Expediente

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 /ISSN: 2526-4710
/ISBN:

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS
DOCENTES


 


Volume I, 2019 / ISSN: 2526-4710


 


Anais do Colóquio de Práticas Docentes


 


 

Organizadores


Clarice Braatz Schmidt Neukirchen


Yuri Leander Schmidt Neukirchen






UNIOESTE

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Marechal Cândido Rondon

Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras

Colegiado do curso de Letras - Português - Alemão/Espanhol/Inglês


 





Ficha Catalográfica

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 /ISSN: 2526-4710
/ISBN:

Apresentação

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710
/ ISBN:

Sumário

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 /ISSN: 2526-4710
/ISBN:
Área de conhecimento: Educação

Título: A IMPORTÂNCIA DO HERÓI CAVALEIRESCO DA LITERATURA ROMÂNTICA PARA A FORMAÇÃO DE IDENTIDADE
Autores:
Yuri Leander Schmidt Neukirchen
Clarice Braatz Schmidt
Paulo José Koling

Título: ABORDAGEM AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA UNIDADE DIDÁTICA
Autores:
Isabel Caroline da Silva
Juliana de Sá França

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A RELEVÂNCIA DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA INTEGRADA E INTERDISCIPLINAR
Autores:
Graciele Cristiane Rambo
Marli Renate Von Borstel Roesler

Título: MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: OS LIMITES E POSSIBILIDADES PARA UMA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA
Autores:
Julio César Braun
Francis Mary Guimarães Nogueira

Título: O DESENHO INFANTIL COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA PARA INVESTIGAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESPAÇOS ESCOLARES
Autores:
Graciele Cristiane Rambo
Marli Renate Von Borstel Roesler

Título: REFLEXÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA AFRO EM LD DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Gislaine da Silva
Juliana de Sá França


Área de conhecimento: Prática de Ensino em Língua Portuguesa

Título: ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA NA SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Ana Patricia Massing Fontanive
Luciana Alves Bonfim

Título: O GÊNERO DEBATE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: CRITICIDADE EM FOCO
Autores:
Ana Caroline Borssuk Scarabonatto
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título: O TRABALHO COM O GÊNERO INSTRUCIONAL
Autores:
Rafaela Fernandes Caldeira
Márcia Sipavicius Seide

Título: PRODUÇÃO DE CONTOS DE FICÇÃO COM USO DA TEMÁTICA UTOPIA/DISTOPIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Gabriela Taiçonara Zimmermann
Rafael de Souza Bento Fernandes


Área de conhecimento: Prática de Ensino em Línguas Estrangeiras

Título: "DIVERSIDADE SIM, DESIGUALDADE NÃO": O DEBATE SOBRE GÊNERO NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Ana Caroline Borssuk Scarabonatto
Denise Scolari Vieira

Título: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA IDEAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Ana Patricia Massing Fontanive
Luciana Alves Bonfim

Título: ABORDAGEM DO TEMA “VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER” EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Rafaela Tristão Schulz
Juliana de Sá França

Título: O ENFOQUE CULTURAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Douglas Henrique Barella
Juliana de Sá França

Título: O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LATINO-AMERICANA
Autores:
Patrícia de Mello
Juliana de Sá França

Título: PRESENTATION, PRACTICE AND PRODUCTION: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
Autores:
Gabriela Taiçonara Zimmermann
Rodrigo Smaha Lopes

Título: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO: UM OLHAR SOBRE DOCUMENTOS OFICIAIS
Autores:
Marla Klitzke Kreibich
Juliana de Sá França


Área de conhecimento: Prática de Ensino em Literatura

Título: A TRANSPOSIÇÃO MIDIÁTICA: UMA INTERAÇÃO ENTRE LITERATURA, ILUSTRAÇÃO E A TÉCNICA DA GRAVURA
Autores:
Maria Virgínia Gapski Giordani

Título: PROFESSOR-LEITOR: DA FRUIÇÃO AO TRABALHO COM A LEITURA
Autores:
Adriana Paula Hoff
Mirian Schröder


Área de conhecimento: Prática de Ensino

Título: A COERÊNCIA TEXTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Autores:
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Mirian Schröder

Título: A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Autores:
Julio César Braun
Francis Mary Guimarães Nogueira

Título: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA: O USO DE FONTES VISUAIS NA SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores:
Karolain Cristina Machado Guillante
Paula Patricia Schwarz
Janaine Cristiane da Silva


Normas e Modelos para Trabalhos

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710
/ ISBN:


Resumo simples
Pôster
Resumo expandido



Corpo Editorial

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710
/ ISBN:


Comissão Cultural
Clarice Braatz Schmidt
Dérik Leonhardt Neske
Maria Eduarda Gapski Giordani

Comissão de Divulgação
Clarice Braatz Schmidt
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Yuri Leander Schmidt Neukirchen

Comissão de Ornamentação e organização do espaço físico
Clarice Braatz Schmidt
Cleidi Strenske

Comissão de Comunicações
Clarice Braatz Schmidt
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Yuri Leander Schmidt Neukirchen

Comissão de Informações e Logística
Clarice Braatz Schmidt
Laís Martins Bartz

Comissão de Registro Visual e midiático
Clarice Braatz Schmidt
Maria Eduarda Sabady

Comissão de Caderno de Resumos e Anais
Clarice Braatz Schmidt
Yuri Leander Schmidt Neukirchen

Endereço e Contato

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710
/ ISBN:

Promotor: Colegiado de Letras - UNIOESTE - Marechal Cândido Rondon

E-mail do Evento: claricebraatz@yahoo.com.br

Coordenador do Evento: Clarice Braatz Schmidt

Local: Bloco IV - Salas de aula - Letras
Rua Pernambuco, 1777 - UNIOESTE - Câmpus de Marechal Cândido RondonRua Pernambuco Saguão de Letras
Rua Pernambuco, 1777 - UNIOESTE - Câmpus de Marechal Cândido Rondon Auditório do Tribunal do Júri
Rua Pernambuco, 1777 - UNIOESTE - Câmpus de Marechal Cândido Rondon UNIOESTE - campus de Marechal Cândido Rondon
Rua Pernambuco, 1777 - Caixa Postal 91 - CEP: 85960-000

Artigos

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710
/ ISBN:
Área de conhecimento: Educação
Título: A IMPORTÂNCIA DO HERÓI CAVALEIRESCO DA LITERATURA ROMÂNTICA PARA A FORMAÇÃO DE IDENTIDADE



Autor(es):
Yuri Leander Schmidt Neukirchen
Clarice Braatz Schmidt
Paulo José Koling
Título: ABORDAGEM AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA UNIDADE DIDÁTICA



Autor(es):
Isabel Caroline da Silva
Juliana de Sá França
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A RELEVÂNCIA DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA INTEGRADA E INTERDISCIPLINAR



Autor(es):
Graciele Cristiane Rambo
Marli Renate Von Borstel Roesler
Título: MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: OS LIMITES E POSSIBILIDADES PARA UMA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA



Autor(es):
Julio César Braun
Francis Mary Guimarães Nogueira
Título: O DESENHO INFANTIL COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA PARA INVESTIGAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESPAÇOS ESCOLARES



Autor(es):
Graciele Cristiane Rambo
Marli Renate Von Borstel Roesler
Título: REFLEXÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA AFRO EM LD DE LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Gislaine da Silva
Juliana de Sá França
Área de conhecimento: Prática de Ensino em Língua Portuguesa
Título: ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA NA SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Ana Patricia Massing Fontanive
Luciana Alves Bonfim
Título: O GÊNERO DEBATE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: CRITICIDADE EM FOCO



Autor(es):
Ana Caroline Borssuk Scarabonatto
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: O TRABALHO COM O GÊNERO INSTRUCIONAL



Autor(es):
Rafaela Fernandes Caldeira
Márcia Sipavicius Seide
Título: PRODUÇÃO DE CONTOS DE FICÇÃO COM USO DA TEMÁTICA UTOPIA/DISTOPIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Gabriela Taiçonara Zimmermann
Rafael de Souza Bento Fernandes
Área de conhecimento: Prática de Ensino em Línguas Estrangeiras
Título: "DIVERSIDADE SIM, DESIGUALDADE NÃO": O DEBATE SOBRE GÊNERO NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Ana Caroline Borssuk Scarabonatto
Denise Scolari Vieira
Título: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA IDEAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Ana Patricia Massing Fontanive
Luciana Alves Bonfim
Título: ABORDAGEM DO TEMA “VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER” EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Rafaela Tristão Schulz
Juliana de Sá França
Título: O ENFOQUE CULTURAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Douglas Henrique Barella
Juliana de Sá França
Título: O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LATINO-AMERICANA



Autor(es):
Patrícia de Mello
Juliana de Sá França
Título: PRESENTATION, PRACTICE AND PRODUCTION: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Gabriela Taiçonara Zimmermann
Rodrigo Smaha Lopes
Título: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO: UM OLHAR SOBRE DOCUMENTOS OFICIAIS



Autor(es):
Marla Klitzke Kreibich
Juliana de Sá França
Área de conhecimento: Prática de Ensino em Literatura
Título: A TRANSPOSIÇÃO MIDIÁTICA: UMA INTERAÇÃO ENTRE LITERATURA, ILUSTRAÇÃO E A TÉCNICA DA GRAVURA



Autor(es):
Maria Virgínia Gapski Giordani
Título: PROFESSOR-LEITOR: DA FRUIÇÃO AO TRABALHO COM A LEITURA



Autor(es):
Adriana Paula Hoff
Mirian Schröder
Área de conhecimento: Prática de Ensino
Título: A COERÊNCIA TEXTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR



Autor(es):
Juliana Caroline Kissler Dalla Costa
Mirian Schröder
Título: A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM



Autor(es):
Julio César Braun
Francis Mary Guimarães Nogueira
Título: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA: O USO DE FONTES VISUAIS NA SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL I



Autor(es):
Karolain Cristina Machado Guillante
Paula Patricia Schwarz
Janaine Cristiane da Silva

Edições

ANAIS DO V COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES

VOLUME I - 2019 / ISSN: 2526-4710
/ ISBN:

https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/iv%20coloquio%20de%20pr%c3%a1ticas%20docentes/anais