Anais do Simpósio Nacional de Educação, XXVII Semana da Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação











Apresentação

Anais do Simpósio Nacional de Educação, XXVII Semana da Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação

6 / ISSN: 21788619


      O Simpósio Nacional de Educação constitui um fórum de abrangência nacional para discutir a Educação a partir de um tema central definido para cada edição. A periodicidade do Simpósio é bianual e da Semana Pedagógica é anual, e neste ano incluímos a Primeira Mostra da Pós-Graduação, visando a fomentar a criação de espaços de integração entre a graduação e pós-graduação na formação de professores da região.

      Sendo assim, no ano de confluência Simpósio e Semana Acadêmica de Pedagogia se realizam simultaneamente sob uma mesma coordenação e temática. Neste ano, o tema central será “Políticas e Currículos na Formação de Professores”, do qual deriva as temáticas para as mesas e debates. A formação de professores constitui-se em tema atemporal, mas ganha maior relevância na atual conjuntura após embates em torno do Plano Nacional de Educação, do Parecer CNE/CP nº 2 de 9 de junho de 2015 que trata de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada do Magistério e com a Resolução CNE/CP nº 2 de 1ª de julho de 2015 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação Inicial em nível superior, bem como a reforma do Ensino Médio e a implementação da BNCC sobre a égide das avaliações em larga escala.

      Desta conjuntura, decorre a necessidade de estimular o debate no âmbito acadêmico fazendo-o repercutir nos cursos de formação de professores e nas pesquisas sobre educação, debate ao qual o VI Simpósio Nacional de Educação, XXVIII Semana Acadêmica de Pedagógica e Primeira Mostra da Pós-Graduação buscam contribuir.




REALIZAÇÃO
Colegiado de Pedagogia
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM)

APOIO
Campus de Cascavel
Centro de Educação Comunicação e Artes (CECA)
Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)

Resultado de imagem para fundação araucaria

Expediente

Anais do Simpósio Nacional de Educação, XXVII Semana da Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação

6 / ISSN: 21788619

AUTOR CORPORATIVO:
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Rua Universitária, 1619
Sala 72 - Bloco de sala de aulas
Bairro: Jardim Universitário
CEP: 85819-110
Cascavel - Paraná
(45) 3220-3171

Sumário

Anais do Simpósio Nacional de Educação, XXVII Semana da Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação

6 / ISSN: 21788619
Área de conhecimento: Eixo 1: Educação, Políticas Sociais e Estado

Título: CADÊ O JOGO/BRINQUEDO NA ESCOLA?! FOI PARA BRINQUEDOTECA...
Autores:
Eliana Maria Magnani

Título: DOS PRIMÓRDIOS DA “EDUCAÇÃO POPULAR” PARA AS CONVICÇÕES EDUCACIONAIS ATUAIS DA EJA
Autores:
Solange Rodrigues Tomim

Título: ESTUDO DA ARTE: AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA 2013 A 2017
Autores:
Josiane dos Santos Aguera
Valdecir Soligo

Título: HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: PROVA BRASIL
Autores:
Josiane dos Santos Aguera
Valdecir Soligo

Título: QUALIDADE X INVESTIMENTO: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DA “REVISTA VEJA”
Autores:
Valdecir Soligo
Rejane Aparecida da Costa

Título: ESCOLA COMO REPRODUTORA DE CLASSES OU COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL? A VISÃO DE ESCOLA SEGUNDO BOURDIEU, ALTHUSSER E MAFFESOLI.
Autores:
Maria do Rosário Flôr Bernardino
Valdecir Soligo

Título: ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS: A QUESTÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autores:
Leandro Turmena

Título: GÊNERO NAS ESCOLAS: EDUCAÇÃO DE CIDADANIA E CIENTIFICIDADE
Autores:
Luiz Augusto Mugnai Vieira Junior

Título: Fadas, Mitos e Educação
Autores:
Eli Schmidtke

Título: Nietzsche e os espíritos livres: A educação para os hábeis
Autores:
André Boniatti

Título: OS ADOLESCENTES ATENDIDOS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO À REDE DE ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR- SAREH NA ALA DE DESINTOXICAÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ (2011-2013)
Autores:
Ireni Marilene Zago Figueiredo
Thaise Fernanda de Lima Mares

Título: TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO: MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Autores:
Maico Schnell
Pedro Junior de Oliveira Trocz

Título: VERSÕES DA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA PRÁTICA DO PATRONATO PENITENCIÁRIO DE CASCAVEL
Autores:
Aline Dario Silveira

Título: AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
Autores:
Evandra Hein Mendes
Nilmar Defreyn

Título: A resistência em tempos de precarização da educação
Autores:
Leonete Dalla Vecchia Mazaro
Claudia Pagnoncelli

Título: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): DISTORÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO MÉDIO
Autores:
Joane Vilela Pinto
Clodis Boscarioli

Título: EJA, DIREITOS HUMANOS E O CENSE II (CASCAVEL-PR)
Autores:
Hélio Clemente Fernandes

Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS.
Autores:
Camila Rodrigues Barreto Villela

Título: AS PRÁTICAS SOCIAIS DO PROGRAMA COOPERMULHER DA COOPERATIVA COAGRU: AS MULHERES CONSTRUINDO DE SUA EMANCIPAÇAO
Autores:
Camila Rodrigues Barreto Villela

Título: A GESTÃO COMPARTILHADA: POSSIBILIDADES NA ATUAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR
Autores:
Isaura Monica Souza Zanardini
Gislaine Buraki
Angelica Cristina Henick

Título: OS DESAFIOS E OS AVANÇOS DA FORMAÇÃO SUPERIOR PARA AS PESSOAS QUE VIVEM NO CAMPO
Autores:
Crediane Siqueira
Bruno Ribeiro Amado

Título: A FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autores:
Bruno Ribeiro Amado
Crediane Siqueira

Título: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO: TRABALHO DOCENTE NO BRASIL
Autores:
Vanessa Patrícia de Fátima Gregol
Ieda Maria Kleinert Casagrande

Título: FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DEFICIÊNCIAS NA ESTRUTURA CURRICULAR DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Autores:
Mauricio Augusto Cabral Ramos Junior
Carla Rodrigues Bahiense

Título: REFORMA DO ESTADO E DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ELEMENTOS PARA A REFORMA DA GESTÃO EDUCACIONAL
Autores:
Angelica Cristina Henick
Isaura Monica Souza Zanardini

Título: AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA- O PAPEL DO DOCENTE.
Autores:
Fernanda Cristina Zimmermann Dorne
Valdecir Soligo

Título: A EDUCAÇÃO HOSPITALAR E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA JOVENS EM PROCESSO DE DESINTOXICAÇÃO QUÍMICA
Autores:
Evelin Stefanie Ferreira Andreolla

Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAMITAÇÃO DOS PROJETOS DE LEI Nº 8.035/2010 E Nº 103/2012 NO CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO
Autores:
Ireni Marilene Zago Figueiredo
Janaina Fátima Sabrina de Campos

Título: EL NEOLIBERALISMO Y LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA EN EL POS-GUERRA
Autores:
Aroldo Max Andrade Vieira
Marcos Willian da Silva Santos
Mariana Alejandra Tosolini

Título: O PROJETO PATRONATO – UNIOESTE: UM LEVANTAMENTO HISTÓRICO REFERENTE AO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE EGRESSOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO
Autores:
Thaluan Rafael Debarba Baumbach
Valdecir Soligo

Título: PLi - Controle Social e implicações vigentes no PNLD 2019
Autores:
Nayara Figueira

Título: A ESCOLA NO LIMITE DA SOCIEDADE CAPITALISTA
Autores:
Taisa Carla Pereira
Marinês Limberger Micoanski

Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL SOB O ASPECTO DA LEI DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Autores:
Antonyo Leal Junior

Título: BREVES REFLEXÕES ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DE ESCOLA E SEU CARÁTER TRANSFORMADOR
Autores:
Julian Monike Nazario Scolaro

Título: A INTERVENÇÃO DO EMPRESARIADO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: PRINCIPAIS FORMAS E CONTEÚDOS
Autores:
Simone Sandri

Título: POLÍTICAS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRUTURA E CONCEPÇÕES DO RCNEI À BNCC
Autores:
Patricia do Nascimento da Silva
Simone Sandri

Título: OS DETERMINANTES CULTURAIS E IDEOLÓGICOS DA SOCIEDADE CAPITALISTA E SUA INFLUÊNCIA NO MEIO EDUCACIONAL
Autores:
Vivian Cristina Bueno

Título: A FUNÇÃO DO ESTADO NA FORMAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO: A RECENTE REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
Autores:
Marcia Fornari
Roberto Antonio Deitos

Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: ASPECTOS LEGAIS E REAIS NA GESTÃO ESCOLAR
Autores:
Marinez Gasparin Soligo
Adrian Alvarez Estrada

Título: O CONCEITO DE RESPONSABILIZAÇÃO DE ACORDO COM O RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO – UNESCO NA INFLUÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
Autores:
Amanda Melchiotti Gonçalves
Andressa Garcia de Macedo
Roberto Antonio Deitos

Título: EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA: É POSSÍVEL TRANFORMAR A SOCIEDADE?
Autores:
Jaqueline Bonfim de Souza Lima

Título: IMPACTOS DA BUROCRACIA NA GESTÃO ESCOLAR: RACIONALIDADE ADMINISTRATIVA OU LEGITIMAÇÃO DA DOMINAÇÃO DE CLASSE?
Autores:
Marinez Gasparin Soligo
Valdecir Soligo

Título: DESREGULAMENTAÇÃO E REFORMA DO ESTADO: O DESENROLAR NA EDUCAÇÃO
Autores:
Marinez Gasparin Soligo
Adrian Alvarez Estrada

Título: INICIAÇÃO CIENTÍFICA: REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO
Autores:
Dhyovana Guerra
Ireni Marilene Zago Figueiredo
Priscila Waldow

Título: OS DESCRITORES DE MATEMÁTICA DA PROVA BRASIL E O RENDIMENTO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE CASCAVEL
Autores:
Laís Lenara Astrissi
Valdecir Soligo

Título: INDICADORES DE PRÁTICAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EXPRESSAS NOS CONTEÚDOS DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (PMEs)
Autores:
Gilson Luís Voloski
Almir Paulo dos Santos
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia

Título: A EMERGÊNCIA DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
Autores:
Daniele Dondoni
Thaise Fernanda de Lima Mares

Título: AVANÇOS E RECUOS DA DEMOCRACIA E DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
Autores:
Gilson Luís Voloski
Almir Paulo dos Santos
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia

Título: EDUCAÇÃO DO CAMPO, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: percepções de estudantes e professores em um município paranaense
Autores:
Marcos Willian da Silva Santos

Título: OFENSIVA NEOLIBERAL, REFORMAS DO ESTADO E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Autores:
Elvis Paulo Santos Trindade

Título: PEDAGOGIA HOSPITALAR: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS/ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ESPAÇOS MEDICALIZADOS.
Autores:
Juliana Nascimento Silva Lazaroto Andrade
Márcia Regina Ristow


Área de conhecimento: Eixo 2: História da Educação

Título: A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO SOB A PERSPECTIVA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA
Autores:
Lorivaldo do Nascimento

Título: LEVANTAMENTO, CATALOGAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE PATO BRANCO-PR
Autores:
Camilla Mariano

Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE O MÉTODO DE FORMAÇÃO DO HOMEM ELABORADO POR ROUSSEAU EM SUA OBRA “EMILIO OU DA EDUCAÇÃO”
Autores:
Luize Gomes Bucholz
Valéria Fernanda Silveira Ferreira

Título: EXPERIÊNCIA EDUCATIVA E OS PRINCÍPIOS DE CONTINUIDADE E INTERAÇÃO EM JOHN DEWEY: REFLEXÕES INICIAIS
Autores:
Karina dos Santos de Moura Buzin
Maria Inalva Galter

Título: A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE SUA MATERIALIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR.
Autores:
Patrícia Simone Roesler Simonetti
Angelica Patricia Gonçalves Lopes

Título: A INSTRUÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ NA PRIMEIRA REPÚBLICA: APONTAMENTOS A PARTIR DAS FONTES PRIMÁRIAS
Autores:
Fábio Júlio Bido

Título: ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DO BRASIL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM CONTRAPONTO NECESSÁRIO
Autores:
Dieile Schaiane Fleck
Patrícia Simone Roesler Simonetti

Título: ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
João Carlos da Silva
Elisângela Batista

Título: MEMÓRIA E ESQUECIMENTO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: OS GRUPOS ESCOLARES DE MEDIANEIRA (1950-1970)
Autores:
Sander Fernando de Paula
João Carlos da Silva

Título: QUALIDADE DE ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autores:
Kerlyn Tatiana Schulz Niesvald
João Carlos da Silva

Título: ESCOLA E DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO PARA SUPERAÇÃO SOCIAL
Autores:
Viviane Grzechota Selzler

Título: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA- DO EMBATE ENTRE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS À AGENDA LIBERAL E PÓS MODERNA DO SÉCULO XXI.
Autores:
André Luiz Pacheco de Miranda
Jose Luis Derisso

Título: OS ACORDOS MEC-USAID E A RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL
Autores:
Luana Regina Borges
Alexandre Felipe Fiuza

Título: O que o projeto de lei Escola "sem" Partido expressa e escamoteia: Análise crítica da lei da mordaça
Autores:
Danielli Maria Neves da Silveira

Título: UM ENSAIO SOBRE A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA: DA GRADUAÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO
Autores:
Daniel Zampieri Loureiro


Área de conhecimento: Eixo 3: Ensino de Ciências e Matemática

Título: APROXIMAÇÃO DA TEORIA DO GÊNERO DISCURSIVO E A PERSPECTIVA COMUNICACIONAL DE MUSEUS: CRONOTOPO DAS GERAÇÕES MUSEAIS
Autores:
Saulo Cezar Seiffert Santos
Marcia Borin da Cunha

Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO SOBRE PESQUISAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
Autores:
Vantielen da Silva Silva
Fernanda Aparecida Meglhioratti

Título: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: INCORPORANDO ELEMENTOS DA CULTURA DOS ALUNOS NA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA
Autores:
Luciana Marcelino
Neiva Gallina Mazzuco

Título: DIÁLOGOS ENTRE BNCC E O CURRÍCULO MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR
Autores:
Greyze Maria Palaoro Deitos
Simone Domingues Garcia
Dulce Maria Strieder

Título: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores:
Mariana Bolake Cavalli
Dorisvaldo Rodrigues da Silva

Título: AVALIAÇÃO LÚDICA: UM PANORAMA DAS DISCIPLINAS CIENTIFICAS DO ENSINO MÉDIO
Autores:
Dulce Maria Strieder
Rosana Maria de Oliveira Mota
Mariane Grando Ferreira Almeida
Sandra Jouris Dias
Sara Giordani
Vilmar Malacarne

Título: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Marlisa Bernardi de Almeida

Título: CONHECENDO O CERRADO: PROGRAMA DE ATENDIMENTO A VISITANTES E PESQUISADORES NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO CERRADO PROFª. DIVA APARECIDA CAMARGO DO MUNICIPIO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ.
Autores:
Welliton Celestino Barbosa Silva

Título: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FRAÇÕES FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Autores:
Rogerio Luis Rizzi
Francieli Cristina Agostinetto Antunes
Amarildo de Vicente
Guilherme Galante
Márcia Terezinha da Cruz
Bruno Henrique dos Santos Laier
Claudia Brandelero Rizzi

Título: O ensino de Determinante por meio da área de triângulos: Uma experiência vivida durante o estágio obrigatório
Autores:
Ueslei Mallmann
Henrique Zanelatto
Francieli Cristina Agostinetto Antunes

Título: AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS CAUSADOS PELO DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA NO MEIO AMBIENTE
Autores:
Natiely Quevedo Moss
Eduarda Maria Schneider
Lourdes Aparecida Della Justina
Rosangela Araujo Xavier Fujii

Título: O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS PARA JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE AS TESES E DISSERTAÇÕES (2000 a 2017)
Autores:
Maira Vanessa Bär
Dulce Maria Strieder

Título: A ABORDAGEM DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Juliana Alves da Silva Ubinski
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Dulce Maria Strieder

Título: OS CONCEITOS DE ESPÉCIES ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
Autores:
Luciano Neves da Silva

Título: CULTURA CIENTÍFICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Autores:
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Solange Cleia Bencke Fredo

Título: CONTRIBUIÇÕES DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM ARTIGOS PUBLICADOS EM EVENTOS PARANAENSES.
Autores:
Roselaine Maria Gonçalves

Título: INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS TRABALHOS PUBLICADOS NO XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autores:
Paulo Wichnoski
Kassya Luanna dos Santos

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO BRASILEIRO
Autores:
Jéssica Engel do Nascimento
Marcia Borin da Cunha

Título: EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: EXPECTATIVAS VINCULADAS AO LIVRO DIDÁTICO.
Autores:
Mariane Grando Ferreira Almeida
Débora Marcilia Moreira
Rosana Maria de Oliveira Mota
Sara Giordani
Sandra Jouris Dias
Dulce Maria Strieder
Vilmar Malacarne

Título: A DENGUE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA NA ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE COM O USO DE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Autores:
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Ana Claudia de Almeida
Andressa Fernanda Machado
Danielle Aparecida Schinemann
Elisa Maria Lisboa Nogueira

Título: MODELAGEM MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: ALGUMAS VIVÊNCIAS
Autores:
Vantielen da Silva Silva
Dionisio Burak

Título: ENSINO DE CIÊNCIAS: DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA À CULTURA CIENTÍFICA
Autores:
Lenoar Elói Cararo

Título: APROXIMAÇÕES ENTRE AS QUESTÕES DA FAPMAT E OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DAS DCEs
Autores:
Renato Francisco Merli

Título: A FOTOGRAFIA CIENTÍFICA NA EXPERIMENTAÇÃO: reflexões teóricas para o Ensino de Ciências
Autores:
Marcia Borin da Cunha
Catherine Flor Geraldi Vogt

Título: QUAIS OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO PROFESSOR DE CIÊNCIAS? UMA REVISÃO
Autores:
Jizeli Zeferino da Silva
Wellington Soares de Lima
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Fernanda Aparecida Meglhioratti

Título: MAS AFINAL, O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS: SABER O CONTEÚDO OU COMO MEU ALUNO APRENDE?
Autores:
Jizeli Zeferino da Silva
Wellington Soares de Lima
Juliana Moreira Prudente de Oliveira

Título: MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:
Elhane de Fátima Fritsch Cararo


Área de conhecimento: Eixo 4: Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem

Título: O papel do pedagogo no ambiente hospitalar
Autores:
Maria Lidia Sica Szymanski
Sandra Mara Maciel Vieira

Título: A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO”
Autores:
Amanda Melchiotti Gonçalves
Gilmar Alves Montagnoli

Título: ANALISE CRITICA DA TV ESCOLA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: CURRÍCULO E DIDÁTICA
Autores:
Johny Henrique Magalhaes Casado
Jonilce Costa Rodrigues
Katia Rodrigues Montalvão Paias

Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA CONTEMPORANEIDADE
Autores:
Elisabeth Rossetto
Sonia Ribeiro de Lima
Solange de Castro

Título: O ESTEREÓTIPO DO ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA E A IMAGEM DA DOCÊNCIA NO FILME FREEDOM WRITERS
Autores:
Ana Paula Domingos Baladeli

Título: A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRIANÇA NO PERÍODO DE 0 A 1 ANO E A ATIVIDADE DA COMUNICAÇÃO EMOCIONAL DIRETA
Autores:
Camila Molon Delazeri
Karina dos Santos de Moura Buzin

Título: A HISTÓRIA DE LEV SEMIONÓVICH VIGOTSKI: VIDA E OBRA
Autores:
Elisabeth Rossetto
Jeani Escher Schmidt
Naiara Aparecida Nascimento

Título: EMOÇÕES, EDUCAÇÃO ESCOLAR E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: UM RETRATO ATUAL
Autores:
Claudia Dallagnol
Ivete Janice de Oliveira Brotto
Ieda Maria Kleinert Casagrande

Título: FORMAÇÃO CONTINUADA: UM DESAFIO PARA O GESTOR ESCOLAR
Autores:
Graciele Cristiane Rambo Grenzel
Margit Regina Herrmann Ruela
Selma de Morais Künzler
Cerleny Maria Smaniotto Drehmer

Título: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E SEUS OBSTÁCULOS
Autores:
Edson de Carvalho Ramos

Título: ANÁLISE HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DOCENTE NOS SÉCULOS XIX E XX: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E TAIWAN
Autores:
Miao Shen Chen
Sandra Jouris Dias
Cléria Maria Wendling
Vilmar Malacarne

Título: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores:
Andréia Bernardi
Marlene Neri Sabadin

Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES E APONTAMENTOS
Autores:
Eliane Dominico
Aliandra Cristina Mesomo Lira
Maristela Aparecida Nunes

Título: ESPAÇOS E AMBIENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ORGANIZAÇÃO PROMOVE ENVOLVIMENTO?
Autores:
Eliane Dominico
Aliandra Cristina Mesomo Lira

Título: PEDAGOGIA HOSPITALAR: HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL
Autores:
Geicinara Martins de Almeida Oliveira
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Cintya Fonseca Luiz

Título: DA (IN)APLICABILIDADE DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE
Autores:
Antonella Marques Neves

Título: REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO SOB A FORMA DE PRÁTICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Rosana Maria de Oliveira Mota
Neiva Gallina Mazzuco

Título: REFLEXÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA
Autores:
Sanimar Busse
Simone Alves de Souza

Título: HABITUS AVALIATIVO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores:
Evandra Hein Mendes

Título: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PRODUÇÕES NO ANO DE 2016-REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO
Autores:
Eliesi Bettin Chaves Dorini
Carla Luciane Blum Vestena
Geyso Dongley Germinari
Josiane Tarrabaika de Almeida

Título: A importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.
Autores:
Larissa Maria Moraes Pinc
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz

Título: Uso de modalidades didáticas no ensino de Ciências na visão de alunos do ensino fundamental
Autores:
Jeniffer Sabrina Machado
Pamela Maceno Marques
Eduarda Maria Schneider
Rosangela Araujo Xavier Fujii

Título: A CRIANÇA AUTISTA SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO
Autores:
Graziele Aparecida Rodrigues Sgarbi
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Cintya Fonseca Luiz

Título: TDAH, e agora?
Autores:
Yara Vieira Alberti
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz

Título: Esquizofrenia e o processo educacional
Autores:
Tatiane Mello de Miranda
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz

Título: A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores:
Talita Silva dos Santos
Thatila Vanessa Souza de Oliveira
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Cintya Fonseca Luiz

Título: DISCALCULIA
Autores:
Camila Rodrigues Barreto Villela

Título: EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOB A ÓPTICA DA PESQUISA
Autores:
Alessandra Crystian Engles dos Reis
Kassiana da Silva Miguel
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Lourdes Aparecida Della Justina

Título: A INSERÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA E O TRABALHO PEDAGÓGICO
Autores:
Ivete Janice de Oliveira Brotto
Jéssica Alves

Título: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Maria Ester Rodrigues
Thais Cristina Gutstein Nazar

Título: A PRESENÇA DAS TICS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL- PARANÁ
Autores:
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Juliana Alves da Silva Ubinski

Título: A CHARGE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA
Autores:
Carla Ramos de Paula

Título: O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO DA CRIANÇA
Autores:
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz

Título: PEDAGOGIA DO LÚDICO: A BRINQUEDOTECA
Autores:
Daniele Aparecida Bueno dos Santos
Eliana Maria Magnani
Marcia Cavalcante de Albuquerque
Marcieli Ribeiro dos Santos

Título: INFÂNCIA E MÍDIA: primeiras reflexões
Autores:
Daniele Aparecida Bueno dos Santos
Andréa Cristina Martelli

Título: CRIANÇA E ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DE CONDUTA
Autores:
Emelly Giovana Provenci Franklin
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Cintya Fonseca Luiz

Título: “TEM UM POUCO DA MINHA IDENTIDADE E DA MINHA COMPETÊNCIA”: INQUIETAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E DE ESCRITA DO TCC
Autores:
Ana Paula Domingos Baladeli

Título: A FORMAÇÃO CONTINUDADA DE PROFESSORES DA FRONTEIRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Autores:
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
Gilson Luís Voloski

Título: TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS RELACIONADAS AO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOCENTE
Autores:
Liziane Nunes Conrad Costa

Título: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NO ENSINO DE SURDOS
Autores:
Katiuscia Wagner
Clodis Boscarioli

Título: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM
Autores:
Isabela Machke Pereira
Janaina Fagundes Falcioni
Leila Teresinha Corbari Pinto

Título: O BRINCAR DAS CRIANÇAS DO MATERNAL II: A EXPERIÊNCIA DO CMEI PINGO DE GENTE
Autores:
Jeisy Keli Schirmann
Lucieli Dalcanalle
Eliane Lando
Keila Cristina Batista

Título: O ensino de língua inglesa em livros do PNLD.
Autores:
Elizabeth Becker Wachholz

Título: ESTÁGIO, DOCÊNCIA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÂO: UM RELATO DESSA EXPERIÊNCIA
Autores:
Sidneia Lopes dos Santos Lisboa

Título: REFLEXOS DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO DE GRAMÁTICA OU PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA?
Autores:
Lays Maynara Favero Fenilli

Título: A RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA E O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA
Autores:
Zilda Pereira dos Santos Neta Vital
Maria Lidia Sica Szymanski

Título: Tecnologias da informação e comunicação e a prática pedagógica
Autores:
Kali Silene de Lara Dartora

Título: O EMPREGO DA PLATAFORMA MOODLE: ENTRE DESAFIOS E DESCOBERTAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO SEMI PRESENCIAL
Autores:
Ana Claudia de Oliveira Guizelini Merli

Título: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE: A MÚSICA COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores:
Marco Aurélio da Silva Tavares

Título: A OBRA “DIÁRIO DE UM BANANA” COMO FORMADORA DE LEITORES INFANTOJUVENIS
Autores:
Marcia Cossetin
Taysa de Mattos Dutra

Título: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA: utilizando o Geogebra no ensino de ângulos opostos pelo vértice
Autores:
Marcos Willian da Silva Santos

Título: A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autores:
Mayara Fabriny de Barros Silva Ribeiro
Carmen Celia Barradas Correia Bastos

Título: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA NA PERSPECTIVA DOCENTE
Autores:
Dinora de Godoy
Maria Lidia Sica Szymanski

Título: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE 2017 E A FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:
Ana Maria Marques Palagi
Adelize Trentin Lemes


Normas e Modelos para Trabalhos

Anais do Simpósio Nacional de Educação, XXVII Semana da Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação

6 / ISSN: 21788619


Artigo completo (submissão para Comunicação Oral)
Resumo Expandido (submissão para Pôster)



Corpo Editorial

Anais do Simpósio Nacional de Educação, XXVII Semana da Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação

6 / ISSN: 21788619


Coordenação Geral
Valdecir Soligo

Comissão Científica
Adrian Alvarez Estrada
Andréa Cristina Martelli
Cléria Maria Wendling
Dorisvaldo Rodrigues da Silva
Eliana Maria Magnani
Elocir Aparecida Pires
Fabio Lopes Alves
Greyze Maria Palaoro Deitos
Ireni Marilene Zago Figueiredo
Isabel Cristina Correa Roesch
Isaura Monica Souza Zanardini
Lucia Terezinha Zanato Tureck
Luciana Paula Vieira de Castro
Maira Vanessa Bär
Márcia Regina Ristow
Marco Antonio Batista Carvalho
Maria Inalva Galter
Maria Ester Rodrigues
Maria Lidia Sica Szymanski
Paulo Humberto Porto Borges
Roberto Antonio Deitos
Tiago Pereira Leite
Valdecir Soligo
Joao Carlos de Campos
Márcio Issler Paulo
Jose Luis Derisso
João Carlos da Silva

Monitor(a) de Sessões de Comunicações Orais
Alline Camila da Silva
Carolaine Souza Santos
Alini Cristina Barbosa
Janaína Kovalchuk Inácio de Lima
Katlyn Nathyely Lamb
Aline Baqueta de Camargo
Gisele Adriane Pereira da Cruz
Guilherme Augusto Siebeneichler
Suzete Svistalski Schreiber
Mariane Grando Ferreira Almeida
Giovanna Kambetunava Rosa
Camila Padilha
Cíntia Abreu
Gleice Kelly Leonarde da Silva
Laisla Shailaine Beledeli
Janiele Staianov
Marinez Gasparin Soligo
Alessandra Sorbara
Bruna Carolina Baron
Milena Mayara da Cruz
Juliana Fonseca Pereira

Comissão de Monitoria
Bruno Barbosa de Souza
Carolaine Souza Santos
Gisele Adriane Pereira da Cruz
Rafaela Sasha Dias
Bruna Ribeiro Alves
Geisieli Ribeiro da Silva
Bruna Carolina Baron
Josiani Fátima Weimer Baierle Oldoni
Letícia Manica Grando
Lorraine Mori
Camila Padilha
Laisla Shailaine Beledeli
Katlyn Nathyely Lamb
Alessandra Sorbara
Suzete Svistalski Schreiber
Robson Eduardo Leite Burigo
Francielli Julia Rippel
Ketlen Fernanda Cappellesso Panho
Kassiana da Silva Miguel
Marinez Gasparin Soligo
Vera Lucia Panisson Matucheski

Endereço e Contato

Anais do Simpósio Nacional de Educação, XXVII Semana da Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação

6 / ISSN: 21788619

Promotor: Colegiado de Pedagogia/PPGE/PPGECEM

E-mail do Evento: valdecir_soligo@yahoo.com.br

Coordenador do Evento: Valdecir Soligo

Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Cascavel
Rua Universitária, 2069 - CEP 85819-110 - Cascavel - PR Salas de Aula
Unioeste - Auditório Campus Cascavel
Rua Universitária, 2069

Artigos

Anais do Simpósio Nacional de Educação, XXVII Semana da Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação

6 / ISSN: 21788619
Área de conhecimento: Eixo 1: Educação, Políticas Sociais e Estado
Título: CADÊ O JOGO/BRINQUEDO NA ESCOLA?! FOI PARA BRINQUEDOTECA...



Autor(es):
Eliana Maria Magnani
Título: DOS PRIMÓRDIOS DA “EDUCAÇÃO POPULAR” PARA AS CONVICÇÕES EDUCACIONAIS ATUAIS DA EJA



Autor(es):
Solange Rodrigues Tomim
Título: ESTUDO DA ARTE: AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA 2013 A 2017



Autor(es):
Josiane dos Santos Aguera
Valdecir Soligo
Título: HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: PROVA BRASIL



Autor(es):
Josiane dos Santos Aguera
Valdecir Soligo
Título: QUALIDADE X INVESTIMENTO: REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DA “REVISTA VEJA”



Autor(es):
Valdecir Soligo
Rejane Aparecida da Costa
Título: ESCOLA COMO REPRODUTORA DE CLASSES OU COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL? A VISÃO DE ESCOLA SEGUNDO BOURDIEU, ALTHUSSER E MAFFESOLI.



Autor(es):
Maria do Rosário Flôr Bernardino
Valdecir Soligo
Título: ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS: A QUESTÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO



Autor(es):
Leandro Turmena
Título: GÊNERO NAS ESCOLAS: EDUCAÇÃO DE CIDADANIA E CIENTIFICIDADE



Autor(es):
Luiz Augusto Mugnai Vieira Junior
Título: Fadas, Mitos e Educação



Autor(es):
Eli Schmidtke
Título: Nietzsche e os espíritos livres: A educação para os hábeis



Autor(es):
André Boniatti
Título: OS ADOLESCENTES ATENDIDOS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO À REDE DE ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR- SAREH NA ALA DE DESINTOXICAÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ (2011-2013)



Autor(es):
Ireni Marilene Zago Figueiredo
Thaise Fernanda de Lima Mares
Título: TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO: MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS



Autor(es):
Maico Schnell
Pedro Junior de Oliveira Trocz
Título: VERSÕES DA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA PRÁTICA DO PATRONATO PENITENCIÁRIO DE CASCAVEL



Autor(es):
Aline Dario Silveira
Título: AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR



Autor(es):
Evandra Hein Mendes
Nilmar Defreyn
Título: A resistência em tempos de precarização da educação



Autor(es):
Leonete Dalla Vecchia Mazaro
Claudia Pagnoncelli
Título: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): DISTORÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Joane Vilela Pinto
Clodis Boscarioli
Título: EJA, DIREITOS HUMANOS E O CENSE II (CASCAVEL-PR)



Autor(es):
Hélio Clemente Fernandes
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS.



Autor(es):
Camila Rodrigues Barreto Villela
Título: AS PRÁTICAS SOCIAIS DO PROGRAMA COOPERMULHER DA COOPERATIVA COAGRU: AS MULHERES CONSTRUINDO DE SUA EMANCIPAÇAO



Autor(es):
Camila Rodrigues Barreto Villela
Título: A GESTÃO COMPARTILHADA: POSSIBILIDADES NA ATUAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR



Autor(es):
Isaura Monica Souza Zanardini
Gislaine Buraki
Angelica Cristina Henick
Título: OS DESAFIOS E OS AVANÇOS DA FORMAÇÃO SUPERIOR PARA AS PESSOAS QUE VIVEM NO CAMPO



Autor(es):
Crediane Siqueira
Bruno Ribeiro Amado
Título: A FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO



Autor(es):
Bruno Ribeiro Amado
Crediane Siqueira
Título: FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO: TRABALHO DOCENTE NO BRASIL



Autor(es):
Vanessa Patrícia de Fátima Gregol
Ieda Maria Kleinert Casagrande
Título: FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DEFICIÊNCIAS NA ESTRUTURA CURRICULAR DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU



Autor(es):
Mauricio Augusto Cabral Ramos Junior
Carla Rodrigues Bahiense
Título: REFORMA DO ESTADO E DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ELEMENTOS PARA A REFORMA DA GESTÃO EDUCACIONAL



Autor(es):
Angelica Cristina Henick
Isaura Monica Souza Zanardini
Título: AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA- O PAPEL DO DOCENTE.



Autor(es):
Fernanda Cristina Zimmermann Dorne
Valdecir Soligo
Título: A EDUCAÇÃO HOSPITALAR E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA JOVENS EM PROCESSO DE DESINTOXICAÇÃO QUÍMICA



Autor(es):
Evelin Stefanie Ferreira Andreolla
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRAMITAÇÃO DOS PROJETOS DE LEI Nº 8.035/2010 E Nº 103/2012 NO CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO



Autor(es):
Ireni Marilene Zago Figueiredo
Janaina Fátima Sabrina de Campos
Título: EL NEOLIBERALISMO Y LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA EN EL POS-GUERRA



Autor(es):
Aroldo Max Andrade Vieira
Marcos Willian da Silva Santos
Mariana Alejandra Tosolini
Título: O PROJETO PATRONATO – UNIOESTE: UM LEVANTAMENTO HISTÓRICO REFERENTE AO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE EGRESSOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO



Autor(es):
Thaluan Rafael Debarba Baumbach
Valdecir Soligo
Título: PLi - Controle Social e implicações vigentes no PNLD 2019



Autor(es):
Nayara Figueira
Título: A ESCOLA NO LIMITE DA SOCIEDADE CAPITALISTA



Autor(es):
Taisa Carla Pereira
Marinês Limberger Micoanski
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL SOB O ASPECTO DA LEI DA PRIMEIRA INFÂNCIA



Autor(es):
Antonyo Leal Junior
Título: BREVES REFLEXÕES ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DE ESCOLA E SEU CARÁTER TRANSFORMADOR



Autor(es):
Julian Monike Nazario Scolaro
Título: A INTERVENÇÃO DO EMPRESARIADO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: PRINCIPAIS FORMAS E CONTEÚDOS



Autor(es):
Simone Sandri
Título: POLÍTICAS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRUTURA E CONCEPÇÕES DO RCNEI À BNCC



Autor(es):
Patricia do Nascimento da Silva
Simone Sandri
Título: OS DETERMINANTES CULTURAIS E IDEOLÓGICOS DA SOCIEDADE CAPITALISTA E SUA INFLUÊNCIA NO MEIO EDUCACIONAL



Autor(es):
Vivian Cristina Bueno
Título: A FUNÇÃO DO ESTADO NA FORMAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO: A RECENTE REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL



Autor(es):
Marcia Fornari
Roberto Antonio Deitos
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: ASPECTOS LEGAIS E REAIS NA GESTÃO ESCOLAR



Autor(es):
Marinez Gasparin Soligo
Adrian Alvarez Estrada
Título: O CONCEITO DE RESPONSABILIZAÇÃO DE ACORDO COM O RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO – UNESCO NA INFLUÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS



Autor(es):
Amanda Melchiotti Gonçalves
Andressa Garcia de Macedo
Roberto Antonio Deitos
Título: EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA: É POSSÍVEL TRANFORMAR A SOCIEDADE?



Autor(es):
Jaqueline Bonfim de Souza Lima
Título: IMPACTOS DA BUROCRACIA NA GESTÃO ESCOLAR: RACIONALIDADE ADMINISTRATIVA OU LEGITIMAÇÃO DA DOMINAÇÃO DE CLASSE?



Autor(es):
Marinez Gasparin Soligo
Valdecir Soligo
Título: DESREGULAMENTAÇÃO E REFORMA DO ESTADO: O DESENROLAR NA EDUCAÇÃO



Autor(es):
Marinez Gasparin Soligo
Adrian Alvarez Estrada
Título: INICIAÇÃO CIENTÍFICA: REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO



Autor(es):
Dhyovana Guerra
Ireni Marilene Zago Figueiredo
Priscila Waldow
Título: OS DESCRITORES DE MATEMÁTICA DA PROVA BRASIL E O RENDIMENTO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE CASCAVEL



Autor(es):
Laís Lenara Astrissi
Valdecir Soligo
Título: INDICADORES DE PRÁTICAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EXPRESSAS NOS CONTEÚDOS DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (PMEs)



Autor(es):
Gilson Luís Voloski
Almir Paulo dos Santos
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
Título: A EMERGÊNCIA DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA



Autor(es):
Daniele Dondoni
Thaise Fernanda de Lima Mares
Título: AVANÇOS E RECUOS DA DEMOCRACIA E DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA



Autor(es):
Gilson Luís Voloski
Almir Paulo dos Santos
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
Título: EDUCAÇÃO DO CAMPO, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: percepções de estudantes e professores em um município paranaense



Autor(es):
Marcos Willian da Silva Santos
Título: OFENSIVA NEOLIBERAL, REFORMAS DO ESTADO E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO



Autor(es):
Elvis Paulo Santos Trindade
Título: PEDAGOGIA HOSPITALAR: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS/ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ESPAÇOS MEDICALIZADOS.



Autor(es):
Juliana Nascimento Silva Lazaroto Andrade
Márcia Regina Ristow
Área de conhecimento: Eixo 2: História da Educação
Título: A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO SOB A PERSPECTIVA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA



Autor(es):
Lorivaldo do Nascimento
Título: LEVANTAMENTO, CATALOGAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE PATO BRANCO-PR



Autor(es):
Camilla Mariano
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE O MÉTODO DE FORMAÇÃO DO HOMEM ELABORADO POR ROUSSEAU EM SUA OBRA “EMILIO OU DA EDUCAÇÃO”



Autor(es):
Luize Gomes Bucholz
Valéria Fernanda Silveira Ferreira
Título: EXPERIÊNCIA EDUCATIVA E OS PRINCÍPIOS DE CONTINUIDADE E INTERAÇÃO EM JOHN DEWEY: REFLEXÕES INICIAIS



Autor(es):
Karina dos Santos de Moura Buzin
Maria Inalva Galter
Título: A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE SUA MATERIALIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR.



Autor(es):
Patrícia Simone Roesler Simonetti
Angelica Patricia Gonçalves Lopes
Título: A INSTRUÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ NA PRIMEIRA REPÚBLICA: APONTAMENTOS A PARTIR DAS FONTES PRIMÁRIAS



Autor(es):
Fábio Júlio Bido
Título: ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DO BRASIL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM CONTRAPONTO NECESSÁRIO



Autor(es):
Dieile Schaiane Fleck
Patrícia Simone Roesler Simonetti
Título: ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA



Autor(es):
João Carlos da Silva
Elisângela Batista
Título: MEMÓRIA E ESQUECIMENTO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: OS GRUPOS ESCOLARES DE MEDIANEIRA (1950-1970)



Autor(es):
Sander Fernando de Paula
João Carlos da Silva
Título: QUALIDADE DE ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA



Autor(es):
Kerlyn Tatiana Schulz Niesvald
João Carlos da Silva
Título: ESCOLA E DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO PARA SUPERAÇÃO SOCIAL



Autor(es):
Viviane Grzechota Selzler
Título: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA- DO EMBATE ENTRE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS À AGENDA LIBERAL E PÓS MODERNA DO SÉCULO XXI.



Autor(es):
André Luiz Pacheco de Miranda
Jose Luis Derisso
Título: OS ACORDOS MEC-USAID E A RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL



Autor(es):
Luana Regina Borges
Alexandre Felipe Fiuza
Título: O que o projeto de lei Escola "sem" Partido expressa e escamoteia: Análise crítica da lei da mordaça



Autor(es):
Danielli Maria Neves da Silveira
Título: UM ENSAIO SOBRE A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA: DA GRADUAÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO



Autor(es):
Daniel Zampieri Loureiro
Área de conhecimento: Eixo 3: Ensino de Ciências e Matemática
Título: APROXIMAÇÃO DA TEORIA DO GÊNERO DISCURSIVO E A PERSPECTIVA COMUNICACIONAL DE MUSEUS: CRONOTOPO DAS GERAÇÕES MUSEAIS



Autor(es):
Saulo Cezar Seiffert Santos
Marcia Borin da Cunha
Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO SOBRE PESQUISAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS



Autor(es):
Vantielen da Silva Silva
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: INCORPORANDO ELEMENTOS DA CULTURA DOS ALUNOS NA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA



Autor(es):
Luciana Marcelino
Neiva Gallina Mazzuco
Título: DIÁLOGOS ENTRE BNCC E O CURRÍCULO MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR



Autor(es):
Greyze Maria Palaoro Deitos
Simone Domingues Garcia
Dulce Maria Strieder
Título: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS



Autor(es):
Mariana Bolake Cavalli
Dorisvaldo Rodrigues da Silva
Título: AVALIAÇÃO LÚDICA: UM PANORAMA DAS DISCIPLINAS CIENTIFICAS DO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Dulce Maria Strieder
Rosana Maria de Oliveira Mota
Mariane Grando Ferreira Almeida
Sandra Jouris Dias
Sara Giordani
Vilmar Malacarne
Título: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Marlisa Bernardi de Almeida
Título: CONHECENDO O CERRADO: PROGRAMA DE ATENDIMENTO A VISITANTES E PESQUISADORES NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO CERRADO PROFª. DIVA APARECIDA CAMARGO DO MUNICIPIO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ.



Autor(es):
Welliton Celestino Barbosa Silva
Título: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FRAÇÕES FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS



Autor(es):
Rogerio Luis Rizzi
Francieli Cristina Agostinetto Antunes
Amarildo de Vicente
Guilherme Galante
Márcia Terezinha da Cruz
Bruno Henrique dos Santos Laier
Claudia Brandelero Rizzi
Título: O ensino de Determinante por meio da área de triângulos: Uma experiência vivida durante o estágio obrigatório



Autor(es):
Ueslei Mallmann
Henrique Zanelatto
Francieli Cristina Agostinetto Antunes
Título: AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS CAUSADOS PELO DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA NO MEIO AMBIENTE



Autor(es):
Natiely Quevedo Moss
Eduarda Maria Schneider
Lourdes Aparecida Della Justina
Rosangela Araujo Xavier Fujii
Título: O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS PARA JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE AS TESES E DISSERTAÇÕES (2000 a 2017)



Autor(es):
Maira Vanessa Bär
Dulce Maria Strieder
Título: A ABORDAGEM DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Juliana Alves da Silva Ubinski
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Dulce Maria Strieder
Título: OS CONCEITOS DE ESPÉCIES ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA



Autor(es):
Luciano Neves da Silva
Título: CULTURA CIENTÍFICA NO CONTEXTO ESCOLAR



Autor(es):
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Solange Cleia Bencke Fredo
Título: CONTRIBUIÇÕES DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM ARTIGOS PUBLICADOS EM EVENTOS PARANAENSES.



Autor(es):
Roselaine Maria Gonçalves
Título: INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS TRABALHOS PUBLICADOS NO XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA



Autor(es):
Paulo Wichnoski
Kassya Luanna dos Santos
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO BRASILEIRO



Autor(es):
Jéssica Engel do Nascimento
Marcia Borin da Cunha
Título: EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: EXPECTATIVAS VINCULADAS AO LIVRO DIDÁTICO.



Autor(es):
Mariane Grando Ferreira Almeida
Débora Marcilia Moreira
Rosana Maria de Oliveira Mota
Sara Giordani
Sandra Jouris Dias
Dulce Maria Strieder
Vilmar Malacarne
Título: A DENGUE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA NA ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE COM O USO DE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA



Autor(es):
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Ana Claudia de Almeida
Andressa Fernanda Machado
Danielle Aparecida Schinemann
Elisa Maria Lisboa Nogueira
Título: MODELAGEM MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: ALGUMAS VIVÊNCIAS



Autor(es):
Vantielen da Silva Silva
Dionisio Burak
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS: DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA À CULTURA CIENTÍFICA



Autor(es):
Lenoar Elói Cararo
Título: APROXIMAÇÕES ENTRE AS QUESTÕES DA FAPMAT E OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DAS DCEs



Autor(es):
Renato Francisco Merli
Título: A FOTOGRAFIA CIENTÍFICA NA EXPERIMENTAÇÃO: reflexões teóricas para o Ensino de Ciências



Autor(es):
Marcia Borin da Cunha
Catherine Flor Geraldi Vogt
Título: QUAIS OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO PROFESSOR DE CIÊNCIAS? UMA REVISÃO



Autor(es):
Jizeli Zeferino da Silva
Wellington Soares de Lima
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Título: MAS AFINAL, O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS: SABER O CONTEÚDO OU COMO MEU ALUNO APRENDE?



Autor(es):
Jizeli Zeferino da Silva
Wellington Soares de Lima
Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Título: MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Elhane de Fátima Fritsch Cararo
Área de conhecimento: Eixo 4: Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem
Título: O papel do pedagogo no ambiente hospitalar



Autor(es):
Maria Lidia Sica Szymanski
Sandra Mara Maciel Vieira
Título: A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO “INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO”



Autor(es):
Amanda Melchiotti Gonçalves
Gilmar Alves Montagnoli
Título: ANALISE CRITICA DA TV ESCOLA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: CURRÍCULO E DIDÁTICA



Autor(es):
Johny Henrique Magalhaes Casado
Jonilce Costa Rodrigues
Katia Rodrigues Montalvão Paias
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA CONTEMPORANEIDADE



Autor(es):
Elisabeth Rossetto
Sonia Ribeiro de Lima
Solange de Castro
Título: O ESTEREÓTIPO DO ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA E A IMAGEM DA DOCÊNCIA NO FILME FREEDOM WRITERS



Autor(es):
Ana Paula Domingos Baladeli
Título: A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRIANÇA NO PERÍODO DE 0 A 1 ANO E A ATIVIDADE DA COMUNICAÇÃO EMOCIONAL DIRETA



Autor(es):
Camila Molon Delazeri
Karina dos Santos de Moura Buzin
Título: A HISTÓRIA DE LEV SEMIONÓVICH VIGOTSKI: VIDA E OBRA



Autor(es):
Elisabeth Rossetto
Jeani Escher Schmidt
Naiara Aparecida Nascimento
Título: EMOÇÕES, EDUCAÇÃO ESCOLAR E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: UM RETRATO ATUAL



Autor(es):
Claudia Dallagnol
Ivete Janice de Oliveira Brotto
Ieda Maria Kleinert Casagrande
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA: UM DESAFIO PARA O GESTOR ESCOLAR



Autor(es):
Graciele Cristiane Rambo Grenzel
Margit Regina Herrmann Ruela
Selma de Morais Künzler
Cerleny Maria Smaniotto Drehmer
Título: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E SEUS OBSTÁCULOS



Autor(es):
Edson de Carvalho Ramos
Título: ANÁLISE HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DOCENTE NOS SÉCULOS XIX E XX: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E TAIWAN



Autor(es):
Miao Shen Chen
Sandra Jouris Dias
Cléria Maria Wendling
Vilmar Malacarne
Título: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I



Autor(es):
Andréia Bernardi
Marlene Neri Sabadin
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES E APONTAMENTOS



Autor(es):
Eliane Dominico
Aliandra Cristina Mesomo Lira
Maristela Aparecida Nunes
Título: ESPAÇOS E AMBIENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ORGANIZAÇÃO PROMOVE ENVOLVIMENTO?



Autor(es):
Eliane Dominico
Aliandra Cristina Mesomo Lira
Título: PEDAGOGIA HOSPITALAR: HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL



Autor(es):
Geicinara Martins de Almeida Oliveira
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Cintya Fonseca Luiz
Título: DA (IN)APLICABILIDADE DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE



Autor(es):
Antonella Marques Neves
Título: REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO SOB A FORMA DE PRÁTICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Rosana Maria de Oliveira Mota
Neiva Gallina Mazzuco
Título: REFLEXÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA



Autor(es):
Sanimar Busse
Simone Alves de Souza
Título: HABITUS AVALIATIVO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA



Autor(es):
Evandra Hein Mendes
Título: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PRODUÇÕES NO ANO DE 2016-REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO



Autor(es):
Eliesi Bettin Chaves Dorini
Carla Luciane Blum Vestena
Geyso Dongley Germinari
Josiane Tarrabaika de Almeida
Título: A importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.



Autor(es):
Larissa Maria Moraes Pinc
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Título: Uso de modalidades didáticas no ensino de Ciências na visão de alunos do ensino fundamental



Autor(es):
Jeniffer Sabrina Machado
Pamela Maceno Marques
Eduarda Maria Schneider
Rosangela Araujo Xavier Fujii
Título: A CRIANÇA AUTISTA SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO



Autor(es):
Graziele Aparecida Rodrigues Sgarbi
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Cintya Fonseca Luiz
Título: TDAH, e agora?



Autor(es):
Yara Vieira Alberti
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Título: Esquizofrenia e o processo educacional



Autor(es):
Tatiane Mello de Miranda
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Título: A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Autor(es):
Talita Silva dos Santos
Thatila Vanessa Souza de Oliveira
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Cintya Fonseca Luiz
Título: DISCALCULIA



Autor(es):
Camila Rodrigues Barreto Villela
Título: EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOB A ÓPTICA DA PESQUISA



Autor(es):
Alessandra Crystian Engles dos Reis
Kassiana da Silva Miguel
Fernanda Aparecida Meglhioratti
Lourdes Aparecida Della Justina
Título: A INSERÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA E O TRABALHO PEDAGÓGICO



Autor(es):
Ivete Janice de Oliveira Brotto
Jéssica Alves
Título: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Maria Ester Rodrigues
Thais Cristina Gutstein Nazar
Título: A PRESENÇA DAS TICS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL- PARANÁ



Autor(es):
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Juliana Alves da Silva Ubinski
Título: A CHARGE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA



Autor(es):
Carla Ramos de Paula
Título: O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO DA CRIANÇA



Autor(es):
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Título: PEDAGOGIA DO LÚDICO: A BRINQUEDOTECA



Autor(es):
Daniele Aparecida Bueno dos Santos
Eliana Maria Magnani
Marcia Cavalcante de Albuquerque
Marcieli Ribeiro dos Santos
Título: INFÂNCIA E MÍDIA: primeiras reflexões



Autor(es):
Daniele Aparecida Bueno dos Santos
Andréa Cristina Martelli
Título: CRIANÇA E ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DE CONDUTA



Autor(es):
Emelly Giovana Provenci Franklin
Adriane de Lima Vilas Boas Bartz
Cintya Fonseca Luiz
Título: “TEM UM POUCO DA MINHA IDENTIDADE E DA MINHA COMPETÊNCIA”: INQUIETAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E DE ESCRITA DO TCC



Autor(es):
Ana Paula Domingos Baladeli
Título: A FORMAÇÃO CONTINUDADA DE PROFESSORES DA FRONTEIRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
Gilson Luís Voloski
Título: TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS RELACIONADAS AO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOCENTE



Autor(es):
Liziane Nunes Conrad Costa
Título: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NO ENSINO DE SURDOS



Autor(es):
Katiuscia Wagner
Clodis Boscarioli
Título: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM



Autor(es):
Isabela Machke Pereira
Janaina Fagundes Falcioni
Leila Teresinha Corbari Pinto
Título: O BRINCAR DAS CRIANÇAS DO MATERNAL II: A EXPERIÊNCIA DO CMEI PINGO DE GENTE



Autor(es):
Jeisy Keli Schirmann
Lucieli Dalcanalle
Eliane Lando
Keila Cristina Batista
Título: O ensino de língua inglesa em livros do PNLD.



Autor(es):
Elizabeth Becker Wachholz
Título: ESTÁGIO, DOCÊNCIA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÂO: UM RELATO DESSA EXPERIÊNCIA



Autor(es):
Sidneia Lopes dos Santos Lisboa
Título: REFLEXOS DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINO DE GRAMÁTICA OU PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA?



Autor(es):
Lays Maynara Favero Fenilli
Título: A RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA E O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA



Autor(es):
Zilda Pereira dos Santos Neta Vital
Maria Lidia Sica Szymanski
Título: Tecnologias da informação e comunicação e a prática pedagógica



Autor(es):
Kali Silene de Lara Dartora
Título: O EMPREGO DA PLATAFORMA MOODLE: ENTRE DESAFIOS E DESCOBERTAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO SEMI PRESENCIAL



Autor(es):
Ana Claudia de Oliveira Guizelini Merli
Título: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE: A MÚSICA COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL I



Autor(es):
Marco Aurélio da Silva Tavares
Título: A OBRA “DIÁRIO DE UM BANANA” COMO FORMADORA DE LEITORES INFANTOJUVENIS



Autor(es):
Marcia Cossetin
Taysa de Mattos Dutra
Título: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA: utilizando o Geogebra no ensino de ângulos opostos pelo vértice



Autor(es):
Marcos Willian da Silva Santos
Título: A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR



Autor(es):
Mayara Fabriny de Barros Silva Ribeiro
Carmen Celia Barradas Correia Bastos
Título: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA NA PERSPECTIVA DOCENTE



Autor(es):
Dinora de Godoy
Maria Lidia Sica Szymanski
Título: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE 2017 E A FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA



Autor(es):
Ana Maria Marques Palagi
Adelize Trentin Lemes

Edições

Anais do Simpósio Nacional de Educação, XXVII Semana da Pedagogia e I Mostra da Pós-Graduação

6 / ISSN: 21788619

https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/vsne/anais