Anais do V Simpósio Nacional de Educação











Apresentação

Anais do V Simpósio Nacional de Educação

/ ISSN: 21788619

A periodicidade do Simpósio Nacional de Educação é bianual e da
Semana Pedagógica anual, sendo assim, no ano de confluência ambos se
realizam simultaneamente e sob a mesma coordenação e temática central.


Nas quatro edições anteriores, o Simpósio
Nacional de Educação trilhou um caminho bem sucedido no que diz respeito
à afirmação de sua abrangência nacional, à expressividade numérica das
participações e à qualidade das discussões e publicações realizadas.


Nesta quinta edição do Simpósio e vigésima sexta da Semana de Pedagogia, a temática central é Formação de Professores para a Educação Básica, a partir da qual procuramos discutir a formação inicial e a formação continuada dos professores.


A formação de professores constitui um tema
praticamente atemporal, mas ganha relevância na atual conjuntura após os
embates que antecederam à votação da Lei 13.005/2014 que aprova o Plano
Nacional de Educação para o decênio 2015/2024, após o Parecer CNE/CP nº
2 de 9 de junho de 2015 que trata de Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Formação Inicial e Continuada do Magistério e com a Resolução
CNE/CP nº 2 de 1ª de julho de 2015 que define estas diretrizes para os
cursos de licenciatura e de formação pedagógica para graduandos.


Do exposto decorre a necessidade de estimular o
debate no âmbito acadêmico, fazendo-o repercutir nos cursos de formação
de professores e nas pesquisas sobre educação, debate ao qual o V
Simpósio e a XVI Semana Pedagógica buscam contribuir.

Acesse o site aqui

Expediente

Anais do V Simpósio Nacional de Educação

/ ISSN: 21788619

FICHA CATALOGRÁFICA

Dados Internacionais de Catalogação-na-Publicação (CIP)
(Biblioteca da UNIOESTE – Campus de Marechal Cândido Rondon – PR, Brasil)
Simpósio Nacional de Educação (5. : 2016 : Cascavel-PR)
S612 Anais do V Simpósio Nacional de Educação, 26 a 28 de outubro de 2016. [recurso eletrônico]/ organizado por Adrian Alvarez Estrada, José Luiz Derisso e Vilmar Malacarne. – Cascavel: EDUNIOESTE,2016.
Modo de acesso: <http://www >
ISSN: 2178-8619
1. Graduação. 2. Pesquisa. 3. Formação docente. I. Estrada, Adrian Alvarez, Org. II. Derisso, José Luiz, Org. III.Malacarne, Vilmar, Org. IV. Título.
CDD 22.ed. 370.71
378
CIP-NBR 12899
Ficha catalográfica elaborado por Helena Soterio Bejio CRB-9/965



                

                          



Sumário

Anais do V Simpósio Nacional de Educação

/ ISSN: 21788619
Área de conhecimento: GT - Currículo e Teorias Pedagógicas

Título: AS MUDANÇAS E REESTRUTURAÇÕES DO CURRÍCULO ESCOLAR
Autores:
Messias da Silva Moreira
Clésio Acilino Antonio

Título: O CONCEITO DE DIALOGISMO
Autores:
Dinora de Godoy

Título: A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL NO GOVERNO ROBERTO REQUIÃO E O CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1991-1994)
Autores:
Helloysa Bragueto Moreira

Título: FORMAÇÃO DO E PARA O PROFESSOR: O QUE SE TEM, O QUE SE ESPERA, O QUE É PRECISO?
Autores:
Leonete Dalla Vecchia Mazaro

Título: EDUCAÇÃO INFANTIL: O CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL-PR
Autores:
Kellys Regina Rodio Saucedo

Título: COMPARANDO AS CORRENTES METODOLÓGICAS: POSITIVISMO, FEMOMENOLOGIA E MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO
Autores:
Claudia Regina Machado Kliemann
Prescila Daga Moreira Sgarioni
Dulce Maria Strieder

Título: Formação de Professores: Da Abordagem Sócio-Histórica Para Uma Educação Transformadora
Autores:
Elisângela Batista

Título: EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM DIALÓGICA: COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM DIANTE DO PARADIGMA MODERNO E DO PARADIGMA EMERGENTE
Autores:
Débora Ribeiro

Título: A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E O PAPEL DA ESCOLA FRENTE AO CONSUMISMO INFANTIL
Autores:
Loeci de Morais da Conceição
Jose Luis Derisso


Área de conhecimento: GT - Educação de Jovens e Adultos

Título: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO SEXUAL EM TURMAS DE 9º ANO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Autores:
Jéssica Engel do Nascimento
Josiane Bonfim
Wellington Soares de Lima
Irineu Vaz Mateus
Kamilla Zabotti Giuffrida

Título: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: perspectivas no ambiente prisional
Autores:
Carina Nogueira de Jesus


Área de conhecimento: GT - Educação e Pedagogia no Campo

Título: Pedagogia da Alternância: Um estudo de caso no IFSUL
Autores:
Leonice Chaves Vieira
Denise Nascimento Silveira
Manoel José Porto Júnior

Título: EDUCAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A TRNSFORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DE DURKHEIM, ATHUSSER E GRAMSCI E A EDUCAÇÃO DO CAMPO DO MST
Autores:
Felipe Cordeiro da Rocha

Título: PERPECTIVAS E ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS METODOLÓGICOS DA CASA FAMILIAR RURAL DE SANTA IZABEL DO OESTE
Autores:
Marcos Willian da Silva Santos
Elis Patricia Schneider da Silva
José Francisco de Gois


Área de conhecimento: GT - Educação, Políticas Sociais e Estado

Título: A GESTÃO COMPARTILHADA: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO E A ATUAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR
Autores:
Gislaine Buraki
Angelica Cristina Henick
Isaura Monica Souza Zanardini

Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS
Autores:
Márcio Issler Paulo

Título: Breve Histórico dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes e a atuação do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude - NEDDIJ
Autores:
Angelica Cristina Henick
Cintia Marceli Dobler Dall Forno
Carla Liliane Waldow Esquivel
Elizângela Treméa

Título: O NÚCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE – NEDDIJ – E A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE FAMILIA E ESCOLA
Autores:
Cintia Marceli Dobler Dall Forno
Angelica Cristina Henick
Carla Liliane Waldow Esquivel
Elizângela Treméa

Título: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DE LOURENÇO FILHO
Autores:
Jaqueline Lima Barboza
Adrian Alvarez Estrada

Título: O OLHAR DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E PARTICULAR DE CASCAVEL-PR SOBRE O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Dhyovana Guerra
Eveline Favero

Título: Estado e Política Educacional Brasileira: emergência da educação do campo
Autores:
Ana Carolina de Paula

Título: Conceituando: Descentralização do Estado, Municipalização do Ensino, Prefeiturização, Desconcentração e Sistemas
Autores:
Lúcio Oliveira de Barros

Título: QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS: AS AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E A GESTÃO ESCOLAR
Autores:
Rejane Aparecida da Costa
Valdecir Soligo

Título: DISCUSSÕES SOBRE DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE A DEMOCRACIA NAS LEIS LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Autores:
Joao Mendes da Rocha Junior
Leônidas Melo Santos

Título: Uma análise das políticas educacionais para as pessoas com deficiência visual no estado do Paraná
Autores:
Patricia da Silva Zanetti
Isaura Monica Souza Zanardini

Título: Educação e Direitos Humanos na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste
Autores:
Ivanete Aparecida da Silva Santos
Adrian Alvarez Estrada

Título: POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE: O PRONATEC NO CONTEXTO TEÓRICO E PRÁTICO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Autores:
Silvia Elaine Bertuol

Título: O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA: ENSAIO TEÓRICO
Autores:
Egeslaine de Nez
Camila Gonçalves Rodrigues
Camila Andrade Santos

Título: A PEDAGOGIA SOCIAL NO PROGRAMA PATRONATO DE TOLEDO-PR: o impacto de ações pedagógicas para a juventude na execução penal
Autores:
Vanessa de Sousa da Silva
Angela Christianne Lunedo de Mendonça

Título: A GESTÃO DEMOCRÁTICA E OS CONSELHOS ESCOLARES
Autores:
Gislaine Buraki
Isaura Monica Souza Zanardini

Título: RECONHECENDO OS SUJEITOS DA ESCOLA NO CONTEXTO DOS ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO: SONDAGEM DOS ASPECTOS DA REPRODUÇÃO DA POBREZA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Autores:
Veronice Alves Baldin

Título: A Gestão Educacional e a Construção do Projeto Político Pedagógico
Autores:
Rita de Cássia Duarte
Jose Luis Derisso

Título: Ações Afirmativas na Educação a partir de 2000: da Lei 10.639/03 às cotas raciais.
Autores:
Rosangela de Lima
Jose Luis Derisso

Título: JUSTIÇA, DIREITO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS ENCAMINHAMENTOS DO SETOR DA PEDAGOGIA NO PROGRAMA PATRONATO DE TOLEDO-PR
Autores:
Cléria Maria Wendling
Vanessa de Sousa da Silva
Geni Fabris

Título: A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA: UM DESAFIO PARA OS SISTEMAS DE ENSINO
Autores:
Ana Paula Oliveira Rescia


Área de conhecimento: GT - Ensino de Ciências e Matemática

Título: Uso pedagógico da horta escolar: contribuições para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autores:
Kely Cristina Enisweler
Elocir Aparecida Pires
Sandra Jouris Dias
Vilmar Malacarne

Título: A PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA UNIOESTE – CASCAVEL: PERFIL E PERSPECTIVAS
Autores:
Vilmar Malacarne

Título: EXPERIMENTO COLORTECA DOS SOLOS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
Autores:
Ana Paula Nahirne
Jairo Luiz Hoffmann
Dulce Maria Strieder

Título: TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANALISE DA SEÇÃO NUMERALHA, DA REVISTA GALILEU
Autores:
Pamela Gonçalves
Greyze Maria Palaoro Deitos
Verônica Rosemary de Oliveira
Vilmar Malacarne

Título: AS DIFERENTES IDEIAS DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E A SUA DINAMICIDADE
Autores:
Juliana Poltronieri
Marinez Gasparin Soligo
Tatiane Regina Alves
Jessica Zuccatelli dos Santos
Thais Campos Duarte da Silva
Déllis Camila Fogliarini
Neiva Gallina Mazzuco

Título: COMO A REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA “CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS” PODE CONTRIBUIR NA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO NA ESCOLA
Autores:
Greyze Maria Palaoro Deitos
Pamela Gonçalves
Verônica Rosemary de Oliveira
Vilmar Malacarne

Título: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO YOUTUBE: ACESSIBILIDADE AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
Autores:
Verônica Rosemary de Oliveira
Greyze Maria Palaoro Deitos
Pamela Gonçalves
Vilmar Malacarne

Título: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DAS DISCUSSÕES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Autores:
Jessica de Lima Dutra
Vilmar Malacarne

Título: “PÍLULA DO CÂNCER”: UMA ANÁLISE DAS REPORTAGENS DO PROGRAMA “BEM ESTAR”
Autores:
Kathya Rogéria da Silva

Título: AVALIAÇÕES DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Mariana Bolake Cavalli
Bruno Garcia Pires
Juliana Moreira Prudente de Oliveira

Título: FILME “OS MOSCONAUTAS NO MUNDO DA LUA”: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Kathya Rogéria da Silva
Marcia Borin da Cunha

Título: O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS
Autores:
Jessica de Lima Dutra
Vilmar Malacarne

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: BREVE HISTÓRICO
Autores:
Juliana Alves da Silva Ubinski
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Fernanda Aparecida Meglhioratti

Título: ANÁLISE DE CONTEÚDO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2012 - 2014 E 2015 - 2017
Autores:
Marcos Fernando Soares Alves
Rafael Model da Silva

Título: A MULHER NA CIÊNCIA: PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNAS/OS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Mariana Bolake Cavalli
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Irinéa de Lourdes Batista

Título: Sistemas de Numeração no Ensino de Análise Combinatória
Autores:
Carla Renata Garcia Xavier da Silva

Título: CARACTERIZAÇÃO DA DOCÊNCIA POR FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autores:
Luciani de Oliveira
Cintya Fonseca Luiz
Aline Alves da Silva

Título: O FILME “O CÉU DE OUTUBRO” E A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Claudia Regina Machado Kliemann
Gabriela Ledur Alves
Catherine Flor Geraldi Vogt
Daiane Thaís Ludvig
Daiany Helscher da Silva
Camila da Silva Rodrigues
Danielly Mayara Alves Dalmas
Bruna Patereck
Rosana Franzen Leite
Marcia Borin da Cunha

Título: A UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Autores:
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Daniela Frigo Ferraz
Jocimara Monsani
Luciana Paula Vieira de Castro
Sergio de Mello Arruda

Título: ESTUDO SOBRE A OLIMPÍADA DE MATEMATICA DO 5º ANO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FAMPER – FACULDADE DE AMPÉRE
Autores:
Marcos Willian da Silva Santos

Título: ANÁLISE DE ARTIGOS DOS VIII E IX ENPEC COM O EIXO NORTEADOR DE AVALIAÇÃO SEGUNDO OS CRITÉRIOS DE CONFIABILIDADE DE LAPERRIÉRE
Autores:
Aline Alves da Silva
Cintya Fonseca Luiz
Luciani de Oliveira
Fabiane Sanches Micoanski

Título: ANÁLISE DE DUAS REVISTAS QUE DIVULGAM CIÊNCIA PARA O PÚBLICO GERAL
Autores:
Alethea Cristina Vieira

Título: CONCEPÇÕES DE CIÊCIA E CIENTISTAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE CASCAVEL-PR
Autores:
Aline Alves da Silva
Cintya Fonseca Luiz
Luciani de Oliveira
Alexandre Scheifele

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CURRÍCULO MUNICIPAL DE CASCAVEL – ANOS INICIAIS
Autores:
Sara Giordani
Dulce Maria Strieder
Bruna Luiza Besen

Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores:
Marcia Daiane da Silva
Karina Gaieski

Título: QUANDO OS DINOSSAUROS COMEÇARAM A SER ESTUDADOS? UMA ANÁLISE HISTÓRICA E EPISTEMOLÓGICA DA PESQUISA DE UM FÊMUR FÓSSIL PELO NATURALISTA INGLÊS ROBERT PLOT (1640-1696).
Autores:
Paulo Henrique Arana Moreira

Título: A HIGIENE E EDUCAÇÃO SANITARIA NOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS: COMO TEMPO E LUGAR DA EDUCAÇÃO DO CORPO NO CURRICULO MUNICIPAL DE CASCAVEL
Autores:
José Carlos dos Santos
Márcia Regina Ristow

Título: “IMPORTANTE, MAS ACHO CHATO!” ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E RACIOCÍNIO LÓGICO.
Autores:
Márcia Souza da Rosa
Amanda Rodrigues Pereira
Edson Luiz Reginaldo


Área de conhecimento: GT - Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem

Título: SUBSÍDIOS TEÓRICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Tatiana Fasolo Bilhar de Souza
Terezinha da Conceição Costa Hübes

Título: A CONTRIBUIÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL DO MÉTODO DE MONTESSORIANO
Autores:
Suzana Terezinha Benedet Martins

Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BUSCANDO RELACIONAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM O LÚDICO
Autores:
Juliana Poltronieri
Tatiane Regina Alves
Jessica Zuccatelli dos Santos
Déllis Camila Fogliarini
Rejane Aparecida da Costa
Thais Campos Duarte da Silva
Neiva Gallina Mazzuco

Título: COMPREENSÃO E ENCAMINHAMENTOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE CASO
Autores:
Fernanda Dacoltivo
Greice Castela Torrentes

Título: Estudo das características sócio educacionais de alunos do programa de formação pedagógica
Autores:
Brena Roberta Ribeiro Silveira

Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BRASIL – BREVE HISTÓRICO E REFLEXÕES INICIAIS
Autores:
Andreia Aparecida Detogni

Título: Apontamentos sobre o projeto "Em Evidências" e sua dinâmica de discussão sobre a formação e atuação do historiador
Autores:
Sheille Soares de Freitas
Carlos Meneses de Sousa Santos

Título: Afetividade e a Educação Matemática
Autores:
Mayara Andressa Marzagão

Título: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA ANÁLISE DIAGNÓSTICA COM BASE NOS PROCESSOS DE LEITURA CRÍTICA
Autores:
Silvana Aparecida Costa da Cruz
Terezinha da Conceição Costa Hübes

Título: ENCAMINHAMENTOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ESTUDO DO LIVRO DIDÁTICO DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA “MENSCHEN A1”
Autores:
Cristiane Schmidt

Título: Licenciatura em Computação: um olhar para as orientações e para as matrizes curriculares
Autores:
Simoni Krüger
Denise Nascimento Silveira

Título: FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
Autores:
Daniela de Maman

Título: PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: QUAL A NOSSA COMPREENSÃO/ IMAGEM?
Autores:
Daniela de Maman

Título: Alfabetização por meio do texto: reflexões
Autores:
Carla Ramos de Paula
Rosane Madalena Zuchelli
Ariane de Abreu Lemos

Título: SÍMBOLOS GRÁFICOS DA FLORESTA: A ARTE MARAJOARA NAS APRENDIZAGENS VISUAIS
Autores:
Aldair José Batista de Souza

Título: A INFLUÊNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE TRÊS A CINCO ANOS: UM ESTUDO SOBRE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
João Carlos Pereira de Moraes
Diclei Moreno dos Santos

Título: A IMPORTÂNCIA DO AFETO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DISSERTAÇÕES E TESES
Autores:
João Carlos Pereira de Moraes
Luiz Augusto Medaglia de Andrade Vianna

Título: NOTAS SOBRE A TEORIA DO IMAGINÁRIO EM GILBERT DURAND
Autores:
Eliane dos Santos Macedo Oliveira
Tania Maria Rechia Schroeder

Título: Mal Estar Docente
Autores:
Celso Aparecido Polinarski
Cintya Fonseca Luiz
Luciani de Oliveira

Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DURANTE O GOVERNO JAIME LERNER E A UNIVERSIDADE DO PROFESSOR (1995-2002)
Autores:
Helloysa Bragueto Moreira

Título: Letramento e Consciência Fonológica
Autores:
Angela Dondoni Celoni
Simone Spiess Bernardi
Gabriella Wentz Cunha

Título: “O BOM PROFESSOR” E SABERES DOCENTES ALGUMAS CONSIDERAÇOES.
Autores:
Márcio Issler Paulo
Adrian Alvarez Estrada

Título: PANORAMA DA PESQUISA SOBRE AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICAS DO ESTADO DO PARANÁ – 2005-2015
Autores:
Benedita de Almeida
Cristiane Aparecida Fantinel
Marijane Zanotto

Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE LEITURA PROFICIENTE
Autores:
Diana Maria Schenatto Bertin
Terezinha da Conceição Costa Hübes

Título: ELKONIN E A PSCIOLOGIA DO JOGO: CONTRIBUIÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Elvenice Tatiana Zóia

Título: O PAPEL DA EQUIPE PEDAGÓGICA: PERCEPÇÕES DE PEDAGOGOS E PROFESSORES
Autores:
Mariana Bolake Cavalli
Tayonara Georgiane Neppel
Juliana Moreira Prudente de Oliveira

Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM A PESQUISA
Autores:
Mariane Bertonceli

Título: A formação leitora em literatura no Ensino Médio: uma experiência
Autores:
Ruth Ceccon Barreiros

Título: A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE ESPAÇO E TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Fernanda Maeli Tartari

Título: O ESTUDO SOBRE AS IDADES DE VIGOTSKI: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Autores:
Fernanda Maeli Tartari
Janaina Damasco Umbelino

Título: O PIBID E SUAS AÇÕES NA PRÁTICA ESCOLAR: O PROJETO “CONTADOR DE HISTÓRIAS”
Autores:
Patricia Canabarro Coelho de Moraes
Isabela Machke Pereira
Amanda Cristina Lutz
Thays Trindade Maier

Título: APONTAMENTOS SOBRE O TRABALHO DO PEDAGOGO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
Autores:
Adriana Rezner

Título: A linguagem escrita e a Teoria Histórico-cultural: algumas considerações sobre um processo
Autores:
Janaina Damasco Umbelino
Franciéli Sutil Barbosa

Título: Um olhar didático sobre o ensino de Geografia: breves dificuldades e possíveis contribuições
Autores:
Leonardo Antonio de Carvalho Hauser
Thays Zigante Furlan

Título: Formação do professor: entre discursos e políticas de profissionalização
Autores:
Ana Paula Domingos Baladeli

Título: O PEDAGOGO COMO ARTICULADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autores:
Elizangela Wessling
Jaqueline Antonello
Taciane Gusato
Tamara Vanessa Zulcowski
Ângela Maria Silveira Portelinha

Título: CULTURA, CORPO & MOVIMENTO E CONTEMPORANEIDADES: PROCESSOS EDUCATIVOS EM DANÇA CONTEMPORÂNEA E DANÇA-TEATRO PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores:
Viviane Cristina Princival
Eder Tavares da Rocha
Emerson Luís Velozo

Título: O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Ariane Andressa Lazzarin
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Mailor Wellinton Wedig Amaral
Renata Nicoski

Título: ATUAÇÃO DO PIBID NO PROJETO CONTADOR DE HISTÓRIAS
Autores:
Isabela Machke Pereira
Patricia Canabarro Coelho de Moraes
Paula Rafaela Gomes Soligo

Título: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A CORREÇÃO DO TEXTO DO ALUNO
Autores:
Dayse Grassi Bernardon


Área de conhecimento: GT - Gênero e diversidade

Título: RELAÇÃO BRASIL-ÁFRICA: OS QUILOMBOS BRASILEIROS E OS KILOMBOS AFRICANOS
Autores:
Débora Ribeiro
Carla Luciane Blum Vestena

Título: EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA: A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO E QUILOMBOLA NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 10.639/03 E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
Autores:
Débora Ribeiro
Carla Luciane Blum Vestena

Título: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA REVISTA VEJA E O DEBATE DE GÊNERO
Autores:
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Marcia Borin da Cunha
Bruno Barbosa de Souza

Título: PROBLEMATIZANDO A “IDELOGIA DE GÊNERO”
Autores:
Larissa Chaves Crestani
Andréa Cristina Martelli

Título: IDENTIDADE, MEMÓRIA E DIVERSIDADE NA LITERATURA AFRICANA CONTEMPORÂNEA
Autores:
Cleonice Alves Lopes Flois


Área de conhecimento: GT - História, Filosofia e Educação

Título: APONTAMENTOS ACERCA DO TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DO PARANÁ
Autores:
Hélio Clemente Fernandes
Paulino José Orso

Título: AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A POPULAÇÃO NEGRA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PRELIMINAR NA UNIOESTE (2014-2016)
Autores:
Claudio Oliveira Furtado
João Carlos da Silva

Título: FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS PÚBLICAS: TÉCNICOS OU EDUCADORES? UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA LEGISLAÇÃO
Autores:
Éverton Josimar de Oliveira
João Carlos da Silva

Título: UM ESTUDO COMPREENSIVO SOBRE A RETÓRICA NA ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Jacqueline Szekut Miotto

Título: A GRATUIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO PARANÁ: A PRESENÇA DOS ESTUDANTES
Autores:
João Carlos da Silva
Anderson Szeuczuk

Título: Principais bases teoricas e contexto histórico da Pedagogia Histórico-Crítica
Autores:
Nayara Roteski
Jose Luis Derisso

Título: PRINCIPAIS MATRIZES EPISTEMOLÓGICAS DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: POSITIVISMO, FENOMENOLOGIA E MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
Autores:
Kelley Adriana de Oliveira Stepanha
Maria Lidia Sica Szymanski

Título: REFLETINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DE A “CRIANÇA A ALMA DO NEGOCIO” E “MUITO ALÉM DO PESO”
Autores:
Dhyovana Guerra
Camila Molon Delazeri
Rosane Toebe Zen

Título: ELEMENTOS DA HISTÓRIA E DA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO
Autores:
Cassia Regina Dias Pereira

Título: SOBRE O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA DE 1932
Autores:
Dhyovana Guerra
Jessica de Lima Dutra
Rosane Toebe Zen

Título: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE DEMOCRACIA, EMANCIPAÇÃO E FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA ADORNIANA
Autores:
Leônidas Melo Santos

Título: Apontamentos acerca da educação pela dureza e a negação da experiência formativa
Autores:
Luana Aparecida de Oliveira

Título: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO-PR
Autores:
Mariane Bertonceli
Marcia Bertonceli

Título: CONCEPÇÃO DE SUJEITO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO
Autores:
Luciani de Oliveira
Fabiane Sanches Micoanski
Aline Alves da Silva
Cintya Fonseca Luiz

Título: A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA RURAL NO MUNICIPIO DE FRANCISCO BELTRÃO – PR: 1960 A 1981
Autores:
Carla Cattelan

Título: CONCEPÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E SOCIAL
Autores:
Andressa dos Santos Goffi
Jackson Éverton Scatolin
Alice de Lima Przyvara

Título: O IMAGINÁRIO NAS PERSPECTIVAS DE BACHELARD, DURAND E MAFFESOLI.
Autores:
Jakeline Goldoni
Tania Maria Rechia Schroeder


Área de conhecimento: GT - Inclusão e Educação

Título: POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: QUAL POLÍTICA?
Autores:
Ana Paula Santi

Título: SERVIÇO DE ATENDIMENTO À REDE DE ESCOLARIZACAO HOSPITALAR (SAREH/PR): O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EM AMBITO HOSPITALAR COMO INTERFACE ENTRE O DIREITO Á SAÚDE E A EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autores:
Jessica Cristina Pereira Toledo
Angela Christianne Lunedo de Mendonça

Título: PSICOMOTRICIDADE COMO FACILITADORA DO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL
Autores:
João Carlos Pereira de Moraes
Rodrigo Jorge da Silva

Título: A HISTÓRIA DA ACADEVI: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A LUTA DOS SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA DEFESA DE SEUS DIREITOS
Autores:
Ivã José de Padua
Isaura Monica Souza Zanardini

Título: AFETIVIDADE COMO INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICO NO TRABALHO COM TDAH
Autores:
Cristiane Venzke Nogueira

Título: A construção da educação especial brasileira enquanto uma política de estado e a contribuição da abordagem sócio psicológica para a educação escolar das pessoas cegas e de baixa visão
Autores:
Vandiana Borba Wilhelm
Lucia Terezinha Zanato Tureck

Título: A educação da pessoa com deficiência visual e a perspectiva teórica vigotskiana
Autores:
Patricia da Silva Zanetti
Lucia Terezinha Zanato Tureck

Título: Letramento: Direito de vida para uma juventude desassistida
Autores:
Gabriella Wentz Cunha
Simone Spiess Bernardi
Angela Dondoni Celoni

Título: A ACESSIBILIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR UMA VISÃO DO DOCENTE SOBRE AS REALIDADES DA ESCOLA.
Autores:
Marcos Willian da Silva Santos
Adriana Cristina Kozelski

Título: Educação Especial e Enunciados presentes nas Leis: sentidos ecoados
Autores:
Danieli Winck Iijima
Carla Ramos de Paula

Título: A MEDIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA DE SINAIS E AS BARREIRAS LINGUÍSTICAS ENFRENTADAS PELOS INTÉRPRETES DE LIBRAS
Autores:
Graziela Cantelle de Pinho

Título: UM SURDO EM MINHA SALA! E AGORA? A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Autores:
Gisele Minozzo dos Santos
Thiago Rafael Mazzarollo

Título: A LITERATURA COMO APORTE METODOLÓGICO PARA A CONCIENTIZAÇÃO DA DIVERSIDADE NO CONTEXTO DE SALA DE AULA
Autores:
Rosangela Marcilio Bogoni

Título: ADAPTANDO OS CONTEÚDOS DA ASTRONOMIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autores:
Patricia Fabiane Schnorenberger


Área de conhecimento: GT - Memórias, Narrativas e Histórias de Vida

Título: ANÁLISE HISTÓRICA DAS ESCOLAS NORMAIS EM FRANCISCO BELTRÃO: ESCOLA NORMAL REGIONAL ESTADUAL (1959) E ESCOLA NORMAL COLEGIAL REGINA MUNDI (1965)
Autores:
Carla Cattelan

Título: REMANESCENTES QUILOMBOLAS: DISCURSOS DE LUTA, DISCURSOS DE DOR
Autores:
Débora Ribeiro

Título: O INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA: PROJETO CONTADOR DE HISTÓRIA.
Autores:
Thays Trindade Maier
Francielle Aparecida da Costa
Amanda Cristina Lutz
Patricia Canabarro Coelho de Moraes


Área de conhecimento: GT - Tecnologias, comunicação e educação

Título: TECNOLOGIA NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: UM ESTUDO À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FRAÇÕES
Autores:
Claudia Brandelero Rizzi
Rogerio Luis Rizzi
Nickolas Gomes Moraes
Francieli Cristina Agostinetto Antunes
Amarildo de Vicente

Título: DISCUSSÕES SOBRE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E USO DE SOFTWARE PARA CONSTRUÇÃO DE LIVRO DIGITAL
Autores:
Claudia Brandelero Rizzi
Rogerio Luis Rizzi
Amarildo de Vicente
Francieli Cristina Agostinetto Antunes
Bruno Henrique dos Santos Laier

Título: OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA: UMA DAS FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR
Autores:
Danieli Winck Iijima

Título: CINEMA E DOCÊNCIA: REPRESENTAÇÕES DA PROFISSÃO PROFESSOR EM NARRATIVAS FÍLMICAS
Autores:
Ana Paula Domingos Baladeli

Título: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS DE PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS EM RELAÇÃO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Autores:
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Juliana Alves da Silva Ubinski
Dulce Maria Strieder

Título: RELATANDO EXPERIÊNCIAS: atividades lúdicas direcionadas para o ensino de Língua Espanhola
Autores:
Quézia Cavalheiro Mingorance Ramos
Bruna Padilha
Solange Goretti Moreira Pizzatto

Título: Uso de simuladores computacionais em química para estudantes do ensino médio no estudo de indicadores ácido-base
Autores:
Alethea Cristina Vieira

Título: “DÊ-ME UM CIGARRO” OU “ME DÁ UM CIGARRO”: DO SURGIMENTO À FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA. O QUE NOS ENSINA A SOCIOLINGUÍSTICA?
Autores:
Márcia Souza da Rosa
Jean Luca Alves


Área de conhecimento: GT - Violência em Instituições Educativas

Título: ENTRE PROMETEU E DIONÍSIO – SOBRE A VIOLÊNCIA TOTALITÁRIA EM INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
Autores:
Eliane dos Santos Macedo Oliveira
Tania Maria Rechia Schroeder

Título: VIOLÊNCIA E ESCOLA: UMA ANÁLISE PÓS-MODERNA
Autores:
Marlon Jose Gavlik Mendes
Mayara dos Santos

Título: ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: PERCEPÇÕES, OCORRÊNCIAS E AÇÕES NA PERSPECTIVA DOS GESTORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO – PR.
Autores:
Marcos Willian da Silva Santos
Maria Roziane Aparecida de Freitas Marques
Sonia Maria dos Santos Marques

Título: “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”: UMA TENTATIVA DE ANÁLISE
Autores:
Aline Christine de Souza
Gracieli Cristine Neja
Maria Ester Rodrigues

Título: A SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU: VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E DESIGUALDADES NAS ESCOLAS
Autores:
Fernanda Maeli Tartari
Eduardo Nunes Jacondino


Normas e Modelos para Trabalhos

Anais do V Simpósio Nacional de Educação

/ ISSN: 21788619


Artigo Completo



Corpo Editorial

Anais do V Simpósio Nacional de Educação

/ ISSN: 21788619


Coordenador Geral
Jose Luis Derisso

Colaborador
Adrian Alvarez Estrada
Rita de Cássia Duarte
Cássia Girotto
Fabio Lopes Alves
Paulino José Orso
Marco Antonio Batista Carvalho
Ana Paula Domingos Baladeli
Aline Christine de Souza

Subcoordenador
Valdecir Soligo

Coordenador de Atividade
Márcia Regina Ristow

Coordenador de Trabalho
Vilmar Malacarne

Comissão de Monitoria
Cássia Girotto
Dhyovana Guerra
Nayara Roteski
Izabel Crystina Rotta da Cruz
Juliana Perinazzo de Oliveira
Mariana Villwock Demenech
Mayane Caroline Oliveira
Paula Rafaela Gomes Soligo
Bruno Ribeiro Amado
Rejane Aparecida da Costa
Rita de Cássia Duarte
Edinei de Oliveira
Aline Christine de Souza
Claudete Aparecida de Almeida
Jacsiane Pieniak
Joao Paulo Marinho da Silva
Marinez Gasparin Soligo
Vanessa Patrícia de Fátima Gregol
Arleni Camara de Oliveira
Jessica de Lima Dutra
Karina dos Santos de Moura Buzin
Flávia Paim Kunzler
Patricia do Nascimento da Silva
Rosangela de Lima

Coordenador(a) de Mesa
Márcio Issler Paulo
Thaluan Rafael Debarba Baumbach
Helloysa Bragueto Moreira
Vanderlize Simone Dalgalo
Dhyovana Guerra
Adriane Franco Duarte
Luciani de Oliveira
Patrícia Junges
Elocir Aparecida Pires
Ana Paula Domingos Baladeli
Sara Giordani
Cristiane Schmidt
Patricia Canabarro Coelho de Moraes
Mayara dos Santos
Sandra Jouris Dias
Luciana Paula Vieira de Castro
Marinez Gasparin Soligo
Rita de Cássia Duarte

Endereço e Contato

Anais do V Simpósio Nacional de Educação

/ ISSN: 21788619

Promotor: Colegiado de Pedagogia e Mestrado em Educação

E-mail do Evento: evento.sneducacao@unioeste.br

Coordenador do Evento: Jose Luis Derisso

Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Cascavel
Rua Universitária, 2069 - CEP 85819-110 - Cascavel - PR

Artigos

Anais do V Simpósio Nacional de Educação

/ ISSN: 21788619
Área de conhecimento: GT - Currículo e Teorias Pedagógicas
Título: AS MUDANÇAS E REESTRUTURAÇÕES DO CURRÍCULO ESCOLAR



Autor(es):
Messias da Silva Moreira
Clésio Acilino Antonio
Título: O CONCEITO DE DIALOGISMO



Autor(es):
Dinora de Godoy
Título: A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL NO GOVERNO ROBERTO REQUIÃO E O CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1991-1994)



Autor(es):
Helloysa Bragueto Moreira
Título: FORMAÇÃO DO E PARA O PROFESSOR: O QUE SE TEM, O QUE SE ESPERA, O QUE É PRECISO?



Autor(es):
Leonete Dalla Vecchia Mazaro
Título: EDUCAÇÃO INFANTIL: O CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL-PR



Autor(es):
Kellys Regina Rodio Saucedo
Título: COMPARANDO AS CORRENTES METODOLÓGICAS: POSITIVISMO, FEMOMENOLOGIA E MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO



Autor(es):
Claudia Regina Machado Kliemann
Prescila Daga Moreira Sgarioni
Dulce Maria Strieder
Título: Formação de Professores: Da Abordagem Sócio-Histórica Para Uma Educação Transformadora



Autor(es):
Elisângela Batista
Título: EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM DIALÓGICA: COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM DIANTE DO PARADIGMA MODERNO E DO PARADIGMA EMERGENTE



Autor(es):
Débora Ribeiro
Título: A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E O PAPEL DA ESCOLA FRENTE AO CONSUMISMO INFANTIL



Autor(es):
Loeci de Morais da Conceição
Jose Luis Derisso
Área de conhecimento: GT - Educação de Jovens e Adultos
Título: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO SEXUAL EM TURMAS DE 9º ANO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO



Autor(es):
Jéssica Engel do Nascimento
Josiane Bonfim
Wellington Soares de Lima
Irineu Vaz Mateus
Kamilla Zabotti Giuffrida
Título: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: perspectivas no ambiente prisional



Autor(es):
Carina Nogueira de Jesus
Área de conhecimento: GT - Educação e Pedagogia no Campo
Título: Pedagogia da Alternância: Um estudo de caso no IFSUL



Autor(es):
Leonice Chaves Vieira
Denise Nascimento Silveira
Manoel José Porto Júnior
Título: EDUCAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A TRNSFORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DE DURKHEIM, ATHUSSER E GRAMSCI E A EDUCAÇÃO DO CAMPO DO MST



Autor(es):
Felipe Cordeiro da Rocha
Título: PERPECTIVAS E ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS METODOLÓGICOS DA CASA FAMILIAR RURAL DE SANTA IZABEL DO OESTE



Autor(es):
Marcos Willian da Silva Santos
Elis Patricia Schneider da Silva
José Francisco de Gois
Área de conhecimento: GT - Educação, Políticas Sociais e Estado
Título: A GESTÃO COMPARTILHADA: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO E A ATUAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR



Autor(es):
Gislaine Buraki
Angelica Cristina Henick
Isaura Monica Souza Zanardini
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS



Autor(es):
Márcio Issler Paulo
Título: Breve Histórico dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes e a atuação do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude - NEDDIJ



Autor(es):
Angelica Cristina Henick
Cintia Marceli Dobler Dall Forno
Carla Liliane Waldow Esquivel
Elizângela Treméa
Título: O NÚCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE – NEDDIJ – E A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE FAMILIA E ESCOLA



Autor(es):
Cintia Marceli Dobler Dall Forno
Angelica Cristina Henick
Carla Liliane Waldow Esquivel
Elizângela Treméa
Título: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DE LOURENÇO FILHO



Autor(es):
Jaqueline Lima Barboza
Adrian Alvarez Estrada
Título: O OLHAR DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E PARTICULAR DE CASCAVEL-PR SOBRE O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Dhyovana Guerra
Eveline Favero
Título: Estado e Política Educacional Brasileira: emergência da educação do campo



Autor(es):
Ana Carolina de Paula
Título: Conceituando: Descentralização do Estado, Municipalização do Ensino, Prefeiturização, Desconcentração e Sistemas



Autor(es):
Lúcio Oliveira de Barros
Título: QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS: AS AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E A GESTÃO ESCOLAR



Autor(es):
Rejane Aparecida da Costa
Valdecir Soligo
Título: DISCUSSÕES SOBRE DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE A DEMOCRACIA NAS LEIS LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL



Autor(es):
Joao Mendes da Rocha Junior
Leônidas Melo Santos
Título: Uma análise das políticas educacionais para as pessoas com deficiência visual no estado do Paraná



Autor(es):
Patricia da Silva Zanetti
Isaura Monica Souza Zanardini
Título: Educação e Direitos Humanos na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste



Autor(es):
Ivanete Aparecida da Silva Santos
Adrian Alvarez Estrada
Título: POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE: O PRONATEC NO CONTEXTO TEÓRICO E PRÁTICO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA



Autor(es):
Silvia Elaine Bertuol
Título: O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA: ENSAIO TEÓRICO



Autor(es):
Egeslaine de Nez
Camila Gonçalves Rodrigues
Camila Andrade Santos
Título: A PEDAGOGIA SOCIAL NO PROGRAMA PATRONATO DE TOLEDO-PR: o impacto de ações pedagógicas para a juventude na execução penal



Autor(es):
Vanessa de Sousa da Silva
Angela Christianne Lunedo de Mendonça
Título: A GESTÃO DEMOCRÁTICA E OS CONSELHOS ESCOLARES



Autor(es):
Gislaine Buraki
Isaura Monica Souza Zanardini
Título: RECONHECENDO OS SUJEITOS DA ESCOLA NO CONTEXTO DOS ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO: SONDAGEM DOS ASPECTOS DA REPRODUÇÃO DA POBREZA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL



Autor(es):
Veronice Alves Baldin
Título: A Gestão Educacional e a Construção do Projeto Político Pedagógico



Autor(es):
Rita de Cássia Duarte
Jose Luis Derisso
Título: Ações Afirmativas na Educação a partir de 2000: da Lei 10.639/03 às cotas raciais.



Autor(es):
Rosangela de Lima
Jose Luis Derisso
Título: JUSTIÇA, DIREITO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS ENCAMINHAMENTOS DO SETOR DA PEDAGOGIA NO PROGRAMA PATRONATO DE TOLEDO-PR



Autor(es):
Cléria Maria Wendling
Vanessa de Sousa da Silva
Geni Fabris
Título: A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA: UM DESAFIO PARA OS SISTEMAS DE ENSINO



Autor(es):
Ana Paula Oliveira Rescia
Área de conhecimento: GT - Ensino de Ciências e Matemática
Título: Uso pedagógico da horta escolar: contribuições para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental



Autor(es):
Kely Cristina Enisweler
Elocir Aparecida Pires
Sandra Jouris Dias
Vilmar Malacarne
Título: A PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA UNIOESTE – CASCAVEL: PERFIL E PERSPECTIVAS



Autor(es):
Vilmar Malacarne
Título: EXPERIMENTO COLORTECA DOS SOLOS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA



Autor(es):
Ana Paula Nahirne
Jairo Luiz Hoffmann
Dulce Maria Strieder
Título: TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANALISE DA SEÇÃO NUMERALHA, DA REVISTA GALILEU



Autor(es):
Pamela Gonçalves
Greyze Maria Palaoro Deitos
Verônica Rosemary de Oliveira
Vilmar Malacarne
Título: AS DIFERENTES IDEIAS DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E A SUA DINAMICIDADE



Autor(es):
Juliana Poltronieri
Marinez Gasparin Soligo
Tatiane Regina Alves
Jessica Zuccatelli dos Santos
Thais Campos Duarte da Silva
Déllis Camila Fogliarini
Neiva Gallina Mazzuco
Título: COMO A REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA “CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS” PODE CONTRIBUIR NA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO NA ESCOLA



Autor(es):
Greyze Maria Palaoro Deitos
Pamela Gonçalves
Verônica Rosemary de Oliveira
Vilmar Malacarne
Título: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO YOUTUBE: ACESSIBILIDADE AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS



Autor(es):
Verônica Rosemary de Oliveira
Greyze Maria Palaoro Deitos
Pamela Gonçalves
Vilmar Malacarne
Título: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DAS DISCUSSÕES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE



Autor(es):
Jessica de Lima Dutra
Vilmar Malacarne
Título: “PÍLULA DO CÂNCER”: UMA ANÁLISE DAS REPORTAGENS DO PROGRAMA “BEM ESTAR”



Autor(es):
Kathya Rogéria da Silva
Título: AVALIAÇÕES DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Mariana Bolake Cavalli
Bruno Garcia Pires
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Título: FILME “OS MOSCONAUTAS NO MUNDO DA LUA”: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS



Autor(es):
Kathya Rogéria da Silva
Marcia Borin da Cunha
Título: O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS



Autor(es):
Jessica de Lima Dutra
Vilmar Malacarne
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: BREVE HISTÓRICO



Autor(es):
Juliana Alves da Silva Ubinski
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: ANÁLISE DE CONTEÚDO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2012 - 2014 E 2015 - 2017



Autor(es):
Marcos Fernando Soares Alves
Rafael Model da Silva
Título: A MULHER NA CIÊNCIA: PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNAS/OS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Mariana Bolake Cavalli
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Irinéa de Lourdes Batista
Título: Sistemas de Numeração no Ensino de Análise Combinatória



Autor(es):
Carla Renata Garcia Xavier da Silva
Título: CARACTERIZAÇÃO DA DOCÊNCIA POR FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA



Autor(es):
Luciani de Oliveira
Cintya Fonseca Luiz
Aline Alves da Silva
Título: O FILME “O CÉU DE OUTUBRO” E A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS



Autor(es):
Claudia Regina Machado Kliemann
Gabriela Ledur Alves
Catherine Flor Geraldi Vogt
Daiane Thaís Ludvig
Daiany Helscher da Silva
Camila da Silva Rodrigues
Danielly Mayara Alves Dalmas
Bruna Patereck
Rosana Franzen Leite
Marcia Borin da Cunha
Título: A UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA



Autor(es):
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Daniela Frigo Ferraz
Jocimara Monsani
Luciana Paula Vieira de Castro
Sergio de Mello Arruda
Título: ESTUDO SOBRE A OLIMPÍADA DE MATEMATICA DO 5º ANO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FAMPER – FACULDADE DE AMPÉRE



Autor(es):
Marcos Willian da Silva Santos
Título: ANÁLISE DE ARTIGOS DOS VIII E IX ENPEC COM O EIXO NORTEADOR DE AVALIAÇÃO SEGUNDO OS CRITÉRIOS DE CONFIABILIDADE DE LAPERRIÉRE



Autor(es):
Aline Alves da Silva
Cintya Fonseca Luiz
Luciani de Oliveira
Fabiane Sanches Micoanski
Título: ANÁLISE DE DUAS REVISTAS QUE DIVULGAM CIÊNCIA PARA O PÚBLICO GERAL



Autor(es):
Alethea Cristina Vieira
Título: CONCEPÇÕES DE CIÊCIA E CIENTISTAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE CASCAVEL-PR



Autor(es):
Aline Alves da Silva
Cintya Fonseca Luiz
Luciani de Oliveira
Alexandre Scheifele
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CURRÍCULO MUNICIPAL DE CASCAVEL – ANOS INICIAIS



Autor(es):
Sara Giordani
Dulce Maria Strieder
Bruna Luiza Besen
Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I



Autor(es):
Marcia Daiane da Silva
Karina Gaieski
Título: QUANDO OS DINOSSAUROS COMEÇARAM A SER ESTUDADOS? UMA ANÁLISE HISTÓRICA E EPISTEMOLÓGICA DA PESQUISA DE UM FÊMUR FÓSSIL PELO NATURALISTA INGLÊS ROBERT PLOT (1640-1696).



Autor(es):
Paulo Henrique Arana Moreira
Título: A HIGIENE E EDUCAÇÃO SANITARIA NOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS: COMO TEMPO E LUGAR DA EDUCAÇÃO DO CORPO NO CURRICULO MUNICIPAL DE CASCAVEL



Autor(es):
José Carlos dos Santos
Márcia Regina Ristow
Título: “IMPORTANTE, MAS ACHO CHATO!” ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E RACIOCÍNIO LÓGICO.



Autor(es):
Márcia Souza da Rosa
Amanda Rodrigues Pereira
Edson Luiz Reginaldo
Área de conhecimento: GT - Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem
Título: SUBSÍDIOS TEÓRICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA



Autor(es):
Tatiana Fasolo Bilhar de Souza
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: A CONTRIBUIÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL DO MÉTODO DE MONTESSORIANO



Autor(es):
Suzana Terezinha Benedet Martins
Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BUSCANDO RELACIONAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM O LÚDICO



Autor(es):
Juliana Poltronieri
Tatiane Regina Alves
Jessica Zuccatelli dos Santos
Déllis Camila Fogliarini
Rejane Aparecida da Costa
Thais Campos Duarte da Silva
Neiva Gallina Mazzuco
Título: COMPREENSÃO E ENCAMINHAMENTOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE CASO



Autor(es):
Fernanda Dacoltivo
Greice Castela Torrentes
Título: Estudo das características sócio educacionais de alunos do programa de formação pedagógica



Autor(es):
Brena Roberta Ribeiro Silveira
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BRASIL – BREVE HISTÓRICO E REFLEXÕES INICIAIS



Autor(es):
Andreia Aparecida Detogni
Título: Apontamentos sobre o projeto "Em Evidências" e sua dinâmica de discussão sobre a formação e atuação do historiador



Autor(es):
Sheille Soares de Freitas
Carlos Meneses de Sousa Santos
Título: Afetividade e a Educação Matemática



Autor(es):
Mayara Andressa Marzagão
Título: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA ANÁLISE DIAGNÓSTICA COM BASE NOS PROCESSOS DE LEITURA CRÍTICA



Autor(es):
Silvana Aparecida Costa da Cruz
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: ENCAMINHAMENTOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ESTUDO DO LIVRO DIDÁTICO DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA “MENSCHEN A1”



Autor(es):
Cristiane Schmidt
Título: Licenciatura em Computação: um olhar para as orientações e para as matrizes curriculares



Autor(es):
Simoni Krüger
Denise Nascimento Silveira
Título: FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA



Autor(es):
Daniela de Maman
Título: PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: QUAL A NOSSA COMPREENSÃO/ IMAGEM?



Autor(es):
Daniela de Maman
Título: Alfabetização por meio do texto: reflexões



Autor(es):
Carla Ramos de Paula
Rosane Madalena Zuchelli
Ariane de Abreu Lemos
Título: SÍMBOLOS GRÁFICOS DA FLORESTA: A ARTE MARAJOARA NAS APRENDIZAGENS VISUAIS



Autor(es):
Aldair José Batista de Souza
Título: A INFLUÊNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE TRÊS A CINCO ANOS: UM ESTUDO SOBRE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
João Carlos Pereira de Moraes
Diclei Moreno dos Santos
Título: A IMPORTÂNCIA DO AFETO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DISSERTAÇÕES E TESES



Autor(es):
João Carlos Pereira de Moraes
Luiz Augusto Medaglia de Andrade Vianna
Título: NOTAS SOBRE A TEORIA DO IMAGINÁRIO EM GILBERT DURAND



Autor(es):
Eliane dos Santos Macedo Oliveira
Tania Maria Rechia Schroeder
Título: Mal Estar Docente



Autor(es):
Celso Aparecido Polinarski
Cintya Fonseca Luiz
Luciani de Oliveira
Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DURANTE O GOVERNO JAIME LERNER E A UNIVERSIDADE DO PROFESSOR (1995-2002)



Autor(es):
Helloysa Bragueto Moreira
Título: Letramento e Consciência Fonológica



Autor(es):
Angela Dondoni Celoni
Simone Spiess Bernardi
Gabriella Wentz Cunha
Título: “O BOM PROFESSOR” E SABERES DOCENTES ALGUMAS CONSIDERAÇOES.



Autor(es):
Márcio Issler Paulo
Adrian Alvarez Estrada
Título: PANORAMA DA PESQUISA SOBRE AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICAS DO ESTADO DO PARANÁ – 2005-2015



Autor(es):
Benedita de Almeida
Cristiane Aparecida Fantinel
Marijane Zanotto
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE LEITURA PROFICIENTE



Autor(es):
Diana Maria Schenatto Bertin
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: ELKONIN E A PSCIOLOGIA DO JOGO: CONTRIBUIÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Elvenice Tatiana Zóia
Título: O PAPEL DA EQUIPE PEDAGÓGICA: PERCEPÇÕES DE PEDAGOGOS E PROFESSORES



Autor(es):
Mariana Bolake Cavalli
Tayonara Georgiane Neppel
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM A PESQUISA



Autor(es):
Mariane Bertonceli
Título: A formação leitora em literatura no Ensino Médio: uma experiência



Autor(es):
Ruth Ceccon Barreiros
Título: A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE ESPAÇO E TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Fernanda Maeli Tartari
Título: O ESTUDO SOBRE AS IDADES DE VIGOTSKI: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES



Autor(es):
Fernanda Maeli Tartari
Janaina Damasco Umbelino
Título: O PIBID E SUAS AÇÕES NA PRÁTICA ESCOLAR: O PROJETO “CONTADOR DE HISTÓRIAS”



Autor(es):
Patricia Canabarro Coelho de Moraes
Isabela Machke Pereira
Amanda Cristina Lutz
Thays Trindade Maier
Título: APONTAMENTOS SOBRE O TRABALHO DO PEDAGOGO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.



Autor(es):
Adriana Rezner
Título: A linguagem escrita e a Teoria Histórico-cultural: algumas considerações sobre um processo



Autor(es):
Janaina Damasco Umbelino
Franciéli Sutil Barbosa
Título: Um olhar didático sobre o ensino de Geografia: breves dificuldades e possíveis contribuições



Autor(es):
Leonardo Antonio de Carvalho Hauser
Thays Zigante Furlan
Título: Formação do professor: entre discursos e políticas de profissionalização



Autor(es):
Ana Paula Domingos Baladeli
Título: O PEDAGOGO COMO ARTICULADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES



Autor(es):
Elizangela Wessling
Jaqueline Antonello
Taciane Gusato
Tamara Vanessa Zulcowski
Ângela Maria Silveira Portelinha
Título: CULTURA, CORPO & MOVIMENTO E CONTEMPORANEIDADES: PROCESSOS EDUCATIVOS EM DANÇA CONTEMPORÂNEA E DANÇA-TEATRO PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA



Autor(es):
Viviane Cristina Princival
Eder Tavares da Rocha
Emerson Luís Velozo
Título: O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Ariane Andressa Lazzarin
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Mailor Wellinton Wedig Amaral
Renata Nicoski
Título: ATUAÇÃO DO PIBID NO PROJETO CONTADOR DE HISTÓRIAS



Autor(es):
Isabela Machke Pereira
Patricia Canabarro Coelho de Moraes
Paula Rafaela Gomes Soligo
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A CORREÇÃO DO TEXTO DO ALUNO



Autor(es):
Dayse Grassi Bernardon
Área de conhecimento: GT - Gênero e diversidade
Título: RELAÇÃO BRASIL-ÁFRICA: OS QUILOMBOS BRASILEIROS E OS KILOMBOS AFRICANOS



Autor(es):
Débora Ribeiro
Carla Luciane Blum Vestena
Título: EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA: A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO E QUILOMBOLA NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 10.639/03 E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA



Autor(es):
Débora Ribeiro
Carla Luciane Blum Vestena
Título: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA REVISTA VEJA E O DEBATE DE GÊNERO



Autor(es):
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Marcia Borin da Cunha
Bruno Barbosa de Souza
Título: PROBLEMATIZANDO A “IDELOGIA DE GÊNERO”



Autor(es):
Larissa Chaves Crestani
Andréa Cristina Martelli
Título: IDENTIDADE, MEMÓRIA E DIVERSIDADE NA LITERATURA AFRICANA CONTEMPORÂNEA



Autor(es):
Cleonice Alves Lopes Flois
Área de conhecimento: GT - História, Filosofia e Educação
Título: APONTAMENTOS ACERCA DO TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DO PARANÁ



Autor(es):
Hélio Clemente Fernandes
Paulino José Orso
Título: AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A POPULAÇÃO NEGRA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PRELIMINAR NA UNIOESTE (2014-2016)



Autor(es):
Claudio Oliveira Furtado
João Carlos da Silva
Título: FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS PÚBLICAS: TÉCNICOS OU EDUCADORES? UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA LEGISLAÇÃO



Autor(es):
Éverton Josimar de Oliveira
João Carlos da Silva
Título: UM ESTUDO COMPREENSIVO SOBRE A RETÓRICA NA ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Jacqueline Szekut Miotto
Título: A GRATUIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO PARANÁ: A PRESENÇA DOS ESTUDANTES



Autor(es):
João Carlos da Silva
Anderson Szeuczuk
Título: Principais bases teoricas e contexto histórico da Pedagogia Histórico-Crítica



Autor(es):
Nayara Roteski
Jose Luis Derisso
Título: PRINCIPAIS MATRIZES EPISTEMOLÓGICAS DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: POSITIVISMO, FENOMENOLOGIA E MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO



Autor(es):
Kelley Adriana de Oliveira Stepanha
Maria Lidia Sica Szymanski
Título: REFLETINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DE A “CRIANÇA A ALMA DO NEGOCIO” E “MUITO ALÉM DO PESO”



Autor(es):
Dhyovana Guerra
Camila Molon Delazeri
Rosane Toebe Zen
Título: ELEMENTOS DA HISTÓRIA E DA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO



Autor(es):
Cassia Regina Dias Pereira
Título: SOBRE O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA DE 1932



Autor(es):
Dhyovana Guerra
Jessica de Lima Dutra
Rosane Toebe Zen
Título: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE DEMOCRACIA, EMANCIPAÇÃO E FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA ADORNIANA



Autor(es):
Leônidas Melo Santos
Título: Apontamentos acerca da educação pela dureza e a negação da experiência formativa



Autor(es):
Luana Aparecida de Oliveira
Título: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO-PR



Autor(es):
Mariane Bertonceli
Marcia Bertonceli
Título: CONCEPÇÃO DE SUJEITO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO



Autor(es):
Luciani de Oliveira
Fabiane Sanches Micoanski
Aline Alves da Silva
Cintya Fonseca Luiz
Título: A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA RURAL NO MUNICIPIO DE FRANCISCO BELTRÃO – PR: 1960 A 1981



Autor(es):
Carla Cattelan
Título: CONCEPÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E SOCIAL



Autor(es):
Andressa dos Santos Goffi
Jackson Éverton Scatolin
Alice de Lima Przyvara
Título: O IMAGINÁRIO NAS PERSPECTIVAS DE BACHELARD, DURAND E MAFFESOLI.



Autor(es):
Jakeline Goldoni
Tania Maria Rechia Schroeder
Área de conhecimento: GT - Inclusão e Educação
Título: POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: QUAL POLÍTICA?



Autor(es):
Ana Paula Santi
Título: SERVIÇO DE ATENDIMENTO À REDE DE ESCOLARIZACAO HOSPITALAR (SAREH/PR): O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EM AMBITO HOSPITALAR COMO INTERFACE ENTRE O DIREITO Á SAÚDE E A EDUCAÇÃO ESPECIAL



Autor(es):
Jessica Cristina Pereira Toledo
Angela Christianne Lunedo de Mendonça
Título: PSICOMOTRICIDADE COMO FACILITADORA DO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL



Autor(es):
João Carlos Pereira de Moraes
Rodrigo Jorge da Silva
Título: A HISTÓRIA DA ACADEVI: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A LUTA DOS SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA DEFESA DE SEUS DIREITOS



Autor(es):
Ivã José de Padua
Isaura Monica Souza Zanardini
Título: AFETIVIDADE COMO INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICO NO TRABALHO COM TDAH



Autor(es):
Cristiane Venzke Nogueira
Título: A construção da educação especial brasileira enquanto uma política de estado e a contribuição da abordagem sócio psicológica para a educação escolar das pessoas cegas e de baixa visão



Autor(es):
Vandiana Borba Wilhelm
Lucia Terezinha Zanato Tureck
Título: A educação da pessoa com deficiência visual e a perspectiva teórica vigotskiana



Autor(es):
Patricia da Silva Zanetti
Lucia Terezinha Zanato Tureck
Título: Letramento: Direito de vida para uma juventude desassistida



Autor(es):
Gabriella Wentz Cunha
Simone Spiess Bernardi
Angela Dondoni Celoni
Título: A ACESSIBILIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR UMA VISÃO DO DOCENTE SOBRE AS REALIDADES DA ESCOLA.



Autor(es):
Marcos Willian da Silva Santos
Adriana Cristina Kozelski
Título: Educação Especial e Enunciados presentes nas Leis: sentidos ecoados



Autor(es):
Danieli Winck Iijima
Carla Ramos de Paula
Título: A MEDIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA DE SINAIS E AS BARREIRAS LINGUÍSTICAS ENFRENTADAS PELOS INTÉRPRETES DE LIBRAS



Autor(es):
Graziela Cantelle de Pinho
Título: UM SURDO EM MINHA SALA! E AGORA? A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA



Autor(es):
Gisele Minozzo dos Santos
Thiago Rafael Mazzarollo
Título: A LITERATURA COMO APORTE METODOLÓGICO PARA A CONCIENTIZAÇÃO DA DIVERSIDADE NO CONTEXTO DE SALA DE AULA



Autor(es):
Rosangela Marcilio Bogoni
Título: ADAPTANDO OS CONTEÚDOS DA ASTRONOMIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL.



Autor(es):
Patricia Fabiane Schnorenberger
Área de conhecimento: GT - Memórias, Narrativas e Histórias de Vida
Título: ANÁLISE HISTÓRICA DAS ESCOLAS NORMAIS EM FRANCISCO BELTRÃO: ESCOLA NORMAL REGIONAL ESTADUAL (1959) E ESCOLA NORMAL COLEGIAL REGINA MUNDI (1965)



Autor(es):
Carla Cattelan
Título: REMANESCENTES QUILOMBOLAS: DISCURSOS DE LUTA, DISCURSOS DE DOR



Autor(es):
Débora Ribeiro
Título: O INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA: PROJETO CONTADOR DE HISTÓRIA.



Autor(es):
Thays Trindade Maier
Francielle Aparecida da Costa
Amanda Cristina Lutz
Patricia Canabarro Coelho de Moraes
Área de conhecimento: GT - Tecnologias, comunicação e educação
Título: TECNOLOGIA NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: UM ESTUDO À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FRAÇÕES



Autor(es):
Claudia Brandelero Rizzi
Rogerio Luis Rizzi
Nickolas Gomes Moraes
Francieli Cristina Agostinetto Antunes
Amarildo de Vicente
Título: DISCUSSÕES SOBRE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E USO DE SOFTWARE PARA CONSTRUÇÃO DE LIVRO DIGITAL



Autor(es):
Claudia Brandelero Rizzi
Rogerio Luis Rizzi
Amarildo de Vicente
Francieli Cristina Agostinetto Antunes
Bruno Henrique dos Santos Laier
Título: OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA: UMA DAS FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR



Autor(es):
Danieli Winck Iijima
Título: CINEMA E DOCÊNCIA: REPRESENTAÇÕES DA PROFISSÃO PROFESSOR EM NARRATIVAS FÍLMICAS



Autor(es):
Ana Paula Domingos Baladeli
Título: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS DE PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS EM RELAÇÃO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA



Autor(es):
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Juliana Alves da Silva Ubinski
Dulce Maria Strieder
Título: RELATANDO EXPERIÊNCIAS: atividades lúdicas direcionadas para o ensino de Língua Espanhola



Autor(es):
Quézia Cavalheiro Mingorance Ramos
Bruna Padilha
Solange Goretti Moreira Pizzatto
Título: Uso de simuladores computacionais em química para estudantes do ensino médio no estudo de indicadores ácido-base



Autor(es):
Alethea Cristina Vieira
Título: “DÊ-ME UM CIGARRO” OU “ME DÁ UM CIGARRO”: DO SURGIMENTO À FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA. O QUE NOS ENSINA A SOCIOLINGUÍSTICA?



Autor(es):
Márcia Souza da Rosa
Jean Luca Alves
Área de conhecimento: GT - Violência em Instituições Educativas
Título: ENTRE PROMETEU E DIONÍSIO – SOBRE A VIOLÊNCIA TOTALITÁRIA EM INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS



Autor(es):
Eliane dos Santos Macedo Oliveira
Tania Maria Rechia Schroeder
Título: VIOLÊNCIA E ESCOLA: UMA ANÁLISE PÓS-MODERNA



Autor(es):
Marlon Jose Gavlik Mendes
Mayara dos Santos
Título: ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: PERCEPÇÕES, OCORRÊNCIAS E AÇÕES NA PERSPECTIVA DOS GESTORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO – PR.



Autor(es):
Marcos Willian da Silva Santos
Maria Roziane Aparecida de Freitas Marques
Sonia Maria dos Santos Marques
Título: “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”: UMA TENTATIVA DE ANÁLISE



Autor(es):
Aline Christine de Souza
Gracieli Cristine Neja
Maria Ester Rodrigues
Título: A SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU: VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E DESIGUALDADES NAS ESCOLAS



Autor(es):
Fernanda Maeli Tartari
Eduardo Nunes Jacondino

Edições

Anais do V Simpósio Nacional de Educação

/ ISSN: 21788619

null