Apresentação

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710


 


O V Colóquio de Práticas Docentes, 
realizado em 28 e 29 de novembro de 2019, objetivou oferecer aos
participantes do evento um espaço aberto para o diálogo envolvendo
profissionais da área de Letras, Educação e áreas afins, tendo em vista a
reflexão sobre práticas docentes. Além da palestra de abertura, houve espaço
para a apresentação de comunicações orais e exposições culturais por acadêmicos
de graduação e pós-graduação, pois o principal objetivo do evento foi fomentar
discussões e reflexões entre os profissionais que já atuam e os que atuarão na
área do ensino, privilegiando, assim, o diálogo que tenha como ponto central a
prática de ensino.


 


 

 




 





 




Expediente

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS
DOCENTES


 


Volume I, 2019 / ISSN: 2526-4710


 


Anais do Colóquio de Práticas Docentes


 


 

Organizadores


Clarice Braatz Schmidt Neukirchen


Yuri Leander Schmidt Neukirchen






UNIOESTE

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Marechal Cândido Rondon

Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras

Colegiado do curso de Letras - Português - Alemão/Espanhol/Inglês


 





Normas e Modelos para Trabalhos:

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710


Resumo simples
Pôster
Resumo expandido

Corpo Editorial

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710


Comissão Cultural

Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Dérik Leonhardt Neske
Maria Eduarda Gapski Giordani

Comissão de Divulgação

Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Yuri Leander Schmidt Neukirchen

Comissão de Ornamentação e organização do espaço físico

Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Cleidi Strenske

Comissão de Comunicações

Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Yuri Leander Schmidt Neukirchen

Comissão de Informações e Logística

Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Laís Martins Bartz

Comissão de Registro Visual e midiático

Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Maria Eduarda Sabady

Comissão de Caderno de Resumos e Anais

Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Yuri Leander Schmidt Neukirchen


Artigos

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710

Área de conhecimento: Educação

Título:

REFLEXÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA AFRO EM LD DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autor(es):

Gislaine da Silva
Juliana de Sá França

Título:

ABORDAGEM AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA UNIDADE DIDÁTICA

Autor(es):

Isabel Caroline da Silva
Juliana de Sá França

Título:

O DESENHO INFANTIL COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA PARA INVESTIGAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESPAÇOS ESCOLARES

Autor(es):

Graciele Cristiane Rambo Grenzel
Marli Renate Von Borstel Roesler

Título:

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: OS LIMITES E POSSIBILIDADES PARA UMA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA

Autor(es):

Julio César Braun
Francis Mary Guimarães Nogueira

Título:

A IMPORTÂNCIA DO HERÓI CAVALEIRESCO DA LITERATURA ROMÂNTICA PARA A FORMAÇÃO DE IDENTIDADE

Autor(es):

Yuri Leander Schmidt Neukirchen
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Paulo José Koling

Título:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A RELEVÂNCIA DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA INTEGRADA E INTERDISCIPLINAR

Autor(es):

Graciele Cristiane Rambo Grenzel
Marli Renate Von Borstel Roesler

Área de conhecimento: Prática de Ensino em Língua Portuguesa

Título:

ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA NA SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(es):

Ana Patricia Massing Fontanive
Luciana Alves Bonfim

Título:

PRODUÇÃO DE CONTOS DE FICÇÃO COM USO DA TEMÁTICA UTOPIA/DISTOPIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(es):

Gabriela Taiçonara Zimmermann
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título:

O GÊNERO DEBATE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: CRITICIDADE EM FOCO

Autor(es):

Ana Caroline Borssuk Scarabonatto
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título:

O TRABALHO COM O GÊNERO INSTRUCIONAL

Autor(es):

Rafaela Fernandes Caldeira
Márcia Sipavicius Seide

Área de conhecimento: Prática de Ensino em Línguas Estrangeiras

Título:

"DIVERSIDADE SIM, DESIGUALDADE NÃO": O DEBATE SOBRE GÊNERO NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autor(es):

Ana Caroline Borssuk Scarabonatto
Denise Scolari Vieira

Título:

O ENFOQUE CULTURAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(es):

Douglas Henrique Barella
Juliana de Sá França

Título:

A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA IDEAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autor(es):

Ana Patricia Massing Fontanive
Luciana Alves Bonfim

Título:

O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LATINO-AMERICANA

Autor(es):

Patrícia de Mello
Juliana de Sá França

Título:

ABORDAGEM DO TEMA “VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER” EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autor(es):

Rafaela Tristão Schulz
Juliana de Sá França

Título:

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO: UM OLHAR SOBRE DOCUMENTOS OFICIAIS

Autor(es):

Marla Klitzke Kreibich
Juliana de Sá França

Título:

PRESENTATION, PRACTICE AND PRODUCTION: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA

Autor(es):

Gabriela Taiçonara Zimmermann
Rodrigo Smaha Lopes

Área de conhecimento: Prática de Ensino em Literatura

Título:

PROFESSOR-LEITOR: DA FRUIÇÃO AO TRABALHO COM A LEITURA

Autor(es):

Adriana Paula Hoff
Mirian Schröder

Título:

A TRANSPOSIÇÃO MIDIÁTICA: UMA INTERAÇÃO ENTRE LITERATURA, ILUSTRAÇÃO E A TÉCNICA DA GRAVURA

Autor(es):

Maria Virgínia Gapski Giordani

Área de conhecimento: Prática de Ensino

Título:

A COERÊNCIA TEXTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Autor(es):

Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Mirian Schröder

Título:

A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Autor(es):

Julio César Braun
Francis Mary Guimarães Nogueira

Título:

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA: O USO DE FONTES VISUAIS NA SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autor(es):

Karolain Cristina Machado Guillante
Paula Patricia Schwarz
Janaine Cristiane da Silva
Edições Anteriores:

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710

CONTATO



E-mail para contato: claricebraatz@yahoo.com.br

Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Form submission successful!
To activate this form, sign up at
https://startbootstrap.com/solution/contact-forms
Error sending message!