ANAIS DA 19ª JELL











Apresentação

ANAIS DA 19ª JELL

2017 / ISSN: 2237-3292

19ªJELL 

JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS 

Unioeste 

Universidade Estadual do Oeste do Paraná 

Campus de Marechal Cândido Rondon 

 

LEITURA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS  

12 A 14 

JULHO 

2017 

 

19ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários objetiva oferecer aos participantes do evento um espaço aberto para o diálogo envolvendo profissionais da área de Letras, Educação e áreas afins, tendo em vista a leitura como prática linguajeira e os desafios, tanto em termos de produção bibliográfica, quanto em termos de reflexão sobre práticas escolares.

Nesta edição, o foco principal é a área da Linguística, com a temática Leitura: perspectivas e desafios, entretanto, por meio de simpósios temáticos (desenvolvidos durante as três tardes da jornada), de minicursos e de oficinas (ministrados na 2ª noite da jornada), o evento também engloba as áreas da Literatura, da Língua Portuguesa e das Línguas Estrangeiras, bem como do Ensino e da Cultura.  

 



Expediente

ANAIS DA 19ª JELL

2017 / ISSN: 2237-3292

Sumário

ANAIS DA 19ª JELL

2017 / ISSN: 2237-3292
Área de conhecimento: Análise do Discurso

Título: EFEITO METAFÓRICO SOBRE A TRANSEXUALIDADE NA SÉRIE “QUEM SOU EU?” DO FANTÁSTICO
Autores:
Jaqueline Ângelo dos Santos Denardin
Dantielli Assumpção Garcia

Título: CAPRICHO: das telenovelas às revistas virtuais
Autores:
Maria Roseli Castilho Garbossa

Título: FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS ENDOSSANTES NO FILME PUBLICITÁRIO
Autores:
Alex Sandro de Araujo Carmo

Título: FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS: o ser índio no funcionamento discursivo
Autores:
Ana Paula Picagevicz Rodrigues

Título: A MISS CANADÁ (RE)DEFININDO OU (RE)AFIRMANDO PADRÕES?: Alguns apontamentos regidos à luz da Análise de Discurso
Autores:
Isabela Karolina Gomes Ferreira Oliveira
João Carlos Cattelan

Título: O NÃO-DITO NO DITO: uma reflexão sobre a inscrição de aspectos ideológicos nas práticas escolares
Autores:
Alice Stenzel
Luciane Thomé Schröder

Título: ESTEREÓTIPO DE PERFIL FEMININO: uma leitura por meio da charge
Autores:
Camila Ramos de Paula
Carmen Teresinha Baumgärtner

Título: CRIMINALIDADE NA ADOLECÊNCIA E O DISCURSO DA REVISTA VEJA: MARGINALIZAÇÃO E SILENCIAMENTO
Autores:
Patricia Zancanaro Godin

Título: PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA DE ESCRITA NA ESCOLA: cadê o aluno que estava aqui?
Autores:
Maria Selma Bispo
Luciane Thomé Schröder

Título: SEXISMO NA INFÂNCIA A Identidade em uma Redoma
Autores:
Pamera Francieli Corrêa Pereira
João Carlos Cattelan


Área de conhecimento: Ensino

Título: CRIANÇAS COM ASPERGER NA ESCOLA: dificuldades na interação social e a sua relação com a leitura
Autores:
Iraci Casemiro Weisheimer

Título: LETRAMENTOS MÚLTIPLOS E MULTISSEMIÓTICOS
Autores:
Diego do Carmo
Terezinha da Conceição Costa Hübes

Título: A contribuição da poesia na formação integral de novos leitores
Autores:
Giulia Magaly Zulzle
Ana Lúcia Moreira Rios

Título: INTERAÇÕES NO PROCESSO DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: as intervenções do professor
Autores:
Nayara Emidio de Lima
Adriana Beloti

Título: DIVERSIDADE E ENSINO: o papel do professor
Autores:
Nicole Luana Rosa
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título: O ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores:
Acioni da Silva Koelzer
Terezinha Correa Lindino

Título: AVALIAÇÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: reflexões sobre a práxis pedagógica e a teoria psicossocial do desenvolvimento
Autores:
Osnir Pereira Barbosa

Título: O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS (1a ao 5a ano)
Autores:
Marina Aparecida da Silva
Terezinha Correa Lindino

Título: HOMESCHOOLING: prática e legalização do ensino domiciliar no Brasil
Autores:
Pietra Maria Gulak Welter
Elizângela Treméa

Título: O POLÊMICO PL 867/2015: a escola sem partido
Autores:
Gabrieli Dalposso de Araujo
Vinicius Gomes Fazuline
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título: O fazer-se professor/a: uma reflexão acerca das experiências práticas no ensino de História
Autores:
Lidiane Karina Wentz

Título: A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO NAS ESCOLAS RURAIS: Contribuições das metodologias do Programa Agrinho
Autores:
Simone Francisco dos Santos
Beatriz Helena Dal Molin

Título: LETRAMENTO ACADÊMICO: considerações sobre programas de letramento desenvolvidos em universidades latino-americanas relatadas no livro “Alfabetización académica: un camino hacia la inclusión en el nível superior”
Autores:
Daniele Wulff de Andrade
Márcia Sipavicius Seide
Patricia Lucas


Área de conhecimento: Estudos Linguísticos

Título: A PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: A consigna apresentada por um livro didático
Autores:
Adriana Paula Hoff
Mirian Schröder

Título: ENSINO DE LEITURA E O GÊNERO MITO: relato de experiência
Autores:
Aline Stenzel
Mirian Schröder

Título: Variação Ortográfica e Processos Fonológicos em produções escritas de alunos do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental
Autores:
Adriana Alexandra Ferreira
Sanimar Busse

Título: AS MÍDIAS E OS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE PROFESSORES
Autores:
Helena Paula Domingos de Carvalho

Título: DO MANUSCRITO À ERA DIGITAL: A Linguística de Corpus na sala de aula de Língua Inglesa.
Autores:
Patricia Denicoló David Prati

Título: A INCONSTITUCIONALIDADE DA MATRÍCULA OBRIGATÓRIA DOS FILHOS DE AGENTES PÚBLICOS EM ESCOLAS PÚBLICAS
Autores:
João Eduardo dos Santos
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título: A ORDEM METODOLÓGICA DO CÍRCULO DE BAKHTIN PARA O ESTUDO DO GÊNERO REGRAS DE JOGO
Autores:
Leliane Regina Ortega

Título: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL: análise de um livro didático
Autores:
Mariani Vanessa Gomes

Título: Produção escrita e processos fonológicos: desafio para professores e alunos
Autores:
Doris Regina Mieth Dal Magro

Título: DESVIOS DE GRAFIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS ESCRITAS DE MENINAS DO GÊNERO AUTOBIOGRAFIA
Autores:
Nadieli Mara Hullen Gerei


Área de conhecimento: Estudos Literários

Título: HISTÓRIAS DIVERGENTES, ESTRUTURAS CONVERGENTES: Sementes insurgentes?
Autores:
Marina Jakovacz
Luciana Alves Bonfim

Título: A representação do negro na literatura brasileira
Autores:
Luciana Aparecida Bravim Macarini

Título: “O POEMA INECESSÁRIO”: IMAGINÁRIO E METAPOESIA EM “NASCIMENTO DO POEMA”, DE DORA FERREIRA DA SILVA
Autores:
Cleber da Silva Luz
Sandro Adriano da Silva

Título: QUAL FUTURO? O incerto como chamariz em narrativas juvenis distópicas
Autores:
Valdinei José Arboleya

Título: OBAX: Narrativas africanas de tradição oral na literatura infantil brasileira
Autores:
Vera Regina Vargas Dupont
Elesa Vanessa Kaiser da Silva

Título: A CIGARRA E A FORMIGA E O REPERTÓRIO – COMO O TEXTO FORMA SEU SENTIDO?
Autores:
Mayra Geovana da Costa Bonetti

Título: RETRATOS DA ORIGEM (1988), DE DORA FERREIRA DA SILVA: O ELEGÍACO NA PÁTINA DO TEMPO
Autores:
Sandro Adriano da Silva

Título: UMA REFLEXÃO SOBRE A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO
Autores:
Naiani Borges Toledo

Título: INFLUÊNCIA, IMITAÇÃO E ORIGINALIDADE NA ADAPTAÇÃO DE DOM CASMURRO PARA A MICROSSÉRIE CAPITU
Autores:
Eduardo Alves dos Santos

Título: DO HIBRIDISMO EM LÃS AO VENTO: a prosa poética de Arriete Vilela
Autores:
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen

Título: A REPRESENTAÇÃO DAS “FILHAS DO REI” EM THE KING’S DAUGHTER (1974), DE SUZANNE MARTEL: um romance histórico contemporâneo de mediação
Autores:
Beatrice Uber
Gilmei Francisco Fleck

Título: DIÁLOGOS ENTRE “TATUAJES EN EL CIELO Y EN LA TIERRA” Y EL “DIARIO DE ABORDO”, DE CRISTÓBAL COLÓN
Autores:
Bruna Otani Ribeiro

Título: ASPECTOS EXISTENCIAIS E MÍSTICOS EM ONDE ESTIVESTES DE NOITE, DE CLARICE LISPECTOR
Autores:
Ingrid Gryczak Moreira

Título: DESMUNDO E O TEMA DO CASAMENTO: o fim do romance e o início da história
Autores:
Rosangela Alves da Silva
Wagner de Souza

Título: LITERATURA PRÉ-COLOMBIANA: POESIAS, MITOS, CONTOS E LENDAS DO UNIVERSO AUTÓCTONE AMERICANO – UMA PERSPECTIVA À INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Autores:
Charles Luciano dos Santos
Gilmei Francisco Fleck

Título: O OLHAR PARA O PAPEL DE MARIA: A Última Névoa – Maria Luisa Bombal e Poemas de Carmen Soler
Autores:
Wilma Nunes Rangel
Acir Dias da Silva

Título: ECOS DA HISTÓRIA NA LITERATURA: uma análise das três temporalidades narrativas da Guerra do Contestado no romance O bruxo do Contestado, de Godofredo de Oliveira Neto.
Autores:
Sérgio Roberto Massagli
Elisandra Maria Moreira

Título: LOPE DE AGUIRRE: DO ROMANCE À LÍRICA LATINO-AMERICANA – IMAGENS CRUZADAS ENTRE PRÍNCIPE DE CHILE, DE MORALES MONTERRÍOS (2007) E LA SERPIENTE SIN OJOS, DE OSPINA (2012)
Autores:
Alceni Elias Langner
Gilmei Francisco Fleck

Título: A REVOLUÇÃO HAITIANA EM LA ISLA BAJO EL MAR (2009), DE ISABEL ALLENDE: mediação entre os modelos canônicos europeus e o romance histórico latino-americano
Autores:
Tatiana Pereira Tonet
Gilmei Francisco Fleck

Título: ANITA GARIBALDI (1821–1849): CONFIGURAÇÕES DE UMA HEROÍNA/MULHER – no limiar entre história e ficção
Autores:
Marina Luísa Rohde
Gilmei Francisco Fleck

Título: O LEÃO DE GAZA NA VISÃO DE DOIS ESCRITORES MOÇAMBICANOS: Ungulani Ba Ka Khosa (1987) e Eduardo Quive (2011)
Autores:
Denise Rocha

Título: GÊNERO E EDUCAÇÃO: para educar um leitor sem preconceitos
Autores:
Cleonice Alves Lopes Flois

Título: A LEITURA DE CONTOS DE FADAS NA CONTEMPORANEIDADE
Autores:
Dalila Silverio
Terezinha da Conceição Costa Hübes

Título: LÍRICA E DIÁLOGOS INTERESTÉTICOS EM ANTIPOESE, DE AUGUSTO ESTELLITA LINS
Autores:
Vanderlei Kroin
Antonio Donizeti da Cruz

Título: O NÃO HUMANO E A MULHER NO CONTO UMA GALINHA DE CLARICE LISPECTOR
Autores:
Aline Cazante


Área de conhecimento: Fonética e Fonologia

Título: Letramento em práticas de consciência fonológica: olhares sobre a escrita
Autores:
Angela Dondoni Celoni
Gabriella Wentz Cunha

Título: ROTACISMO: estudo do fenômeno na fala do Oeste do Paraná
Autores:
Tathiane Cristino
Sanimar Busse


Área de conhecimento: Gêneros Textuais e/ou Discursivos

Título: O TRABALHO COM O GÊNERO RESENHA EM SALA DE AULA: relato de experiência
Autores:
Daiane Cristina Massirer
Marla Klitzke Kreibich
Mirian Schröder

Título: LEITURA DO TEXTO NÃO VERBAL: à luz de conceitos-chave bakhtinianos
Autores:
Rosana Aparecida Leitão da Silva

Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: Da teoria para sala de aula
Autores:
Christian da Silva Costa
Mirian Schröder

Título: UM MODELO DE TRABALHO COM OS GÊNEROS DO DISCURSO EM SALA DE AULA SOB A PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Autores:
Jaqueline de Alencar Schlindvein
Jaqueline Laís de Salles
Terezinha da Conceição Costa Hübes

Título: PRÁTICAS DIALÓGICAS DE LINGUAGEM: reflexões sobre o trabalho em sala de aula com os comandos de produção textual como atividade de interação
Autores:
Dayse Grassi Bernardon

Título: O GÊNERO DISCURSIVO MAPA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores:
Marlene Niehues Gasparin
Mariangela Garcia Lunardelli


Área de conhecimento: Leitura e Cultura Digital

Título: LEITURA NO ENSINO MÉDIO: Comparativo entre o que a escola indica e o que os alunos realmente estão lendo
Autores:
Daniele Rodrigues Nunes
Terezinha da Conceição Costa Hübes

Título: PRÁTICAS DE ENSINO: A EDUCOMUNICAÇÃO E AS TECNOLOGIAS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores:
Tonie Maria Gregory dos Santos
Beatriz Helena Dal Molin

Título: ROSTIDADE NÔMADE DOS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDÊNCIA
Autores:
Julia Cristina Granetto Moreira
Beatriz Helena Dal Molin

Título: Literatura Surda nos Livros Digitais: a (in) compreensão das histórias por crianças surdas
Autores:
Carmen Elisabete de Oliveira
Beatriz Helena Dal Molin

Título: Da Retórica à Educomunicação: uma proposta de ‘Educação Menor’ a partir de Vlogs
Autores:
Renan Paulo Bini
Solange Goretti Moreira Pizzatto

Título: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ergonomia cognitiva e os processos de aprendência
Autores:
Mirian Ligia Endo Karolesky
Beatriz Helena Dal Molin

Título: O USO DE CELULARES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO MENOR
Autores:
Heloyse Rossi

Título: O sentido da linguagem na Sociedade da Informação: O transdisciplinar Dentro da Sala de Aula
Autores:
Adriana Felix da Silva
Beatriz Helena Dal Molin


Área de conhecimento: Língua Estrangeira

Título: VISÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM: imaginários que podem influenciar no desempenho didático da Língua Estrangeira
Autores:
Leandro Wallace Menegolo
Vítor Emanuel Sguarezi Marangoni

Título: LUGAR BELO, EXÓTICO E DE GENTE HOSPITALEIRA: efeitos de sentido sobre a América Latina em livro didático de Espanhol
Autores:
Juliana de Sá França

Título: CAPERUCITA ROJA: ODEA para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE)
Autores:
Higor Miranda Cavalcante
Greice Castela Torrentes

Título: O ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA PARA A TERCEIRA IDADE
Autores:
Wânia Cristiane Beloni

Título: ENSINO/APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA INGLESA
Autores:
Rodrigo Smaha Lopes

Título: O ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA PARA CRIANÇAS
Autores:
Alessandra Camila Santi Guarda
Gabriel Bonatto Roani
Wânia Cristiane Beloni

Título: TEMATIZANDO SOBRE MÚSICAS, VÍDEOS, ASPECTOS CULTURAIS E INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Paulo Cesar Fachin


Área de conhecimento: Linguística Aplicada

Título: A ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO DE INGLÊS EM UM PROJETO DE ENSINO NO IFPR QUEDAS DO IGUAÇU
Autores:
Lediane Manfé de Souza

Título: AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE: a escrita de resenha a partir de diferentes contextos
Autores:
Taiana Grespan


Área de conhecimento: Linguística Textual

Título: PRODUÇÃO ESCRITA E REESCRITA: qual o encaminhamento do livro didático?
Autores:
Kelly Cristina Heck Assunção
Mirian Schröder

Título: A ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO: Encaminhamento completo de produção textual interativa
Autores:
Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Mirian Schröder


Área de conhecimento: Literatura Brasileira

Título: Degredados: Uma história
Autores:
Jucelia Hurtiah de Oliveira Pires
Wagner de Souza


Área de conhecimento: Multiletramentos e Formação de Professores

Título: OS DESAFIOS DA ESCRITA ACADÊMICA: uma reflexão sobre as impressões de graduandos a respeito do processo de escrita
Autores:
Jessica Paula Vescovi

Título: ECOLIBRAS
Autores:
Andréa Carolina Bernal Mazacotte
Tamara Cardoso André

Título: ASPECTOS MULTIDIMENSIONAIS DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS
Autores:
Tania Aparecida Martins
Jorge Bidarra

Título: POR QUE ABORDAR AS TICS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA?
Autores:
Letícia Schach
Greice Castela Torrentes

Título: MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS NO TRABALHO COM O GÊNERO DISCURSIVO NO ÂMBITO ESCOLAR
Autores:
Madalena Benazzi Meotti
Greice Castela Torrentes

Título: O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ATUALIDADE: um estudo de aplicativos
Autores:
Allan Gustavo Pereira Meotti
Madalena Benazzi Meotti

Título: Letramento digital no ensino de língua espanhola
Autores:
Daiane Mari da Silva Pierezan
Greice Castela Torrentes


Normas e Modelos para Trabalhos

ANAIS DA 19ª JELL

2017 / ISSN: 2237-3292


Resumo de proposta de Oficina ou Minicurso
Resumo de proposta de Simpósio
Resumo de Comunicação
Artigo para Anais



Corpo Editorial

ANAIS DA 19ª JELL

2017 / ISSN: 2237-3292


Comissão Organizadora
Mirian Schröder
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Adriana da Cunha
Jessica Paula Vescovi
Rita Maria Decarli Bottega
Elisângela Redel
João Carlos Cattelan
Ellen Mariany da Silva Dias
Letícia Schach
Clarice Lottermann
Márcia Sipavicius Seide
Luciane Thomé Schröder
Clarice Cristina Corbari
Paulo Cezar Konzen
Osnir Pereira Barbosa
Nelza Mara Pallú
Diana Milena Heck
Denise Scolari Vieira
Talita Luana Schweig
Alice Stenzel
Aline Stenzel
Cleidi Strenske
Adriana Paula Hoff
Marina Jakovacz

Comissão de Monitoria
Rhaysa Fernandez Ferino
Lucas Andrey Rodrigues
Monique Santos da Silva
Natália Adriana Kelm
Victória Inês Linck
Joici Lunara Hoss
Jaqueline Patricia Schossler Deak
Marina Jakovacz
Jesica Silveira Frey
Natielle Lopes da Costa
Douglas Henrique Barella
Jeciely Ildefonso de Oliveira
Larissa de Campos Mascarello
Rafaela Fernandes Caldeira
Daniele Oliveira
Adriana Paula Hoff
Thaynara Feiber Stein
Nicole Luana Rosa
Jéssica da Costa Serra
Ana Gabriela dos Santos
Gláucia Angélica Tepper
Karime Torres Bedin
Fernanda Ester Johann Bourscheidt
Lara Goes de Paula
Fabiana Tondini Pedro
Carolina Videira Cruz
Rafaela Tristão Schulz
Mirian Ligia Endo Karolesky
Rebeca Cristina Kerkhoven
Kelly Cristina Heck Assunção
Vanessa Luana Schmitt
Marla Klitzke Kreibich
Alice Stenzel
Daiane Cristina Massirer
Aline Stenzel
Djuliane Caroline Rossetto

Endereço e Contato

ANAIS DA 19ª JELL

2017 / ISSN: 2237-3292

Promotor: Colegiado do Curso de Letras-Português/Alemão/Espanhol/Inglês

E-mail do Evento: 19ajell@gmail.com

Coordenador do Evento: Mirian Schröder

Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rondon - PR
Rua Pernambuco, 1777 - Marechal Cândido Rondon - Paraná

Artigos

ANAIS DA 19ª JELL

2017 / ISSN: 2237-3292
Área de conhecimento: Análise do Discurso
Título: EFEITO METAFÓRICO SOBRE A TRANSEXUALIDADE NA SÉRIE “QUEM SOU EU?” DO FANTÁSTICO



Autor(es):
Jaqueline Ângelo dos Santos Denardin
Dantielli Assumpção Garcia
Título: CAPRICHO: das telenovelas às revistas virtuais



Autor(es):
Maria Roseli Castilho Garbossa
Título: FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS ENDOSSANTES NO FILME PUBLICITÁRIO



Autor(es):
Alex Sandro de Araujo Carmo
Título: FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS: o ser índio no funcionamento discursivo



Autor(es):
Ana Paula Picagevicz Rodrigues
Título: A MISS CANADÁ (RE)DEFININDO OU (RE)AFIRMANDO PADRÕES?: Alguns apontamentos regidos à luz da Análise de Discurso



Autor(es):
Isabela Karolina Gomes Ferreira Oliveira
João Carlos Cattelan
Título: O NÃO-DITO NO DITO: uma reflexão sobre a inscrição de aspectos ideológicos nas práticas escolares



Autor(es):
Alice Stenzel
Luciane Thomé Schröder
Título: ESTEREÓTIPO DE PERFIL FEMININO: uma leitura por meio da charge



Autor(es):
Camila Ramos de Paula
Carmen Teresinha Baumgärtner
Título: CRIMINALIDADE NA ADOLECÊNCIA E O DISCURSO DA REVISTA VEJA: MARGINALIZAÇÃO E SILENCIAMENTO



Autor(es):
Patricia Zancanaro Godin
Título: PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA DE ESCRITA NA ESCOLA: cadê o aluno que estava aqui?



Autor(es):
Maria Selma Bispo
Luciane Thomé Schröder
Título: SEXISMO NA INFÂNCIA A Identidade em uma Redoma



Autor(es):
Pamera Francieli Corrêa Pereira
João Carlos Cattelan
Área de conhecimento: Ensino
Título: CRIANÇAS COM ASPERGER NA ESCOLA: dificuldades na interação social e a sua relação com a leitura



Autor(es):
Iraci Casemiro Weisheimer
Título: LETRAMENTOS MÚLTIPLOS E MULTISSEMIÓTICOS



Autor(es):
Diego do Carmo
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: A contribuição da poesia na formação integral de novos leitores



Autor(es):
Giulia Magaly Zulzle
Ana Lúcia Moreira Rios
Título: INTERAÇÕES NO PROCESSO DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: as intervenções do professor



Autor(es):
Nayara Emidio de Lima
Adriana Beloti
Título: DIVERSIDADE E ENSINO: o papel do professor



Autor(es):
Nicole Luana Rosa
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Título: O ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS



Autor(es):
Acioni da Silva Koelzer
Terezinha Correa Lindino
Título: AVALIAÇÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: reflexões sobre a práxis pedagógica e a teoria psicossocial do desenvolvimento



Autor(es):
Osnir Pereira Barbosa
Título: O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS (1a ao 5a ano)



Autor(es):
Marina Aparecida da Silva
Terezinha Correa Lindino
Título: HOMESCHOOLING: prática e legalização do ensino domiciliar no Brasil



Autor(es):
Pietra Maria Gulak Welter
Elizângela Treméa
Título: O POLÊMICO PL 867/2015: a escola sem partido



Autor(es):
Gabrieli Dalposso de Araujo
Vinicius Gomes Fazuline
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Título: O fazer-se professor/a: uma reflexão acerca das experiências práticas no ensino de História



Autor(es):
Lidiane Karina Wentz
Título: A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO NAS ESCOLAS RURAIS: Contribuições das metodologias do Programa Agrinho



Autor(es):
Simone Francisco dos Santos
Beatriz Helena Dal Molin
Título: LETRAMENTO ACADÊMICO: considerações sobre programas de letramento desenvolvidos em universidades latino-americanas relatadas no livro “Alfabetización académica: un camino hacia la inclusión en el nível superior”



Autor(es):
Daniele Wulff de Andrade
Márcia Sipavicius Seide
Patricia Lucas
Área de conhecimento: Estudos Linguísticos
Título: A PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: A consigna apresentada por um livro didático



Autor(es):
Adriana Paula Hoff
Mirian Schröder
Título: ENSINO DE LEITURA E O GÊNERO MITO: relato de experiência



Autor(es):
Aline Stenzel
Mirian Schröder
Título: Variação Ortográfica e Processos Fonológicos em produções escritas de alunos do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental



Autor(es):
Adriana Alexandra Ferreira
Sanimar Busse
Título: AS MÍDIAS E OS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE PROFESSORES



Autor(es):
Helena Paula Domingos de Carvalho
Título: DO MANUSCRITO À ERA DIGITAL: A Linguística de Corpus na sala de aula de Língua Inglesa.



Autor(es):
Patricia Denicoló David Prati
Título: A INCONSTITUCIONALIDADE DA MATRÍCULA OBRIGATÓRIA DOS FILHOS DE AGENTES PÚBLICOS EM ESCOLAS PÚBLICAS



Autor(es):
João Eduardo dos Santos
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Título: A ORDEM METODOLÓGICA DO CÍRCULO DE BAKHTIN PARA O ESTUDO DO GÊNERO REGRAS DE JOGO



Autor(es):
Leliane Regina Ortega
Título: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA ORALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL: análise de um livro didático



Autor(es):
Mariani Vanessa Gomes
Título: Produção escrita e processos fonológicos: desafio para professores e alunos



Autor(es):
Doris Regina Mieth Dal Magro
Título: DESVIOS DE GRAFIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS ESCRITAS DE MENINAS DO GÊNERO AUTOBIOGRAFIA



Autor(es):
Nadieli Mara Hullen Gerei
Área de conhecimento: Estudos Literários
Título: HISTÓRIAS DIVERGENTES, ESTRUTURAS CONVERGENTES: Sementes insurgentes?



Autor(es):
Marina Jakovacz
Luciana Alves Bonfim
Título: A representação do negro na literatura brasileira



Autor(es):
Luciana Aparecida Bravim Macarini
Título: “O POEMA INECESSÁRIO”: IMAGINÁRIO E METAPOESIA EM “NASCIMENTO DO POEMA”, DE DORA FERREIRA DA SILVA



Autor(es):
Cleber da Silva Luz
Sandro Adriano da Silva
Título: QUAL FUTURO? O incerto como chamariz em narrativas juvenis distópicas



Autor(es):
Valdinei José Arboleya
Título: OBAX: Narrativas africanas de tradição oral na literatura infantil brasileira



Autor(es):
Vera Regina Vargas Dupont
Elesa Vanessa Kaiser da Silva
Título: A CIGARRA E A FORMIGA E O REPERTÓRIO – COMO O TEXTO FORMA SEU SENTIDO?



Autor(es):
Mayra Geovana da Costa Bonetti
Título: RETRATOS DA ORIGEM (1988), DE DORA FERREIRA DA SILVA: O ELEGÍACO NA PÁTINA DO TEMPO



Autor(es):
Sandro Adriano da Silva
Título: UMA REFLEXÃO SOBRE A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO



Autor(es):
Naiani Borges Toledo
Título: INFLUÊNCIA, IMITAÇÃO E ORIGINALIDADE NA ADAPTAÇÃO DE DOM CASMURRO PARA A MICROSSÉRIE CAPITU



Autor(es):
Eduardo Alves dos Santos
Título: DO HIBRIDISMO EM LÃS AO VENTO: a prosa poética de Arriete Vilela



Autor(es):
Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
Título: A REPRESENTAÇÃO DAS “FILHAS DO REI” EM THE KING’S DAUGHTER (1974), DE SUZANNE MARTEL: um romance histórico contemporâneo de mediação



Autor(es):
Beatrice Uber
Gilmei Francisco Fleck
Título: DIÁLOGOS ENTRE “TATUAJES EN EL CIELO Y EN LA TIERRA” Y EL “DIARIO DE ABORDO”, DE CRISTÓBAL COLÓN



Autor(es):
Bruna Otani Ribeiro
Título: ASPECTOS EXISTENCIAIS E MÍSTICOS EM ONDE ESTIVESTES DE NOITE, DE CLARICE LISPECTOR



Autor(es):
Ingrid Gryczak Moreira
Título: DESMUNDO E O TEMA DO CASAMENTO: o fim do romance e o início da história



Autor(es):
Rosangela Alves da Silva
Wagner de Souza
Título: LITERATURA PRÉ-COLOMBIANA: POESIAS, MITOS, CONTOS E LENDAS DO UNIVERSO AUTÓCTONE AMERICANO – UMA PERSPECTIVA À INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL



Autor(es):
Charles Luciano dos Santos
Gilmei Francisco Fleck
Título: O OLHAR PARA O PAPEL DE MARIA: A Última Névoa – Maria Luisa Bombal e Poemas de Carmen Soler



Autor(es):
Wilma Nunes Rangel
Acir Dias da Silva
Título: ECOS DA HISTÓRIA NA LITERATURA: uma análise das três temporalidades narrativas da Guerra do Contestado no romance O bruxo do Contestado, de Godofredo de Oliveira Neto.



Autor(es):
Sérgio Roberto Massagli
Elisandra Maria Moreira
Título: LOPE DE AGUIRRE: DO ROMANCE À LÍRICA LATINO-AMERICANA – IMAGENS CRUZADAS ENTRE PRÍNCIPE DE CHILE, DE MORALES MONTERRÍOS (2007) E LA SERPIENTE SIN OJOS, DE OSPINA (2012)



Autor(es):
Alceni Elias Langner
Gilmei Francisco Fleck
Título: A REVOLUÇÃO HAITIANA EM LA ISLA BAJO EL MAR (2009), DE ISABEL ALLENDE: mediação entre os modelos canônicos europeus e o romance histórico latino-americano



Autor(es):
Tatiana Pereira Tonet
Gilmei Francisco Fleck
Título: ANITA GARIBALDI (1821–1849): CONFIGURAÇÕES DE UMA HEROÍNA/MULHER – no limiar entre história e ficção



Autor(es):
Marina Luísa Rohde
Gilmei Francisco Fleck
Título: O LEÃO DE GAZA NA VISÃO DE DOIS ESCRITORES MOÇAMBICANOS: Ungulani Ba Ka Khosa (1987) e Eduardo Quive (2011)



Autor(es):
Denise Rocha
Título: GÊNERO E EDUCAÇÃO: para educar um leitor sem preconceitos



Autor(es):
Cleonice Alves Lopes Flois
Título: A LEITURA DE CONTOS DE FADAS NA CONTEMPORANEIDADE



Autor(es):
Dalila Silverio
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: LÍRICA E DIÁLOGOS INTERESTÉTICOS EM ANTIPOESE, DE AUGUSTO ESTELLITA LINS



Autor(es):
Vanderlei Kroin
Antonio Donizeti da Cruz
Título: O NÃO HUMANO E A MULHER NO CONTO UMA GALINHA DE CLARICE LISPECTOR



Autor(es):
Aline Cazante
Área de conhecimento: Fonética e Fonologia
Título: Letramento em práticas de consciência fonológica: olhares sobre a escrita



Autor(es):
Angela Dondoni Celoni
Gabriella Wentz Cunha
Título: ROTACISMO: estudo do fenômeno na fala do Oeste do Paraná



Autor(es):
Tathiane Cristino
Sanimar Busse
Área de conhecimento: Gêneros Textuais e/ou Discursivos
Título: O TRABALHO COM O GÊNERO RESENHA EM SALA DE AULA: relato de experiência



Autor(es):
Daiane Cristina Massirer
Marla Klitzke Kreibich
Mirian Schröder
Título: LEITURA DO TEXTO NÃO VERBAL: à luz de conceitos-chave bakhtinianos



Autor(es):
Rosana Aparecida Leitão da Silva
Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: Da teoria para sala de aula



Autor(es):
Christian da Silva Costa
Mirian Schröder
Título: UM MODELO DE TRABALHO COM OS GÊNEROS DO DISCURSO EM SALA DE AULA SOB A PERSPECTIVA BAKHTINIANA



Autor(es):
Jaqueline de Alencar Schlindvein
Jaqueline Laís de Salles
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: PRÁTICAS DIALÓGICAS DE LINGUAGEM: reflexões sobre o trabalho em sala de aula com os comandos de produção textual como atividade de interação



Autor(es):
Dayse Grassi Bernardon
Título: O GÊNERO DISCURSIVO MAPA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA



Autor(es):
Marlene Niehues Gasparin
Mariangela Garcia Lunardelli
Área de conhecimento: Leitura e Cultura Digital
Título: LEITURA NO ENSINO MÉDIO: Comparativo entre o que a escola indica e o que os alunos realmente estão lendo



Autor(es):
Daniele Rodrigues Nunes
Terezinha da Conceição Costa Hübes
Título: PRÁTICAS DE ENSINO: A EDUCOMUNICAÇÃO E AS TECNOLOGIAS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM



Autor(es):
Tonie Maria Gregory dos Santos
Beatriz Helena Dal Molin
Título: ROSTIDADE NÔMADE DOS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDÊNCIA



Autor(es):
Julia Cristina Granetto Moreira
Beatriz Helena Dal Molin
Título: Literatura Surda nos Livros Digitais: a (in) compreensão das histórias por crianças surdas



Autor(es):
Carmen Elisabete de Oliveira
Beatriz Helena Dal Molin
Título: Da Retórica à Educomunicação: uma proposta de ‘Educação Menor’ a partir de Vlogs



Autor(es):
Renan Paulo Bini
Solange Goretti Moreira Pizzatto
Título: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ergonomia cognitiva e os processos de aprendência



Autor(es):
Mirian Ligia Endo Karolesky
Beatriz Helena Dal Molin
Título: O USO DE CELULARES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO MENOR



Autor(es):
Heloyse Rossi
Título: O sentido da linguagem na Sociedade da Informação: O transdisciplinar Dentro da Sala de Aula



Autor(es):
Adriana Felix da Silva
Beatriz Helena Dal Molin
Área de conhecimento: Língua Estrangeira
Título: VISÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM: imaginários que podem influenciar no desempenho didático da Língua Estrangeira



Autor(es):
Leandro Wallace Menegolo
Vítor Emanuel Sguarezi Marangoni
Título: LUGAR BELO, EXÓTICO E DE GENTE HOSPITALEIRA: efeitos de sentido sobre a América Latina em livro didático de Espanhol



Autor(es):
Juliana de Sá França
Título: CAPERUCITA ROJA: ODEA para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE)



Autor(es):
Higor Miranda Cavalcante
Greice Castela Torrentes
Título: O ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA PARA A TERCEIRA IDADE



Autor(es):
Wânia Cristiane Beloni
Título: ENSINO/APRENDIZAGEM DA LEITURA EM LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Rodrigo Smaha Lopes
Título: O ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA PARA CRIANÇAS



Autor(es):
Alessandra Camila Santi Guarda
Gabriel Bonatto Roani
Wânia Cristiane Beloni
Título: TEMATIZANDO SOBRE MÚSICAS, VÍDEOS, ASPECTOS CULTURAIS E INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Paulo Cesar Fachin
Área de conhecimento: Linguística Aplicada
Título: A ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO DE INGLÊS EM UM PROJETO DE ENSINO NO IFPR QUEDAS DO IGUAÇU



Autor(es):
Lediane Manfé de Souza
Título: AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE: a escrita de resenha a partir de diferentes contextos



Autor(es):
Taiana Grespan
Área de conhecimento: Linguística Textual
Título: PRODUÇÃO ESCRITA E REESCRITA: qual o encaminhamento do livro didático?



Autor(es):
Kelly Cristina Heck Assunção
Mirian Schröder
Título: A ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO: Encaminhamento completo de produção textual interativa



Autor(es):
Rebeca Cristina Kerkhoven
Daniele Oliveira
Mirian Schröder
Área de conhecimento: Literatura Brasileira
Título: Degredados: Uma história



Autor(es):
Jucelia Hurtiah de Oliveira Pires
Wagner de Souza
Área de conhecimento: Multiletramentos e Formação de Professores
Título: OS DESAFIOS DA ESCRITA ACADÊMICA: uma reflexão sobre as impressões de graduandos a respeito do processo de escrita



Autor(es):
Jessica Paula Vescovi
Título: ECOLIBRAS



Autor(es):
Andréa Carolina Bernal Mazacotte
Tamara Cardoso André
Título: ASPECTOS MULTIDIMENSIONAIS DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS



Autor(es):
Tania Aparecida Martins
Jorge Bidarra
Título: POR QUE ABORDAR AS TICS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA?



Autor(es):
Letícia Schach
Greice Castela Torrentes
Título: MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS NO TRABALHO COM O GÊNERO DISCURSIVO NO ÂMBITO ESCOLAR



Autor(es):
Madalena Benazzi Meotti
Greice Castela Torrentes
Título: O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ATUALIDADE: um estudo de aplicativos



Autor(es):
Allan Gustavo Pereira Meotti
Madalena Benazzi Meotti
Título: Letramento digital no ensino de língua espanhola



Autor(es):
Daiane Mari da Silva Pierezan
Greice Castela Torrentes

Edições

ANAIS DA 19ª JELL

2017 / ISSN: 2237-3292


18º JELL
17º JELL

Caderno de Resumos