Sumário
Anais do Simpósio Nacional de Educação, XXVII Semana da Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação
6 / ISSN: 21788619
Área de conhecimento: Eixo 1: Educação, Políticas Sociais e Estado
Título: CADÊ O JOGO/BRINQUEDO NA ESCOLA?! FOI PARA BRINQUEDOTECA...
Autores:
Eliana Maria Magnani
Título: DOS PRIMÓRDIOS DA “EDUCAÇÃO POPULAR” PARA AS CONVICÇÕES EDUCACIONAIS ATUAIS DA EJA
Autores:
Solange Rodrigues Tomim
Título: ESTUDO DA ARTE: AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA 2013 A 2017
Autores:
Josiane dos Santos Aguera
Valdecir Soligo
Título: HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: PROVA BRASIL
Autores:
Josiane dos Santos Aguera
Valdecir Soligo
Título: QUALIDADE X INVESTIMENTO: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DA “REVISTA VEJA”
Autores:
Rejane Aparecida da Costa
Valdecir Soligo
Título: ESCOLA COMO REPRODUTORA DE CLASSES OU COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL? A VISÃO DE ESCOLA SEGUNDO BOURDIEU, ALTHUSSER E MAFFESOLI.
Autores:
Maria do Rosário Flôr Bernardino
Valdecir Soligo
Título: ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS: A QUESTÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autores:
Leandro Turmena
Título: GÊNERO NAS ESCOLAS: EDUCAÇÃO DE CIDADANIA E CIENTIFICIDADE
Autores:
Luiz Augusto Mugnai Vieira Junior
Título: Fadas, Mitos e Educação
Autores:
Eli Schmidtke
Título: Nietzsche e os espíritos livres: A educação para os hábeis
Autores:
André Boniatti
Título: OS ADOLESCENTES ATENDIDOS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO À REDE DE ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR- SAREH NA ALA DE DESINTOXICAÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ (2011-2013)
Autores:
Thaise Fernanda de Lima Mares
Ireni Marilene Zago Figueiredo
Título: TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO: MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Autores:
Maico Schnell
Pedro Junior de Oliveira Trocz
Título: VERSÕES DA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA PRÁTICA DO PATRONATO PENITENCIÁRIO DE CASCAVEL
Autores:
Aline Dario Silveira
Título: AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
Autores:
Nilmar Defreyn
Evandra Hein Mendes
Título: A resistência em tempos de precarização da educação
Autores:
Leonete Dalla Vecchia Mazaro
Claudia Pagnoncelli
Título: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): DISTORÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO MÉDIO
Autores:
Joane Vilela Pinto
Clodis Boscarioli
Título: EJA, DIREITOS HUMANOS E O CENSE II (CASCAVEL-PR)
Autores:
Hélio Clemente Fernandes
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS.
Autores:
Camila Rodrigues Barreto Villela
Título: AS PRÁTICAS SOCIAIS DO PROGRAMA COOPERMULHER DA COOPERATIVA COAGRU: AS MULHERES CONSTRUINDO DE SUA EMANCIPAÇAO
Autores:
Camila Rodrigues Barreto Villela
Título: A GESTÃO COMPARTILHADA: POSSIBILIDADES NA ATUAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR
Autores:
Angelica Cristina Henick
Isaura Monica Souza Zanardini
Gislaine Buraki
Título: OS DESAFIOS E OS AVANÇOS DA FORMAÇÃO SUPERIOR PARA AS PESSOAS QUE VIVEM NO CAMPO
Autores:
Crediane Siqueira
Bruno Ribeiro Amado
Título: A FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autores:
Bruno Ribeiro Amado
Crediane Siqueira
Título: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO: TRABALHO DOCENTE NO BRASIL
Autores:
Vanessa Patrícia de Fátima Gregol
Ieda Maria Kleinert Casagrande
Título: FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DEFICIÊNCIAS NA ESTRUTURA CURRICULAR DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Autores:
Carla Rodrigues Bahiense
Mauricio Augusto Cabral Ramos Junior
Título: REFORMA DO ESTADO E DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ELEMENTOS PARA A REFORMA DA GESTÃO EDUCACIONAL
Autores:
Angelica Cristina Henick
Isaura Monica Souza Zanardini
Título: AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA- O PAPEL DO DOCENTE.
Autores:
Fernanda Cristina Zimmermann Dorne
Valdecir Soligo
Título: A EDUCAÇÃO HOSPITALAR E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA JOVENS EM PROCESSO DE DESINTOXICAÇÃO QUÍMICA
Autores:
Evelin Stefanie Ferreira Andreolla
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAMITAÇÃO DOS PROJETOS DE LEI Nº 8.035/2010 E Nº 103/2012 NO CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO
Autores:
Janaina Fátima Sabrina de Campos
Ireni Marilene Zago Figueiredo
Título: EL NEOLIBERALISMO Y LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA EN EL POS-GUERRA
Autores:
Aroldo Max Andrade Vieira
Marcos Willian da Silva Santos
Mariana Alejandra Tosolini
Título: O PROJETO PATRONATO – UNIOESTE: UM LEVANTAMENTO HISTÓRICO REFERENTE AO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE EGRESSOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO
Autores:
Thaluan Rafael Debarba Baumbach
Valdecir Soligo
Título: PLi - Controle Social e implicações vigentes no PNLD 2019
Autores:
Nayara Figueira
Título: A ESCOLA NO LIMITE DA SOCIEDADE CAPITALISTA
Autores:
Taisa Carla Pereira
Marinês Limberger Micoanski
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL SOB O ASPECTO DA LEI DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Autores:
Antonyo Leal Junior
Título: BREVES REFLEXÕES ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DE ESCOLA E SEU CARÁTER TRANSFORMADOR
Autores:
Julian Monike Nazario Scolaro
Título: A INTERVENÇÃO DO EMPRESARIADO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: PRINCIPAIS FORMAS E CONTEÚDOS
Autores:
Simone Sandri
Título: POLÍTICAS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRUTURA E CONCEPÇÕES DO RCNEI À BNCC
Autores:
Patricia do Nascimento da Silva
Simone Sandri
Título: OS DETERMINANTES CULTURAIS E IDEOLÓGICOS DA SOCIEDADE CAPITALISTA E SUA INFLUÊNCIA NO MEIO EDUCACIONAL
Autores:
Vivian Cristina Bueno
Título: A FUNÇÃO DO ESTADO NA FORMAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO: A RECENTE REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
Autores:
Marcia Fornari
Roberto Antonio Deitos
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: ASPECTOS LEGAIS E REAIS NA GESTÃO ESCOLAR
Autores:
Marinez Gasparin Soligo
Adrian Alvarez Estrada
Título: O CONCEITO DE RESPONSABILIZAÇÃO DE ACORDO COM O RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO – UNESCO NA INFLUÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
Autores:
Amanda Melchiotti Gonçalves
Andressa Garcia de Macedo
Roberto Antonio Deitos
Título: EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA: É POSSÍVEL TRANFORMAR A SOCIEDADE?
Autores:
Jaqueline Bonfim de Souza Lima
Título: IMPACTOS DA BUROCRACIA NA GESTÃO ESCOLAR: RACIONALIDADE ADMINISTRATIVA OU LEGITIMAÇÃO DA DOMINAÇÃO DE CLASSE?
Autores:
Marinez Gasparin Soligo
Valdecir Soligo
Título: DESREGULAMENTAÇÃO E REFORMA DO ESTADO: O DESENROLAR NA EDUCAÇÃO
Autores:
Marinez Gasparin Soligo
Adrian Alvarez Estrada
Título: INICIAÇÃO CIENTÍFICA: REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO
Autores:
Priscila Waldow
Dhyovana Guerra
Ireni Marilene Zago Figueiredo
Título: OS DESCRITORES DE MATEMÁTICA DA PROVA BRASIL E O RENDIMENTO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE CASCAVEL
Autores:
Valdecir Soligo
Laís Lenara Astrissi
Título: INDICADORES DE PRÁTICAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EXPRESSAS NOS CONTEÚDOS DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (PMEs)
Autores:
Almir Paulo dos Santos
Gilson Luís Voloski
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
Título: A EMERGÊNCIA DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
Autores:
Daniele Dondoni
Thaise Fernanda de Lima Mares
Título: AVANÇOS E RECUOS DA DEMOCRACIA E DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
Autores:
Gilson Luís Voloski
Almir Paulo dos Santos
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
Título: EDUCAÇÃO DO CAMPO, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: percepções de estudantes e professores em um município paranaense
Autores:
Marcos Willian da Silva Santos
Título: OFENSIVA NEOLIBERAL, REFORMAS DO ESTADO E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Autores:
Elvis Paulo Santos Trindade
Título: PEDAGOGIA HOSPITALAR: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS/ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ESPAÇOS MEDICALIZADOS.
Autores:
Juliana Nascimento Silva Lazaroto Andrade
Márcia Regina Ristow
Área de conhecimento: Eixo 2: História da Educação
Título: A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO SOB A PERSPECTIVA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA
Autores:
Lorivaldo do Nascimento
Título: LEVANTAMENTO, CATALOGAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE PATO BRANCO-PR
Autores:
Camilla Mariano
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE O MÉTODO DE FORMAÇÃO DO HOMEM ELABORADO POR ROUSSEAU EM SUA OBRA “EMILIO OU DA EDUCAÇÃO”
Autores:
Luize Gomes Bucholz
Valéria Fernanda Silveira Ferreira
Título: EXPERIÊNCIA EDUCATIVA E OS PRINCÍPIOS DE CONTINUIDADE E INTERAÇÃO EM JOHN DEWEY: REFLEXÕES INICIAIS
Autores:
Karina dos Santos de Moura Buzin
Maria Inalva Galter
Título: A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE SUA MATERIALIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR.
Autores:
Patrícia Simone Roesler Simonetti
Angelica Patricia Gonçalves Lopes
Título: A INSTRUÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ NA PRIMEIRA REPÚBLICA: APONTAMENTOS A PARTIR DAS FONTES PRIMÁRIAS
Autores:
Fábio Júlio Bido
Título: ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DO BRASIL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM CONTRAPONTO NECESSÁRIO
Autores:
Dieile Schaiane Fleck
Patrícia Simone Roesler Simonetti
Título: ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
João Carlos da Silva
Elisângela Batista
Título: MEMÓRIA E ESQUECIMENTO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: OS GRUPOS ESCOLARES DE MEDIANEIRA (1950-1970)
Autores:
Sander Fernando de Paula
João Carlos da Silva
Título: QUALIDADE DE ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Kerlyn Tatiana Schulz Niesvald
João Carlos da Silva
Título: ESCOLA E DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO PARA SUPERAÇÃO SOCIAL
Autores:
Viviane Grzechota Selzler
Título: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA- DO EMBATE ENTRE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS À AGENDA LIBERAL E PÓS MODERNA DO SÉCULO XXI.
Autores:
André Luiz Pacheco de Miranda
Jose Luis Derisso
Título: OS ACORDOS MEC-USAID E A RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL
Autores:
Luana Regina Borges
Alexandre Felipe Fiuza
Título: O que o projeto de lei Escola "sem" Partido expressa e escamoteia: Análise crítica da lei da mordaça
Autores:
Danielli Maria Neves da Silveira
Título: UM ENSAIO SOBRE A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA: DA GRADUAÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO
Autores:
Daniel Zampieri Loureiro
Área de conhecimento: Eixo 3: Ensino de Ciências e Matemática
Título: APROXIMAÇÃO DA TEORIA DO GÊNERO DISCURSIVO E A PERSPECTIVA COMUNICACIONAL DE MUSEUS: CRONOTOPO DAS GERAÇÕES MUSEAIS
Autores:
Saulo Cezar Seiffert Santos
Marcia Borin da Cunha
Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO SOBRE PESQUISAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
Autores:
Vantielen da Silva Silva
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: INCORPORANDO ELEMENTOS DA CULTURA DOS ALUNOS NA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA
Autores:
Luciana Marcelino
Neiva Gallina Mazzuco
Título: DIÁLOGOS ENTRE BNCC E O CURRÍCULO MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR
Autores:
Greyze Maria Palaoro Deitos
Simone Domingues Garcia
Dulce Maria Strieder
Título: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Mariana Bolake Cavalli
Dorisvaldo Rodrigues da Silva
Título: AVALIAÇÃO LÚDICA: UM PANORAMA DAS DISCIPLINAS CIENTIFICAS DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Rosana Maria de Oliveira Mota
Mariane Grando Ferreira Almeida
Sandra Jouris Dias
Sara Giordani
Vilmar Malacarne
Dulce Maria Strieder
Título: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Marlisa Bernardi de Almeida
Título: CONHECENDO O CERRADO: PROGRAMA DE ATENDIMENTO A VISITANTES E PESQUISADORES NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO CERRADO PROFª. DIVA APARECIDA CAMARGO DO MUNICIPIO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ.
Autores:
Welliton Celestino Barbosa Silva
Título: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FRAÇÕES FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Autores:
Claudia Brandelero Rizzi
Rogerio Luis Rizzi
Francieli Cristina Agostinetto Antunes
Amarildo de Vicente
Guilherme Galante
Márcia Terezinha da Cruz
Bruno Henrique dos Santos Laier
Título: O ensino de Determinante por meio da área de triângulos: Uma experiência vivida durante o estágio obrigatório
Autores:
Ueslei Mallmann
Henrique Zanelatto
Francieli Cristina Agostinetto Antunes
Título: AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS CAUSADOS PELO DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA NO MEIO AMBIENTE
Autores:
Natiely Quevedo Moss
Eduarda Maria Schneider
Lourdes Aparecida Della Justina
Rosangela Araujo Xavier Fujii
Título: O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS PARA JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE AS TESES E DISSERTAÇÕES (2000 a 2017)
Autores:
Maira Vanessa Bär
Dulce Maria Strieder
Título: A ABORDAGEM DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Juliana Alves da Silva Ubinski
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Dulce Maria Strieder
Título: OS CONCEITOS DE ESPÉCIES ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
Autores:
Luciano Neves da Silva
Título: CULTURA CIENTÍFICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Autores:
Solange Cleia Bencke Fredo
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: CONTRIBUIÇÕES DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM ARTIGOS PUBLICADOS EM EVENTOS PARANAENSES.
Autores:
Roselaine Maria Gonçalves
Título: INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS TRABALHOS PUBLICADOS NO XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autores:
Kassya Luanna dos Santos
Paulo Wichnoski
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO BRASILEIRO
Autores:
Jéssica Engel do Nascimento
Marcia Borin da Cunha
Título: EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: EXPECTATIVAS VINCULADAS AO LIVRO DIDÁTICO.
Autores:
Mariane Grando Ferreira Almeida
Débora Marcilia Moreira
Rosana Maria de Oliveira Mota
Sara Giordani
Sandra Jouris Dias
Dulce Maria Strieder
Vilmar Malacarne
Título: A DENGUE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA NA ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE COM O USO DE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Autores:
Ana Claudia de Almeida
Andressa Fernanda Machado
Danielle Aparecida Schinemann
Elisa Maria Lisboa Nogueira
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Título: MODELAGEM MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: ALGUMAS VIVÊNCIAS
Autores:
Vantielen da Silva Silva
Dionisio Burak
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS: DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA À CULTURA CIENTÍFICA
Autores:
Lenoar Elói Cararo
Título: APROXIMAÇÕES ENTRE AS QUESTÕES DA FAPMAT E OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DAS DCEs
Autores:
Renato Francisco Merli
Título: A FOTOGRAFIA CIENTÍFICA NA EXPERIMENTAÇÃO: reflexões teóricas para o Ensino de Ciências
Autores:
Catherine Flor Geraldi Vogt
Marcia Borin da Cunha
Título: QUAIS OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO PROFESSOR DE CIÊNCIAS? UMA REVISÃO
Autores:
Jizeli Zeferino da Silva
Wellington Soares de Lima
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: MAS AFINAL, O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS: SABER O CONTEÚDO OU COMO MEU ALUNO APRENDE?
Autores:
Jizeli Zeferino da Silva
Wellington Soares de Lima
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Título: MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Elhane de Fátima Fritsch Cararo
Área de conhecimento: Eixo 4: Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem
Título: O papel do pedagogo no ambiente hospitalar
Autores:
Sandra Mara Maciel Vieira
Maria Lidia Sica Szymanski
Título: A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO”
Autores:
Amanda Melchiotti Gonçalves
Gilmar Alves Montagnoli
Título: ANALISE CRITICA DA TV ESCOLA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: CURRÍCULO E DIDÁTICA
Autores:
Johny Henrique Magalhaes Casado
Jonilce Costa Rodrigues
Katia Rodrigues Montalvão Paias
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA CONTEMPORANEIDADE
Autores:
Elisabeth Rossetto
Sonia Ribeiro de Lima
Solange de Castro
Título: O ESTEREÓTIPO DO ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA E A IMAGEM DA DOCÊNCIA NO FILME FREEDOM WRITERS
Autores:
Ana Paula Domingos Baladeli
Título: A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRIANÇA NO PERÍODO DE 0 A 1 ANO E A ATIVIDADE DA COMUNICAÇÃO EMOCIONAL DIRETA
Autores:
Camila Molon Delazeri
Karina dos Santos de Moura Buzin
Título: A HISTÓRIA DE LEV SEMIONÓVICH VIGOTSKI: VIDA E OBRA
Autores:
Elisabeth Rossetto
Jeani Escher Schmidt
Naiara Aparecida Nascimento
Título: EMOÇÕES, EDUCAÇÃO ESCOLAR E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: UM RETRATO ATUAL
Autores:
Claudia Dallagnol
Ivete Janice de Oliveira Brotto
Ieda Maria Kleinert Casagrande
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA: UM DESAFIO PARA O GESTOR ESCOLAR
Autores:
Graciele Cristiane Rambo
Margit Regina Herrmann Ruela
Selma de Morais Künzler
Cerleny Maria Smaniotto Drehmer
Título: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E SEUS OBSTÁCULOS
Autores:
Edson de Carvalho Ramos
Título: ANÁLISE HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DOCENTE NOS SÉCULOS XIX E XX: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E TAIWAN
Autores:
Miao Shen Chen
Sandra Jouris Dias
Cléria Maria Wendling
Vilmar Malacarne
Título: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores:
Andréia Bernardi
Marlene Neri Sabadin
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES E APONTAMENTOS
Autores:
Eliane Dominico
Aliandra Cristina Mesomo Lira
Maristela Aparecida Nunes
Título: ESPAÇOS E AMBIENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ORGANIZAÇÃO PROMOVE ENVOLVIMENTO?
Autores:
Eliane Dominico
Aliandra Cristina Mesomo Lira
Título: PEDAGOGIA HOSPITALAR: HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL
Autores:
Geicinara Martins de Almeida Oliveira
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Cintya Fonseca Luiz
Título: DA (IN)APLICABILIDADE DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE
Autores:
Antonella Marques Neves
Título: REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO SOB A FORMA DE PRÁTICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Rosana Maria de Oliveira Mota
Neiva Gallina Mazzuco
Título: REFLEXÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA
Autores:
Sanimar Busse
Simone Alves de Souza
Título: HABITUS AVALIATIVO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores:
Evandra Hein Mendes
Título: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PRODUÇÕES NO ANO DE 2016-REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO
Autores:
Josiane Tarrabaika de Almeida
Eliesi Bettin Chaves Dorini
Carla Luciane Blum Vestena
Geyso Dongley Germinari
Título: A importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.
Autores:
Larissa Maria Moraes Pinc
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Título: Uso de modalidades didáticas no ensino de Ciências na visão de alunos do ensino fundamental
Autores:
Jeniffer Sabrina Machado
Pamela Maceno Marques
Eduarda Maria Schneider
Rosangela Araujo Xavier Fujii
Título: A CRIANÇA AUTISTA SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO
Autores:
Graziele Aparecida Rodrigues Sgarbi
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Cintya Fonseca Luiz
Título: TDAH, e agora?
Autores:
Yara Vieira Alberti
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Título: Esquizofrenia e o processo educacional
Autores:
Tatiane Mello de Miranda
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Título: A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Talita Silva dos Santos
Thatila Vanessa Souza de Oliveira
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Cintya Fonseca Luiz
Título: DISCALCULIA
Autores:
Camila Rodrigues Barreto Villela
Título: EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOB A ÓPTICA DA PESQUISA
Autores:
Alessandra Crystian Engles dos Reis
Kassiana da Silva Miguel
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Lourdes Aparecida Della Justina
Título: A INSERÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA E O TRABALHO PEDAGÓGICO
Autores:
Jéssica Alves
Ivete Janice de Oliveira Brotto
Título: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Maria Ester Rodrigues
Thais Cristina Gutstein Nazar
Título: A PRESENÇA DAS TICS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL- PARANÁ
Autores:
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Juliana Alves da Silva Ubinski
Título: A CHARGE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA
Autores:
Carla Ramos de Paula
Título: O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO DA CRIANÇA
Autores:
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Título: PEDAGOGIA DO LÚDICO: A BRINQUEDOTECA
Autores:
Daniele Aparecida Bueno dos Santos
Eliana Maria Magnani
Marcia Cavalcante de Albuquerque
Marcieli Ribeiro dos Santos
Título: INFÂNCIA E MÍDIA: primeiras reflexões
Autores:
Daniele Aparecida Bueno dos Santos
Andréa Cristina Martelli
Título: CRIANÇA E ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DE CONDUTA
Autores:
Emelly Giovana Provenci Franklin
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Cintya Fonseca Luiz
Título: “TEM UM POUCO DA MINHA IDENTIDADE E DA MINHA COMPETÊNCIA”: INQUIETAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E DE ESCRITA DO TCC
Autores:
Ana Paula Domingos Baladeli
Título: A FORMAÇÃO CONTINUDADA DE PROFESSORES DA FRONTEIRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Autores:
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
Gilson Luís Voloski
Título: TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS RELACIONADAS AO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOCENTE
Autores:
Liziane Nunes Conrad Costa
Título: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NO ENSINO DE SURDOS
Autores:
Katiuscia Wagner
Clodis Boscarioli
Título: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM
Autores:
Isabela Machke Pereira
Janaina Fagundes Falcioni
Leila Teresinha Corbari
Título: O BRINCAR DAS CRIANÇAS DO MATERNAL II: A EXPERIÊNCIA DO CMEI PINGO DE GENTE
Autores:
Jeisy Keli Schirmann
Lucieli Dalcanalle
Eliane Lando
Keila Cristina Batista
Título: O ensino de língua inglesa em livros do PNLD.
Autores:
Elizabeth Becker Wachholz
Título: ESTÁGIO, DOCÊNCIA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÂO: UM RELATO DESSA EXPERIÊNCIA
Autores:
Sidneia Lopes dos Santos Lisboa
Título: REFLEXOS DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO DE GRAMÁTICA OU PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA?
Autores:
Lays Maynara Favero Fenilli
Título: A RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA E O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA
Autores:
Zilda Pereira dos Santos Neta Vital
Maria Lidia Sica Szymanski
Título: Tecnologias da informação e comunicação e a prática pedagógica
Autores:
Kali Silene de Lara Dartora
Título: O EMPREGO DA PLATAFORMA MOODLE: ENTRE DESAFIOS E DESCOBERTAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO SEMI PRESENCIAL
Autores:
Ana Claudia de Oliveira Guizelini Merli
Título: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE: A MÚSICA COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores:
Marco Aurélio da Silva Tavares
Título: A OBRA “DIÁRIO DE UM BANANA” COMO FORMADORA DE LEITORES INFANTOJUVENIS
Autores:
Taysa de Mattos Dutra
Marcia Cossetin
Título: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA: utilizando o Geogebra no ensino de ângulos opostos pelo vértice
Autores:
Marcos Willian da Silva Santos
Título: A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autores:
Mayara Fabriny de Barros Silva Ribeiro
Carmen Celia Barradas Correia Bastos
Título: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA NA PERSPECTIVA DOCENTE
Autores:
Dinora de Godoy
Maria Lidia Sica Szymanski
Título: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE 2017 E A FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Ana Maria Marques Palagi
Adelize Trentin Lemes