÇÕES POPULARES: O PAPEL SOCIAL DA MULHER E QUESTÕES DE GÊNERO, NO 9º ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Cleusa Piovesan
Valdeci Batista de Melo Oliveira
Título: NA MINHA TERRA TEM POESIA: O LETRAMENTO LITERÁRIO COMO ALTERNATIVA PARA MEDIAR A FORMAÇÃO LEITORA
Autores:
Maria Ionah de Oliveira Rios
Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas
Título: PASSOS INICIAIS À FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PRÁTICA COM “OFICINAS LITERÁRIAS TEMÁTICAS” PARA OS 3º E 4º ANOS ESCOLARES
Autores:
Michele de Fátima Sant'ana
Matilde Costa Fernandes de Souza
Gilmei Francisco Fleck
Área de conhecimento: Simpósio 4B: Práticas de leituras no Ensino Fundamental
Título: “DON QUIJOTE Y SU MUNDO DE AVENTURAS”: A PRODUÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DA LITERATURA
Autores:
Lidiane Cossetin Alves
Leila Shai Del Pozo González
Título: LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE
Autores:
Simone Pinheiro Achre
Saulo Gomes Thimoteo