I SEMINÁRIO ESTADUAL – 20 ANOS DO HISTEDOPR E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO PARANÁ: Percursos e Perspectivas

INSCRIÇÕES

O Evento

O I SEMINÁRIO ESTADUAL –
20 ANOS DO HISTEDOPR E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO PARANÁ: Percursos e
Perspectivas
é um evento que marca a
trajetória do Grupo de Pesquisa HISTEDOPR, na UNIOESTEE. O HISTEDOPR é o GT local
do HISTEDBR Nacional, que tem sua coordenação geral na UNICAMP. O Grupo de
Pesquisa HISTEDOPR, tem como linha de pesquisa História, Sociedade e Educação
no Brasil e tem como alicerce teóricos e metodológicos os fundamentos da
Pedagogia Histórico-Crítica.

Esse evento substitui o I SEMINÁRIO ESTADUAL - A PEDAGOGIA
HISTÓRICO-CRÍTICA E A EDUCAÇÃO PÚBLICA PARANANENSE: 30 ANOS DO CURRÍCULO BÁSICO,
previsto
para ser realizado entre 25 e 27 de março de 2020, que foi suspenso devido ao
avanço da Pandemia do Coronavírus, cujas consequências todos sabemos.

Depois de decorridos dois anos entendemos optamos por
alterar o título d evento e incluir na programação uma sessão para debater a
trajetória do HISTEDOPR e sua atuação na área de abrangência da Unioeste, no Paraná
e no Brasil. Mas a temática central do evento permanece a Pedagogia
Histórico-Crítica e suas contribuições para a educação pública regional,
estadual e nacional.

A ideia do evento está associada
a um conjunto de atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa que conta com
pesquisadores nos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, mas que
promove atividades que tem alcance em nível nacional.

Dentre um conjunto de atividades
desenvolvidas pelo grupo, que justificam o evento, destacamos:

A) as pesquisas desenvolvidas no
projeto: As contribuições da pedagogia
histórico-crítica para a escola pública do Paraná entre 1980 – 2010
,
realizado entre 2013 e 2016, financiado pela Fundação Araucária;

B) aos grupos de estudos sobre a
Pedagogia Histórico-Crítica, na modalidade de extensão, que vem sendo
desenvolvidos desde 2017, com grupos de estudos em diversos estados brasileiros;

C) diz respeito as pesquisas
desenvolvidas e orientadas pelos docentes participantes do HISTEDOPR, junto aos
programas de mestrado em Educação de Francisco Beltrão e de Cascavel, bem como
no mestrado de Ensino de Foz do Iguaçu;

D) em 2022 comemoramos 32 anos da
implementação do Currículo Básico para a Escola Pública paranaense, fundamentado
e alicerçado na Pedagogia Histórico-Crítica;

E) precisamos ressaltar a
importância e as contribuições da PHC nos avanços da educação paranaense, tanto
no processo de ensino na educação básica, como na educação superior.

Em relação ao
conjunto dos acontecimentos no campo da Educação Brasileira, podemos considerar
que a Pedagogia Histórico-Crítica é recente. Contudo, nestes poucos anos de
existência, aproximadamente quatro décadas, ela não só tem marcado presença e
se tornado conhecida, como é referência, praticamente obrigatória, quer seja
para a historiografia e para a história da educação, bem como para os Projetos
Político-Pedagógicos (PPPs), das escolas e até mesmo nas propostas pedagógicas
de Secretarias de Estado da Educação e Secretarias Municipais de Educação.

Concorde-se
ou não com ela, adote-se ou não na prática pedagógica, ela está presente nas
discussões travadas no interior das instituições escolares. Ela está registrada
na história e na historiografia da educação brasileira e paranaense, fazendo
parte dos referenciais dos educadores.

A partir
dessa constatação sentimos a necessidade de debater tais contribuições em um
evento, de caráter estadual, visando resgatar parte dessa trajetória e conhecer
algumas das experiências realizadas nesses 30 anos de Currículo Básico.

Nosso público
alvo são os professores da educação básica das redes públicas e privadas, os
estudantes de graduação e pós-graduação e professores do ensino superior afeto
as licenciaturas, militantes dos movimentos sociais organizados, bem como
pesquisadores do campo da educação.

O objetivo
geral do evento é:

Analisar em que medida a Pedagogia
História-Crítica (PHC) influenciou/influencia, contribuiu/contribui na luta
pela escola pública e para pensar a prática pedagógica na /da educação no
Paraná.

Os objetivos específicos do evento são:

a) Conceituar os fundamentos históricos, filosóficos,
políticos e pedagógicos da Pedagogia Histórico-Crítica;

b) Construir espaços de discussão sobre os fundamentos
teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica;

c) Socializar e articular referências e experiências de
ensino fundamentados na Pedagogia Histórico-Crítica;

d) Incentivar estudos e pesquisas sobre a prática pedagógica
Histórico-Crítica;

e) Debater a aceitação e/ou resistência
em relação à PHC por parte dos profissionais da educação;

f) Difundir estudos e pesquisas sobre a
Pedagogia Histórico-Crítica;

g) Fomentar a formação permanente e continuada de professores
da educação básica em suas bases teóricas e metodológicas;

h) Estimular a formação de Redes de pesquisas e estudos sobre
a Pedagogia Histórico-Crítica no Estado do Paraná;


i) Fortalecer a luta e o compromisso dos educadores com a
qualidade da Escola Pública paranaense.

Confira a programação do evento:

2022-09-14 19:00:00.0

Cerimônia de Abertura:

Abertura do Evento.
Horário: 2022-09-14 19:00:00.0 às 2022-09-14 19:30:00.0
Local: YouTube Mestrado em Educação FB | YouTube Mestrado em Educação FB
Endereço:
Informações: Link da Transmissão: https://youtu.be/ccuDvybWkPo


Conferência de Abertura:

CONTIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA E PARANAENSE: ENTRE AVANÇOS E RECUOS.
Horário: 2022-09-14 19:30:00.0 às 2022-09-14 22:00:00.0
Local: YouTube Mestrado em Educação FB | YouTube Mestrado em Educação FB
Endereço:
Informações: Conferencista: Lizia Helena Nagel – UEM Mediador: João Carlos da Silva LINK DA TRANSMISSÃO: https://youtu.be/ccuDvybWkPo


2022-09-15 08:00:00.0

Mesa Redonda:

Mesa Redonda 1: A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE: PERCURSOS HISTÓRICOS.
Horário: 2022-09-15 08:00:00.0 às 2022-09-15 11:00:00.0
Local: YouTube Mestrado em Educação FB | YouTube Mestrado em Educação FB
Endereço:
Informações: Palestrantes: Alexandra Vanessa de Moura Baczinski – Francisco Beltrão Sandra Tonidandel – Santa Lúcia Julia Malanchen – Foz do Iguaçu Mediadora: Neide da Silveira Duarte Mattos LINK DA TRANSMISSÃO https://youtu.be/0PA8ABzTgCw


Mesa Redonda:

Mesa Redonda 2: A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUA INSERÇÃO NO ENSINO MÉDIO.
Horário: 2022-09-15 13:30:00.0 às 2022-09-15 17:00:00.0
Local: YouTube Mestrado em Educação FB | YouTube Mestrado em Educação FB
Endereço:
Informações: Palestrantes: Dermeval Saviani – Unicamp, Rogério Rech – Francisco Beltrão, Mediador: Paulino José Orso LINK DA TRANSMISSÃO: https://youtu.be/jHPa4P_v3dM


Mesa Redonda:

Mesa Redonda 3: O HISTEDOPR, A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO REGIONAL.
Horário: 2022-09-15 19:00:00.0 às 2022-09-15 22:00:00.0
Local: YouTube Mestrado em Educação FB | YouTube Mestrado em Educação FB
Endereço:
Informações: Palestrantes: Paulino José Orso – Cascavel João Carlos Da Silva – Cascavel André Paulo Castanha – Francisco Beltrão Mediadora: Lúcia Terezinha Zanoto Tureck LINK DA TRANSMISSÃO: https://youtu.be/YmwRc9eokCE


2022-09-16 08:00:00.0

Mesa Redonda:

Mesa Redonda 4: A IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS ESCOLAS E SALAS DE AULA.
Horário: 2022-09-16 08:00:00.0 às 2022-09-16 11:30:00.0
Local: YouTube Mestrado em Educação FB | YouTube Mestrado em Educação FB
Endereço:
Informações: Palestrantes: Leonete Dalla Vecchia Mazaro - Cascavel Tassia de Lima Camargo – Francisco Beltrão Marlise Marlene Andrighetti - Itaipulândia Mediadora: Edna Gorette Menegatti Mocellin LINK DA TANSMISSÃO: https://youtu.be/Sjhijc7BRgk


Apresentação Oral:

Sessão de Cominicação de trabalhos.
Horário: 2022-09-16 13:30:00.0 às 2022-09-16 17:00:00.0
Local: |
Endereço:
Informações: Apresentação de trabalhos orais por Eixos VIA PLATAFORMA TEAMS


Inscrições

Acesse o sistema para realizar a sua inscrição no evento I SEMINÁRIO ESTADUAL – 20 ANOS DO HISTEDOPR E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO PARANÁ: Percursos e Perspectivas. Para isso, clique no ícone abaixo. Você será redirecionado a página de acesso ao sistema e poderá realizar a sua inscrição.

Acesse o Sistema

Caso você não tenha conta na Unioeste, clique no ícone abaixo e crie sua conta.
Após criar sua conta, poderá acessar o sistema e fazer sua inscrição.

Criar Conta

Tutorial para inscrição

Modelos para Trabalhos:


Inscrição de trabalho Templete Resumo
Normas Gerais para a Inscrição de Trabalhos
TEMPLETE PARA APRESENTAÇÃO DO TEXTO COMPLETO

Informações


CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES
RELAÇÃO DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NO EVENTO 2020 e 2022
ENSALAMENTO DAS APRESENTAÇÕES E ORIENTAÇÕES AOS APRESENTADORES
ANAIS DO I SEMINÁRIO ESTADUAL – 20 ANOS DO HISTEDOPR E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO PARANÁ: Percursos e Perspectivas

Anais do Evento

I SEMINÁRIO ESTADUAL – 20 ANOS DO HISTEDOPR E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO PARANÁ: Percursos e Perspectivas

Contato


E-mail para contato: seminariophc2020@gmail.com