Expediente

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS
DOCENTES


 


Volume I, 2019 / ISSN: 2526-4710


 


Anais do Colóquio de Práticas Docentes


 


 

Organizadores


Clarice Braatz Schmidt Neukirchen


Yuri Leander Schmidt Neukirchen






UNIOESTE

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Marechal Cândido Rondon

Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras

Colegiado do curso de Letras - Português - Alemão/Espanhol/Inglês


 





Apresentação

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710


 


O V Colóquio de Práticas Docentes, 
realizado em 28 e 29 de novembro de 2019, objetivou oferecer aos
participantes do evento um espaço aberto para o diálogo envolvendo
profissionais da área de Letras, Educação e áreas afins, tendo em vista a
reflexão sobre práticas docentes. Além da palestra de abertura, houve espaço
para a apresentação de comunicações orais e exposições culturais por acadêmicos
de graduação e pós-graduação, pois o principal objetivo do evento foi fomentar
discussões e reflexões entre os profissionais que já atuam e os que atuarão na
área do ensino, privilegiando, assim, o diálogo que tenha como ponto central a
prática de ensino.


 


 

 




 





 




Sumário

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: Educação

Título: REFLEXÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA AFRO EM LD DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Gislaine da Silva
Juliana de Sá França

Título: ABORDAGEM AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA UNIDADE DIDÁTICA
Autores:
Isabel Caroline da Silva
Juliana de Sá França

Título: O DESENHO INFANTIL COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA PARA INVESTIGAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESPAÇOS ESCOLARES
Autores:
Graciele Cristiane Rambo
Marli Renate Von Borstel Roesler

Título: MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: OS LIMITES E POSSIBILIDADES PARA UMA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA
Autores:
Julio César Braun
Francis Mary Guimarães Nogueira

Título: A IMPORTÂNCIA DO HERÓI CAVALEIRESCO DA LITERATURA ROMÂNTICA PARA A FORMAÇÃO DE IDENTIDADE
Autores:
Yuri Leander Schmidt Neukirchen
Clarice Braatz Schmidt
Paulo José Koling

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A RELEVÂNCIA DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA INTEGRADA E INTERDISCIPLINAR
Autores:
Graciele Cristiane Rambo
Marli Renate Von Borstel Roesler


Área de conhecimento: Prática de Ensino em Língua Portuguesa

Título: ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA NA SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Ana Patricia Massing Fontanive
Luciana Alves Bonfim

Título: PRODUÇÃO DE CONTOS DE FICÇÃO COM USO DA TEMÁTICA UTOPIA/DISTOPIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Gabriela Taiçonara Zimmermann
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título: O GÊNERO DEBATE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: CRITICIDADE EM FOCO
Autores:
Ana Caroline Borssuk Scarabonatto
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título: O TRABALHO COM O GÊNERO INSTRUCIONAL
Autores:
Rafaela Fernandes Caldeira
Márcia Sipavicius Seide


Área de conhecimento: Prática de Ensino em Línguas Estrangeiras

Título: "DIVERSIDADE SIM, DESIGUALDADE NÃO": O DEBATE SOBRE GÊNERO NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Ana Caroline Borssuk Scarabonatto
Denise Scolari Vieira

Título: O ENFOQUE CULTURAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Douglas Henrique Barella
Juliana de Sá França

Título: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA IDEAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Ana Patricia Massing Fontanive
Luciana Alves Bonfim

Título: O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LATINO-AMERICANA
Autores:
Patrícia de Mello
Juliana de Sá França

Título: ABORDAGEM DO TEMA “VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER” EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Rafaela Tristão Schulz
Juliana de Sá França

Título: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO: UM OLHAR SOBRE DOCUMENTOS OFICIAIS
Autores:
Marla Klitzke Kreibich
Juliana de Sá França

Título: PRESENTATION, PRACTICE AND PRODUCTION: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
Autores:
Gabriela Taiçonara Zimmermann
Rodrigo Smaha Lopes


Área de conhecimento: Prática de Ensino em Literatura

Título: PROFESSOR-LEITOR: DA FRUIÇÃO AO TRABALHO COM A LEITURA
Autores:
Adriana Paula Hoff
Mirian Schröder

Título: A TRANSPOSIÇÃO MIDIÁTICA: UMA INTERAÇÃO ENTRE LITERATURA, ILUSTRAÇÃO E A TÉCNICA DA GRAVURA
Autores:
Maria Virgínia Gapski Giordani


Área de conhecimento: Prática de Ensino

Título: A COERÊNCIA TEXTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Autores:
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Mirian Schröder

Título: A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Autores:
Julio César Braun
Francis Mary Guimarães Nogueira

Título: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA: O USO DE FONTES VISUAIS NA SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores:
Karolain Cristina Machado Guillante
Paula Patricia Schwarz
Janaine Cristiane da Silva


Normas e Modelos para Trabalhos

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710


Resumo simples
Pôster
Resumo expandido



Corpo Editorial

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710


Comissão Cultural
Clarice Braatz Schmidt
Dérik Leonhardt Neske
Maria Eduarda Gapski Giordani

Comissão de Divulgação
Clarice Braatz Schmidt
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Yuri Leander Schmidt Neukirchen

Comissão de Ornamentação e organização do espaço físico
Clarice Braatz Schmidt
Cleidi Strenske

Comissão de Comunicações
Clarice Braatz Schmidt
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Yuri Leander Schmidt Neukirchen

Comissão de Informações e Logística
Clarice Braatz Schmidt
Laís Martins Bartz

Comissão de Registro Visual e midiático
Clarice Braatz Schmidt
Maria Eduarda Sabady

Comissão de Caderno de Resumos e Anais
Clarice Braatz Schmidt
Yuri Leander Schmidt Neukirchen

Endereço e Contato

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710

Promotor: Colegiado de Letras - UNIOESTE - Marechal Cândido Rondon

E-mail do Evento: claricebraatz@yahoo.com.br

Coordenador do Evento: Clarice Braatz Schmidt

Local: Bloco IV - Salas de aula - Letras
Rua Pernambuco, 1777 - UNIOESTE - Câmpus de Marechal Cândido RondonRua Pernambuco Saguão de Letras
Rua Pernambuco, 1777 - UNIOESTE - Câmpus de Marechal Cândido Rondon Auditório do Tribunal do Júri
Rua Pernambuco, 1777 - UNIOESTE - Câmpus de Marechal Cândido Rondon UNIOESTE - campus de Marechal Cândido Rondon
Rua Pernambuco, 1777 - Caixa Postal 91 - CEP: 85960-000

Artigos

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: Educação
Título: REFLEXÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA AFRO EM LD DE LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Gislaine da Silva
Juliana de Sá França
Título: ABORDAGEM AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA UNIDADE DIDÁTICA



Autor(es):
Isabel Caroline da Silva
Juliana de Sá França
Título: O DESENHO INFANTIL COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA PARA INVESTIGAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESPAÇOS ESCOLARES



Autor(es):
Graciele Cristiane Rambo
Marli Renate Von Borstel Roesler
Título: MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: OS LIMITES E POSSIBILIDADES PARA UMA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA



Autor(es):
Julio César Braun
Francis Mary Guimarães Nogueira
Título: A IMPORTÂNCIA DO HERÓI CAVALEIRESCO DA LITERATURA ROMÂNTICA PARA A FORMAÇÃO DE IDENTIDADE



Autor(es):
Yuri Leander Schmidt Neukirchen
Clarice Braatz Schmidt
Paulo José Koling
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A RELEVÂNCIA DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA INTEGRADA E INTERDISCIPLINAR



Autor(es):
Graciele Cristiane Rambo
Marli Renate Von Borstel Roesler
Área de conhecimento: Prática de Ensino em Língua Portuguesa
Título: ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA NA SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Ana Patricia Massing Fontanive
Luciana Alves Bonfim
Título: PRODUÇÃO DE CONTOS DE FICÇÃO COM USO DA TEMÁTICA UTOPIA/DISTOPIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Gabriela Taiçonara Zimmermann
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: O GÊNERO DEBATE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: CRITICIDADE EM FOCO



Autor(es):
Ana Caroline Borssuk Scarabonatto
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: O TRABALHO COM O GÊNERO INSTRUCIONAL



Autor(es):
Rafaela Fernandes Caldeira
Márcia Sipavicius Seide
Área de conhecimento: Prática de Ensino em Línguas Estrangeiras
Título: "DIVERSIDADE SIM, DESIGUALDADE NÃO": O DEBATE SOBRE GÊNERO NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Ana Caroline Borssuk Scarabonatto
Denise Scolari Vieira
Título: O ENFOQUE CULTURAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Douglas Henrique Barella
Juliana de Sá França
Título: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA IDEAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Ana Patricia Massing Fontanive
Luciana Alves Bonfim
Título: O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LATINO-AMERICANA



Autor(es):
Patrícia de Mello
Juliana de Sá França
Título: ABORDAGEM DO TEMA “VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER” EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Rafaela Tristão Schulz
Juliana de Sá França
Título: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO: UM OLHAR SOBRE DOCUMENTOS OFICIAIS



Autor(es):
Marla Klitzke Kreibich
Juliana de Sá França
Título: PRESENTATION, PRACTICE AND PRODUCTION: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Gabriela Taiçonara Zimmermann
Rodrigo Smaha Lopes
Área de conhecimento: Prática de Ensino em Literatura
Título: PROFESSOR-LEITOR: DA FRUIÇÃO AO TRABALHO COM A LEITURA



Autor(es):
Adriana Paula Hoff
Mirian Schröder
Título: A TRANSPOSIÇÃO MIDIÁTICA: UMA INTERAÇÃO ENTRE LITERATURA, ILUSTRAÇÃO E A TÉCNICA DA GRAVURA



Autor(es):
Maria Virgínia Gapski Giordani
Área de conhecimento: Prática de Ensino
Título: A COERÊNCIA TEXTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR



Autor(es):
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Mirian Schröder
Título: A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM



Autor(es):
Julio César Braun
Francis Mary Guimarães Nogueira
Título: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA: O USO DE FONTES VISUAIS NA SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL I



Autor(es):
Karolain Cristina Machado Guillante
Paula Patricia Schwarz
Janaine Cristiane da Silva

Edições

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710

https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/iv%20coloquio%20de%20pr%c3%a1ticas%20docentes/anais