XXXV Semana Acadêmica de Matemática da Unioeste - Campus de Cascavel

Entre os dias 03/11/2021 e 09/11/2021 acontece a XXXV edição da Semana Acadêmica de Matemática do Curso de Matemática da Unioeste/Campus Cascavel. O evento é o mais importante promovido pelo Colegiado do Curso de Matemática para sua comunidade acadêmica e assim como na edição anterior será realizado de forma virtual. O objetivo do evento é a integração entre os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática, profissionais e pesquisadores das áreas de Matemática e Educação, por meio da disseminação e compartilhamento do conhecimento com a divulgação de seus estudos e experiências. Objetiva também propiciar atividades que relacionem os conteúdos estudados em sala de aula com a experiência profissional de professores e pesquisadores em seus cotidianos de trabalho, visando complementar a formação dos participantes. Especificamente pode-se citar que o evento pretende:
    Possibilitar o contato de acadêmicos com matemáticos e educadores matemáticos de renome nacional;
    Proporcionar a divulgação de trabalhos realizados por discentes, docentes e profissionais da área e áreas afins;
    Promover a realização de palestra e minicursos;
    Promover a interação dos profissionais e alunos do curso de licenciatura em Matemática com gestores e professores;
    Confrontar os discentes com questões sociais e econômicas que interferem na relação de ensino e aprendizagem.

Inscrição e Submissão de Trabalhos

O evento é gratuito e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 09/11/2021. Você deve escolher entre ser ouvinte ou participar submetendo trabalhos. Os trabalhos serão apresentados na modalidade comunicação oral e devem ser elaborados   seguindo o modelo deste ano, disponível na aba Modelos. Se o trabalho possuir, ao menos, uma única expressão/fórmula matemática, incluindo tabelas ou quadros, ele deve ser, obrigatoriamente, enviado em LaTeX sob pena de não ser aceito.
    Se o trabalho possuir de 3 a 5 páginas ele será publicado na categoria de resumo expandido; mas se o mesmo possuir de 6 a 12 páginas, ele será publicado na categoria trabalho completo.
    A data limite para submissão dos trabalhos foi prorrogada para 03/10/2021. Caso o trabalho seja aceito e a comissão tenha apontado correções (o que será feito até 07/10/2021), o autor deverá submeter a versão final corrigida até o dia 10/10/2021. A divulgação dos trabalhos aceitos será realizada no dia 15/10/2021. O autor só receberá notificações a respeito do andamento do seu trabalho se marcar, no momento da inscrição, a opção "receber notificação".

ATENÇÃO: OS MINICURSOS 1 E 2 ACONTECERÃO SIMULTANEAMENTE. ASSIM COMO OS MINICURSO 3 E 4. AO FAZER A INSCRIÇÃO O PARTICIPANTE DEVERÁ OPTAR POR DOIS MINICURSOS QUE NÃO OCORERÃO AO MESMO TEMPO.

Confira a programação do evento:

Nov 3, 2021

Cerimônia de Abertura:

Cerimônia de Abertura.
Horário: 7:00:00 PM às 7:30:00 PM

Palestra:

Que matemáticas e que práticas educativas o futuro professor de matemática precisa aprender para ensinar bem? Profº Dr. Dario Fiorentini - Unicamp.
Horário: 7:30:00 PM às 9:30:00 PM

Fórum:

Fórum de egressos - Ana Saggin - Lilianne Blauth Baú - Jean Sebastian Toillier.
Horário: 9:30:00 PM às 10:45:00 PM

Nov 4, 2021

Palestra:

O Modelo de Barras da Matemática de Singapura: expandindo seu significado dentro do currículo escolar no Brasil. Profª Drª Yuriko Yamamoto Baldin – UFSC.
Horário: 7:15:00 PM às 9:30:00 PM
Endereço: Link será informado posteriormente para os inscritos.
Informações: A palestra abordará o Método de Barras.

Comunicação Oral:

Comunicações orais.
Horário: 9:30:00 PM às 11:00:00 PM
Endereço: Link será informado posteriormente para os inscritos.
Informações: Versando sobre Matemática Pura, Matemática Aplicada ou Educação Matemática.

Nov 5, 2021

Minicurso:

Minicurso 1: Construções geométricas no WinGeom. Prof. Dr. Rian Lopes - Unioeste/Foz do Iguaçu e Profa. Dra. Marieli Almeida - Unioeste/Cascavel.

Minicurso:

Minicurso 2: Criando recursos visuais para apoio didático utilizando o Powtoon. Cintya Akemi Okawa – Acadêmica do Curso de Matemática UNIOESTE/Cascavel.

Nov 8, 2021

Minicurso:

Minicurso 3: Método Trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa nos ensino de Cálculo. Prof Me. Edson Luiz Reginaldo – IFPR/Cascavel.

Minicurso:

Minicurso 4: LaTeX: de leigo à quase iniciante. Alex Augusto Nunes Machado - Acadêmico do Curso de Matemática UNIOESTE/Cascavel.

Nov 9, 2021

Palestra:

Produção e uso de vídeos nas aulas de matemática. Prof Dr Nilton Silveira Domingues – Colégio Koelle/Rio Claro-SP.
Horário: 7:00:00 PM às 8:45:00 PM

Palestra:

Uma conversa sobre educação inclusiva e formação de professores – Profª Priscila Coelho Lima - IFSP/São José dos Campos. Doutoranda em Educação Matemática - UNESP - Rio Claro.
Horário: 8:45:00 PM às 10:45:00 PM
Endereço: Link será informado posteriormente para os inscritos.

Acesse o sistema para realizar a sua inscrição no evento XXXV Semana Acadêmica de Matemática da Unioeste - Campus de Cascavel. Para isso, clique no ícone abaixo. Você será redirecionado a página de acesso ao sistema e poderá realizar a sua inscrição.

Modelos para Trabalhos:

Modelo em formato tex
Modelo em formato doc
Modelo em formato docx
Arquvio pdf do modelo tex (apenas para visualização)

E-mail para contato: fabiana.papani@unioeste.br