O I SEMINÁRIO ESTADUAL –
20 ANOS DO HISTEDOPR E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO PARANÁ: Percursos e
Perspectivas é um evento que marca a
trajetória do Grupo de Pesquisa HISTEDOPR, na UNIOESTEE. O HISTEDOPR é o GT local
do HISTEDBR Nacional, que tem sua coordenação geral na UNICAMP. O Grupo de
Pesquisa HISTEDOPR, tem como linha de pesquisa História, Sociedade e Educação
no Brasil e tem como alicerce teóricos e metodológicos os fundamentos da
Pedagogia Histórico-Crítica.
Esse evento substitui o I SEMINÁRIO ESTADUAL - A PEDAGOGIA
HISTÓRICO-CRÍTICA E A EDUCAÇÃO PÚBLICA PARANANENSE: 30 ANOS DO CURRÍCULO BÁSICO,
previsto
para ser realizado entre 25 e 27 de março de 2020, que foi suspenso devido ao
avanço da Pandemia do Coronavírus, cujas consequências todos sabemos.
Depois de decorridos dois anos entendemos optamos por
alterar o título d evento e incluir na programação uma sessão para debater a
trajetória do HISTEDOPR e sua atuação na área de abrangência da Unioeste, no Paraná
e no Brasil. Mas a temática central do evento permanece a Pedagogia
Histórico-Crítica e suas contribuições para a educação pública regional,
estadual e nacional.
A ideia do evento está associada
a um conjunto de atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa que conta com
pesquisadores nos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, mas que
promove atividades que tem alcance em nível nacional.
Dentre um conjunto de atividades
desenvolvidas pelo grupo, que justificam o evento, destacamos:
A) as pesquisas desenvolvidas no
projeto: As contribuições da pedagogia
histórico-crítica para a escola pública do Paraná entre 1980 – 2010,
realizado entre 2013 e 2016, financiado pela Fundação Araucária;
B) aos grupos de estudos sobre a
Pedagogia Histórico-Crítica, na modalidade de extensão, que vem sendo
desenvolvidos desde 2017, com grupos de estudos em diversos estados brasileiros;
C) diz respeito as pesquisas
desenvolvidas e orientadas pelos docentes participantes do HISTEDOPR, junto aos
programas de mestrado em Educação de Francisco Beltrão e de Cascavel, bem como
no mestrado de Ensino de Foz do Iguaçu;
D) em 2022 comemoramos 32 anos da
implementação do Currículo Básico para a Escola Pública paranaense, fundamentado
e alicerçado na Pedagogia Histórico-Crítica;
E) precisamos ressaltar a
importância e as contribuições da PHC nos avanços da educação paranaense, tanto
no processo de ensino na educação básica, como na educação superior.
Em relação ao
conjunto dos acontecimentos no campo da Educação Brasileira, podemos considerar
que a Pedagogia Histórico-Crítica é recente. Contudo, nestes poucos anos de
existência, aproximadamente quatro décadas, ela não só tem marcado presença e
se tornado conhecida, como é referência, praticamente obrigatória, quer seja
para a historiografia e para a história da educação, bem como para os Projetos
Político-Pedagógicos (PPPs), das escolas e até mesmo nas propostas pedagógicas
de Secretarias de Estado da Educação e Secretarias Municipais de Educação.
Concorde-se
ou não com ela, adote-se ou não na prática pedagógica, ela está presente nas
discussões travadas no interior das instituições escolares. Ela está registrada
na história e na historiografia da educação brasileira e paranaense, fazendo
parte dos referenciais dos educadores.
A partir
dessa constatação sentimos a necessidade de debater tais contribuições em um
evento, de caráter estadual, visando resgatar parte dessa trajetória e conhecer
algumas das experiências realizadas nesses 30 anos de Currículo Básico.
Nosso público
alvo são os professores da educação básica das redes públicas e privadas, os
estudantes de graduação e pós-graduação e professores do ensino superior afeto
as licenciaturas, militantes dos movimentos sociais organizados, bem como
pesquisadores do campo da educação.
O objetivo
geral do evento é:
Analisar em que medida a Pedagogia
História-Crítica (PHC) influenciou/influencia, contribuiu/contribui na luta
pela escola pública e para pensar a prática pedagógica na /da educação no
Paraná.
Os objetivos específicos do evento são:
a) Conceituar os fundamentos históricos, filosóficos,
políticos e pedagógicos da Pedagogia Histórico-Crítica;
b) Construir espaços de discussão sobre os fundamentos
teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica;
c) Socializar e articular referências e experiências de
ensino fundamentados na Pedagogia Histórico-Crítica;
d) Incentivar estudos e pesquisas sobre a prática pedagógica
Histórico-Crítica;
e) Debater a aceitação e/ou resistência
em relação à PHC por parte dos profissionais da educação;
f) Difundir estudos e pesquisas sobre a
Pedagogia Histórico-Crítica;
g) Fomentar a formação permanente e continuada de professores
da educação básica em suas bases teóricas e metodológicas;
h) Estimular a formação de Redes de pesquisas e estudos sobre
a Pedagogia Histórico-Crítica no Estado do Paraná;
i) Fortalecer a luta e o compromisso dos educadores com a
qualidade da Escola Pública paranaense.