Apresentação

Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710

A observação da posição geográfica da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, próxima à fronteira com Argentina e Paraguai, favorece o frequente fluxo migratório entre as nações e não torna incomum o registro, na universidade, de acadêmicos que têm relação estreita com tais localidades, seja porque nelas nasceram ou viveram durante algum período, seja porque são descendentes de paraguaios e/ou de argentinos. 
Situação similar pode ser constatada nas salas de aula das escolas de ensino regular da região – campo potencial para atuação dos egressos do curso de Letras, bem como dos acadêmicos em fase de estágio curricular obrigatório –, que, com frequência, registram a presença de alunos imigrantes, os quais “adentram um novo espaço de enunciação, em que uma nova língua se faz presente: a língua portuguesa, falada e ensinada nas escolas brasileiras,  numa  relação  de  línguas  marcadas  pelo  político” (SILVA; BRESSANIN, 2017, p. 309).
Frente a este contexto,  em sua oitava edição, o Colóquio de Práticas Docentes apresenta a temática "O ensino de línguas em regiões de fronteira", e objetiva propiciar um espaço fértil para a reflexão sobre as práticas de ensino em localidades marcadas pela convivência de diferentes línguas e sujeitos. O tema vem ganhando relevância entre os estudos da linguagem, ao possibilitar, entre outros aspectos, debater multilinguismo/plurilinguismo, prestígio e preconceito linguísticos e aspectos sócio-históricos imbricados na relação do sujeito com a(s) língua(s).
VIII Colóquio de Práticas Docentes: o ensino de línguas em regiões de fronteira, promovido pela Coordenação de Estágios do Curso de Letras, contará com uma palestra de abertura e sessões de comunicação, além da publicação de artigos e resumos expandidos em anais.

Expediente

Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710

Reitor:
Alexandre Almeida Webber

Vice-reitor:
Gilmar Ribeiro de Mello

Pró-reitor de Graduação:
Eurides Kuster Macedo Júnior

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação:
Sanimar Busse

Pró-reitora de Extensão:
Fabiana Veloso

Diretor Geral do campus de Marechal Cândido Rondon:
Davi Félix Schreiner

Diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras:
Edilson Hobold

Coordenadora da Graduação em Letras, campus Marechal Cândido Rondon:
Denise Scolari Vieira

Coordenadoras do VIII Colóquio de Práticas Docentes:
Juliana de Sá França
Clarice Cristina Corbari

Organização dos Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes:
Juliana de Sá França
Clarice Cristina Corbari

Sumário

Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: 01. Ficha catalográfica

Título: Ficha catalográfica dos Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes
Autores:
Juliana de Sá França


Área de conhecimento: Estágio - Língua Alemã

Título: A ABORDAGEM INTERCULTURAL COMO FORMA DE COMPLEMENTAR O LIVRO DIDÁTICO
Autores:
Luize Caroline Winter
Elisângela Redel

Título: PRINCÍPIOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS E SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE LÍNGUA ALEMÃ
Autores:
Jaqueline Lopes de Almeida
Lorraynne Stelter de Mesquita Fucks
Elisângela Redel


Área de conhecimento: Estágio - Língua Espanhola

Título: ENSINO E APRENDIZAGEM: ENFOQUE POR TAREFAS COMO ESTRATÉGIA PARA O APRENDIZADO EFETIVO DA LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Ana Paula da Silva Ferreira
Bruna Junges
Renan Augusto Ferreira Bolognin

Título: ALGUMAS CORES DA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM ESTUDO REFLEXIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Juliene Gobetti Cinti
Jeane Deysy Buss
Renan Augusto Ferreira Bolognin

Título: A CULTURA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA: UMA DISCUSSÃO
Autores:
Liz Paola Dominguez Moreira
Liz Paola Dominguez Moreira
João Vitor Correia
João Vitor Correia
Rafael de Souza Bento Fernandes
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título: O papel do Espanhol no Contexto Escolar: implicações e desdobramentos
Autores:
Isabel Adelina Dapper
Isabel Adelina Dapper
Caroline Maísa Schulz
Caroline Maísa Schulz
Marla Klitzke Kreibich
Marla Klitzke Kreibich

Título: FORMAS LINGUÍSTICAS COMO VIVÊNCIA NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM PERCURSO DE APRENDIZAGEM
Autores:
Adriana Melo dos Santos
Adriana Melo dos Santos
Bruna Adriane Horn Souza
Bruna Adriane Horn Souza
Rafael de Souza Bento Fernandes
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título: A INTERLOCUÇÃO ENTRE SUJEITOS E CONTEÚDOS NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DE SALA DE AULA
Autores:
Shirlei Danielle de Jesus
Shirlei Danielle de Jesus
Gabriele Santana Maurina
Gabriele Santana Maurina
Rafael de Souza Bento Fernandes
Rafael de Souza Bento Fernandes


Área de conhecimento: Estágio - Língua Inglesa

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO: PERCEPÇÕES SOBRE A INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA EDUCACIONAL “INGLÊS PARANÁ” NAS ATIVIDADES CURRICULARES
Autores:
Daniele Patricia Tierling
Clarice Cristina Corbari

Título: APRENDENDO NA PRÁTICA: UM RELATO REFLEXIVO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
Autores:
Bruna Kinast Berwanger
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Rodrigo Smaha Lopes

Título: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA: EXPLORANDO A METODOLOGIA PPP
Autores:
Lucas de Souza Valcarenghi
Rodrigo Smaha Lopes

Título: EXPLORANDO VERBOS MODAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Andressa Hartkopf Toso
Rodrigo Smaha Lopes

Título: Ensino de língua inglesa na era pós-método: perspectivas pedagógicas baseadas nos multiletramentos
Autores:
Karoline Gabrielly Wutzki
Lucas Matheus Salvini
Verônica Pereira Coitinho Constanty

Título: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE ATIVIDADES DINÂMICAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Gabrielly Zimmermann
Maria Luiza Turmina Rufino
Rodrigo Smaha Lopes

Título: EXPLORANDO A OBRA SHAKESPEARIANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A LITERATURA COMO BASE PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Eduarda Vanessa Hoffmann
Francine Andressa Reschke Notter

Título: QUANDO A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS CONTRUBUI PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE ESTÁGIO
Autores:
Keila Carolina Schonwald Rosler
Raquel Terezinha Ratajczyk
Verônica Pereira Coitinho Constanty


Área de conhecimento: Estágio - Língua Portuguesa

Título: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LITERATURA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS TURMAS B E C DO 9° ANO DO COLÉGIO ESTADUAL CÍVICO MILITAR FRENTINO SACKSER
Autores:
Lorraynne Stelter de Mesquita Fucks
Lucas de Souza Valcarenghi
Miria Gundt Papp

Título: ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EM FOCO A PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Bruna Kinast Berwanger
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Madalena Benazzi Meotti

Título: REFLEXÕES E RESULTADOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: FOCO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS
Autores:
Juliene Gobetti Cinti
Jeane Deysy Buss
Paulo Cezar Konzen

Título: A APLICABILIDADE DO ESTUDO DA ONOMÁSTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Autores:
João Vitor Correia
Liz Paola Dominguez Moreira
Márcia Sipavicius Seide

Título: PROPOSTA DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE ONOMÁSTICA EM AULAS REGULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Adriana Melo dos Santos
Bruna Adriane Horn Souza
Márcia Sipavicius Seide

Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO REFLEXIVO SOBRE O TRABALHO COM A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Luize Caroline Winter
Amanda Caroline Walker
Madalena Benazzi Meotti

Título: Letramento literário: um percurso de sensibilidade e de humanização
Autores:
Rafael de Souza Bento Fernandes
Karoline Gabrielly Wutzki

Título: A Coesão e a Coerência Textual à luz do Texto Dissertativo Argumentativo do ENEM
Autores:
Lara Frutos González
Isabel Adelina Dapper
Daniele Patricia Tierling

Título: O ENSINO DE CONCORDÂNCIA VERBAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM NOVO OLHAR
Autores:
Eduarda Vanessa Hoffmann
Jardel Gabriel Espindola
Lara Frutos González

Título: A FLEXIBILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A VALIDAÇÃO DO EXERCÍCIO DE ESCRITA
Autores:
Raquel Terezinha Ratajczyk
Mirian Schröder
Keila Carolina Schonwald Rosler

Título: MULTILETRAMENTO CULTURAL E ENSINO DA GRAMÁTICA A PARTIR DO GÊNERO FOTORREPORTAGEM
Autores:
Andressa Hartkopf Toso
Lara Frutos González

Título: INATISMO E CRIATIVIDADE LINGUÍSTICA: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE ADVÉRBIOS
Autores:
Francine Andressa Reschke Notter
Gabriele Santana Maurina
Lara Frutos González

Título: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO ENSINO DA GRAMÁTICA EM SALA DE AULA
Autores:
Gustavo Sala Battisti
Lara Frutos González

Título: O RECONHECIMENTO DO GÊNERO COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO ESCRITA
Autores:
Ana Paula da Silva Ferreira
Bruna Junges
Mirian Schröder

Título: PUBLICAÇÕES ON-LINE: EXPERIÊNCIA COM METODOLOGIAS ATIVAS EM ESTÁGIO
Autores:
Gabrielly Zimmermann
Maria Luiza Turmina Rufino
Miria Gundt Papp

Título: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA II: IMPLICAÇÕES E DESDOBRAMENTOS
Autores:
Ana Julia Fano Patera
Paulo Cezar Konzen
Caroline Maísa Schulz

Título: ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DO GÊNERO RESENHA
Autores:
Shirlei Danielle de Jesus
Jaqueline Lopes de Almeida
Mirian Schröder


Área de conhecimento: Iniciação científica, práticas pedagógicas e trabalhos frutos de disciplinas

Título: ASPECTOS LINGUÍSTICOS E CULTURAIS NO FILME BRITÂNICO “THE DIG” (A ESCAVAÇÃO)
Autores:
Andressa Hartkopf Toso
Clarice Cristina Corbari
Melissa Moreira Delima

Título: USO DO PRONOME ‘THEY’ COMO ELEMENTO FUNCIONAL PARA DESIGNAR TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR EM PRIDE AND PREJUDICE, DE JANE AUSTEN
Autores:
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Clarice Cristina Corbari

Título: A VARIEDADE COCKNEY NO CONTEXTO DO INGLÊS FALADO NA INGLATERRA: APROXIMAÇÕES COM O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA FRANCA
Autores:
Melissa Moreira Delima
Clarice Cristina Corbari

Título: “ELES NÃO VÃO PARAR ATÉ QUE ESTEJAMOS TODOS ZUMBIFICADOS”: A CONSTRUÇÃO ICONOGRÁFICA E SONOPLÁSTICA DO CLIPE “ZOMBIEFIED”, DE FALLING IN REVERSE
Autores:
Maysa Aimê Grams Bach
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título: SEXUALIZAÇÃO FEMININA A CULTURA DO MACHISMO: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÃO EM FILMES DE TRROR
Autores:
Paula Aline Hilbert Schmitz
Rafael de Souza Bento Fernandes
Emilli Walke de Souza

Título: AS TECNOLOGIAS DA FANTASIA E A SALA DE AULA
Autores:
Gabrielly Zimmermann
Mirian Schröder

Título: AMBIGUIDADES LINGUÍSTICAS NO ÂMBITO ESCOLAR: UM NOVO JEITO DE ENSINAR
Autores:
Eduarda Vanessa Hoffmann
Lara Frutos González

Título: PROFESSOR E ALUNO: UNIDOS OU PERDIDOS NA AVALIAÇÃO PROPOSTA PELO PROGRAMA AULA PARANÁ
Autores:
Keila Carolina Schonwald Rosler
Mirian Schröder

Título: TOTALITARISMO EM QUADRINHOS: ICONOGRAFIA E REPRESENTAÇÃO EM “MAUS”, DE ART SPIEGELMAN
Autores:
Melissa Moreira Delima
Rafael de Souza Bento Fernandes

Título: UM OLHAR SOBRE MATERIAIS DE ESPANHOL DISPONÍVEIS NO AULA PARANÁ
Autores:
Ana Paula da Silva Ferreira
Bruna Junges
Juliana de Sá França


Normas e Modelos para Trabalhos

Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710


Modelo de artigo científico
Modelo de resumo expandido



Corpo Editorial

Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710


Coordenação do evento
Juliana de Sá França
Clarice Cristina Corbari

Comissão de monitoria
João Vitor Correia
Adriana Melo dos Santos
Ana Kamili Ferreira Guarato
Anna Maria Godoy da Silva
Francine Andressa Reschke Notter
Gabriele Santana Maurina
Gustavo Sala Battisti
Janaina Souza dos Santos
Cristian Batista da Silva
Jardel Gabriel Espindola
Liz Paola Dominguez Moreira
Lucas Emanuel Pereyra
Maria Luiza Turmina Rufino
Maria Rita Ferreira Dias
Shirlei Danielle de Jesus

Comissão científica
Clarice Cristina Corbari
Elisângela Redel
Juliana de Sá França
Lara Frutos González
Madalena Benazzi Meotti
Marla Klitzke Kreibich
Márcia Sipavicius Seide
Miria Gundt Papp
Mirian Schröder
Paulo Cezar Konzen
Rafael de Souza Bento Fernandes
Renan Augusto Ferreira Bolognin
Rodrigo Smaha Lopes
Verônica Pereira Coitinho Constanty

Organização dos Anais
Juliana de Sá França
Clarice Cristina Corbari

Endereço e Contato

Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710

Promotor: Colegiado de Letras

E-mail do Evento: juliana.franca@unioeste.br

Coordenador do Evento: Juliana de Sá França

Local: UNIOESTE - campus de Marechal Cândido Rondon
Rua Pernambuco, 1777 - Caixa Postal 91 - CEP: 85960-000

Artigos

Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: 01. Ficha catalográfica
Título: Ficha catalográfica dos Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes



Autor(es):
Juliana de Sá França
Área de conhecimento: Estágio - Língua Alemã
Título: A ABORDAGEM INTERCULTURAL COMO FORMA DE COMPLEMENTAR O LIVRO DIDÁTICO



Autor(es):
Luize Caroline Winter
Elisângela Redel
Título: PRINCÍPIOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS E SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE LÍNGUA ALEMÃ



Autor(es):
Jaqueline Lopes de Almeida
Lorraynne Stelter de Mesquita Fucks
Elisângela Redel
Área de conhecimento: Estágio - Língua Espanhola
Título: ENSINO E APRENDIZAGEM: ENFOQUE POR TAREFAS COMO ESTRATÉGIA PARA O APRENDIZADO EFETIVO DA LÍNGUA ESPANHOLA



Autor(es):
Ana Paula da Silva Ferreira
Bruna Junges
Renan Augusto Ferreira Bolognin
Título: ALGUMAS CORES DA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM ESTUDO REFLEXIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Juliene Gobetti Cinti
Jeane Deysy Buss
Renan Augusto Ferreira Bolognin
Título: A CULTURA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA: UMA DISCUSSÃO



Autor(es):
Liz Paola Dominguez Moreira
Liz Paola Dominguez Moreira
João Vitor Correia
João Vitor Correia
Rafael de Souza Bento Fernandes
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: O papel do Espanhol no Contexto Escolar: implicações e desdobramentos



Autor(es):
Isabel Adelina Dapper
Isabel Adelina Dapper
Caroline Maísa Schulz
Caroline Maísa Schulz
Marla Klitzke Kreibich
Marla Klitzke Kreibich
Título: FORMAS LINGUÍSTICAS COMO VIVÊNCIA NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM PERCURSO DE APRENDIZAGEM



Autor(es):
Adriana Melo dos Santos
Adriana Melo dos Santos
Bruna Adriane Horn Souza
Bruna Adriane Horn Souza
Rafael de Souza Bento Fernandes
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: A INTERLOCUÇÃO ENTRE SUJEITOS E CONTEÚDOS NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DE SALA DE AULA



Autor(es):
Shirlei Danielle de Jesus
Shirlei Danielle de Jesus
Gabriele Santana Maurina
Gabriele Santana Maurina
Rafael de Souza Bento Fernandes
Rafael de Souza Bento Fernandes
Área de conhecimento: Estágio - Língua Inglesa
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO: PERCEPÇÕES SOBRE A INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA EDUCACIONAL “INGLÊS PARANÁ” NAS ATIVIDADES CURRICULARES



Autor(es):
Daniele Patricia Tierling
Clarice Cristina Corbari
Título: APRENDENDO NA PRÁTICA: UM RELATO REFLEXIVO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Bruna Kinast Berwanger
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Rodrigo Smaha Lopes
Título: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA: EXPLORANDO A METODOLOGIA PPP



Autor(es):
Lucas de Souza Valcarenghi
Rodrigo Smaha Lopes
Título: EXPLORANDO VERBOS MODAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Andressa Hartkopf Toso
Rodrigo Smaha Lopes
Título: Ensino de língua inglesa na era pós-método: perspectivas pedagógicas baseadas nos multiletramentos



Autor(es):
Karoline Gabrielly Wutzki
Lucas Matheus Salvini
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Título: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE ATIVIDADES DINÂMICAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO



Autor(es):
Gabrielly Zimmermann
Maria Luiza Turmina Rufino
Rodrigo Smaha Lopes
Título: EXPLORANDO A OBRA SHAKESPEARIANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A LITERATURA COMO BASE PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA



Autor(es):
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Eduarda Vanessa Hoffmann
Francine Andressa Reschke Notter
Título: QUANDO A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS CONTRUBUI PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE ESTÁGIO



Autor(es):
Keila Carolina Schonwald Rosler
Raquel Terezinha Ratajczyk
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Área de conhecimento: Estágio - Língua Portuguesa
Título: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LITERATURA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS TURMAS B E C DO 9° ANO DO COLÉGIO ESTADUAL CÍVICO MILITAR FRENTINO SACKSER



Autor(es):
Lorraynne Stelter de Mesquita Fucks
Lucas de Souza Valcarenghi
Miria Gundt Papp
Título: ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EM FOCO A PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Bruna Kinast Berwanger
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Madalena Benazzi Meotti
Título: REFLEXÕES E RESULTADOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: FOCO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS



Autor(es):
Juliene Gobetti Cinti
Jeane Deysy Buss
Paulo Cezar Konzen
Título: A APLICABILIDADE DO ESTUDO DA ONOMÁSTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO



Autor(es):
João Vitor Correia
Liz Paola Dominguez Moreira
Márcia Sipavicius Seide
Título: PROPOSTA DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE ONOMÁSTICA EM AULAS REGULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL



Autor(es):
Adriana Melo dos Santos
Bruna Adriane Horn Souza
Márcia Sipavicius Seide
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO REFLEXIVO SOBRE O TRABALHO COM A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO



Autor(es):
Luize Caroline Winter
Amanda Caroline Walker
Madalena Benazzi Meotti
Título: Letramento literário: um percurso de sensibilidade e de humanização



Autor(es):
Rafael de Souza Bento Fernandes
Karoline Gabrielly Wutzki
Título: A Coesão e a Coerência Textual à luz do Texto Dissertativo Argumentativo do ENEM



Autor(es):
Lara Frutos González
Isabel Adelina Dapper
Daniele Patricia Tierling
Título: O ENSINO DE CONCORDÂNCIA VERBAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM NOVO OLHAR



Autor(es):
Eduarda Vanessa Hoffmann
Jardel Gabriel Espindola
Lara Frutos González
Título: A FLEXIBILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A VALIDAÇÃO DO EXERCÍCIO DE ESCRITA



Autor(es):
Raquel Terezinha Ratajczyk
Mirian Schröder
Keila Carolina Schonwald Rosler
Título: MULTILETRAMENTO CULTURAL E ENSINO DA GRAMÁTICA A PARTIR DO GÊNERO FOTORREPORTAGEM



Autor(es):
Andressa Hartkopf Toso
Lara Frutos González
Título: INATISMO E CRIATIVIDADE LINGUÍSTICA: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE ADVÉRBIOS



Autor(es):
Francine Andressa Reschke Notter
Gabriele Santana Maurina
Lara Frutos González
Título: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO ENSINO DA GRAMÁTICA EM SALA DE AULA



Autor(es):
Gustavo Sala Battisti
Lara Frutos González
Título: O RECONHECIMENTO DO GÊNERO COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO ESCRITA



Autor(es):
Ana Paula da Silva Ferreira
Bruna Junges
Mirian Schröder
Título: PUBLICAÇÕES ON-LINE: EXPERIÊNCIA COM METODOLOGIAS ATIVAS EM ESTÁGIO



Autor(es):
Gabrielly Zimmermann
Maria Luiza Turmina Rufino
Miria Gundt Papp
Título: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA II: IMPLICAÇÕES E DESDOBRAMENTOS



Autor(es):
Ana Julia Fano Patera
Paulo Cezar Konzen
Caroline Maísa Schulz
Título: ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DO GÊNERO RESENHA



Autor(es):
Shirlei Danielle de Jesus
Jaqueline Lopes de Almeida
Mirian Schröder
Área de conhecimento: Iniciação científica, práticas pedagógicas e trabalhos frutos de disciplinas
Título: ASPECTOS LINGUÍSTICOS E CULTURAIS NO FILME BRITÂNICO “THE DIG” (A ESCAVAÇÃO)



Autor(es):
Andressa Hartkopf Toso
Clarice Cristina Corbari
Melissa Moreira Delima
Título: USO DO PRONOME ‘THEY’ COMO ELEMENTO FUNCIONAL PARA DESIGNAR TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR EM PRIDE AND PREJUDICE, DE JANE AUSTEN



Autor(es):
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Clarice Cristina Corbari
Título: A VARIEDADE COCKNEY NO CONTEXTO DO INGLÊS FALADO NA INGLATERRA: APROXIMAÇÕES COM O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA FRANCA



Autor(es):
Melissa Moreira Delima
Clarice Cristina Corbari
Título: “ELES NÃO VÃO PARAR ATÉ QUE ESTEJAMOS TODOS ZUMBIFICADOS”: A CONSTRUÇÃO ICONOGRÁFICA E SONOPLÁSTICA DO CLIPE “ZOMBIEFIED”, DE FALLING IN REVERSE



Autor(es):
Maysa Aimê Grams Bach
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: SEXUALIZAÇÃO FEMININA A CULTURA DO MACHISMO: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÃO EM FILMES DE TRROR



Autor(es):
Paula Aline Hilbert Schmitz
Rafael de Souza Bento Fernandes
Emilli Walke de Souza
Título: AS TECNOLOGIAS DA FANTASIA E A SALA DE AULA



Autor(es):
Gabrielly Zimmermann
Mirian Schröder
Título: AMBIGUIDADES LINGUÍSTICAS NO ÂMBITO ESCOLAR: UM NOVO JEITO DE ENSINAR



Autor(es):
Eduarda Vanessa Hoffmann
Lara Frutos González
Título: PROFESSOR E ALUNO: UNIDOS OU PERDIDOS NA AVALIAÇÃO PROPOSTA PELO PROGRAMA AULA PARANÁ



Autor(es):
Keila Carolina Schonwald Rosler
Mirian Schröder
Título: TOTALITARISMO EM QUADRINHOS: ICONOGRAFIA E REPRESENTAÇÃO EM “MAUS”, DE ART SPIEGELMAN



Autor(es):
Melissa Moreira Delima
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: UM OLHAR SOBRE MATERIAIS DE ESPANHOL DISPONÍVEIS NO AULA PARANÁ



Autor(es):
Ana Paula da Silva Ferreira
Bruna Junges
Juliana de Sá França

Edições

Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes

/ ISSN: 2526-4710

Anais do VII Colóquio de Práticas Docentes

https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/VIIColoquio/anais

Anais do V Colóquio de Práticas Docentes:

Anais do IV Colóquio de Práticas Docentes:

Anais do III Colóquio de Práticas Docentes:

Anais do II Colóquio de Práticas Docentes: