Sumário
Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes
/ ISSN: 2526-4710
Área de conhecimento: 01. Ficha catalográfica
Título: Ficha catalográfica dos Anais do VIII Colóquio de Práticas Docentes
Autores:
Juliana de Sá França
Área de conhecimento: Estágio - Língua Alemã
Título: A ABORDAGEM INTERCULTURAL COMO FORMA DE COMPLEMENTAR O LIVRO DIDÁTICO
Autores:
Luize Caroline Winter
Elisângela Redel
Título: PRINCÍPIOS DIDÁTICOS-METODOLÓGICOS E SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE LÍNGUA ALEMÃ
Autores:
Jaqueline Lopes de Almeida
Lorraynne Stelter de Mesquita
Elisângela Redel
Área de conhecimento: Estágio - Língua Espanhola
Título: ENSINO E APRENDIZAGEM: ENFOQUE POR TAREFAS COMO ESTRATÉGIA PARA O APRENDIZADO EFETIVO DA LÍNGUA ESPANHOLA
Autores:
Ana Paula da Silva Ferreira
Bruna Junges
Renan Augusto Ferreira Bolognin
Título: ALGUMAS CORES DA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM ESTUDO REFLEXIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Juliene Gobetti Cinti
Jeane Deysy Buss
Renan Augusto Ferreira Bolognin
Título: A CULTURA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA: UMA DISCUSSÃO
Autores:
Liz Paola Dominguez Moreira
Liz Paola Dominguez Moreira
João Vitor Correia
João Vitor Correia
Rafael de Souza Bento Fernandes
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: O papel do Espanhol no Contexto Escolar: implicações e desdobramentos
Autores:
Isabel Adelina Dapper
Isabel Adelina Dapper
Caroline Maísa Schulz
Caroline Maísa Schulz
Marla Klitzke Kreibich
Marla Klitzke Kreibich
Título: FORMAS LINGUÍSTICAS COMO VIVÊNCIA NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM PERCURSO DE APRENDIZAGEM
Autores:
Adriana Melo dos Santos
Adriana Melo dos Santos
Bruna Adriane Horn Souza
Bruna Adriane Horn Souza
Rafael de Souza Bento Fernandes
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: A INTERLOCUÇÃO ENTRE SUJEITOS E CONTEÚDOS NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DE SALA DE AULA
Autores:
Shirlei Danielle de Jesus
Shirlei Danielle de Jesus
Gabriele Santana Maurina
Gabriele Santana Maurina
Rafael de Souza Bento Fernandes
Rafael de Souza Bento Fernandes
Área de conhecimento: Estágio - Língua Inglesa
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO: PERCEPÇÕES SOBRE A INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA EDUCACIONAL “INGLÊS PARANÁ” NAS ATIVIDADES CURRICULARES
Autores:
Daniele Patricia Tierling
Clarice Cristina Corbari
Título: APRENDENDO NA PRÁTICA: UM RELATO REFLEXIVO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA
Autores:
Bruna Kinast Berwanger
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Rodrigo Smaha Lopes
Título: REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA: EXPLORANDO A METODOLOGIA PPP
Autores:
Lucas de Souza Valcarenghi
Rodrigo Smaha Lopes
Título: EXPLORANDO VERBOS MODAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Andressa Hartkopf Toso
Rodrigo Smaha Lopes
Título: Ensino de língua inglesa na era pós-método: perspectivas pedagógicas baseadas nos multiletramentos
Autores:
Karoline Gabrielly Wutzki
Lucas Matheus Salvini
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Título: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE ATIVIDADES DINÂMICAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autores:
Gabrielly Zimmermann
Maria Luíza Turmina Rufino
Rodrigo Smaha Lopes
Título: EXPLORANDO A OBRA SHAKESPEARIANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A LITERATURA COMO BASE PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores:
Eduarda Vanessa Hoffmann
Francine Andressa Reschke Notter
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Título: QUANDO A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS CONTRUBUI PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE ESTÁGIO
Autores:
Keila Carolina Schonwald Rosler
Raquel Terezinha Ratajczyk
Verônica Pereira Coitinho Constanty
Área de conhecimento: Estágio - Língua Portuguesa
Título: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LITERATURA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS TURMAS B E C DO 9° ANO DO COLÉGIO ESTADUAL CÍVICO MILITAR FRENTINO SACKSER
Autores:
Lorraynne Stelter de Mesquita
Lucas de Souza Valcarenghi
Miria Gundt Papp
Título: ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EM FOCO A PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Bruna Kinast Berwanger
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Madalena Benazzi Meotti
Título: REFLEXÕES E RESULTADOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: FOCO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS
Autores:
Juliene Gobetti Cinti
Jeane Deysy Buss
Paulo Cezar Konzen
Título: A APLICABILIDADE DO ESTUDO DA ONOMÁSTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Autores:
João Vitor Correia
Liz Paola Dominguez Moreira
Márcia Sipavicius Seide
Título: PROPOSTA DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE ONOMÁSTICA EM AULAS REGULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Autores:
Adriana Melo dos Santos
Bruna Adriane Horn Souza
Márcia Sipavicius Seide
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO REFLEXIVO SOBRE O TRABALHO COM A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
Autores:
Amanda Caroline Walker
Luize Caroline Winter
Madalena Benazzi Meotti
Título: Letramento literário: um percurso de sensibilidade e de humanização
Autores:
Karoline Gabrielly Wutzki
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: A Coesão e a Coerência Textual à luz do Texto Dissertativo Argumentativo do ENEM
Autores:
Isabel Adelina Dapper
Daniele Patricia Tierling
Lara Frutos González
Título: O ENSINO DE CONCORDÂNCIA VERBAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM NOVO OLHAR
Autores:
Eduarda Vanessa Hoffmann
Jardel Gabriel Espindola
Lara Frutos González
Título: A FLEXIBILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A VALIDAÇÃO DO EXERCÍCIO DE ESCRITA
Autores:
Keila Carolina Schonwald Rosler
Raquel Terezinha Ratajczyk
Mirian Schröder
Título: MULTILETRAMENTO CULTURAL E ENSINO DA GRAMÁTICA A PARTIR DO GÊNERO FOTORREPORTAGEM
Autores:
Andressa Hartkopf Toso
Lara Frutos González
Título: INATISMO E CRIATIVIDADE LINGUÍSTICA: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE ADVÉRBIOS
Autores:
Francine Andressa Reschke Notter
Gabriele Santana Maurina
Lara Frutos González
Título: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO ENSINO DA GRAMÁTICA EM SALA DE AULA
Autores:
Gustavo Sala Battisti
Lara Frutos González
Título: O RECONHECIMENTO DO GÊNERO COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO ESCRITA
Autores:
Ana Paula da Silva Ferreira
Bruna Junges
Mirian Schröder
Título: PUBLICAÇÕES ON-LINE: EXPERIÊNCIA COM METODOLOGIAS ATIVAS EM ESTÁGIO
Autores:
Gabrielly Zimmermann
Maria Luíza Turmina Rufino
Miria Gundt Papp
Título: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA II: IMPLICAÇÕES E DESDOBRAMENTOS
Autores:
Ana Julia Fano Patera
Paulo Cezar Konzen
Caroline Maísa Schulz
Título: ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DO GÊNERO RESENHA
Autores:
Shirlei Danielle de Jesus
Jaqueline Lopes de Almeida
Mirian Schröder
Área de conhecimento: Iniciação científica, práticas pedagógicas e trabalhos frutos de disciplinas
Título: ASPECTOS LINGUÍSTICOS E CULTURAIS NO FILME BRITÂNICO “THE DIG” (A ESCAVAÇÃO)
Autores:
Andressa Hartkopf Toso
Clarice Cristina Corbari
Melissa Moreira Delima
Título: USO DO PRONOME ‘THEY’ COMO ELEMENTO FUNCIONAL PARA DESIGNAR TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR EM PRIDE AND PREJUDICE, DE JANE AUSTEN
Autores:
Geovana Victória Borges Vieira de Araújo
Clarice Cristina Corbari
Título: A VARIEDADE COCKNEY NO CONTEXTO DO INGLÊS FALADO NA INGLATERRA: APROXIMAÇÕES COM O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA FRANCA
Autores:
Melissa Moreira Delima
Clarice Cristina Corbari
Título: “ELES NÃO VÃO PARAR ATÉ QUE ESTEJAMOS TODOS ZUMBIFICADOS”: A CONSTRUÇÃO ICONOGRÁFICA E SONOPLÁSTICA DO CLIPE “ZOMBIEFIED”, DE FALLING IN REVERSE
Autores:
Maysa Aimê Grams Bach
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: SEXUALIZAÇÃO FEMININA A CULTURA DO MACHISMO: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÃO EM FILMES DE TRROR
Autores:
Henry Hilbert Schmitz
Rafael de Souza Bento Fernandes
Emilli Walke de Souza
Título: AS TECNOLOGIAS DA FANTASIA E A SALA DE AULA
Autores:
Gabrielly Zimmermann
Mirian Schröder
Título: AMBIGUIDADES LINGUÍSTICAS NO ÂMBITO ESCOLAR: UM NOVO JEITO DE ENSINAR
Autores:
Eduarda Vanessa Hoffmann
Lara Frutos González
Título: PROFESSOR E ALUNO: UNIDOS OU PERDIDOS NA AVALIAÇÃO PROPOSTA PELO PROGRAMA AULA PARANÁ
Autores:
Keila Carolina Schonwald Rosler
Mirian Schröder
Título: TOTALITARISMO EM QUADRINHOS: ICONOGRAFIA E REPRESENTAÇÃO EM “MAUS”, DE ART SPIEGELMAN
Autores:
Melissa Moreira Delima
Rafael de Souza Bento Fernandes
Título: UM OLHAR SOBRE MATERIAIS DE ESPANHOL DISPONÍVEIS NO AULA PARANÁ
Autores:
Ana Paula da Silva Ferreira
Bruna Junges
Juliana de Sá França
Área de conhecimento: Residência Pedagógica e PIBID
Título: Programa de Residência Pedagógica - Subpprojeto Interdisciplinar Língua Portuguesa | Língua Espanhola: o cinema na sala de aula
Autores:
Juliana de Sá França
Luciane Thomé Schröder