Sumário
ANAIS DA 19ª JELL
2017 /ISSN: 2237-3292
/ISBN:
Área de conhecimento: Análise do Discurso
Título: A MISS CANADÁ (RE)DEFININDO OU (RE)AFIRMANDO PADRÕES?: Alguns apontamentos regidos à luz da Análise de Discurso
Autores:
Isabela Karolina Gomes Ferreira Oliveira
João Carlos Cattelan
Título: CAPRICHO: das telenovelas às revistas virtuais
Autores:
Maria Roseli Castilho Garbossa
Título: CRIMINALIDADE NA ADOLECÊNCIA E O DISCURSO DA REVISTA VEJA: MARGINALIZAÇÃO E SILENCIAMENTO
Autores:
Patricia Zancanaro Godin
Título: EFEITO METAFÓRICO SOBRE A TRANSEXUALIDADE NA SÉRIE “QUEM SOU EU?” DO FANTÁSTICO
Autores:
Jaqueline Ângelo dos Santos Denardin
Dantielli Assumpção Garcia
Título: ESTEREÓTIPO DE PERFIL FEMININO: uma leitura por meio da charge
Autores:
Camila Ramos de Paula
Carmen Teresinha Baumgärtner
Título: FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS ENDOSSANTES NO FILME PUBLICITÁRIO
Autores:
Alex Sandro de Araujo Carmo
Título: FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS: o ser índio no funcionamento discursivo
Autores:
Ana Paula Picagevicz Rodrigues
Título: O NÃO-DITO NO DITO: uma reflexão sobre a inscrição de aspectos ideológicos nas práticas escolares
Autores:
Alice Stenzel
Luciane Thomé Schröder
Título: PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA DE ESCRITA NA ESCOLA: cadê o aluno que estava aqui?
Autores:
Maria Selma Bispo
Luciane Thomé Schröder
Título: SEXISMO NA INFÂNCIA A Identidade em uma Redoma
Autores:
Pamera Francieli Corrêa Pereira
João Carlos Cattelan
Área de conhecimento: Ensino
Título: A contribuição da poesia na formação integral de novos leitores
Autores:
Giulia Magaly Zulzle
Ana Lúcia Moreira Rios
Título: A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO NAS ESCOLAS RURAIS: Contribuições das metodologias do Programa Agrinho
Autores:
Simone Francisco dos Santos
Beatriz Helena Dal Molin
Título: AVALIAÇÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: reflexões sobre a práxis pedagógica e a teoria psicossocial do desenvolvimento
Autores:
Osnir Pereira Barbosa
Título: CRIANÇAS COM ASPERGER NA ESCOLA: dificuldades na interação social e a sua relação com a leitura
Autores:
Iraci Casemiro Weisheimer
Título: DIVERSIDADE E ENSINO: o papel do professor
Autores:
Nicole Luana Rosa
Clarice Braatz Schmidt
Título: HOMESCHOOLING: prática e legalização do ensino domiciliar no Brasil
Autores:
Pietra Maria Gulak Welter
Elizângela Treméa
Título: INTERAÇÕES NO PROCESSO DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: as intervenções do professor
Autores:
Nayara Emidio de Lima
Adriana Beloti
Título: LETRAMENTO ACADÊMICO: considerações sobre programas de letramento desenvolvidos em universidades latino-americanas relatadas no livro “Alfabetización académica: un camino hacia la inclusión en el nível superior”
Autores:
Daniele Wulff de Andrade
Patricia Lucas
Márcia Sipavicius Seide
Título: LETRAMENTOS MÚLTIPLOS E MULTISSEMIÓTICOS
Autores:
Diego do Carmo
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS (1a ao 5a ano)
Autores:
Marina Aparecida da Silva
Terezinha Correa Lindino
Título: O ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores:
Acioni da Silva Koelzer
Terezinha Correa Lindino
Título: O fazer-se professor/a: uma reflexão acerca das experiências práticas no ensino de História
Autores:
Lidiane Karina Wentz
Título: O POLÊMICO PL 867/2015: a escola sem partido
Autores:
Gabrieli Dalposso de Araujo
Vinicius Gomes Fazuline
Clarice Braatz Schmidt
Área de conhecimento: Estudos Linguísticos
Título: AS MÍDIAS E OS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE PROFESSORES
Autores:
Helena Paula Domingos de Carvalho
Título: A INCONSTITUCIONALIDADE DA MATRÍCULA OBRIGATÓRIA DOS FILHOS DE AGENTES PÚBLICOS EM ESCOLAS PÚBLICAS
Autores:
João Eduardo dos Santos
Clarice Braatz Schmidt
Título: A ORDEM METODOLÓGICA DO CÍRCULO DE BAKHTIN PARA O ESTUDO DO GÊNERO REGRAS DE JOGO
Autores:
Leliane Regina Ortega
Título: A PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: A consigna apresentada por um livro didático
Autores:
Adriana Paula Hoff
Mirian Schröder
Título: DESVIOS DE GRAFIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS ESCRITAS DE MENINAS DO GÊNERO AUTOBIOGRAFIA
Autores:
Nadieli Mara Hullen Gerei
Título: DO MANUSCRITO À ERA DIGITAL: A Linguística de Corpus na sala de aula de Língua Inglesa.
Autores:
Patricia Denicoló David Prati
Título: ENSINO DE LEITURA E O GÊNERO MITO: relato de experiência
Autores:
Aline Stenzel
Mirian Schröder
Título: Produção escrita e processos fonológicos: desafio para professores e alunos
Autores:
Doris Regina Mieth Dal Magro
Título: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL: análise de um livro didático
Autores:
Mariani Vanessa Gomes
Título: Variação Ortográfica e Processos Fonológicos em produções escritas de alunos do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental
Autores:
Adriana Alexandra Ferreira
Sanimar Busse
Área de conhecimento: Estudos Literários
Título: “O POEMA INECESSÁRIO”: IMAGINÁRIO E METAPOESIA EM “NASCIMENTO DO POEMA”, DE DORA FERREIRA DA SILVA
Autores:
Cleber da Silva Luz
Sandro Adriano da Silva
Título: A CIGARRA E A FORMIGA E O REPERTÓRIO – COMO O TEXTO FORMA SEU SENTIDO?
Autores:
Mayra Geovana da Costa Bonetti
Título: A LEITURA DE CONTOS DE FADAS NA CONTEMPORANEIDADE
Autores:
Dalila Silverio
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: A REPRESENTAÇÃO DAS “FILHAS DO REI” EM THE KING’S DAUGHTER (1974), DE SUZANNE MARTEL: um romance histórico contemporâneo de mediação
Autores:
Beatrice Uber
Gilmei Francisco Fleck
Título: A representação do negro na literatura brasileira
Autores:
Luciana Aparecida Bravim Macarini
Título: A REVOLUÇÃO HAITIANA EM LA ISLA BAJO EL MAR (2009), DE ISABEL ALLENDE: mediação entre os modelos canônicos europeus e o romance histórico latino-americano
Autores:
Tatiana Pereira Tonet
Gilmei Francisco Fleck
Título: ANITA GARIBALDI (1821–1849): CONFIGURAÇÕES DE UMA HEROÍNA/MULHER – no limiar entre história e ficção
Autores:
Marina Luísa Rohde
Gilmei Francisco Fleck
Título: ASPECTOS EXISTENCIAIS E MÍSTICOS EM ONDE ESTIVESTES DE NOITE, DE CLARICE LISPECTOR
Autores:
Ingrid Gryczak Moreira
Título: DESMUNDO E O TEMA DO CASAMENTO: o fim do romance e o início da história
Autores:
Rosangela Alves da Silva
Wagner de Souza
Título: DIÁLOGOS ENTRE “TATUAJES EN EL CIELO Y EN LA TIERRA” Y EL “DIARIO DE ABORDO”, DE CRISTÓBAL COLÓN
Autores:
Bruna Otani Ribeiro
Título: DO HIBRIDISMO EM LÃS AO VENTO: a prosa poética de Arriete Vilela
Autores:
Clarice Braatz Schmidt
Título: ECOS DA HISTÓRIA NA LITERATURA: uma análise das três temporalidades narrativas da Guerra do Contestado no romance O bruxo do Contestado, de Godofredo de Oliveira Neto.
Autores:
Sérgio Roberto Massagli
Elisandra Maria Moreira
Título: GÊNERO E EDUCAÇÃO: para educar um leitor sem preconceitos
Autores:
Cleonice Alves Lopes Flois
Título: HISTÓRIAS DIVERGENTES, ESTRUTURAS CONVERGENTES: Sementes insurgentes?
Autores:
Luciana Alves Bonfim
Marina Jakovacz
Título: INFLUÊNCIA, IMITAÇÃO E ORIGINALIDADE NA ADAPTAÇÃO DE DOM CASMURRO PARA A MICROSSÉRIE CAPITU
Autores:
Eduardo Alves dos Santos
Título: LÍRICA E DIÁLOGOS INTERESTÉTICOS EM ANTIPOESE, DE AUGUSTO ESTELLITA LINS
Autores:
Vanderlei Kroin
Antonio Donizeti da Cruz
Título: LITERATURA PRÉ-COLOMBIANA: POESIAS, MITOS, CONTOS E LENDAS DO UNIVERSO AUTÓCTONE AMERICANO – UMA PERSPECTIVA À INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Autores:
Charles Luciano dos Santos
Gilmei Francisco Fleck
Título: LOPE DE AGUIRRE: DO ROMANCE À LÍRICA LATINO-AMERICANA – IMAGENS CRUZADAS ENTRE PRÍNCIPE DE CHILE, DE MORALES MONTERRÍOS (2007) E LA SERPIENTE SIN OJOS, DE OSPINA (2012)
Autores:
Alceni Elias Langner
Gilmei Francisco Fleck
Título: O LEÃO DE GAZA NA VISÃO DE DOIS ESCRITORES MOÇAMBICANOS: Ungulani Ba Ka Khosa (1987) e Eduardo Quive (2011)
Autores:
Denise Rocha
Título: O NÃO HUMANO E A MULHER NO CONTO UMA GALINHA DE CLARICE LISPECTOR
Autores:
Aline Cazante
Título: O OLHAR PARA O PAPEL DE MARIA: A Última Névoa – Maria Luisa Bombal e Poemas de Carmen Soler
Autores:
Wilma Nunes Rangel
Acir Dias da Silva
Título: OBAX: Narrativas africanas de tradição oral na literatura infantil brasileira
Autores:
Vera Regina Vargas Dupont
Elesa Vanessa Kaiser da Silva
Título: QUAL FUTURO? O incerto como chamariz em narrativas juvenis distópicas
Autores:
Valdinei José Arboleya
Título: RETRATOS DA ORIGEM (1988), DE DORA FERREIRA DA SILVA: O ELEGÍACO NA PÁTINA DO TEMPO
Autores:
Sandro Adriano da Silva
Título: UMA REFLEXÃO SOBRE A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO
Autores:
Naiani Borges Toledo
Área de conhecimento: Fonética e Fonologia
Título: Letramento em práticas de consciência fonológica: olhares sobre a escrita
Autores:
Angela Dondoni Celoni
Gabriella Wentz Cunha
Título: ROTACISMO: estudo do fenômeno na fala do Oeste do Paraná
Autores:
Tathiane Cristino
Sanimar Busse
Área de conhecimento: Gêneros Textuais e/ou Discursivos
Título: LEITURA DO TEXTO NÃO VERBAL: à luz de conceitos-chave bakhtinianos
Autores:
Rosana Aparecida Leitão da Silva
Título: O GÊNERO DISCURSIVO MAPA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Marlene Niehues Gasparin
Mariangela Garcia Lunardelli
Título: O TRABALHO COM O GÊNERO RESENHA EM SALA DE AULA: relato de experiência
Autores:
Daiane Cristina Massirer
Marla Klitzke Kreibich
Mirian Schröder
Título: PRÁTICAS DIALÓGICAS DE LINGUAGEM: reflexões sobre o trabalho em sala de aula com os comandos de produção textual como atividade de interação
Autores:
Dayse Grassi Bernardon
Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: Da teoria para sala de aula
Autores:
Christian da Silva Costa
Mirian Schröder
Título: UM MODELO DE TRABALHO COM OS GÊNEROS DO DISCURSO EM SALA DE AULA SOB A PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Autores:
Jaqueline de Alencar Schlindvein
Jaqueline Laís de Salles
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Área de conhecimento: Leitura e Cultura Digital
Título: Da Retórica à Educomunicação: uma proposta de ‘Educação Menor’ a partir de Vlogs
Autores:
Renan Paulo Bini
Solange Goretti Moreira Pizzatto
Título: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ergonomia cognitiva e os processos de aprendência
Autores:
Mirian Ligia Endo Karolesky
Beatriz Helena Dal Molin
Título: LEITURA NO ENSINO MÉDIO: Comparativo entre o que a escola indica e o que os alunos realmente estão lendo
Autores:
Daniele Rodrigues Nunes
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: Literatura Surda nos Livros Digitais: a (in) compreensão das histórias por crianças surdas
Autores:
Carmen Elisabete de Oliveira
Beatriz Helena Dal Molin
Título: O sentido da linguagem na Sociedade da Informação: O transdisciplinar Dentro da Sala de Aula
Autores:
Adriana Felix da Silva
Beatriz Helena Dal Molin
Título: O USO DE CELULARES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO MENOR
Autores:
Heloyse Rossi
Título: PRÁTICAS DE ENSINO: A EDUCOMUNICAÇÃO E AS TECNOLOGIAS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores:
Tonie Maria Gregory dos Santos
Beatriz Helena Dal Molin
Título: ROSTIDADE NÔMADE DOS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDÊNCIA
Autores:
Julia Cristina Granetto Moreira
Beatriz Helena Dal Molin
Área de conhecimento: Língua Estrangeira
Título: CAPERUCITA ROJA: ODEA para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE)
Autores:
Higor Miranda Cavalcante
Greice Castela Torrentes
Título: ENSINO/APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA INGLESA
Autores:
Rodrigo Smaha Lopes
Título: LUGAR BELO, EXÓTICO E DE GENTE HOSPITALEIRA: efeitos de sentido sobre a América Latina em livro didático de Espanhol
Autores:
Juliana de Sá França
Título: O ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA PARA A TERCEIRA IDADE
Autores:
Wânia Cristiane Beloni
Título: O ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA PARA CRIANÇAS
Autores:
Alessandra Camila Santi Guarda
Gabriel Bonatto Roani
Wânia Cristiane Beloni
Título: TEMATIZANDO SOBRE MÚSICAS, VÍDEOS, ASPECTOS CULTURAIS E INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Paulo Cesar Fachin
Título: VISÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM: imaginários que podem influenciar no desempenho didático da Língua Estrangeira
Autores:
Leandro Wallace Menegolo
Vítor Emanuel Sguarezi Marangoni
Área de conhecimento: Linguística Aplicada
Título: A ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO DE INGLÊS EM UM PROJETO DE ENSINO NO IFPR QUEDAS DO IGUAÇU
Autores:
Lediane Manfé de Souza
Título: AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE: a escrita de resenha a partir de diferentes contextos
Autores:
Taiana Grespan
Área de conhecimento: Linguística Textual
Título: A ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO: Encaminhamento completo de produção textual interativa
Autores:
Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Mirian Schröder
Título: PRODUÇÃO ESCRITA E REESCRITA: qual o encaminhamento do livro didático?
Autores:
Kelly Cristina Heck Assunção
Mirian Schröder
Área de conhecimento: Literatura Brasileira
Título: Degredados: Uma história
Autores:
Jucelia Hurtiah de Oliveira Pires
Wagner de Souza
Área de conhecimento: Multiletramentos e Formação de Professores
Título: ASPECTOS MULTIDIMENSIONAIS DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS
Autores:
Tania Aparecida Martins
Jorge Bidarra
Título: ECOLIBRAS
Autores:
Andréa Carolina Bernal Mazacotte
Tamara Cardoso André
Título: Letramento digital no ensino de língua espanhola
Autores:
Daiane Mari da Silva Pierezan
Greice Castela Torrentes
Título: MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS NO TRABALHO COM O GÊNERO DISCURSIVO NO ÂMBITO ESCOLAR
Autores:
Madalena Benazzi Meotti
Greice Castela Torrentes
Título: O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ATUALIDADE: um estudo de aplicativos
Autores:
Allan Gustavo Pereira Meotti
Madalena Benazzi Meotti
Título: OS DESAFIOS DA ESCRITA ACADÊMICA: uma reflexão sobre as impressões de graduandos a respeito do processo de escrita
Autores:
Jessica Paula Vescovi
Título: POR QUE ABORDAR AS TICS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA?
Autores:
Letícia Schach
Greice Castela Torrentes